03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Pesquisa social: 5 métodos e técnicas

diverse young people talking having fun together cafe_1163 5145

A sociedade, de forma geral, é impactada por uma série de fatores, sejam eles ambientais, tecnológicos, políticos ou urbanos, provocados tanto por órgãos governamentais como por empresas privadas. As consequências podem ser muitas, indo de negativas a positivas, a depender do contexto. Descobrir os detalhes desses resultados é o principal ativo da pesquisa social.

A pesquisa social nada mais é que um método usado por cientistas e pesquisadores com o objetivo de entender o comportamento das pessoas e da sociedade. Essa ferramenta permite o planejamento de ações, envolvendo desenvolvimento de produtos ou serviços que se adaptam às necessidades dos mais diversos públicos.

Vamos a um exemplo para ilustrar o conceito: o acesso ao transporte público de qualidade é um problema relatado pelos cidadãos da maioria das cidades brasileiras. Quando o município quer implantar ou ampliar o serviço, faz uma pesquisa social para entender os impactos desse projeto a curto, médio e longo prazo.  

Diante desse cenário, o objetivo não é saber se a população acha uma boa ideia ou não melhorar o transporte na cidade – já que a resposta a isso é bem óbvia! -, mas utilizar essa pesquisa para entender outros problemas sociais relacionados à questão central, como: 

  • Bairros e regiões que o transporte irá afetar diretamente;
  • Condições de cada localidade em relação a iluminação, pavimentação, segurança, passarelas.
  • Riscos de aumento da violência, devido ao maior número de pessoas circulando na região;
  • Aumento do barulho, poluição e acidentes.

Pode parecer que não, mas a implantação de uma obra, mesmo que seja para benefício da população, causa grande impacto social. Para acompanhar essas mudanças, vamos apresentar 5 métodos e técnicas de pesquisa social que vão ajudar a orientar todo o trabalho do investigador:

1 – Pesquisa social quantitativa

A pesquisa quantitativa, como o próprio nome diz, quantifica os dados para responder um problema. A coleta das informações é realizada através de questionário, usado quando se pretende validar estatisticamente uma hipótese.

As informações obtidas no método quantitativo vêm em formato de números ou de dados. Por exemplo: 35% da população local acredita que a empresa X vai proporcionar mais empregos para a região.

2 – Pesquisa social qualitativa

Já o método qualitativo explora a pergunta com mais profundidade, considerando informações subjetivas, particularidades e vivência dos entrevistados. Assim, faz-se uma análise mais ampla e não quantificável.

Ao contrário do método quantitativo, essa pesquisa é conduzida de maneira mais livre e sem a utilização de um questionário estruturado, pois o objetivo é estimular o entrevistado a opinar com mais liberdade, o que nem sempre pode ser expressado em números.

Os formatos para o método qualitativo podem vir como entrevistas ou grupos focais, técnica que reúne algumas pessoas para discutir um assunto específico com a presença de um moderador.

3 – Elaboração do questionário

Independente do método definido para a sua pesquisa social, você vai precisar elaborar um questionário para a coleta de dados. Ao fazê-lo, o pesquisador deve ter em mente a definição do problema e o público-alvo. Esses dois fatores vão determinar os tipos de perguntas a serem feitas e o vocabulário empregado nas entrevistas.

Em situações onde o questionário é aplicado em regiões com população com baixo grau de escolaridade, é indispensável tirar jargões técnicos da pesquisa para evitar confusão e constrangimentos.

Caso o  modelo definido seja uma entrevista ou grupo focal, prepare um roteiro com base no problema a ser abordado para conduzir o trabalho sem sair da delimitação proposta.

4 – Pesquisa em campo

Uma técnica bastante utilizada pelos institutos é a pesquisa de campo onde, para obter as respostas para aquilo que se quer, o pesquisador vai literalmente a campo coletar os dados. Munido de formulário e caneta, o entrevistador se dirige aos pontos demarcados pela amostra e começa a colher as informações necessárias.

Essa técnica de pesquisa social, embora tenha sido a mais utilizado durante anos, contém algumas desvantagens que precisam se listadas:

  • Custo alto, devido ao pagamento de pesquisadores, auxiliares e apoio técnico, além de gastos com transporte, lanche e até hotel, quando o trabalho é realizado em outra cidade;
  • Diferença no entendimento e interpretação das perguntas;
  • Fraudes nas respostas da pesquisa. Infelizmente isso pode acontecer por diversos motivos: não comprometimento com o trabalho, aplicação do questionário em uma área não definida e até o pesquisador se passando por entrevistado e marcando as respostas de forma aleatória;
  • Dificuldade em separar os formulários e compilar os dados.

5 –  Aplicativo de pesquisa social

O aplicativo de pesquisa é uma técnica mais atual e segura de se fazer pesquisa social. Por meio de uma plataforma digital é possível trilhar todos os passos de uma investigação, seguindo as metodologias aplicadas no modelo tradicional.

Por se tratar de um estudo que abrange um recorte populacional maior, o volume de coletas e entrevistas também é considerável, envolvendo muito mais pessoas para realizar o trabalho de campo, o que gera mais custos e até possíveis fraudes.

Com o app de pesquisa social, como o desenvolvido pela Data Goal, a solução se torna bem mais simples e fácil, pois o software auxilia a equipe de campo a conduzir as entrevistas de forma correta e eficiente.

Outro aspecto que gera imprecisões no resultado é a digitação das pesquisas. Isso acaba sendo um gargalo que atrasa a entrega dos resultados. A ferramenta de pesquisa online praticamente elimina o problema, visto que a aplicação não demanda digitadores ou qualquer outro profissional para a preparação do banco de dados, conferindo ao processo agilidade e um custo menor de investimento.

O aplicativo de pesquisa social da Data Goal oferece inúmeras vantagens para as iniciativas públicas e privadas que necessitam aplicar o questionário, tais como:

  • Aplicação de pesquisas em modo offline;
  • Possibilidade de retirada de resultados parciais com os pesquisadores ainda em campo;
  • Banco de dados para produção do relatório final no mesmo dia;
  • Recurso de combate à fraude com gestão de equipes de pesquisa;
  • Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS;
  • Indicadores de produtividade média individual e de equipes.

Se você precisa medir o impacto de uma ideia ou de um empreendimento na comunidade local, o app da Data Goal pode te ajudar. Venha conhecer nossas soluções e tirar a prova!

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

Pesquisa de Mercado Qualitativa e Quantitativa Como a Data Goal Oferece Solucoes Completas para Compreender o Seu Publico

Pesquisa de Mercado Qualitativa e Quantitativa: Como a Data Goal Oferece Soluções Completas para Compreender o Seu Público

Entender as necessidades, comportamentos e preferências dos consumidores é essencial para o sucesso de qualquer negócio. A pesquisa de mercado, tanto qualitativa quanto quantitativa, permite que empresas coletem dados valiosos e obtenham insights profundos sobre o mercado, identificando tendências e oportunidades. Na Data Goal, oferecemos soluções tecnológicas avançadas que facilitam a realização de pesquisas de mercado, permitindo que sua empresa

Continue lendo »
4

Como montar um formulário para coleta de dados em campo

A criação de formulários é essencial para realizar a coleta de dados e fazer uma excelente pesquisa de campo. O preenchimento dos formulários é feito de forma direta pelo chamado “investigador”, que pode, também, colocar suas anotações próprias no documento. Ao coletar dados, os fenômenos são observados de forma direta, para que sejam estudados em profundidade. A construção de formulários

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao em Lojas Como a Data Goal Pode Ajudar a Melhorar a Experiencia do Cliente

Pesquisa de Satisfação em Lojas: Como a Data Goal Pode Ajudar a Melhorar a Experiência do Cliente

A satisfação do cliente é um dos pilares mais importantes para o sucesso de qualquer loja, seja física ou online. Realizar uma pesquisa de satisfação em lojas é uma estratégia essencial para identificar o que os clientes valorizam, onde estão as áreas de melhoria e como aprimorar o atendimento. A Data Goal oferece soluções tecnológicas robustas que facilitam a coleta

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao Como Escolher as Perguntas Certas com a Ajuda da Data Goal

Pesquisa de Satisfação: Como Escolher as Perguntas Certas com a Ajuda da Data Goal

Uma pesquisa de satisfação é uma das melhores ferramentas para medir a experiência dos clientes e identificar oportunidades de melhoria em produtos e serviços. No entanto, o sucesso de uma pesquisa depende diretamente da qualidade das perguntas formuladas. Saber como escolher as perguntas certas é fundamental para garantir que os dados coletados sejam relevantes, precisos e úteis. A Data Goal,

Continue lendo »
treinamento de equipes de coleta de dados

LGPD e treinamento de equipes de coleta de dados em campo

A nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entra em vigor em agosto de 2020, propõe algumas mudanças na proteção de dados pessoais. A norma tem gerado responsabilidades e atribuições específicas dentro das empresas, como a necessidade de treinamento das equipes para as novas diretrizes da coleta de dados em campo. A LGPD estabelece novas funções e traz

Continue lendo »
photo 1432888498266 38ffec3eaf0a

Como o software pesquisa eleitoral pode ajudar seu instituto de pesquisa a ter mais projetos

Quando se fala em software pesquisa eleitoral, ou apenas em pesquisa eleitoral, logo pensamos em uma grande quantidade de pesquisadores pelas ruas, com os questionários impressos nas mãos, abordando pessoas que estejam dentro do perfil mapeado. Os institutos de pesquisa sempre estiveram à frente na condução desse processo, já que são estabelecimentos sérios, que buscam atender as demandas de seus

Continue lendo »
Pesquisa Social na Policia Civil A Importancia de Entender o Contexto e as Necessidades da Comunidade

Pesquisa Social na Polícia Civil: A Importância de Entender o Contexto e as Necessidades da Comunidade

A pesquisa social desempenha um papel fundamental na atuação da Polícia Civil, permitindo uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas sociais, das necessidades da comunidade e dos desafios enfrentados pela segurança pública. Através de dados qualitativos e quantitativos, a pesquisa social fornece informações cruciais que ajudam na formulação de políticas, no desenvolvimento de programas de prevenção e no fortalecimento da relação

Continue lendo »
customer service operator talking phone office_1301 7538

Como funciona a avaliação de desempenho no serviço público?

Sabe aquela ideia do funcionário público que trabalha quando quer e como quer? Ela está totalmente equivocada. A administração pública passa por um momento de transformação em suas estruturas que inclui renovações a partir de quadros de servidores com foco na qualidade da prestação do serviço público. Nesse contexto, o papel do RH, antes suprimido no atendimento a burocracias do

Continue lendo »
Modelo de Pesquisa de Satisfacao do Cliente

Modelo de Pesquisa de Satisfação do Cliente

Uma pesquisa de satisfação do cliente é uma ferramenta essencial para entender a opinião dos seus consumidores e melhorar os produtos, serviços e atendimento da sua empresa. A seguir, apresento um modelo de pesquisa de satisfação que você pode usar como base para sua empresa: Pesquisa de Satisfação do Cliente Olá! Sua opinião é muito importante para nós. Por favor,

Continue lendo »