03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Os 3 desafios do uso de dados no ciclo de políticas públicas

photo 1504868584819 f8e8b4b6d7e3

Conjunto de processos para a elaboração de programas e ações, o ciclo de políticas públicas é um momento importante. A partir dele, é possível propor soluções que irão impactar a vida de milhares de pessoas.

Para quem não conhece o ciclo de políticas públicas, ele é um conjunto de ações que atua na identificação dos problemas enfrentados pela sociedade. Também ao longo desse processo, acontece a implementação de soluções. 

Além disso, uma fase final desse ciclo avalia o desempenho das ações que foram colocadas em prática. Durante cada etapa, algumas informações requer o uso de dados.

A partir de informações, obtidas em pesquisas ou levantamentos como o desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é possível identificar os problemas de um local. Com esse movimento, gestores conseguem encontrar o que precisa de melhorias. 

Entretanto, esse processo não é tão simples quanto parece. Alguns fatores podem contribuir para que esse movimento seja mais complicado. Confira, a seguir, algumas dificuldades que envolvem o uso de dados. 

1. Dúvidas em relação a efetividade de novas tecnologias

Investir na modernização de setores é um processo com custos que, para muitas instituições, pode parecer muito alto. Devido a dificuldade de mensurar os impactos desse avanço, essa mudança  pode não ser priorizada. 

Além disso, digitalizar ou inovar o setor de tecnologia de uma instituição pode parecer um processo muito disruptivo. O que para um grupo pode ser visto como uma inovação, para as alas mais tradicionais pode não ser adotado ou até mesmo rejeitado. 

Isso pode acontecer, principalmente, se há uma cultura organizacional que valoriza alguns processos que, muitas vezes, estão ultrapassados. Um exemplo é pensar em setores que, ainda hoje, usam processos físicos em vez de migrá-los para o meio digital.

2. Segurança dos dados nas políticas públicas

Ações como a digitalização de documentos requer uma estrutura técnica capaz de impedir o vazamento de informações sigilosas. Para além dos aspectos que envolvem as estratégias usadas para proteger informações, é importante lembrar das leis que regulamentam a área. 

Uma das questões desafiadoras desse processo está relacionada à falta de regulamentação que possa esgotar a questão dos dados pessoais. Uma das legislações mais famosas da área é o Marco Civil da Internet, que regula o uso da internet no Brasil. 

Apesar de  garantir a privacidade e proteção de dados pessoais, a legislação propõe questões importantes, porém não é capaz de fechar todas as pontas que envolve o uso de dados. 

3. Limitação técnica no uso de dados

Nas últimas décadas, vivemos um grande salto na produção e armazenamento de informações. Entretanto, no setor público muitas áreas ainda estão longe das novidades ligadas ao uso de tecnologia da informação. 

Um desses problemas envolve a sincronização das informações que o poder público possui. Isso porque existem bases de informações que não conseguem se comunicar. E, infelizmente, a solução desse problema pode ser bem demorada. 

O eSocial, sistema informatizado da Administração Pública, é um exemplo desses desafios. O sistema buscava sincronizar os dados do CNIS, FGTS e CPF. Devido a disputa de espaço e poder entre órgãos importantes, esse processo demorou dois anos. 

Além desse problema, outras questões dificultam o uso de dados no ciclo de políticas públicas. Equipamentos ultrapassados e a falta de pessoas qualificadas que saibam usar novas tecnologias também atrapalham o processo de modernização na área. 

Quer saber mais? Siga nossas redes sociais.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

Pesquisa de Satisfacao de Evento Como Coletar Feedback Valioso com a Data Goal

Pesquisa de Satisfação de Evento: Como Coletar Feedback Valioso com a Data Goal

Realizar eventos é uma excelente oportunidade para fortalecer a marca, criar conexões e proporcionar experiências memoráveis aos participantes. No entanto, para garantir o sucesso de um evento e identificar pontos de melhoria, a pesquisa de satisfação é uma ferramenta essencial. Ela permite entender o que funcionou bem e quais aspectos precisam de ajustes, além de fornecer insights valiosos diretamente do

Continue lendo »

Pesquisa de Satisfação em Supermercados: Como a Data Goal Ajuda a Melhorar a Experiência do Cliente

Em um setor tão competitivo como o varejo, especialmente no ramo de supermercados, entender a experiência do cliente é crucial para garantir que ele volte sempre. A pesquisa de satisfação é uma ferramenta essencial para obter feedback direto e valioso, ajudando a identificar pontos fortes e áreas de melhoria. Com a solução da Data Goal, supermercados podem realizar pesquisas de

Continue lendo »
smiling millennial partners handshaking office thanking successful teamwork_1163 4614

Gestão Pública: como medir a satisfação de serviços?

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta utilizada para receber o feedback do cliente, identificando falhas e oportunidades de melhoria nos produtos e serviços de uma empresa ou organização governamental. É uma boa oportunidade de estreitar laços e tomar decisões assertivas quanto às questões que envolvem o negócio e seus níveis de atendimento. Quando se trata de uma organização privada,

Continue lendo »
Pesquisa 360 Uma Visao Completa e Estrategica com as Solucoes da Data Goal

Pesquisa 360: Uma Visão Completa e Estratégica com as Soluções da Data Goal

A Pesquisa 360 é uma abordagem que oferece uma visão holística de diferentes aspectos do mercado, do comportamento do consumidor e da performance de uma empresa. Ao combinar dados de múltiplas fontes e ângulos, a pesquisa 360 proporciona uma análise detalhada e profunda, permitindo que as empresas tomem decisões mais informadas e estratégicas. Neste artigo, vamos explorar o conceito de

Continue lendo »
female male business leaders signing contract_1163 5368

Como a gestão pública pode proporcionar uma boa reputação a longo prazo?

A sociedade passa por grandes transformações, exigindo uma mudança de postura não somente das organizações privadas, mas, também, da gestão pública, com o objetivo de melhorar o atendimento ao cidadão. Como resultado, é possível perceber aspectos que influenciam a percepção do usuário em relação ao serviço prestado, o que pode levar à eficácia e modernização da gestão pública.  Por mais

Continue lendo »
Como identificar nichos de mercado inexplorados com pesquisas de mercado especializadas

Como identificar nichos de mercado inexplorados com pesquisas de mercado especializadas

Identificar nichos de mercado inexplorados é uma estratégia poderosa para empresas que buscam destaque em um mercado competitivo. Embora seja comum focar em grandes mercados saturados, os nichos de mercado oferecem oportunidades significativas para o crescimento, com menos concorrência e um alto potencial de fidelização. Ao explorar nichos ainda pouco atendidos, as empresas conseguem criar produtos e campanhas direcionadas, conquistando

Continue lendo »
business people discussion planning growth strategy togetherness concept_53876 42623

Quais são os principais indicadores de performance da gestão pública?

A mensuração dos resultados corporativos é estratégica para todo negócio, pois é por meio dessas informações que a gestão vai compreender os seus pontos fortes e fracos e as oportunidades do empreendimento. Mas engana-se quem pensa que apenas a iniciativa privada estabelece indicadores: a iniciativa pública também deve adotar tais procedimentos com intuito de medir seu desempenho.  A gestão pública

Continue lendo »
hand man signing signature filling application form document_20693 309

5 técnicas e instrumentos de pesquisa eleitoral

Para garantir melhor desempenho nas campanhas e resultados previsíveis nas urnas, candidatos e partidos devem investir fortemente em técnicas e instrumentos de pesquisa eleitoral.  Isso porque trabalhar baseado em achismos e com informações sem evidências, além de não levar a lugar algum, ainda pode arruinar a imagem do político. As pesquisas eleitorais são ferramentas que indagam o eleitor sobre a

Continue lendo »
mg

Data Goal entra para projeto de aceleração da Seed

Recentemente a Data Goal, empresa mineira especializada em soluções de inteligência coleta de dados para pesquisas, entrou para o seleto hall de startups acelerados pela Seed (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development), a primeira aceleradora financiada apenas por recursos públicos no Brasil. Criada e mantida pelo Governo de Minas Gerais, a Seed realiza um dos programas de aceleração de qualquer startup que

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao Como Definir um Objetivo Claro e as Solucoes da Data Goal

Pesquisa de Satisfação: Como Definir um Objetivo Claro e as Soluções da Data Goal

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta crucial para entender o que os clientes realmente pensam sobre os produtos ou serviços oferecidos por uma empresa. Ela permite medir o nível de contentamento e identificar áreas que precisam de melhorias. Porém, para que essa pesquisa seja eficaz, é fundamental definir um objetivo claro e bem estruturado. Sem um objetivo específico, os

Continue lendo »
instrumentos de coleta de dados de pesquisa

Quais são os instrumentos de coleta de dados de pesquisa?

A coleta de dados de pesquisa é um processo de apuração de informações para comprovar uma problemática levantada. Para isso, são desenvolvidas técnicas de averiguação. A pesquisa é, geralmente, o primeiro passo para dar início a uma coleta de dados. Como existem inúmeras metodologias de pesquisa disponíveis, elas são geralmente distribuídas entre categorias de pesquisa quantitativa e qualitativa.  A pesquisa

Continue lendo »