03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Pesquisa de satisfação: 20 perguntas que você deve fazer

photo 1587440871875 191322ee64b0

Alguma vez você já perguntou para as pessoas como elas percebem sua empresa? Em um mundo marcado pela competitividade é impossível lançar produtos ou serviços com base em achismos.

As tendências mercadológicas não são estáticas e, com o avanço da tecnologia, principalmente com a abrangência das mídias sociais, tudo se tornou mais dinâmico e com foco na satisfação do cliente.

Mas porque a satisfação do cliente é tão importante?

É quase impossível gerar bons negócios sem saber se está agradando. Um cliente satisfeito é fiel, efetua compras com mais frequência, interage com a marca e compartilha as experiências positivas que teve com a empresa.

Mas, para medir essa satisfação, não basta perguntar informalmente a opinião do cliente. É preciso implementar uma ferramenta poderosa que permite conhecer os fatos e fenômenos da maneira como ocorrem na realidade. 

Estamos falando da pesquisa de satisfação…

… uma estratégia proativa para receber feedback do seu público-alvo sobre o produto ou serviço oferecido. Esse retorno é essencial para conhecer a percepção do cliente, identificar falhas e propor melhorias no negócio.

É através dessa ferramenta de satisfação que a gestão pode tomar decisões pautadas na realidade, elaborar estratégias de marketing e garantir com mais assertividade a fidelização do cliente.

Os benefícios para quem aplica a metodologia corretamente são muitos, pois ela serve tanto para os clientes externos quanto externos, mapeando seus hábitos e particularidades, a fim de compreender cenários e entender o que pode impactar na na imagem da organização. Dessa forma, a pesquisa de satisfação direciona suas ações para:

  • Oferecer produtos atraentes e de qualidade;
  • Garantir que o produto oferecido seja fiel ao descrito nas publicidades;
  • Fornecer atendimento personalizado, atendendo as necessidades específicas do seu cliente;
  • Avaliar a possibilidade de oferecer serviços adicionais como entrega gratuita, visita sem compromisso ou instalação sem cobrança de taxa;
  • Inserir produtos sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente.

De maneira geral, a pesquisa de satisfação é a resposta que o gestor vai precisar para implementar possíveis ações na empresa. Alguns exemplos são o incentivo à inovação, lançamento de novos produtos ou promover a reputação da marca.

A pergunta que não pode faltar

Para ter sucesso na pesquisa de satisfação, a gestão deve avaliar as diretrizes e estratégias da organização com o intuito de decidir o melhor momento para isso. Dessa maneira, o formulário pode ser aplicado após um atendimento presencial ou virtual, um tempo depois da apresentação de um novo produto ou posterior a um discurso institucional, entre outros.

No entanto, o ponto chave da pesquisa de satisfação são as perguntas. Elas precisam ser coerentes, objetivas e, claro, alinhadas aos propósitos do marketing da organização. Por isso, selecionamos 20 perguntas básicas que não podem faltar em sua entrevista. Veja!

1 – Quanto o produto atende sua expectativa?

2 – O que você mais gosta em nosso produto ou serviço?

3 – O que você menos gosta em nosso produto ou serviço?

4 – Como podemos melhorar nosso produto ou serviço?

5 – Com que frequência você usa o produto ou serviço?

6 – Quais os fatores que influenciam na decisão de compra?

7 – Como você chegou até a nossa empresa?

8 – Você teve problemas para navegar na nossa página do site?

9 –  Qual sistema de pagamento você prefere?

10 – Você tem alguma sugestão para melhorar o design do site?

11 – Em comparação com produtos/serviços similares, qual a avaliação que você faz dos nossos produtos: é melhor, pior ou igual?

12 –  Há quanto tempo você é nosso cliente?

13 –  Você está satisfeito com a imagem da marca?

14 –  De 0 a 10, o quanto você recomendaria nosso produto/serviço para amigos e familiares?

15 –  Qual é o grau de satisfação ou insatisfação com a marca?

16 –  Nosso suporte aos clientes atendeu às suas expectativas?

17 -Nossos atendentes conseguem captar adequadamente suas dúvidas e preocupações?

18 – Nossa equipe possui bons conhecimentos dos produtos e serviços?

19 – Quanto você avaliaria o nosso serviço de atendimento ao cliente?

20 –  Você está satisfeito com as entregas dos nossos produtos?

App Data Goal: a pesquisa que cabe na sua mão

Realizar pesquisa de satisfação pode parecer complexo devido aos inúmeros detalhes: formular questionário, coleta de dados, tabulação das informações e, por fim, o resultado da investigação.

Mas com o app de pesquisa da Data Goal é simples, fácil e totalmente intuitivo. A própria gestão pode utilizá-lo sem a necessidade de um especialista. Com o aplicativo você cria formulários, exporta dados ainda no campo para o computador do escritório, trabalha em ambiente em nuvem e tira o relatório final no mesmo dia.

Além disso, a plataforma trabalha online e offline, salvando o trabalho na memória interna do computador ou smartphone, monitora as coletas de dados por GPS e recurso de combate à fraude.

Quer entender como funciona o nosso app para pesquisa de satisfação? Faça um teste grátis e veja algumas funcionalidades do nosso sistema.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

nordwood themes q8U1YgBaRQk unsplash

Pesquisa de campo: qual a melhor metodologia e ferramenta?

Quem está na faculdade, ou desenvolvendo algum outro tipo de trabalho que exige investigação, sabe o quanto a pesquisa está presente nesse universo. Ela é importante para o aprendizado, mas, também, para toda área acadêmica que irá, em algum momento, usufruir dessa informação. Nesse contexto, a pesquisa de campo surge como ferramenta capaz de suportar pesquisadores e alunos em seus

Continue lendo »
photo 1432888498266 38ffec3eaf0a

Aplicativo para pesquisa de opinião: como pode ajudar meu comércio?

Fazer uma pesquisa de opinião de um determinado grupo é uma boa forma de conhecer seu público, ouvir o que eles estão pensando, desenvolver estratégias e melhorar a performance do seu negócio. Por meio de questionários você poderá obter uma variedade de respostas que vão nortear as tomadas de decisão do seu comércio. Mas nem todos os empresários acreditam no

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao Onboarding Como a Data Goal Pode Ajudar a Melhorar a Experiencia dos Novos Colaboradores

Pesquisa de Satisfação Onboarding: Como a Data Goal Pode Ajudar a Melhorar a Experiência dos Novos Colaboradores

O processo de onboarding é uma fase crucial na integração de novos colaboradores em qualquer empresa. Um processo bem estruturado não apenas garante que o funcionário se sinta acolhido e preparado, mas também aumenta suas chances de engajamento e sucesso no longo prazo. A pesquisa de satisfação onboarding é uma ferramenta essencial para avaliar como os novos colaboradores percebem esse

Continue lendo »
Como identificar nichos de mercado inexplorados com pesquisas de mercado especializadas

Como identificar nichos de mercado inexplorados com pesquisas de mercado especializadas

Identificar nichos de mercado inexplorados é uma estratégia poderosa para empresas que buscam destaque em um mercado competitivo. Embora seja comum focar em grandes mercados saturados, os nichos de mercado oferecem oportunidades significativas para o crescimento, com menos concorrência e um alto potencial de fidelização. Ao explorar nichos ainda pouco atendidos, as empresas conseguem criar produtos e campanhas direcionadas, conquistando

Continue lendo »
side view person putting ballot election box_23 2148265505

6 fatores que influenciam a intenção de voto

O ano de 2022 vai ser marcado por eleições em todo o Brasil. A população mais uma vez vai às urnas para escolher Presidente da República, Governadores, Senadores e Deputados Federais. Mesmo faltando mais de um ano para o pleito, a corrida eleitoral já começou. Muitos partidos e candidatos já buscam conquistar a intenção de voto dos eleitores, já que

Continue lendo »
Questionario de Pesquisa de Satisfacao Escolar Melhore a Qualidade do Ensino com a Data Goal

Questionário de Pesquisa de Satisfação Escolar: Melhore a Qualidade do Ensino com a Data Goal

A satisfação dos alunos, pais e professores é um dos principais indicadores do sucesso de uma instituição de ensino. Entender o que esses grupos pensam sobre a escola, suas instalações, métodos de ensino e a qualidade do atendimento pode ajudar a identificar pontos fortes e áreas que precisam de melhorias. Com a Data Goal, sua escola pode contar com uma

Continue lendo »
photo 1544725121 be3bf52e2dc8

Tudo o que um APP para pesquisa social precisa ter

A implementação de pesquisa social em empresas privadas e instituições públicas é uma ótima iniciativa para resolver parte dos problemas que afligem o mundo dos negócios. Afinal, sem uma base de dados real e confiável é impossível tomar qualquer tipo de decisão. A pesquisa social é uma ferramenta de grande relevância para as organizações, visto que ela consegue medir impactos

Continue lendo »
207

Os erros mais comuns ao se fazer pesquisa eleitoral para prefeito ou vereador

A pesquisa eleitoral constitui um importante dado para a população e para quem vai pleitear um cargo na eleição vigente. Então, porque os últimos anos mostraram resultados tão discrepantes da realidade? Quais são os erros mais comuns na pesquisa eleitoral – e como evitar que eles aconteçam? Antes de tudo, vale lembrar que fazer uma pesquisa eleitoral, hoje, é diferente

Continue lendo »
business conference corporate presentation female speaker flat character with empty speech bubbles political debates professor seminar concept illustration_335657 1739

Política pública: como fazer as parcerias certas através do IGP

Na gestão pública, as parcerias são estratégicas para o desenvolvimento de boa política pública. Em meio a tantas informações, porém, pode ser difícil entender como fazer as melhores parcerias para o andamento do trabalho. As parcerias, na gestão pública, são importantes para o alinhamento dos projetos e para o andamento da política pública. Alguns cuidados, porém, são necessários na hora

Continue lendo »
busineswoman holding digital tablet with data_1098 1906

Software pesquisa eleitoral: o sistema que vai fazer seu instituto de pesquisa economizar (tempo e dinheiro)

Época de eleição pode ser traduzida como “corre-corre generalizado” nos institutos de pesquisa para realizar e entregar os resultados dos inquéritos aos partidos e candidatos. Não é uma tarefa fácil, pois é preciso trabalhar com várias em diversas vertentes, públicos e amostras – e o software pesquisa eleitoral entra como aliado do processo. Isso quer dizer que os institutos de

Continue lendo »