03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Serviço público: 5 maneiras de medir a qualidade e satisfação

smiling millennial partners handshaking office thanking successful teamwork_1163 4614

A grosso modo, serviço público é toda atividade direcionada a suprir a necessidade da população, desde que seja amparada pelo Estado. Ao longo dos anos, muito se questionou sobre a qualidade dos serviços prestados pelas entidades, estimulando os cidadãos a exigir respostas cada vez mais rápidas e efetivas.

Mais que um representante da esfera governamental, o serviço público deve ser um canal de diálogo constante com a população, motivo pelo qual o atendimento deve ser aperfeiçoado constantemente.

Para aprimorar a gestão pública e oferecer serviços mais eficientes, a pesquisa é a forma certa de medir a qualidade e serviço de seus inúmeros setores. Como fazer isso? Veja, abaixo, nossas principais dicas. 

1 – Defina os serviços a serem avaliados

Cada estado e município vive uma realidade muito específica. Por isso, de nada adianta implantar modelos de gestão de outras localidades só porque, lá, elas deram certo. Por mais que pertençam ao mesmo país, as identidades culturais e administrativas de quem trabalha e de quem dispõe do serviço público são bem diferentes entre si. 

A primeira coisa a se fazer é  identificar quais serviços públicos serão avaliados pela população, e a partir de qual necessidade de indicador. É interessante escolher alguns para serem analisados na primeira rodada e revisitá-los algum tempo depois, para uma nova seleção de métricas. 

Essa é uma boa maneira de deixar a pesquisa menos repetitiva e enfadonha para o entrevistado.

2 – Estabeleça a amostragem 

Ao medir a qualidade e satisfação dos serviços públicos, o gestor conta com a participação da população para avaliar tais atividades. No entanto, é inviável que todos os membros da comunidade participem do processo. Afinal, isso demandaria tempo, recursos humanos e alto investimento financeiro. 

Além disso, não é garantido que todos os questionários sejam respondidos.

É preciso estabelecer uma amostragem da população, ou seja, uma parte representativa do público a ser pesquisado. Ela garantirá que os resultados possam ser projetados para o universo total.

A amostra ideal dos usuários do serviço público deve abranger características demográficas como idade, sexo e classe social, além de definir a quantidade de entrevistados por bairro ou região.

Essa fase é muito importante, pois uma amostra mal feita pode gerar resultados distorcidos da realidade, já que cada local se relaciona de maneira distinta com cada serviço público avaliado. Por exemplo: bairros com problemas de abastecimento de água vão ser mais críticos na avaliação da entidade distribuidora do recurso do que as regiões que não sofrem com a escassez desse serviço.

3 – Determine as perguntas do questionário

Embora não haja concorrência no serviço público, medir a qualidade e satisfação nos atendimentos é de máxima relevância, já que é direito do cidadão dar opiniões, propor sugestões e avaliar o que é oferecido pelo Estado.

Dessa maneira, ao formular as perguntas, leve em consideração o objetivo da pesquisa e o público-alvo (que, nesse caso, são os cidadãos mapeados na amostragem). Outro aspecto importante é a metodologia a ser usada e a quantidade de perguntas, lembrando que fazer um questionário muito extenso pode cansar o entrevistado e incentivá-lo a responder qualquer coisa, só para ficar livre dessa obrigação.

Uma metodologia que pode ser avaliada é a Escala Likert, cujas respostas são apresentadas em escalas que expressam graus de satisfação. Por exemplo: em relação ao atendimento dos funcionários desse setor público, o quão satisfeito você está? Muito satisfeito, moderadamente satisfeito, pouco satisfeito ou nada satisfeito?

4 – Planeje a coleta de dados

A coleta de dados é a fase em que os pesquisadores vão a campo para que a população participe da avaliação. Com todo o material em mãos, os profissionais vão às localidades mapeadas e aplicam o questionário diretamente, cidadão por cidadão.

Apesar de ser uma maneira efetiva de medir a qualidade e satisfação do serviço público, o investimento da coleta costuma ser bem alto. Isso porque muitas pessoas estão envolvidas nesse evento, além de recursos materiais, transporte e alimentação. Sem contar que, por ser um universo maior de pesquisas, o controle pode ser falho, oportunizando fraudes e análises erradas.

5 – Utilize um aplicativo de pesquisa

A gente sabe que nem todos os estados e municípios dispõem de orçamento para contratar institutos de pesquisa a fim de desenvolver e aplicar questionários que medem a qualidade e satisfação do serviço público.

Com o aplicativo de pesquisa para essa finalidade, como o fornecido pela Data Goal, a própria gestão pública pode coordenar todo o processo gastando muito menos. Basta contratar o serviço, baixar o aplicativo e pronto.

O sistema Data Goal é uma plataforma que faz todo o trabalho de pesquisa de forma fácil e segura, desde o cálculo da amostragem até a análise dos resultados, passando pela confecção do questionário, coleta e compilação de dados. Além disso, nosso aplicativo de pesquisa conta com diferenciais que vão garantir agilidade e confiança nas informações. Veja:

  • Plataforma amigável e intuitiva;
  • Suporte da equipe Data Goal;
  • Aplicação das pesquisas em modo offline;
  • Possibilidade de retirada de resultados parciais com a pesquisa ainda acontecendo;
  • Banco de dados para a produção do relatório final no mesmo dia;
  • Recurso de combate à fraude com gestão de equipes de pesquisa;
  • Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS.

A Data Goal tem a melhor e mais completa solução do mercado para que os órgãos públicos planejem e executem pesquisas de qualidade e satisfação do serviço. Quer saber como o aplicativo funciona, na prática? Entre em contato com a gente  ou faça um teste grátis do nosso sistema!

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

Pesquisa de Satisfação para Hotéis: Como a Data Goal Eleva a Experiência dos Seus Hóspedes

No competitivo mercado hoteleiro, a satisfação dos hóspedes é um fator determinante para o sucesso e a reputação de qualquer estabelecimento. Entender as necessidades, expectativas e experiências dos clientes é essencial para aprimorar serviços, fidelizar clientes e destacar-se entre a concorrência. A Data Goal oferece soluções avançadas de pesquisa de satisfação para hotéis, permitindo que você colete, analise e atue

Continue lendo »
Como identificar nichos de mercado inexplorados com pesquisas de mercado especializadas

Como identificar nichos de mercado inexplorados com pesquisas de mercado especializadas

Identificar nichos de mercado inexplorados é uma estratégia poderosa para empresas que buscam destaque em um mercado competitivo. Embora seja comum focar em grandes mercados saturados, os nichos de mercado oferecem oportunidades significativas para o crescimento, com menos concorrência e um alto potencial de fidelização. Ao explorar nichos ainda pouco atendidos, as empresas conseguem criar produtos e campanhas direcionadas, conquistando

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao Online Como a Data Goal Transforma Feedback em Acoes Estrategicas

Pesquisa de Satisfação Online: Como a Data Goal Transforma Feedback em Ações Estratégicas

Em um mercado cada vez mais competitivo, a satisfação do cliente é um dos principais indicadores de sucesso para empresas de todos os tamanhos. Entender o que seus clientes pensam sobre seus produtos ou serviços é crucial para ajustar estratégias e aumentar a lealdade. Com a Data Goal, sua empresa pode conduzir pesquisas de satisfação online de forma eficiente, rápida

Continue lendo »
photo 1504868584819 f8e8b4b6d7e3

Os 3 desafios do uso de dados no ciclo de políticas públicas

Conjunto de processos para a elaboração de programas e ações, o ciclo de políticas públicas é um momento importante. A partir dele, é possível propor soluções que irão impactar a vida de milhares de pessoas. Para quem não conhece o ciclo de políticas públicas, ele é um conjunto de ações que atua na identificação dos problemas enfrentados pela sociedade. Também

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao Escolar Melhorando a Qualidade da Educacao com a Data Goal

Pesquisa de Satisfação Escolar: Melhorando a Qualidade da Educação com a Data Goal

A satisfação de pais, alunos e funcionários é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer instituição de ensino. Uma pesquisa de satisfação escolar é uma ferramenta valiosa para medir a qualidade dos serviços oferecidos e identificar áreas que precisam de melhoria. Com a coleta de feedbacks de todos os envolvidos no processo educacional, a escola pode se ajustar

Continue lendo »
rawpixel 585633 unsplash

Como a pesquisa de satisfação mensura o sucesso de um evento?

À primeira vista, mensurar o sucesso de um evento a partir de uma pesquisa de satisfação pode parecer tarefa difícil. Afinal, fatores subjetivos influenciam a demonstração da satisfação do público. Transformar esta percepção pessoal em informação foge ao que estamos acostumados a contabilizar. Mas quer um conselho? Deixe esta ideia pré-concebida de lado! Realizar pesquisa de satisfação em eventos não

Continue lendo »
smiling asian woman using smartphone with listening music standing office building_2034 1563

Como usar o sistema da Data Goal em Home Office

O mundo mudou e isso não temos como negar. O isolamento oriundo do Covid-19 impactou o comportamento das pessoas, alterando o modo de viver da população, impactando seu hábito de compra, de convívio social e até mesmo de entendimento político. Mas como isso pode afetar o comércio, as indústrias, políticas públicas, marketing político e os negócios de forma geral? Alguma

Continue lendo »
photo 1432888498266 38ffec3eaf0a

Como o software pesquisa eleitoral pode ajudar seu instituto de pesquisa a ter mais projetos

Quando se fala em software pesquisa eleitoral, ou apenas em pesquisa eleitoral, logo pensamos em uma grande quantidade de pesquisadores pelas ruas, com os questionários impressos nas mãos, abordando pessoas que estejam dentro do perfil mapeado. Os institutos de pesquisa sempre estiveram à frente na condução desse processo, já que são estabelecimentos sérios, que buscam atender as demandas de seus

Continue lendo »
smiling asian woman using smartphone with listening music standing office building_2034 1563

5 requisitos que um bom software pesquisa eleitoral deve ter

Com a chegada das eleições, candidatos e partidos políticos estão a todo vapor na busca de informações para a montagem da campanha e, também, do plano de governo. O software pesquisa eleitoral é o melhor instrumento para atingir os objetivos da vida política. Quando a pesquisa é estruturada de forma organizada, é possível alcançar resultados que impactam positivamente nas urnas e

Continue lendo »
Como dados estratégicos podem impulsionar suas vendas de fim de ano

Como dados estratégicos podem impulsionar suas vendas de fim de ano

O fim de ano é um dos períodos mais aguardados pelo varejo, com datas importantes como a Black Friday e o Natal impulsionando um enorme volume de compras. No entanto, para maximizar essas oportunidades, as empresas precisam ir além de promoções e descontos. Uma preparação estratégica baseada em dados é a chave para entender as mudanças no comportamento do consumidor

Continue lendo »