O aumento de campanhas segmentadas através do uso de pesquisas eleitorais está entre as tendências para as próximas eleições municipais, que ocorrem em outubro deste ano. Os candidatos estão utilizando dados comportamentais e a análise de big data para direcionar suas mensagens de forma mais eficaz, visando não apenas alcançar um maior número de eleitores, mas também envolver e mobilizar grupos específicos de maneira mais personalizada.
Todas as ações relacionadas às segmentações, principalmente nas redes sociais como Facebook, Instagram e X (antigo Twitter), assim como em aplicativos de mensagens como Discord e WhatsApp, só se tornam efetivas com a realização de pesquisas. São elas que fornecem os dados que possibilitam o desenvolvimento de iniciativas mais alinhadas aos anseios da população, pois estão baseadas em evidências.
Para ajudar ainda mais nessa jornada de digitalização das eleições, separamos as 5 principais razões que mostram a importância de considerar a realização de estudos e pesquisas para estas eleições municipais.
Vamos lá:
1 – Visão clara das dinâmicas eleitorais
As pesquisas eleitorais, quando conduzidas com precisão, permitem que os estrategistas de campanha identifiquem não só as áreas geográficas onde precisam fortalecer a presença do seu candidato, mas também os temas que mais ressoam com o eleitorado.
Isso possibilita ajustes estratégicos na comunicação, nas promessas de campanha e até mesmo na alocação de recursos – tudo em tempo real.
2 – Identificação rápida de mudanças no sentimento do eleitorado
Pesquisas frequentes e bem estruturadas captam mudanças, mesmo que sutis, no humor dos eleitores, oferecendo aos candidatos a oportunidade de respondê-las rapidamente. Isso é crucial em um cenário onde as opiniões podem ser influenciadas por eventos de última hora ou novas informações.
3 – Segmentação eficaz dos eleitores através das pesquisas eleitorais
Dados precisos permitem uma segmentação detalhada do eleitorado. Compreender as diferentes necessidades e desejos de grupos específicos dentro do eleitorado permite que a campanha direcione suas mensagens de forma mais eficaz, aumentando as chances de engajamento e apoio.
4 – Otimização de recursos
Cada campanha tem recursos limitados; por isso, utilizá-los onde terão maior impacto é essencial. A precisão nas pesquisas eleitorais ajuda a identificar quais localidades demandam mais ou menos investimento de tempo e dinheiro. O resultado é um aproveitamento maior dos recursos e o aumento real no retorno sobre o investimento.
5 – Desenvolvimento de estratégias baseadas em evidências
Em vez de se basear em suposições ou em estratégias genéricas, as campanhas que utilizam ferramentas precisas de coleta de dados têm a oportunidade de desenvolver campanhas mais persuasivas aos olhos do eleitor, abordando questões que dialogam com as reais necessidades de cada bairro, região ou cidade.
Um ótimo exemplo de solução que traz essa facilidade e garantia de precisão na captação de dados, sem risco de fraudes e com valor acessível, é a Data Goal. Nossa metodologia possibilita a geração de insights valiosos sobre os eleitores, graças à segurança do nosso sistema de coleta de dados, que transforma as informações captadas em ouro para qualquer potencial candidato ou atual detentor de cargo eletivo público.
Dito isso, independente se a disputa em questão é para uma vaga na câmara dos vereadores ou para prefeito da cidade, está claro que conhecer melhor o eleitor está ao alcance de mais candidatos do que se pensa.