03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Pesquisa Social: não cometa esses erros!

business team magnifying glass document_1262 19221

A pesquisa social é uma modalidade que investiga fatores que determinam ou contribuem para algum fenômeno específico –por exemplo, entender o aumento da violência contra a mulher

Através de uma série de perguntas e peculiaridades, como nível de escolaridade, idade e sexo, é possível conhecer em profundidade a realidade de grupos e sua relação com os mecanismos públicos, privados e instituições que tenham ações na região.

Nesse sentido, diferentes grupos socioeconômicos que pertencem a territórios distintos podem fazer parte da pesquisa social. O problema a ser investigado pode ser qualquer assunto que visa entender o comportamento das pessoas e da sociedade.

No entanto, alguns erros na coleta de dados podem gerar sérias inconsistências nos resultados da pesquisa social, dificultando uma análise plausível da realidade.

Aqui, listamos os erros que você não pode cometer se não quer inviabilizar a própria pesquisa.

Ter objetivos mal definidos

Qual é o problema que te incomoda? O que pretende descobrir?  

Iniciar uma pesquisa social sem um objetivo bem definido pode ser um tiro no escuro. Você vai gastar tempo, dinheiro e ficar dando voltas sem saber onde quer chegar.

A eficiência de uma pesquisa depende muito da delimitação do tema e o que o pesquisador quer saber sobre ele. A partir daí é possível seguir para os próximos passos.

Linguagem inapropriada

Um erro que pode comprometer a compreensão da pesquisa social é a utilização de linguagem inadequada, como termos técnicos, científicos ou jargões. O ideal é se colocar no lugar do entrevistado e elaborar conteúdo que se adapte ao público mapeado. 

Questionário mal elaborado

Ao montar o questionário, as perguntas devem ser claras, simples e imparciais, evitando as perguntas tendenciosas. Quando se coloca inquéritos que levam a juízos de valor, podem ocorrer duas situações: a pesquisa pode ofender o entrevistado ou obter respostas manipuladas, que não refletem a realidade daquela amostra.

Outro problema bastante comum nas pesquisas sociais são questionários muito longos. Isso gera insatisfação no entrevistado, pois ele tem a sensação de perda de tempo – e pode acabar respondendo às perguntas de forma superficial. 

O ideal é analisar a necessidade e relevância das perguntas e deixá-las tão objetivas quanto possível.

Amostra muito pequena

Se o objetivo é saber as características da população da região X, o pesquisador não vai abordar todas as pessoas que moram naquele lugar, certo? Isso é impraticável e desnecessário.  

É possível coletar dados utilizando amostras de uma parte representativa do público a ser pesquisado. Essa pequena parcela vai garantir que os resultados obtidos nas entrevistas tenham validade e possam ser projetados para o universo total.

É a partir da amostra que você vai saber a margem de erro da pesquisa. Se esse número for muito pequeno, pode significar que a margem de erro vai ser alto, desqualificando a pesquisa.

Hoje em dia existem ferramentas que ajudam a calcular a amostragem de acordo com o tamanho da população e quantidades de entrevistas.

Análise incorreta dos dados

Após todo o trabalho de preparar formulários e realizar as entrevistas, a pesquisa pode ser prejudicada pela incorreta análise dos dados. Essa é uma das fases mais importantes do processo, já que as tomadas de decisão são feitas a partir da análise.

Para obter a análise correta dos dados é preciso separar os questionários, cruzar os dados e analisar cada informação de forma individual. Assim, é possível ter uma visualização mais clara do estudo.

Não usar aplicativo de pesquisa

Se sua empresa coleta dados de forma convencional, as chances de erros na pesquisa social são enormes. 

Na hora de fazer a entrevista, o pesquisador pode se distrair com alguma coisa e anotar a resposta incompleta, o público contemplado na amostra pode não estar disponível e a compilação das informações realizada em planilha eletrônica tende a conter muitas inconsistências.

O ideal é realizar a pesquisa social via aplicativo, como o do sistema Data Goal. Muito mais fácil, rápido e onera bem menos no orçamento da empresa, sendo acessível a empresas privadas e órgãos governamentais o recurso de gestão das equipes de campo. Assim, a organização entra em contato com o time e a ferramenta auxilia os pesquisadores para que façam a condução da entrevista de forma correta.

Outro ponto que se torna um gargalo nesse tipo de estudo, e que é limado pelo aplicativo, é a digitação das pesquisas, atrasando a entrega dos resultados. Com o sistema Data Goal isso passa a não ser problema, pois o software não demanda digitadores ou analistas para inserir e compilar os dados no sistema. 

Tudo é feito automaticamente, gerando confiabilidade, agilidade e menor custo.

Quer saber como funciona o sistema? Entre no nosso site e saiba mais sobre o aplicativo Data Goal para pesquisa social

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

Pesquisa de Satisfacao para Funcionarios Como Transformar Feedbacks em Acoes Estrategicas

Pesquisa de Satisfação para Funcionários: Como Transformar Feedbacks em Ações Estratégicas

A satisfação dos funcionários é um dos principais fatores que impactam diretamente a produtividade e o sucesso de uma empresa. A busca por compreender as necessidades e expectativas dos colaboradores tem se tornado cada vez mais importante, e as pesquisas de satisfação para funcionários desempenham um papel crucial nesse processo. A Data Goal, especialista em soluções tecnológicas para coleta e

Continue lendo »
men shaking hands_23 2147669780

5 erros comuns durante uma campanha de marketing político

Ao contrário do que muita gente pensa, marketing não é um conjunto de estratégias para venda de algo irreal. A principal missão dessa matéria é a expansão do alcance de uma mensagem, levando sempre como prioridade o compromisso com a verdade. Com o marketing político não é diferente. Trata-se de um meio para educar o eleitor, aproximando-os da realidade do

Continue lendo »
business people discussion planning growth strategy togetherness concept_53876 42623

Quais são os principais indicadores de performance da gestão pública?

A mensuração dos resultados corporativos é estratégica para todo negócio, pois é por meio dessas informações que a gestão vai compreender os seus pontos fortes e fracos e as oportunidades do empreendimento. Mas engana-se quem pensa que apenas a iniciativa privada estabelece indicadores: a iniciativa pública também deve adotar tais procedimentos com intuito de medir seu desempenho.  A gestão pública

Continue lendo »
Varejo inteligente: como pesquisas de mercado impulsionam campanhas sazonais de sucesso

Varejo inteligente: como pesquisas de mercado impulsionam campanhas sazonais de sucesso

Campanhas sazonais, como Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados, são oportunidades valiosas para o varejo inteligente impulsionar as vendas e fortalecer o relacionamento com os consumidores. No entanto, o sucesso dessas campanhas vai muito além de descontos e promoções chamativas. O verdadeiro diferencial está na compreensão do comportamento do consumidor, utilizando dados para criar campanhas alinhadas

Continue lendo »
business executives having discussion_1170 1711

Boas práticas para pesquisas realizadas a domicílio

Pesquisas realizadas a domicílio são uma boa solução para obter resultados significativos para as organizações. Essa modalidade pode ser utilizada para todos os tipos de investigação, como pesquisa de opinião, mercado, eleitoral, satisfação e social. Por exemplo: uma empresa do segmento alimentício quer lançar uma massa de macarrão com ingredientes especiais, mas não sem antes conhecer a aceitação desse produto

Continue lendo »
electronic voting abstract concept illustration_335657 1876

Como a gestão pública pode impactar campanhas eleitorais?

A gestão pública se dedica ao gerenciamento de instituições, serviços e patrimônios públicos, tendo como objetivos principais o atendimento eficiente ao cidadão e o uso racional dos recursos financeiros. A eficiência da gestão pública influencia diretamente no desenvolvimento social, afetando a população e contribuindo para a melhoria dos serviços prestados. Hoje, o Estado é responsável pelo fornecimento de inúmeras demandas

Continue lendo »
people 3288119_1920

Quais são os tipos de coleta de dados políticos?

As eleições estão cada vez mais próximas – e quem quiser pleitear um cargo no setor público precisa começar a analisar sua aceitação junto ao público o quanto antes. Afinal, não há melhor aplicação da expressão “a voz do povo é a voz de deus” do que no campo das campanhas políticas… No entanto, não existe apenas uma forma de

Continue lendo »
Coleta de dados: 6 insights valiosos para criar campanhas eleitorais vitoriosas

Coleta de dados: 6 insights valiosos para criar campanhas eleitorais vitoriosas

A corrida eleitoral é um dos contextos mais competitivos em qualquer sociedade democrática. O conhecimento aprofundado do eleitorado através da coleta de dados pode ser a diferença entre a vitória e a derrota de um candidato. Com o crescente acesso à Internet, mais pessoas expressam suas opiniões, especialmente nas redes sociais, tornando a coleta de dados essencial para uma candidatura

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Tipos e Como a Data Goal Facilita Cada Um Deles

Pesquisa de Mercado: Tipos e Como a Data Goal Facilita Cada Um Deles

A pesquisa de mercado é uma ferramenta crucial para empresas que desejam entender melhor seu público, analisar a concorrência e tomar decisões estratégicas com base em dados concretos. Existem vários tipos de pesquisas de mercado, cada um focado em diferentes aspectos do comportamento do consumidor e das tendências do setor. A Data Goal, líder em soluções para coleta de dados,

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado para Livros Como Fazer e as Solucoes da Data Goal

Pesquisa de Mercado para Livros: Como Fazer e as Soluções da Data Goal

O mercado editorial tem passado por transformações significativas nos últimos anos, impulsionado tanto pela digitalização quanto pelas mudanças nos hábitos de leitura dos consumidores. Seja para editoras, livrarias ou autores independentes, entender essas mudanças e alinhar suas estratégias com o comportamento do público é crucial. A pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial nesse processo, permitindo que as empresas identifiquem

Continue lendo »
Experiência do cliente: como medir a satisfação em lojas físicas e online

Experiência do cliente: como medir a satisfação em lojas físicas e online

No atual cenário de transformação digital, oferecer uma experiência do cliente memorável tornou-se um diferencial crucial para as empresas. Seja em lojas físicas ou no ambiente online, os consumidores têm expectativas cada vez mais altas, e as empresas precisam acompanhar essas mudanças para permanecer competitivas. Medir a satisfação do cliente em ambos os ambientes — físico e digital — fornece

Continue lendo »