03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Como o software de pesquisa eleitoral pode ajudar a mudar sua imagem

photo 1432888498266 38ffec3eaf0a

A imagem em um ambiente político é tudo. Afinal, os eleitores se identificam com candidatos que tenham as mesmas percepções, ideais e atitudes que o público deseja. Ou seja, não adianta defender uma ação contrária àquilo que a sociedade espera, pois dificilmente o resultado será positivo.

A política é uma área relevante dentro de um ambiente público, pois lida com  situações sensíveis relacionadas a diversos grupos sociais de uma cidade, estado e país. Portanto, os candidatos a cargos públicos precisam se preocupar com o monitoramento da imagem, a fim de estabelecer estratégias para ganhar popularidade e, consequentemente, o maior número de votos.

Como a imagem interfere na campanha eleitoral?

Você já deve ter ouvido falar que a imagem diz muito sobre uma pessoa. Isso quer dizer que a forma como alguém se apresenta interfere em como as pessoas o enxergam. No âmbito político, o peso é bem maior, já que impacta diretamente na reputação do candidato, favorecendo ou impedindo sua atuação em cargos públicos.

Além da linguagem não verbal, que tem a ver com a apresentação pessoal, como vestuário, gestual, as cores e o tom de voz, a imagem é construída, também, através de ideias, discursos e ações políticas, fazendo com que se construa uma percepção do público em relação ao candidato.

Em outras palavras, a reputação é um fortalecimento da imagem política, que vem sendo reforçada através do tempo. Quando bem construída e alinhada aos propósitos sociais e do partido, o candidato costuma ter a opinião pública a favor, sobrevivendo a crises, notícias falsas e polêmicas que sempre acontecem em tempos de eleição.

Sabe aquela frase “a primeira impressão é a que fica”? Ela não é apenas um dito popular, mas a realidade vivenciada por todos os políticos no dia a dia. Afinal, o candidato tem pouco tempo em campanha para mostrar a que veio e, por isso, precisa ter uma estratégia de comunicação assertiva para conquistar o eleitor em pouco tempo.

Com as redes sociais, o candidato não precisa, necessariamente, do tempo na televisão para expor suas ideias. Ele pode detalhar sua campanha através de inúmeros recursos digitais, como live, webinar, entrevistas para canais do YouTube e conteúdos textuais, entre outros. 

Como a sua imagem vai estar em diferentes canais, todo o discurso, deve estar estrategicamente conectado às ações, projetos e apresentação pessoal de quem pleiteia o cargo público. Assim, constrói-se credibilidade junto ao público que te acompanha.

Vale lembrar que não existe certo ou errado, mas sim uma questão de análise de cenário. 

Por exemplo, qual é a percepção do eleitor em relação ao candidato que faz suas campanhas sempre de camiseta regata, bermuda e chinelo, em relação a outro que está vestido de maneira mais social? Tudo vai depender do clima do período e como a população enxerga essas duas propostas de gestores públicos. 

A importância da pesquisa eleitoral na imagem do candidato

A pesquisa é uma ferramenta bastante útil em época de eleição. Porém, ela não tem apenas o objetivo de medir as intenções de votos, mas nortear toda a campanha política do candidato, levando em consideração o seu desempenho técnico e de imagem.

Nesse sentido, o monitoramento da reputação é fundamental para saber o que dizem a seu respeito e quais os assuntos estratégicos podem ser levantados nesse momento.

Em outras palavras, a pesquisa aponta as falhas, problemas que precisam ser acompanhados e até pontos favoráveis que podem ser reforçados. O resultado é o aumento da credibilidade da população, que só pode ser alcançado com conteúdos transparentes e sinceros.

Um software de pesquisa eleitoral pode te ajudar nesse sentido, demonstrando como anda a sua imagem e força política nas regiões de atuação. Além disso, também mostra os locais onde a reputação está mais fragilizada, dando ao candidato condições de criar ações assertivas, baseadas em fatos reais, para reverter a situação.

Uma ótima ferramenta para ser aplicada no marketing político é o software de pesquisa eleitoral da Data Goal. Trata-se de um recurso bastante útil, inteligente e com diversas funcionalidades para monitorar a popularidade do candidato.

Plataforma com interface simplificada, intuitiva e amigável, a pesquisa eleitoral da Data Goal diminui gastos e o tempo de produção em virtude da automatização completa dos processos. Além disso, o aplicativo tem sistema de proteção reforçado, o que evita fraudes nas informações e no armazenamento.

Se você não sabe como a população te enxerga, está na hora de investir em um bom software pesquisa eleitoral, como o disponibilizado pela Data Goal. Com ele você obtém relatórios no mesmo dia, aumentando as chances de antecipar soluções futuras, criar estratégias e ficar à frente dos concorrentes. 

Para saber mais sobre nossas soluções, entre em contato com a gente!

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

photo 1504868584819 f8e8b4b6d7e3

Os 3 desafios do uso de dados no ciclo de políticas públicas

Conjunto de processos para a elaboração de programas e ações, o ciclo de políticas públicas é um momento importante. A partir dele, é possível propor soluções que irão impactar a vida de milhares de pessoas. Para quem não conhece o ciclo de políticas públicas, ele é um conjunto de ações que atua na identificação dos problemas enfrentados pela sociedade. Também

Continue lendo »
woman hands using mobile smart phone_35534 132

Saiba como fazer pesquisa eleitoral em 3 passos

Quem trabalha no cenário político durante as eleições, sabe que ter acesso a alguns dados faz toda a diferença para o marketing político. Para obter informações relevantes, a principal dúvida que surge é sobre como fazer uma pesquisa eleitoral.  Esse processo de elaboração de pesquisa exige foco nos objetivos da campanha, além de levar em consideração quais questões são importantes

Continue lendo »
photo 1623911380537 730d0e2403bd

Orçamento público: você sabe a diferença entre gastos diretos e transferência de recursos?

Para desenvolver projetos, políticas públicas ou até mesmo prestar serviços à sociedade, é necessário ter recursos. A partir dessa verba, as prefeituras conseguem desenvolver ações para a população.  Com o orçamento público desenhado, os administradores e gestores públicos possuem o desafio de conquistar recursos. Se engana quem acredita que existe apenas uma forma de adquirir verba.  Para construir uma escola

Continue lendo »
Como as pesquisas de mercado guiam a inovação no lançamento de produtos

Como as pesquisas de mercado guiam a inovação no lançamento de produtos

Inovar no lançamento de produtos é essencial para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Contudo, um erro comum entre empresas é lançar produtos sem considerar as reais necessidades do público-alvo, aumentando o risco de rejeição. Para evitar esse cenário, as pesquisas de mercado são ferramentas indispensáveis, oferecendo insights detalhados sobre os consumidores que orientam a inovação e

Continue lendo »
business performance analysis with graphs_53876 66260

Como funciona a coleta de informações com app de pesquisa online?

Toda organização precisa fazer coleta de informações para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo. Não dá para querer ganhar a concorrência com ideias ultrapassadas e com suposições que não fazem o menor sentido para os seus clientes – e ficar no achismo é uma porta de entrada para o fracasso. É para isso que as pesquisas existem –

Continue lendo »
189

Dicas para adequação à LGPD em suas pesquisas

Como já dissemos em outro post aqui no blog Data Goal, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) entra em vigor em agosto de 2020. Para não correr o risco de sofrer sanções, caso sua empresa não tenha se adequado às novas diretrizes, a primeira dica é começar a se preparar para a adequação à LGPD em pesquisas antes.

Continue lendo »
mg

Data Goal entra para projeto de aceleração da Seed

Recentemente a Data Goal, empresa mineira especializada em soluções de inteligência coleta de dados para pesquisas, entrou para o seleto hall de startups acelerados pela Seed (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development), a primeira aceleradora financiada apenas por recursos públicos no Brasil. Criada e mantida pelo Governo de Minas Gerais, a Seed realiza um dos programas de aceleração de qualquer startup que

Continue lendo »
business executives having discussion_1170 1711

Boas práticas para pesquisas realizadas a domicílio

Pesquisas realizadas a domicílio são uma boa solução para obter resultados significativos para as organizações. Essa modalidade pode ser utilizada para todos os tipos de investigação, como pesquisa de opinião, mercado, eleitoral, satisfação e social. Por exemplo: uma empresa do segmento alimentício quer lançar uma massa de macarrão com ingredientes especiais, mas não sem antes conhecer a aceitação desse produto

Continue lendo »