03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Quais são os instrumentos de coleta de dados de pesquisa?

instrumentos de coleta de dados de pesquisa

A coleta de dados de pesquisa é um processo de apuração de informações para comprovar uma problemática levantada. Para isso, são desenvolvidas técnicas de averiguação. A pesquisa é, geralmente, o primeiro passo para dar início a uma coleta de dados.

Como existem inúmeras metodologias de pesquisa disponíveis, elas são geralmente distribuídas entre categorias de pesquisa quantitativa e qualitativa

A pesquisa quantitativa leva em consideração o número, contabilizando a impetuosidade e a periodicidade dos dados, sem ter contato mais profundo ou pessoal com as respostas.

A qualitativa, como já diz o nome, preza pela qualidade das informações; ou seja, requer um aprofundamento maior – e, por conseguinte, a melhores técnicas de interpretação. 

Os instrumentos de coleta de dados de pesquisa são as ferramentas que farão parte do processo de coleta, levantamento e, por fim, tratamento das informações e divulgação dos resultados. Para cada tipo de pesquisa é recomendado um instrumento de coleta diferente.

Instrumentos de coleta de dados de pesquisa e como utilizá-los

O agrupamento de dados tem como principal função direcionar o sentido pelo qual a pesquisa deve seguir. Esse recolhimento pode ser feito de diversas formas, dentre as quais podemos citar: 

Observação

Observar é uma técnica utilizada para inúmeras finalidades, desde os primórdios da vida na Terra. Através da observação, podemos visualizar e contestar os fatos com eventual clareza. 

A observação, como instrumento de coleta de dados, é feita através do treinamento de observadores, pessoas responsáveis por fazer as considerações necessárias durante a coleta de dados. 

O levantamento de informações pode ser feito de duas maneiras: com a observação participante ou com a não-participante. A diferença entre elas é que, no primeiro caso, o observador faz suas considerações em relação ao assunto abordado na coleta. No segundo caso, ele não interfere no recolhimento dos dados e atua somente como analisador. 

É recomendado, para a realização de sua pesquisa, padronizar a forma de apuração dos observadores, para que não existam divergências significativas no resultado final da coleta. 

Entrevista

Outra ferramenta eficiente para coleta de dados de pesquisa é a coleta por entrevista, procedimento que se baseia no diálogo entre o pesquisador e o entrevistado. 

Para a realização desse método é preciso se dedicar à idealização e formulação de perguntas. A entrevista pode sofrer variações durante o processo, já que a conversa, mesmo a partir de um roteiro, pode levar o pesquisador a desenvolver outros questionamentos.

Questionários

Para o uso dessa ferramenta você precisa voltar no início e pensar: qual é a problemática em questão? A partir disso, deve desenvolver as perguntas que farão parte do seu questionário.

A forma como esse instrumento de pesquisa será desenvolvido fica a critério da pessoa que está coletando os dados – além também da forma de aplicação, que pode ser feita tanto pessoalmente quanto via internet.

Os questionários podem ser constituídos de perguntas abertas (que geralmente rendem mais discussão), fechadas (que são mais diretas) ou mistas (quando conta com perguntas abertas e fechadas).

Análise de materiais ou documental

Esse procedimento trata conteúdos já existentes, esteja o material para análise disponível em livros, artigos, fotos, documentos ou relatórios arquivados. 

A partir deles é possível comparar a diferença entre dados de diferentes épocas ou constatar semelhança de informações ao decorrer do tempo, visando sempre o tratamento do máximo de dados possível. 

Quais são os principais focos na coleta de dados?

Para que uma coleta de dados seja realizada com sucesso, é importante se atentar a alguns fatores que influenciam diretamente no bom desenvolvimento da pesquisa.

É importante, por exemplo, entender o nível de conhecimento dos seus entrevistados sobre o tema em questão, já que é impossível conseguir bons resultados se a pessoa não sabe do que você está falando.

Além disso, é essencial criar o hábito de sempre averiguar a confiabilidade das informações e a padronização de seu recolhimento, para evitar problemas de análise durante as etapas finais.

A coleta de dados, seja para um pesquisa eleitoral ou qualquer outra finalidade, é um processo demorado e que requer atenção. Para não errar em nenhum ponto dessa tarefa a empresa pode contar com a ajuda de uma ferramenta de coleta de dados. É aqui que a gente entra.

A Data Goal pode encontrar, com você, a melhor metodologia de pesquisa para a sua finalidade específica. E o melhor: a partir de um investimento que certamente cabe no seu bolso. Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe!

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

Perguntas Essenciais para uma Pesquisa de Satisfacao

Perguntas Essenciais para uma Pesquisa de Satisfação

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta crucial para empresas que desejam entender melhor seus clientes e melhorar continuamente seus produtos ou serviços. Ao realizar uma pesquisa bem estruturada, as empresas conseguem coletar feedbacks valiosos que orientam suas estratégias e ajudam a fidelizar clientes. Neste artigo, apresentamos a Data Goal, uma plataforma especializada em coleta de dados e pesquisas, além

Continue lendo »
presentation groupmate_1098 15327

Como eliminar fraudes em pesquisa de campo?

A pesquisa de campo é uma excelente ferramenta para entender, na prática, a realidade do universo investigado. Ou seja, além dos livros e artigos científicos bastante utilizados para embasar as respostas de um problema, a pesquisa conta com a experiência de cada participante. Essa modalidade é muito utilizada para entender ou verificar algo que esteja acontecendo no mundo dos negócios,

Continue lendo »
Como a Data Goal Facilita a Criacao de Pesquisa de Satisfacao de Funcionarios no Word

Como a Data Goal Facilita a Criação de Pesquisa de Satisfação de Funcionários no Word

A satisfação dos funcionários é um indicador crucial do bem-estar organizacional e do desempenho de uma empresa. Monitorar o grau de satisfação dos colaboradores ajuda a identificar áreas de melhoria, promover um ambiente de trabalho mais saudável e aumentar a produtividade. Uma das formas mais acessíveis de iniciar esse processo é criando uma pesquisa de satisfação de funcionários em formatos

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado para Loja de Roupas Como Fazer e as Solucoes da Data Goal

Pesquisa de Mercado para Loja de Roupas: Como Fazer e as Soluções da Data Goal

No competitivo setor de moda, entender o comportamento do consumidor, identificar novas tendências e ajustar suas estratégias são essenciais para o sucesso de uma loja de roupas. Para isso, uma pesquisa de mercado pode fornecer insights valiosos sobre as preferências do público, as expectativas em relação aos produtos e as necessidades que ainda não estão sendo atendidas. Com esses dados,

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado para Pet Shop Como a Data Goal Ajuda seu Negocio a Crescer com Dados Estrategicos

Pesquisa de Mercado para Pet Shop: Como a Data Goal Ajuda seu Negócio a Crescer com Dados Estratégicos

O setor de pet shop está em constante crescimento, impulsionado pelo aumento no número de animais de estimação e pela demanda por produtos e serviços de qualidade para esses companheiros. Nesse contexto, entender o comportamento dos consumidores e as tendências do mercado é essencial para manter a competitividade e expandir o negócio. Uma pesquisa de mercado eficiente é a chave

Continue lendo »
apple device casual close up 1430118

Como interpretar os dados coletados em uma pesquisa eleitoral

Durante uma pesquisa, a coleta de dados é essencial para se obter as informações necessárias para a finalidade com que foi criado o questionário. No caso das pesquisas eleitorais, esses dados servem para uma infinidade de interpretações, desde a aceitação de um candidato em uma determinada região até suas reais chances de vitória no pleito. De modo geral, a pesquisa

Continue lendo »
4

Como montar um formulário para coleta de dados em campo

A criação de formulários é essencial para realizar a coleta de dados e fazer uma excelente pesquisa de campo. O preenchimento dos formulários é feito de forma direta pelo chamado “investigador”, que pode, também, colocar suas anotações próprias no documento. Ao coletar dados, os fenômenos são observados de forma direta, para que sejam estudados em profundidade. A construção de formulários

Continue lendo »
Metodologia de analise de dados quantitativos

Metodologia de análise de dados quantitativos

A metodologia de análise de dados quantitativos trabalha com um volume maior de informações que podem ser comparadas entre elas. Por isso, a alta quantidade de dados é uma exigência sine qua non da metodologia, pois só com ela é possível detectar, nos resultados, diferenças e padrões significativos.  No método quantitativo, os dados são recolhidos a partir de questionários e

Continue lendo »
Como transformar dados de pesquisa no ‘elemento surpresa’ que garante a vitória eleitoral

Como transformar dados de pesquisa no ‘elemento surpresa’ que garante a vitória eleitoral

No mundo ideal, as campanhas eleitorais seriam uma batalha de ideias, onde a estratégia mais bem fundamentada em dados precisos venceria. No entanto, sabemos que a realidade é bem diferente. Muitas campanhas ainda navegam pelo instinto e pelo perigoso “achismo”. Mas há uma solução. Na Data Goal, acreditamos que a coleta precisa de dados pode transformar a sua campanha, virando

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao Como Definir um Objetivo Claro e as Solucoes da Data Goal

Pesquisa de Satisfação: Como Definir um Objetivo Claro e as Soluções da Data Goal

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta crucial para entender o que os clientes realmente pensam sobre os produtos ou serviços oferecidos por uma empresa. Ela permite medir o nível de contentamento e identificar áreas que precisam de melhorias. Porém, para que essa pesquisa seja eficaz, é fundamental definir um objetivo claro e bem estruturado. Sem um objetivo específico, os

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Definicao e Como a Data Goal Transforma Dados em Estrategias de Sucesso

Pesquisa de Mercado: Definição e Como a Data Goal Transforma Dados em Estratégias de Sucesso

A pesquisa de mercado é um processo essencial para empresas de todos os setores que desejam entender melhor seu público-alvo, identificar oportunidades de crescimento e tomar decisões mais assertivas. Ela envolve a coleta, análise e interpretação de dados sobre consumidores, concorrentes e o mercado em geral. A Data Goal, referência em soluções tecnológicas para pesquisa, oferece uma plataforma robusta para

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Exploratoria Como a Data Goal Ajuda a Descobrir Novas Oportunidades de Crescimento

Pesquisa de Mercado Exploratória: Como a Data Goal Ajuda a Descobrir Novas Oportunidades de Crescimento

A pesquisa de mercado exploratória é uma das primeiras etapas no desenvolvimento de estratégias de negócios. Ela tem como objetivo compreender mais a fundo o mercado, identificar problemas e explorar oportunidades que podem ainda não estar claras para a empresa. Ao coletar dados qualitativos, a pesquisa exploratória permite insights valiosos sobre comportamentos, preferências e tendências. A Data Goal, especialista em

Continue lendo »