Com as eleições se aproximando, é fato que candidatos e partidos políticos passem a confiar em instrumentos de pesquisa, um ativo importante para o período eleitoral. O investimento nessa técnica garante melhor desempenho nas campanhas e resultados previsíveis nas urnas.
A pesquisa é uma forma eficiente de indagar ao eleitor sobre a opção dos candidatos que concorrem em uma eleição, além de discorrer sobre temas pertinentes à sociedade, como saúde, educação e segurança, entre outros.
Em outras palavras, os inquéritos ajudam a identificar pontos de melhoria, problemas de gestão e reclamações dos eleitores, eliminando trabalhos baseados em achismos e informações sem evidências.
No entanto, construir pesquisas bem elaboradas e assertivas é uma tarefa complexa, que exige comprometimento e o uso correto da metodologia. Além disso, hoje podemos contar com a tecnologia, um apoio maior para dar mais confiabilidade e transparência no processo.
Para ter sucesso em sua campanha, sugerimos 5 instrumentos que podem ser utilizados no período eleitoral, garantindo mais chances de resultados factíveis em sua investigação.
Veja!
Coleta de dados em meio digital
A coleta de dados é a captação de informações referentes ao problema proposto, permitindo que o pesquisador conheça mais a fundo as opiniões e percepções de cada entrevistado.
Como dissemos, a tecnologia tem contribuído muito para melhorar processos e facilitar a operacionalização das pesquisas eleitorais. No passado, a coleta de dados era realizada por meio de formulários em papel, que era bem mais demorado e sujeito a erros e fraudes.
Nesse sentido, a coleta de dados é realizada por meio de um software em que os inquéritos são encaminhados por WhatsApp, e-mail ou redes sociais. Caso o pesquisador necessite ir a campo, basta baixar o sistema no celular ou tablet e aplicar o questionário normalmente. As respostas vão direto para um banco de dados na nuvem, que pode ser consultado a qualquer momento.
Aplicação de pesquisas em modo offline
Por mais que a internet seja essencial para o funcionamento da aplicação de coleta de dados, ela nem sempre funciona. Por isso, o sistema de coleta de dados offline é uma solução de pesquisa que não precisa da conexão com o provedor para registrar respostas eletrônicas.
Para isso, basta baixar o aplicativo no celular ou tablet e realizar o preenchimento das respostas dos eleitores. Ao final do processo, é só conectar novamente à internet para baixar e compilar os dados.
Esse modelo de coleta é utilizado em lugares remotos, cuja conexão com a internet é mais difícil, além de feiras, eventos, lojas, espaços confinados ou mesmo na rua.
Visualização da base de dados
Em uma pesquisa tradicional, o acesso ao banco de dados é bem mais complexo, já que é preciso concluir toda a pesquisa, lançar os dados no sistema, via planilha eletrônica, e só depois obter os resultados dos inquéritos.
A tecnologia permite o encurtamento do processo. Com isso, todos os dados coletados durante as entrevistas vão para uma base de dados imediatamente, e as informações podem ser exportadas quantas vezes forem necessárias.
Faça você mesmo
Pagar institutos de pesquisa para aplicar questionários de intenção de votos pode não ser viável financeiramente. Hoje a tecnologia está ao alcance de todos, de maneira rápida, funcional e que cabe na palma da mão.
Existe uma certa resistência por parte das equipes dos candidatos em utilizar software de pesquisa, por acreditarem ser mais difícil ou precisar de um programador para criar os questionários. Soluções como a desenvolvida pela Data Goal possuem interface amigável, intuitiva e você mesmo pode colocar a mão na massa.
Acompanhamento da pesquisa a qualquer momento
O acompanhamento em tempo real dos inquéritos é um dos instrumentos de pesquisa que o candidato não pode abrir mão. Ou seja, é possível monitorar de perto a coleta de dados, estando em qualquer localidade geográfica. Mesmo que você esteja em outro país, é possível retirar o relatório do sistema Data Goal e ter acesso a produtividade da equipe.
Além disso, o aplicativo dispõe de recursos de combate a fraude, possibilitando gravações das entrevistas e captura da localização de cada questionário preenchido via GPS.
Data Goal: o seu software para o período eleitoral
Se você busca um aplicativo que tenha esses e outros instrumentos de pesquisa, te apresentamos a Data Goal. Aqui você vai encontrar uma plataforma que oferece muitas possibilidades, já que por meio da pesquisa eleitoral a equipe do político monitora a sua popularidade, acompanha a satisfação dos eleitores, antecipa soluções e cria estratégias de campanha.
Todos os recursos da Data Goal cabem na palma da mão e, também, no orçamento. Se essa postagem faz algum sentido para o cenário em que está inserida, te convidamos a entrar em contato com a gente para saber mais informações e fazer um teste gratuito da nossa solução.