03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Pesquisa anônima: como e quando fazer

happy beautiful young business woman standing with tablet widely smiling_8353 6766

Se sua  empresa necessita constantemente de coletar informações na forma de uma pesquisa eleitoral, de mercado ou social, já deve ter lidado com a situação do usuário não querer responder por ter que se identificar. Para que não haja prejuízo na investigação, em alguns casos é possível fazer a pesquisa anônima, uma modalidade que garante a integridade da pesquisa e a preservação dos dados de quem responde.

 Entenda a pesquisa anônima

O uso da pesquisa anônima promove um compartilhamento de informações francas, já que o participante se sente mais seguro, sem o risco de ser monitorado, gerando assim confiança em oferecer respostas mais honestas. 

Quando se cria uma pesquisa aberta na internet ou aplicativo, é comum solicitar informações que identifiquem o usuário, como nome, endereço, data de nascimento, às vezes CPF e até mesmo a identificação do IP.

Já a coleta anônima, o instituto de pesquisa configura a plataforma para que se preserve os dados pessoais dos respondentes, priorizando as respostas  e sentimentos verdadeiros e sinceros..

É claro que se você precisa aprofundar no detalhamento dos grupos pesquisados ou fazer parâmetros de comparação que envolvam idade, sexo, localização, departamento e demais dados de identificação, a pesquisa anônima não é recomendada.

Mas, por outro lado, a ferramenta pode ser vantajosa em pesquisas que necessitam de retornos em tópicos pontuais ou aquelas  em que a pessoa se sente constrangida em falar sobre ele.

 Em que momento devo utilizar esse tipo de pesquisa?

Antes de iniciar a criação da pesquisa anônima, é essencial que a empresa faça os seguintes questionamentos:

Há alguma possibilidade de precisar entrar em contato com a pessoa que respondeu o questionário?

Existe algum relacionamento entre a empresa e o público que irá responder a pesquisa?

Vou precisar aprofundar na pesquisa futuramente?

Se em alguma delas a resposta for sim, o anonimato na pesquisa não é a melhor estratégia, já que o pesquisador vai precisar detalhar as informações, a fim de identificar possíveis erros ou problemas no processo de produtos e serviços.

 Mas quando posso fazer a pesquisa anônima?

A confidencialidade na coleta de informação pode ser utilizada em diversas situações:

Medir a satisfação do cliente

Se você tem uma farmácia, loja, supermercado ou qualquer outro tipo de negócio de prestação de serviço e quer saber como anda a satisfação dos seus clientes, a pesquisa anônima é a ideal.

Esse tipo de avaliação é muito comum quando você efetua compra em algum estabelecimento ou passa por uma consulta em hospitais ou clínicas. Ao final, é enviado para o seu celular ou e-mail uma pesquisa de satisfação. As respostas ao questionário irão avaliar de forma geral, o quanto a pessoa gostou do atendimento da empresa, ajudando o administrador a melhorar a experiência do cliente.

Pesquisa organizacional

Quase toda organização necessita medir o nível de satisfação dos seus funcionários. Isso não é somente uma ação caprichosa dos gestores de RH, mas sim uma ferramenta efetiva que pode trazer muitos benefícios para o negócio.

Afinal, é sabido que funcionários que trabalham em um bom ambiente organizacional são mais felizes e produtivos.

Contudo, é muito pouco provável que os empregados respondam a pesquisa com franqueza se tiver que se identificar. Muitos ficam constrangidos e com receio de sofrer assédio moral ou outro tipo de retaliação.

Dessa forma, para que a empresa tome ações mais assertivas para melhorar o clima organizacional, a pesquisa anônima é a solução. Afinal, os funcionários vão se sentir mais seguros para expor suas opiniões e até mesmo fazer algum tipo de denúncia.

Pesquisa universitária

O meio acadêmico pode se beneficiar da pesquisa anônima, já que muitos estudos e teses são confirmados via investigação científica. Em muitos casos a confidencialidade é aplicada, fazendo com que pessoas dos mais diversos níveis econômicos e sociais respondam os questionamentos com segurança e anonimamente.

Como aplicar a pesquisa anônima

A pesquisa anônima pode ser aplicada em várias situações, incluindo as já citadas. É fato que existem plataformas na internet que viabilizam a elaboração, o acesso, assim como a desativação das variáveis personalizadas que identificam o usuário.

No entanto, assim como qualquer pesquisa, deve-se seguir um padrão para que a investigação atinja seus objetivos. Por isso, contrate uma empresa especialista no assunto como a Data Goal. Nossos profissionais são capacitados para entender a demanda, criar questionários assertivos, definir o tamanho da amostra, compilar e compreender os dados.Se você deseja aplicar pesquisa anônima na sua empresa ou empreendimento,  faça um orçamento com a Data Goal e conheça as vantagens de usar a nossa plataforma.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

rawpixel 760037 unsplash

Como funciona um aplicativo para pesquisa de opinião?

Pesquisas de opinião, em geral, são um importante recurso para a coleta de dados relevantes sobre a percepção do público de interesse acerca de determinado assunto. Podemos analisar praticamente qualquer coisa a partir da percepção de outras pessoas, desde que se tenha uma metodologia clara para isso. Falamos, por exemplo, sobre hábitos, marcas, um produto ou serviço, uma instituição ou

Continue lendo »
instrumentos de coleta de dados de pesquisa

Quais são os instrumentos de coleta de dados de pesquisa?

A coleta de dados de pesquisa é um processo de apuração de informações para comprovar uma problemática levantada. Para isso, são desenvolvidas técnicas de averiguação. A pesquisa é, geralmente, o primeiro passo para dar início a uma coleta de dados. Como existem inúmeras metodologias de pesquisa disponíveis, elas são geralmente distribuídas entre categorias de pesquisa quantitativa e qualitativa.  A pesquisa

Continue lendo »
photo 1613963931023 5dc59437c8a6

É possível elaborar políticas públicas eficientes?

Políticas públicas são iniciativas desenvolvidas por gestores públicos – sejam eles federais, estaduais ou municipais – que têm como finalidade produzir e garantir direitos à população por meio de programas ou projetos que abrangem assuntos de ordem política, econômica, social e cultural da sociedade.  Compreender o que são políticas públicas implica em compreender o processo que envolve sua elaboração e

Continue lendo »
linkedin sales navigator 403842 unsplash

Quando e por que fazer pesquisa quantitativa?

Toda pesquisa é importante para conhecer potenciais clientes, perceber estratégias dos concorrentes e analisar fornecedores. O objetivo é possibilitar ao empreendedor uma avaliação comparativa do mercado para, com isso, elaborar sua estratégia. A pesquisa quantitativa vem justamente para auxiliar a organização nas possíveis necessidades mudanças no negócio, apresentando resultados que podem ser quantificados (dados numéricos, por exemplo) e sugerindo pontos

Continue lendo »
Coleta de dados: 6 insights valiosos para criar campanhas eleitorais vitoriosas

Coleta de dados: 6 insights valiosos para criar campanhas eleitorais vitoriosas

A corrida eleitoral é um dos contextos mais competitivos em qualquer sociedade democrática. O conhecimento aprofundado do eleitorado através da coleta de dados pode ser a diferença entre a vitória e a derrota de um candidato. Com o crescente acesso à Internet, mais pessoas expressam suas opiniões, especialmente nas redes sociais, tornando a coleta de dados essencial para uma candidatura

Continue lendo »
Pesquisa Sobre Inclusao Social Como a Data Goal Pode Facilitar o Entendimento de Questoes Sociais

Pesquisa Sobre Inclusão Social: Como a Data Goal Pode Facilitar o Entendimento de Questões Sociais

A inclusão social é um tema crucial para o desenvolvimento de políticas públicas, programas sociais e ações empresariais que promovam a igualdade de oportunidades e a integração de grupos marginalizados. Realizar uma pesquisa sobre inclusão social é essencial para entender os desafios enfrentados por diferentes comunidades e identificar soluções que possam ser aplicadas de forma eficaz. A Data Goal, referência

Continue lendo »
89043636_137309974221899_6343281240057053184_n 1

Como calcular a amostragem necessária para sua coleta de dados

Na hora de realizar uma coleta de dados, o processo que ajuda na determinação da pesquisa se dá através da amostragem. Esse recorte deve representar uma parcela dos elementos ideais para selecionar o que chamamos de “população estatística”. A realização de um censo envolve exames de todos os elementos de um determinado grupo, diferenciando-se da amostragem, que envolve o estudo

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao no GLPI Como Fazer e as Solucoes da Data Goal

Pesquisa de Satisfação no GLPI: Como Fazer e as Soluções da Data Goal

O GLPI (Gestão Livre de Parque de Informática) é uma ferramenta amplamente utilizada para gestão de serviços e ativos de TI, proporcionando um ambiente integrado para gerenciamento de chamados, suporte técnico e infraestrutura. Empresas que utilizam o GLPI precisam monitorar continuamente a satisfação dos usuários com os serviços prestados, a fim de garantir um atendimento eficiente e identificar oportunidades de

Continue lendo »
encontro de pessoas de negocios_1421 559

Como fazer compilação de dados?

A compilação de dados é um processo fundamental para a análise dos resultados de uma pesquisa. Essa etapa influencia diretamente na tomada de decisões assertivas. Compilar é a etapa da pesquisa posterior à coleta, todas fundamentais para a obtenção de informações eficazes à análise. Entretanto, se a coleta não for bem direcionada, pode acabar prejudicando a compilação. Os resultados, nesse

Continue lendo »
4 erros que podem arruinar a experiência do cliente na Black Friday (e como evitá-los)

4 erros que podem arruinar a experiência do cliente na Black Friday (e como evitá-los)

A Black Friday, um dos maiores eventos do varejo global, oferece às empresas uma oportunidade única para impulsionar suas vendas e atrair novos clientes. No entanto, mais do que oferecer descontos chamativos, é fundamental que as marcas ofereçam uma experiência de compra eficiente e sem falhas. Pequenos erros podem gerar insatisfação, afastar clientes e comprometer não só as vendas imediatas,

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao do Cliente Como a Data Goal Transforma Feedback em Crescimento

Pesquisa de Satisfação do Cliente: Como a Data Goal Transforma Feedback em Crescimento

A satisfação do cliente é o coração de qualquer negócio bem-sucedido. Entender como seus clientes percebem seus produtos e serviços é essencial para construir uma base sólida de clientes fiéis e garantir o crescimento sustentável. Com as soluções de Pesquisa de Satisfação do Cliente da Data Goal, sua empresa pode transformar o feedback dos clientes em insights valiosos que direcionam

Continue lendo »
election campaing scenes_52683 48033

Como fazer uma pesquisa eleitoral para melhorar sua imagem perante a população?

Um político vive de sua imagem, por isso é importante se preocupar com ela durante a campanha eleitoral. Afinal, ele depende dela para conseguir votos e se eleger a algum cargo governamental. E a pesquisa eleitoral pode ajudar. Acontece que a popularidade no momento do pleito é muito importante, e o seu monitoramento é imprescindível no estabelecimento de estratégias para

Continue lendo »