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Perguntas indispensáveis em Pesquisas de Satisfação

daniel canibano 540363 unsplash

Quantas vezes você já saiu de um estabelecimento com ressalvas sobre o atendimento, a qualidade do produto ou serviço, e até com sugestões de melhoria, mas não encontrou ninguém para te ouvir?

Aposto que, nessa hora, tudo que você queria era responder a perguntas indispensáveis em pesquisas de satisfação e deixar seu feedback alto e claro para a gerência…

A maioria das pessoas que vive esse tipo de situação acaba não voltando mais, uma vez que a insatisfação é um motivador muito maior para que algo seja evitado do que a satisfação pode ser para que seja repetido.

É por isso que, como gestor ou dono de um negócio, você deve abrir canais de comunicação cada vez mais frequentes e diretos com consumidores no ato da compra, através de pesquisas e questionários que garantam que a opinião de cada um deles vai ser levada em consideração.

Dessa forma, você não só melhora sua participação no mercado como, também, deixa genuinamente satisfeito o cliente que não gostou de algo, mas foi ouvido quanto à sua reclamação.

Esse tipo de “afago empresarial” é o primeiro passo para reverter experiências ruins e trazer o cliente de volta.

Para que você possa conduzir de forma fácil e prática seus próximos questionários, separamos as perguntas indispensáveis em pesquisas de satisfação que vai te levar a entender muito melhor os clientes e suas necessidades.

Perguntas indispensáveis em pesquisas de satisfação

A primeira coisa que você tem que fazer é deixar claro para o seu cliente de qual empresa, produto ou serviço você está coletando dados. Assim, as perguntas indispensáveis em pesquisa de satisfação devem relembrá-lo a todo momento sobre qual é o foco de sua opinião.

Primeiro, faça uma breve introdução, como:

“Olá! Você fez uma compra conosco, e a equipe da [EMPRESA] gostaria de saber um pouco mais sobre sua experiência. Pode nos dar sua opinião? Não leva mais de cinco minutinhos!”.

Assim, você mostra para a pessoa que o questionário é rápido, leve e que a empresa está realmente interessada na opinião dela.

Veja as perguntas indispensáveis em pesquisa de opinião:

#1 – Antes de hoje, quando foi a última vez que comprou na nossa empresa?

  • 30 dias
  • Uma semana
  • Um ano
  • É a primeira vez que compro nessa empresa

#2 – De 0 a 5, qual seria a nota que representa sua satisfação através dos itens abaixo, sendo 0 muito insatisfeito e 5 plenamente satisfeito?

  • Preço
  • Forma de Pagamento
  • Atendimento
  • Site
  • Qualidade
  • Canais de comunicação (telefone, redes sociais, chat, contato do site)
  • Satisfação de modo geral

#3 – De 0 a 5, o quanto você recomendaria nossa empresa a um amigo, sendo 0 “jamais recomendaria” e 5 “recomendaria com certeza”?

  • 0
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

#4 – Analisando seu histórico de compras conosco, você já teve algum problema, hoje ou no passado, em nosso site, atendimento, produto ou serviço contratado?

  • Sim
  • Não

#5 – Se a resposta anterior tiver sido afirmativa, o problema foi resolvido?

  • Sim
  • Não

#6 – Você voltaria a comprar na nossa empresa por vontade própria?

  • Sim
  • Não

#7 – Quer deixar alguma sugestão, reclamação ou relato de sua experiência com as compras na nossa empresa? Caso escolha pontuar algum feedback negativo, gostaríamos de ouvir suas sugestões para melhorarmos o atendimento cada vez mais.

Essas são algumas das perguntas indispensáveis em pesquisas de satisfação, levando em consideração as respostas rápidas dos clientes e sem margem para interpretações dúbias, tanto para os respondentes quanto para as pessoas que vão analisar os resultados.

Lembre-se de que o sucesso da sua pesquisa de satisfação – com resultados diretos e prontos para serem aplicados em melhorias – não depende apenas das perguntas que você vai fazer mas, também, do formulário que você vai utilizar para isso.

Afinal, não adianta listar as perguntas indispensáveis em pesquisas de satisfação se a interface de seus questionários não for prática e intuitivas.

Usar da tecnologia para esse processo é uma das melhores formas de fazer com que as pessoas realmente parem, respondam e contribuam com insights relevantes para seu negócio.

Voltando à pergunta do início do texto: quantas vezes você já saiu de um estabelecimento com ressalvas sobre o atendimento, a qualidade do produto ou serviço, e até com sugestões de melhoria, mas não encontrou ninguém para te ouvir?

E se, ao invés disso, alguém viesse até você com um sorriso, um tablet e uma pesquisa de interface super bonita? A situação não seria completamente outra?

Pois é… para aplicar perguntas indispensáveis em pesquisas de satisfação e, ainda, encantar seus clientes com sua disponibilidade e modernidade, fale com a Data Goal. Temos os melhores tipos de questionário para que você consiga melhorar o feedback dos seus negócios ainda hoje.

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