03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Quais são os tipos de coleta de dados políticos?

people 3288119_1920

As eleições estão cada vez mais próximas – e quem quiser pleitear um cargo no setor público precisa começar a analisar sua aceitação junto ao público o quanto antes. Afinal, não há melhor aplicação da expressão “a voz do povo é a voz de deus” do que no campo das campanhas políticas…

No entanto, não existe apenas uma forma de coletar dados e pensar nos próximos movimentos da estratégia.

São muitos os tipos de coleta de dados políticos e eles precisam ser levados em consideração pelos comitês (ou até mesmo pelos candidatos, se não tiverem condições de criar uma equipe de campanha) para que os dados sejam recolhidos e apurados da forma mais assertiva possível.

No fim das contas, não adianta absolutamente nada ter um monte de informações nas mãos e não saber como transformá-las em ação política para encantamento do povo. Quanto melhor for a coleta de dados, e mais intuitiva e simplificada for sua análise, mais chances tem um político de ser eleito.

Os principais tipos de coletas de dados

Existem duas formas básicas de coletar dados políticos em campo: a quantitativa e a qualitativa.

Na pesquisa quantitativa as perguntas permitem respostas diretas e sem muita abertura para interpretações dúbias. Nesse tipo há questões que terão como resposta “sim” e “não”, um número ou uma opção dentre quatro ou cinco já programadas.

A pesquisa quantitativa é a famosa “múltipla escolha”, em que o entrevistado tem um questionário à sua frente e vai precisar definir sua resposta com base em uma série de possibilidades pré-definidas.

A análise desses dados costuma ser mais simples pois é feita em formato de gabarito, uma vez que basta jogar as respostas em um sistema de correções (analógico ou digital) para compilar os dados adquiridos.

Já a pesquisa qualitativa vai fazer perguntas de escopo aberto, ou seja, permitir quaisquer variações de resposta por parte dos entrevistados. “Você gosta do sistema atual da política brasileira? Explique” é muito diferente de apenas um “sim” ou “não”.

A análise de um dado qualitativo é mais complexa, já que é preciso levar em consideração quem respondeu, qual é seu background com o assunto abordado, como o entrevistado estava no dia (com pressa? Com calma? Apreensivo?) e se ele de fato respondeu o que gostaria de ter dito ou foi, de certa forma, coagido a dar determinada resposta.

Quando uma equipe consegue extrair o máximo potencial da pesquisa qualitativa ela pode ser uma fonte interessante de dados.

Qual é a melhor forma de coletar dados políticos?

Como o tempo é curto e não são todas as pessoas que conseguem fazer uma boa análise das respostas qualitativas, a coleta quantitativa de dados ainda é o melhor dos tipos de coleta de dados políticos.

Por ser mais direta nas perguntas e nas respostas, ela não toma tempo do público entrevistado e pode ser analisada de forma igualmente rápida nos comitês de campanha.

Lembra que falamos ali em cima que a análises desses dados poderia ser feita de maneira analógica ou digital? Pois é: muita gente ainda leva papel e caneta pras ruas e faz todo o recolhimento e análise das informações no braço, mas existem softwares que estão tornando essa coleta mais fácil e intuitiva.

O Data Goal é um exemplo: através de um sistema de pesquisa totalmente online o comitê de campanha política pode ir a campo com um dispositivo móvel e recolher informações que já estarão compiladas em tempo real.

Essa é a modernidade ajudando os políticos a pensar melhor suas estruturas de campanha, entregando ao povo o que o povo precisa – uma saída importante para o momento político tenso, e cheio de cobranças populares, que vivemos.

Quer falar mais sobre isso? Entre em contato com a gente! Como acreditamos no potencial das ideias acima de tudo, temos condições especiais de pesquisa até para as campanhas com orçamento mais modesto.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

Satisfação do cliente: como monitorar e ajustar estratégias durante as campanhas de fim de ano

Satisfação do cliente: como monitorar e ajustar estratégias durante as campanhas de fim de ano

As campanhas de fim de ano são cruciais para o varejo, representando um pico no volume de vendas. No entanto, além de ofertas atrativas, é a experiência de compra que realmente fideliza os consumidores. Nesse período de alta demanda, o monitoramento da satisfação do cliente se torna essencial para garantir que a jornada de compra seja positiva, mesmo diante da

Continue lendo »
Questionario de Pesquisa de Satisfacao Alimentacao Como Avaliar e Melhorar a Qualidade dos Servicos de Alimentacao

Questionário de Pesquisa de Satisfação Alimentação: Como Avaliar e Melhorar a Qualidade dos Serviços de Alimentação

O setor de alimentação, seja ele relacionado a restaurantes, cantinas escolares ou serviços de catering, depende diretamente da satisfação dos seus clientes para garantir o sucesso. Entender como os consumidores percebem a qualidade dos alimentos, do atendimento e da experiência geral é essencial para melhorar continuamente o serviço. Um questionário de pesquisa de satisfação sobre alimentação é uma ferramenta eficaz

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Como Fazer e as Solucoes da Data Goal

Pesquisa de Mercado: Como Fazer e as Soluções da Data Goal

Realizar uma pesquisa de mercado é uma etapa crucial para qualquer empresa que deseja entender melhor seu público, analisar a concorrência e identificar oportunidades de crescimento. O processo envolve a coleta e análise de dados que permitem uma visão clara sobre o comportamento dos consumidores, preferências e tendências. Mas como fazer uma pesquisa de mercado de forma eficiente, sem que

Continue lendo »
Como identificar nichos de mercado inexplorados com pesquisas de mercado especializadas

Como identificar nichos de mercado inexplorados com pesquisas de mercado especializadas

Identificar nichos de mercado inexplorados é uma estratégia poderosa para empresas que buscam destaque em um mercado competitivo. Embora seja comum focar em grandes mercados saturados, os nichos de mercado oferecem oportunidades significativas para o crescimento, com menos concorrência e um alto potencial de fidelização. Ao explorar nichos ainda pouco atendidos, as empresas conseguem criar produtos e campanhas direcionadas, conquistando

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao do Cliente Como a Data Goal Revoluciona o Feedback dos Consumidores

Pesquisa de Satisfação do Cliente: Como a Data Goal Revoluciona o Feedback dos Consumidores

A pesquisa de satisfação do cliente é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que deseja melhorar seus produtos, serviços e, principalmente, fortalecer o relacionamento com seu público. Na era digital, coletar feedback em tempo real e transformá-lo em ações é um diferencial competitivo. A Data Goal, líder em soluções tecnológicas para pesquisas, oferece uma plataforma robusta e multicanal para a

Continue lendo »
LM Blogs e Tal Destaque de blog 4

Por que usar software de pesquisa eleitoral nas eleições?

Fato: campanhas políticas são planejadas com base nas pesquisas eleitorais. A partir de seus resultados, partidos, equipe de marketing e candidatos passam a definir estratégias e planos de ação para a disputa do pleito. A pesquisa eleitoral permite coletar dados, descobrir os principais indicadores da população sobre os cargos governamentais, conhecer tendências políticas e prever o resultado da eleição. Como

Continue lendo »
Como a pesquisa de satisfação transforma a experiência do cliente e fideliza consumidores

Como a pesquisa de satisfação transforma a experiência do cliente e fideliza consumidores

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta essencial para empresas que buscam compreender as necessidades e expectativas de seus clientes. No cenário competitivo atual, onde a experiência do cliente é um dos principais diferenciais, entender como o consumidor percebe seus produtos e serviços pode ser a chave para o sucesso.  Além de fortalecer o relacionamento com o cliente, essa prática

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao A Importancia de Avaliar o Atendimento ao Cliente com as Solucoes da Data Goal

Pesquisa de Satisfação: A Importância de Avaliar o Atendimento ao Cliente com as Soluções da Data Goal

A pesquisa de satisfação focada no atendimento ao cliente é uma ferramenta fundamental para qualquer empresa que busca aprimorar suas operações e garantir a lealdade dos consumidores. Avaliar a experiência do cliente em interações com a equipe de atendimento permite identificar áreas de melhoria e agir rapidamente para oferecer um serviço de alta qualidade. Neste artigo, vamos discutir a importância

Continue lendo »
4

Como montar um formulário para coleta de dados em campo

A criação de formulários é essencial para realizar a coleta de dados e fazer uma excelente pesquisa de campo. O preenchimento dos formulários é feito de forma direta pelo chamado “investigador”, que pode, também, colocar suas anotações próprias no documento. Ao coletar dados, os fenômenos são observados de forma direta, para que sejam estudados em profundidade. A construção de formulários

Continue lendo »
photo 1432888498266 38ffec3eaf0a

Como o software pesquisa eleitoral pode ajudar seu instituto de pesquisa a ter mais projetos

Quando se fala em software pesquisa eleitoral, ou apenas em pesquisa eleitoral, logo pensamos em uma grande quantidade de pesquisadores pelas ruas, com os questionários impressos nas mãos, abordando pessoas que estejam dentro do perfil mapeado. Os institutos de pesquisa sempre estiveram à frente na condução desse processo, já que são estabelecimentos sérios, que buscam atender as demandas de seus

Continue lendo »
analise do grupo de empresas com grafico de relatorio de marketing jovens especialistas estao discutindo ideias de negocios para o novo projeto de inicializacao digital_1150 1819 1

Como fazer otimização de processos de pesquisa?

Quando o tópico de uma discussão é a otimização de processos de pesquisa, não é incomum que os participantes se atenham aos aspectos técnicos do processo. Mas, é preciso ir mais além: para chegar a um resultado útil, é preciso descobrir quais são as demandas intelectuais e práticas do processo de pesquisa, por exemplo. Isso também inclui o conhecimento do

Continue lendo »