A largada para as eleições finalmente começou – e o planejamento de campanha eleitoral 2022 está a todo vapor! Em 2 de outubro a população vai às urnas mais uma vez para eleger presidente, governador, senador, deputado federal e estadual.
Embora muitos partidos já estejam se movimentando, não custa lembrar: é preciso se organizar o quanto antes. O planejamento de campanha eleitoral 2022 é essencial para a construção da imagem do candidato.
Acontece que a disputa eleitoral é apenas uma parte do processo. Para uma campanha séria e profissional, todas as ações devem ser pensadas com antecedência, justamente para ter tempo hábil de criar estratégias e narrativas consistentes que aproximem o eleitor do candidato.
O que vem a ser planejamento de campanha eleitoral 2022?
O sucesso de uma campanha e a vitória nas eleições são reflexos de processos estruturados e organizados. Não há como orientar ações para esse período sem ferramentas básicas que possibilite perceber a realidade, avaliar oportunidades e readequar técnicas e trâmites adequados para alcançar o resultado.
De maneira geral, o planejamento de campanha eleitoral 2022 permite que partidos e equipe do candidato reajam rapidamente aos altos e baixos tão comuns em período de campanha. É nessa etapa que o marketing explora as ações positivas que já tinham sido executadas e desenvolve novas narrativas que se adequem a cada situação.
É pensando no sucesso do pleito que elencamos alguns pontos que não podem faltar no seu planejamento de campanha eleitoral 2022. Veja!
Esteja atento às datas e regras do calendário eleitoral
Trata-se de um cronograma estabelecido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com as datas mais importantes para orientar candidatos, eleitores, partidos políticos, veículos de comunicação e órgãos públicos.
Esse calendário é de extrema importância para o planejamento de campanha eleitoral 2022, já que é através dessa ferramenta que se sabe sobre os prazos para migração partidária, data-limite para tirar título de eleitor e início e fim da propaganda eleitoral gratuita nas emissoras, entre outras regras.
Pesquisas eleitorais
A pesquisa eleitoral é um instrumento valioso de políticos e partidos que pretendem mapear necessidades e construir o discurso em cima de dados factíveis e interessantes ao eleitorado. É um material rico que o candidato tem para conduzir sua campanha eleitoral.
Ela deve ser planejada de forma tática e conduzida com didática para que seus resultados apontem para as questões que de fato norteiam a campanha eleitoral. Ou seja, para qualquer assunto que você deseja trabalhar, a pesquisa é o melhor caminho.
Tenha em mente que tudo é muito dinâmico e muda o tempo inteiro, por isso, mesmo que seja um político com mais tempo de vida pública, não é conveniente basear sua campanha de 2022 em dados passados. Afinal, os problemas, dificuldades e anseios são outros e acompanham as transformações do país.
Tenha a tecnologia como sua aliada
Sem dúvida que a pesquisa eleitoral é a base de toda a sua campanha política, desvendando desde as intenções de votos até os principais problemas que afligem a sociedade.
Por ser um processo robusto e que deve ser mais preciso, realizar a pesquisa de maneira manual não é a melhor escolha. Além da perda de tempo em preencher todos os formulários e visitar todos os entrevistados, as despesas com tudo isso ficam bem altas.
Imagine ter que arcar com salário, alimentação, transporte e encargos trabalhistas de toda a equipe que está em campo… em uma eleição para presidente da república, por exemplo, seria uma quantidade considerável de entrevistadores em todas as regiões do Brasil. Quanto isso não pesaria no orçamento?
Sem contar que o modelo convencional é mais demorado de se obter o resultado – e pouco confiável, já que é mais suscetível a fraudes.
Quando se usa a tecnologia a seu favor, todo o processo fica mais rápido, simples, eficiente e seguro. A utilização de aplicativo para pesquisa, como o desenvolvido pela Data Goal, traz inúmeras vantagens para o planejamento de campanha eleitoral 2022.
Para começar, todas as pesquisas são realizadas por meio virtual. Ou seja, todos os formulários são enviados para os respondentes por e-mail, whatsapp ou rede social. É claro que vai acontecer do pesquisador ter que ir a campo, mas nesse caso, a entrevista é realizada por meio de um tablet ou smartphone.
Após finalizar cada questionário, as respostas vão direto para a base de dados, dispensando digitação e tabulação.
Além disso, o sistema Data Goal apresenta outras funcionalidades úteis para o desenvolvimento de uma boa pesquisa eleitoral, como:
- Interface amigável e intuitiva;
- Funciona offline gravando os questionários na memória interna do dispositivo;
- Possibilidade de retirada de resultados parciais com os pesquisadores ainda em campo;
- Banco de dados para produção do relatório final no mesmo dia;
- Recurso de combate à fraude;
- Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS;
- Indicadores de produtividade média individual e de equipes.
Coordenar campanha eleitoral pode não ser uma tarefa simples. É muita dedicação para compreender o cenário e transformar as informações em estratégias para impulsionar a campanha política do candidato. Mas com a solução certa, tudo fica mais fácil e objetivo.
Por isso, conte com a Data Goal para o seu planejamento de campanha eleitoral 2022. Para saber mais e fazer um teste grátis, entre na nossa plataforma!