03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Aprenda em 5 passos simples como fazer pesquisa eleitoral online

busineswoman holding digital tablet with data_1098 1906

A corrida para a eleição de 2022 (e também para a pesquisa eleitoral online) já começou! É possível ver movimentações de candidatos saindo de partidos e se filiando a outros. Vemos também muitas coligações e possíveis chapas eleitorais sendo formadas, sinal de que muita coisa ainda está por vir.

Por mais que candidatos estejam se mobilizando para garantir um melhor posicionamento em relação aos concorrentes, a melhor ferramenta para orientar toda a campanha é a pesquisa eleitoral. O recurso possibilita ouvir o eleitor, conhecer as suas dores, os problemas da comunidade e ainda saber quem está na frente na disputa.

Em outras palavras, a pesquisa eleitoral é um instrumento que norteia as estratégias de comunicação e marketing do candidato, não somente durante o período eleitoral, mas no pós-campanha, auxiliando no plano de governo. 

Por que investir em pesquisa eleitoral online?

A pesquisa eleitoral é uma ferramenta confiável  que indaga e registra as opiniões sobre candidatos em um determinado momento, sinalizando a preferência da opinião pública nos meses que antecedem a eleição.

Para que a pesquisa cumpra a sua função, várias rodadas precisam ser feitas durante o período de campanha, com o objetivo de avaliar os diferentes cenários e o crescimento ou não do candidato no decorrer da campanha.

Realizar inquéritos da forma tradicional, utilizando questionários em papel e inúmeros pesquisadores em campo pode inviabilizar a candidatura. Afinal, é um processo caro, trabalhoso e com resultados pouco confiáveis, devido às grandes possibilidades de fraude.

A pesquisa digital é um avanço no processo, pois, por ser automatizada, garante mais produtividade, controle e segurança. Para um melhor aproveitamento dos inquéritos e favorecimento de sua campanha, selecionamos os principais passos para fazer pesquisa eleitoral online.

Faça você mesmo

Com a solução de pesquisa Data Goal, você economiza tempo e não precisa pagar um instituto de pesquisa para coordenar as investigações. A própria equipe do candidato entra no aplicativo, elabora o questionário e envia para os respondentes ou para os pesquisadores que atuam em campo.

Seja breve

Com a vida corrida que todo mundo leva, quase ninguém tem tempo para pesquisas muito longas. Portanto, seja objetivo e breve, mas sempre mantendo o foco naquilo que se quer descobrir.

Defina as perguntas

Pensar em questões palpáveis para pesquisa eleitoral não é uma tarefa fácil. Afinal, é a partir delas que o candidato vai conseguir bons retornos para a sua campanha.

Para isso, faça um check list das informações básicas que você pretende levantar durante a pesquisa e pense na ordem em que elas irão seguir no questionário. 

Esse posicionamento das questões deve ser feito de forma planejada para puxar do eleitor aquilo que se quer. Comece com as mais básicas e, no decorrer dos inquéritos, aumente o grau de complexidade.

Para facilitar a elaboração de perguntas para pesquisa eleitoral, a Data Goal desenvolveu um um e-book gratuito com uma lista completa de perguntas essenciais para as eleições. Acesse aqui e veja como o material pode te ajudar na sua campanha.

Utilize o sistema offline 

Quando é necessário aplicar questionário em lugares mais afastados ou com dificuldade em acessar a internet, a alternativa do aplicativo de pesquisa é utilizar o sistema offline. Através dele é possível baixar o formulário no tablet ou celular e, após a pesquisa, conectar o dispositivo na internet e inserir as respostas no sistema. 

Várias formas de aplicação de pesquisa eleitoral online

Com a solução para pesquisa Data Goal, o pesquisador não precisa necessariamente ir a campo entrevistar os eleitores. É claro que é uma prática interessante e, em algum momento, poderá ser usada. Mas vamos convir que isso gera um custo alto para os partidos, já que é preciso arcar com transporte, salário dos pesquisadores, alimentação e outros passivos trabalhistas. 

A aplicação permite que o questionário tenha uma abrangência maior, podendo ser enviado por e-mail, WhatsApp ou redes sociais, no intuito de realizar o monitoramento da popularidade do candidato e a satisfação do eleitorado.

O aplicativo de pesquisa Data Goal é a solução para os pleitos eleitorais, oferecendo a quem utiliza uma série de outros benefícios. Os principais são:

  • Obtenção de relatórios no mesmo dia;
  • Garante confiabilidade nas informações;
  • Captura dados para produtividade;
  • Grava áudios da aplicação da pesquisa;
  • Contém GPS;
  • Descobre tendências.

Se sua equipe ainda não sabe como fazer pesquisa eleitoral online, agora já tem o recurso que cabe na palma da mão. Entre em contato com a gente e conheça nossas soluções.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

photo 1432888498266 38ffec3eaf0a

Marketing político: porque a pesquisa eleitoral é essencial?

Cada eleição apresenta desafios e demandas diferentes para o público. Nesse cenário, os candidatos mais preparados com boas estratégias no marketing político conquistam votos que podem elegê-los.  Entender as demandas do público e desenvolver táticas alinhadas a essas necessidades é um fator importante que irá destacar quem se candidata à eleição.  Seja no âmbito municipal, estadual ou federal, é fundamental

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Exemplos Praticos e Solucoes Inovadoras

Pesquisa de Mercado: Exemplos Práticos e Soluções Inovadoras

A pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial para empresas de todos os portes que desejam se destacar no cenário competitivo atual. Com base em dados precisos, é possível entender as preferências dos consumidores, monitorar tendências, identificar oportunidades de crescimento e ajustar estratégias de marketing. A Data Goal, pioneira em soluções tecnológicas para pesquisa, oferece ferramentas modernas e eficientes para

Continue lendo »
353

Pesquisa eleitoral quantitativa e qualitativa: entenda a diferença

Estamos prestes a entrar em mais um ano eleitoral, já que, em 2020, os municípios brasileiros escolhem seus prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos. Quem quer pleitear um cargo público em sua região precisa estar preparado – e isso significa já começar a analisar sua aceitação junto ao público.  O obstáculo para a aplicação de pesquisas está na

Continue lendo »
Experiência do cliente: como medir a satisfação em lojas físicas e online

Experiência do cliente: como medir a satisfação em lojas físicas e online

No atual cenário de transformação digital, oferecer uma experiência do cliente memorável tornou-se um diferencial crucial para as empresas. Seja em lojas físicas ou no ambiente online, os consumidores têm expectativas cada vez mais altas, e as empresas precisam acompanhar essas mudanças para permanecer competitivas. Medir a satisfação do cliente em ambos os ambientes — físico e digital — fornece

Continue lendo »
controlador dos dados em pesquisas de campo

LGPD: Quem é o controlador dos dados em pesquisas de campo?

Com a Lei Geral de Proteção de Dados, que entra em vigor no ano de 2020, há muitas dúvidas sobre dúvidas sobre seu funcionamento e, ainda, algumas questões relacionadas. Uma delas: como fica o controlador de dados em pesquisas de campo? Quem ele é? Como garantir que ele entenda as suas novas atribuições?  Em primeiro lugar, é importante dizer que

Continue lendo »
smiling millennial partners handshaking office thanking successful teamwork_1163 4614

Gestão Pública: como medir a satisfação de serviços?

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta utilizada para receber o feedback do cliente, identificando falhas e oportunidades de melhoria nos produtos e serviços de uma empresa ou organização governamental. É uma boa oportunidade de estreitar laços e tomar decisões assertivas quanto às questões que envolvem o negócio e seus níveis de atendimento. Quando se trata de uma organização privada,

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao Pos Evento Como a Data Goal Pode Maximizar os Resultados e Melhorar Futuras Edicoes

Pesquisa de Satisfação Pós-Evento: Como a Data Goal Pode Maximizar os Resultados e Melhorar Futuras Edições

Após a realização de um evento, uma das maneiras mais eficazes de medir o sucesso e identificar áreas de melhoria é por meio de uma pesquisa de satisfação pós-evento. Coletar feedback dos participantes ajuda os organizadores a entender o que funcionou, o que pode ser ajustado e como oferecer uma experiência ainda melhor nas próximas edições. A Data Goal, especialista

Continue lendo »
Como pesquisas de satisfação ajudam a reter clientes e impulsionam o crescimento

Como pesquisas de satisfação ajudam a reter clientes e impulsionam o crescimento

A satisfação do cliente no pós-compra é crucial para a retenção e lealdade do cliente, especialmente em mercados competitivos. Através das pesquisas de satisfação, as empresas podem entender o que realmente importa para seus clientes, ajustando estratégias com base em feedbacks precisos e orientados a dados. Neste artigo, vamos explorar como as pesquisas de satisfação pós-compra são fundamentais para conhecer

Continue lendo »
photo 1504868584819 f8e8b4b6d7e3

Como fazer pesquisa eleitoral: conheça 5 dicas

Uma campanha eleitoral bem sucedida é fruto de muito esforço e comprometimento de todos: candidatos, partidos e equipe envolvida. Além do planejamento estratégico necessário para orientar as ações que serão tomadas, saber como fazer pesquisa eleitoral é um elemento chave que não pode faltar no pleito. Mais que identificar as intenções de votos, a pesquisa eleitoral é bem mais ampla.

Continue lendo »
Como as pesquisas de mercado guiam a inovação no lançamento de produtos

Como as pesquisas de mercado guiam a inovação no lançamento de produtos

Inovar no lançamento de produtos é essencial para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Contudo, um erro comum entre empresas é lançar produtos sem considerar as reais necessidades do público-alvo, aumentando o risco de rejeição. Para evitar esse cenário, as pesquisas de mercado são ferramentas indispensáveis, oferecendo insights detalhados sobre os consumidores que orientam a inovação e

Continue lendo »
Como a análise de dados pode impulsionar suas vendas na Black Friday

Como a análise de dados pode impulsionar suas vendas na Black Friday

A Black Friday é um dos eventos mais esperados do varejo, com potencial para aumentar significativamente as vendas e fortalecer a reputação das marcas. Mas, para obter sucesso, é preciso ir além de grandes descontos e campanhas intensas: é essencial entender o comportamento do consumidor e ajustar as estratégias de venda em tempo real, com base em dados. Neste artigo,

Continue lendo »
glenn carstens peters RLw UC03Gwc unsplash

Como criar um checklist que as pessoas realmente vão seguir

Feiras e eventos são ótimas maneiras de turbinar o crescimento e sucesso de sua empresa. Programas como esses criam oportunidades à empresa de se aproximar de clientes e fornecedores, alavancam as vendas e promovem a imagem de seu negócio. O êxito de um evento, com suas incontáveis demandas, pode ser resumido em uma palavra: organização. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas

Continue lendo »