03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Pesquisa de satisfação: 20 perguntas que você deve fazer

photo 1427751840561 9852520f8ce8

A pesquisa é uma ferramenta muito potente, pois permite conhecer fatos e fenômenos da maneira como ocorrem na realidade. Para isso, são coletados dados referentes aos elementos observados.

Por exemplo: se uma empresa quer saber o impacto de determinado produto ou serviço no mercado, basta ela fazer as perguntas certas para um público específico e as respostas serão analisadas e interpretadas dentro de um contexto e de uma fundamentação teórica.

 O objetivo de todo esse processo é compreender e explicar os motivos pelos quais tal produto esteja ou não afetando determinado grupo de consumidores.

Assim funciona também a pesquisa de satisfação, uma linha de investigação que busca o sucesso e crescimento da empresa.

O que é pesquisa de satisfação?

Se você quer saber o quão satisfeito seu cliente está ou qual público pode aderir à sua marca, a pesquisa de satisfação é a melhor maneira de monitorar essa relação. Trata-se de uma estratégia proativa para receber feedback do consumidor.

Esse retorno é muito importante para conhecer a percepção do cliente sobre um determinado assunto, esclarecer necessidades, identificar falhas e propor melhoria nos produtos e serviços.

Através da pesquisa de satisfação, a gestão pode tomar decisões mais assertivas, elaborar estratégias de marketing e garantir a satisfação do cliente.

Benefícios da pesquisa de satisfação

Um ponto de bastante relevância ao se mapear o público para a pesquisa de satisfação é que esse pode ser tanto um cliente externo, quanto interno. O primeiro, a finalidade é sair dos inconvenientes “achismos” e mapear de fato os hábitos dos consumidores, analisar as particularidades do produto e entender o que pode impactar a imagem corporativa diante do consumidor.

Por outro lado, o público interno é aquele que multiplica os valores da companhia, já que os colaboradores possuem uma visão mais corporativa do que exatamente de produto e serviço. Avaliar essa experiência, auxilia no direcionamento de esforços para que os resultados sejam mais concretos.

Sendo assim, a pesquisa de satisfação é capaz de trazer benefícios, tais como reputação da marca, redução de incertezas sobre produtos em testes, incentivo a inovação, retenção de clientes e inspirações para ações e lançamentos de novos produtos.

A pergunta certa, na hora certa

O momento certo para se fazer a pesquisa de satisfação não existe. Tudo vai depender das estratégias adotadas pela companhia: pode ser um tempo após o lançamento de um produto, depois de um atendimento ou posterior a um discurso institucional, entre outros.

Contudo, as perguntas precisam ser coerentes, objetivas e que esteja relacionado ao fenômeno ou tema que se quer avaliar. Por isso selecionamos 20 perguntas que devem ser feitas aos entrevistados.

1 – Quanto o produto atende sua expectativa?

2 – Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria o nosso produto/serviço para um amigo ou familiar?

3 – O que você acha que pode ser melhorado no produto?

4 – Quais são os fatores que influenciam na decisão de compra?

5 – Com que frequência você usa o produto ou serviço?

6 – Como você nos encontrou?

7 – Você conseguiu navegar sem problemas pelas páginas do site?

8 – Qual método de pagamento você prefere?

9 – Nosso suporte ao cliente ajudou a encontrar o que estava procurando?

10 – Você tem alguma sugestão relacionada ao design do site?

11 – Você está satisfeito com a imagem de marca?

12 – Há quanto tempo você é nosso cliente?

13 – Qual dos seguintes termos descreve a nossa marca?

14 – Qual seu grau de satisfação ou insatisfação com a marca?

15 – Que problema essa plataforma resolveu para você?

16 – Quanto você avaliaria o serviço ao cliente?

17 – Nosso suporte a clientes atendeu às suas expectativas?

18 – Nossa equipe possui um bom conhecimento dos produtos, serviços/ negócios?

19 – Quanto tempo foi necessário para que entrasse em contato com a empresa?

20 – Você está satisfeito com suas entregas.

APP: a solução para sua pesquisa

A pesquisa de satisfação é cheia de detalhes, mas não é tão complexa quanto parece. Com a ajuda do aplicativo da Data Goal é possível criar formulários, exportar dados em campo para o seu computador, fazer modificações no questionário sempre que necessário e trabalhar no ambiente em nuvem.

O app facilita muito a vida dos gestores, pois a pesquisa pode ser feita pelo próprio gestor, profissional de marketing ou RH, por exemplo, pois a interface do sistema é amigável e intuitiva.

Além disso, a plataforma trabalha online e offline, salvando os questionários na memória interna do tablet ou smartphone e exportando a base de dados com as entrevistas realizadas quantas vezes quiser.

Quer saber como funciona o app para pesquisa de satisfação? Entre em contato com a Data Goal faça um teste grátis ou solicite um orçamento.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

presentation groupmate_1098 15327

Como eliminar fraudes em pesquisa de campo?

A pesquisa de campo é uma excelente ferramenta para entender, na prática, a realidade do universo investigado. Ou seja, além dos livros e artigos científicos bastante utilizados para embasar as respostas de um problema, a pesquisa conta com a experiência de cada participante. Essa modalidade é muito utilizada para entender ou verificar algo que esteja acontecendo no mundo dos negócios,

Continue lendo »
Como identificar nichos de mercado inexplorados com pesquisas de mercado especializadas

Como identificar nichos de mercado inexplorados com pesquisas de mercado especializadas

Identificar nichos de mercado inexplorados é uma estratégia poderosa para empresas que buscam destaque em um mercado competitivo. Embora seja comum focar em grandes mercados saturados, os nichos de mercado oferecem oportunidades significativas para o crescimento, com menos concorrência e um alto potencial de fidelização. Ao explorar nichos ainda pouco atendidos, as empresas conseguem criar produtos e campanhas direcionadas, conquistando

Continue lendo »
election campaing scenes_52683 48033

Como fazer uma pesquisa eleitoral para melhorar sua imagem perante a população?

Um político vive de sua imagem, por isso é importante se preocupar com ela durante a campanha eleitoral. Afinal, ele depende dela para conseguir votos e se eleger a algum cargo governamental. E a pesquisa eleitoral pode ajudar. Acontece que a popularidade no momento do pleito é muito importante, e o seu monitoramento é imprescindível no estabelecimento de estratégias para

Continue lendo »
Questionario de Pesquisa de Satisfacao Alimentacao Como Avaliar e Melhorar a Qualidade dos Servicos de Alimentacao

Questionário de Pesquisa de Satisfação Alimentação: Como Avaliar e Melhorar a Qualidade dos Serviços de Alimentação

O setor de alimentação, seja ele relacionado a restaurantes, cantinas escolares ou serviços de catering, depende diretamente da satisfação dos seus clientes para garantir o sucesso. Entender como os consumidores percebem a qualidade dos alimentos, do atendimento e da experiência geral é essencial para melhorar continuamente o serviço. Um questionário de pesquisa de satisfação sobre alimentação é uma ferramenta eficaz

Continue lendo »
5 estratégias para prever custos e maximizar lucros neste Natal

5 estratégias para prever custos e maximizar lucros neste Natal

O Natal é uma das datas mais aguardadas pelo varejo, sendo extremamente lucrativa, mas também desafiadora em termos operacionais. O sucesso depende de um planejamento estratégico que permita prever custos, atender à demanda e maximizar os lucros. Para isso, entender o comportamento do consumidor e usar dados concretos como base para decisões é essencial. Neste artigo, vamos explorar cinco estratégias

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Resumo e Importancia para as Empresas

Pesquisa de Mercado: Resumo e Importância para as Empresas

A pesquisa de mercado é uma ferramenta estratégica que permite às empresas coletarem, analisarem e interpretarem informações sobre seu público-alvo, concorrência e o ambiente de negócios em que atuam. Ela serve como base para a tomada de decisões mais assertivas, ajudando a entender as necessidades dos consumidores, identificar oportunidades de crescimento e ajustar estratégias de marketing, desenvolvimento de produtos e

Continue lendo »
business executives having discussion_1170 1711

Boas práticas para pesquisas realizadas a domicílio

Pesquisas realizadas a domicílio são uma boa solução para obter resultados significativos para as organizações. Essa modalidade pode ser utilizada para todos os tipos de investigação, como pesquisa de opinião, mercado, eleitoral, satisfação e social. Por exemplo: uma empresa do segmento alimentício quer lançar uma massa de macarrão com ingredientes especiais, mas não sem antes conhecer a aceitação desse produto

Continue lendo »
rawpixel 760037 unsplash

Como funciona um aplicativo para pesquisa de opinião?

Pesquisas de opinião, em geral, são um importante recurso para a coleta de dados relevantes sobre a percepção do público de interesse acerca de determinado assunto. Podemos analisar praticamente qualquer coisa a partir da percepção de outras pessoas, desde que se tenha uma metodologia clara para isso. Falamos, por exemplo, sobre hábitos, marcas, um produto ou serviço, uma instituição ou

Continue lendo »
photo 1504868584819 f8e8b4b6d7e3

Qual o melhor instrumento de coleta de dados para pesquisa eleitoral?

A coleta de dados para pesquisa eleitoral é uma das fases mais importantes no processo. É através dela que o candidato vai apurar as informações e comprovar ou não os problemas levantados durante a campanha. Funciona mais ou menos assim: a população reclama do transporte público, por exemplo. Para averiguar a demanda, a equipe deve fazer uma pesquisa, identificando os

Continue lendo »
88983061_1535598519929846_3368893804915458048_n 1

Como calcular a margem de erro para sua coleta de dados

A margem de erro determina a estimativa máxima dos erros que podem ser obtidos nos resultados de uma pesquisa. Ela pode ser usada em diversos contextos, até mesmo na pesquisa eleitoral, tendo como principal finalidade indicar o erro observacional para reportar as quantidades que foram medidas. É comumente empregada em pesquisas, como a pesquisa de opinião, pesquisas eleitorais, de marketing

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao de Processo Seletivo Como a Data Goal Melhora a Experiencia dos Candidatos e a Eficacia da Recrutamento

Pesquisa de Satisfação de Processo Seletivo: Como a Data Goal Melhora a Experiência dos Candidatos e a Eficácia da Recrutamento

O processo seletivo é um dos momentos mais críticos na jornada de recrutamento, tanto para as empresas quanto para os candidatos. A satisfação dos candidatos durante essa fase é fundamental para garantir uma experiência positiva, mesmo para aqueles que não são selecionados. Realizar uma pesquisa de satisfação sobre o processo seletivo é uma excelente forma de identificar oportunidades de melhoria,

Continue lendo »
smiling millennial partners handshaking office thanking successful teamwork_1163 4614

Serviço público: 5 maneiras de medir a qualidade e satisfação

A grosso modo, serviço público é toda atividade direcionada a suprir a necessidade da população, desde que seja amparada pelo Estado. Ao longo dos anos, muito se questionou sobre a qualidade dos serviços prestados pelas entidades, estimulando os cidadãos a exigir respostas cada vez mais rápidas e efetivas. Mais que um representante da esfera governamental, o serviço público deve ser

Continue lendo »