03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

5 técnicas e instrumentos de pesquisa eleitoral

hand man signing signature filling application form document_20693 309

Para garantir melhor desempenho nas campanhas e resultados previsíveis nas urnas, candidatos e partidos devem investir fortemente em técnicas e instrumentos de pesquisa eleitoral.  Isso porque trabalhar baseado em achismos e com informações sem evidências, além de não levar a lugar algum, ainda pode arruinar a imagem do político.

As pesquisas eleitorais são ferramentas que indagam o eleitor sobre a sua opção a respeito dos candidatos que concorrem em uma eleição. Além disso, durante os inquéritos é possível identificar pontos de melhoria, problemas de gestão e reclamações da comunidade.

Contudo, para construir inquéritos bem feitos e confiáveis é preciso considerar alguns aspectos importantes durante o processo. Por isso, sugerimos 5 técnicas e instrumentos de pesquisa eleitoral para você tornar sua campanha mais assertiva.

Aplicação da tecnologia na coleta de dados

Realizar pesquisa em papel, com vários pesquisadores batendo de casa em casa, é coisa do passado. Hoje, com o avanço tecnológico, os inquéritos são todos formulados em uma plataforma e, dependendo da metodologia utilizada, os questionários podem ser enviados por e-mail, rede social ou mensagem de whatsapp.

Além disso, a tecnologia permite mais clareza nas perguntas, preenchimento mais rápido dos inquéritos e confiabilidade nas informações, já que fraudes são mais difíceis de acontecer nesse modelo.

Coleta offline

Alguns candidatos a cargos públicos resistem em utilizar a tecnologia na aplicação de pesquisas eleitorais em virtude de algumas localidades terem sinal restrito de internet, prejudicando a coleta de dados.

Ela consiste em fazer perguntas diretamente aos entrevistados em campo, da mesma maneira que a online. 

Contudo, as respostas não são direcionadas diretamente para o sistema, mas o pesquisador baixa o formulário no celular ou tablet e realiza o inquérito normalmente. Ao chegar no escritório, ou em outro lugar com internet, basta transferir os dados para a plataforma para reuni-los aos demais questionários.

Resultados no mesmo dia

Outro aspecto importante dentro de uma pesquisa eleitoral é ter instrumentos que possibilitam a análise dos resultados dos inquéritos no mesmo dia. Isso porque o timing da pesquisa deve ser rápido para que candidatos e equipe de marketing consigam tomar ações de forma rápida e apropriada ao contexto.

Muitas plataformas tecnológicas permitem retirar os resultados da pesquisa no mesmo dia e ainda ter acesso às prévias com os pesquisadores ainda em campo. Esse tipo de instrumento antecipa problemas e ajuda a melhorar as estratégias de campanha.

Sistemas de combate à fraude

Durante uma pesquisa, a coleta de dados é essencial para se obter as informações necessárias para a finalidade com que foi criado o questionário. Contudo, erros podem acontecer a partir de perguntas tendenciosas, pesquisadores mal treinados ou mal intencionados ou questionário muito longo. 

Esses problemas também podem resultar em vazamento do local onde serão feitas as entrevistas e utilização errado da amostra, causando falhas expressivas em todo processo de coleta de dados e prejudicando os resultados da consulta.

Ao utilizar técnicas e instrumentos de pesquisa eleitoral de combate à fraude, como gravação de áudios das aplicações, GPS em dispositivo offline, captura de dados para produtividade e marcação do tempo durante o preenchimento, reduz significativamente os erros, gerando mais confiabilidade nas entrevistas.

Aplicativos para pesquisa eleitoral

Para ter tudo sob controle, a equipe de marketing do candidato não precisa dispor de planilhas complexas e muito menos de programas caros e sofisticados que  exigem instalações complexas. O app de pesquisa eleitoral é um instrumento avançado de coleta, registro e armazenamento de dados que cabe na palma da mão.

Ao baixar o aplicativo da Data Goal, o candidato tem acesso a uma série de recursos que permitem controlar todo o processo e ter maior precisão nos resultados nas urnas.

Sem contar que, com o aplicativo Data Goal, é possível diminuir os gastos e o tempo de produção em função da automatização completa da pesquisa, garantindo segurança dos dados e podendo acessar as informações a qualquer hora e lugar.

Para saber mais sobre nossas  soluções, entre em contato com a gente!

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

business performance analysis with graphs_53876 66260

Como funciona a coleta de informações com app de pesquisa online?

Toda organização precisa fazer coleta de informações para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo. Não dá para querer ganhar a concorrência com ideias ultrapassadas e com suposições que não fazem o menor sentido para os seus clientes – e ficar no achismo é uma porta de entrada para o fracasso. É para isso que as pesquisas existem –

Continue lendo »
Como dados estratégicos podem impulsionar suas vendas de fim de ano

Como dados estratégicos podem impulsionar suas vendas de fim de ano

O fim de ano é um dos períodos mais aguardados pelo varejo, com datas importantes como a Black Friday e o Natal impulsionando um enorme volume de compras. No entanto, para maximizar essas oportunidades, as empresas precisam ir além de promoções e descontos. Uma preparação estratégica baseada em dados é a chave para entender as mudanças no comportamento do consumidor

Continue lendo »
Como identificar nichos de mercado inexplorados com pesquisas de mercado especializadas

Como identificar nichos de mercado inexplorados com pesquisas de mercado especializadas

Identificar nichos de mercado inexplorados é uma estratégia poderosa para empresas que buscam destaque em um mercado competitivo. Embora seja comum focar em grandes mercados saturados, os nichos de mercado oferecem oportunidades significativas para o crescimento, com menos concorrência e um alto potencial de fidelização. Ao explorar nichos ainda pouco atendidos, as empresas conseguem criar produtos e campanhas direcionadas, conquistando

Continue lendo »
chris liverani dBI_My696Rk unsplash

Entenda como funciona a margem de erro das pesquisas eleitorais

As eleições são um período bastante turbulento para os institutos de pesquisa, já que a população espera que a maioria “acerte” o nome dos vencedores na corrida às urnas, especialmente quando os cargos pretendidos são de destaque, como Presidência ou o Governo de um estado. É nas idas e vindas dos gráficos dos principais candidatos que buscamos entender como funciona

Continue lendo »
Como a análise de dados pode impulsionar suas vendas na Black Friday

Como a análise de dados pode impulsionar suas vendas na Black Friday

A Black Friday é um dos eventos mais esperados do varejo, com potencial para aumentar significativamente as vendas e fortalecer a reputação das marcas. Mas, para obter sucesso, é preciso ir além de grandes descontos e campanhas intensas: é essencial entender o comportamento do consumidor e ajustar as estratégias de venda em tempo real, com base em dados. Neste artigo,

Continue lendo »
photo 1573497491208 6b1acb260507

Como trabalhar com pesquisa política fora do ano de eleição?

Quem trabalha com pesquisa política provavelmente já observou que boa parte das demandas surgem durante o período das eleições. Entretanto, saiba que é possível manter os lucros com as pesquisas durante os três anos de mandato.  Manter uma receita positiva ao longo do mandato de um político pode parecer algo quase impossível. Isso acontece porque, muitas vezes, a procura por

Continue lendo »
4 erros que podem arruinar a experiência do cliente na Black Friday (e como evitá-los)

4 erros que podem arruinar a experiência do cliente na Black Friday (e como evitá-los)

A Black Friday, um dos maiores eventos do varejo global, oferece às empresas uma oportunidade única para impulsionar suas vendas e atrair novos clientes. No entanto, mais do que oferecer descontos chamativos, é fundamental que as marcas ofereçam uma experiência de compra eficiente e sem falhas. Pequenos erros podem gerar insatisfação, afastar clientes e comprometer não só as vendas imediatas,

Continue lendo »
vector set illustrated people_53876 44100

Ferramentas que podem te ajudar com pesquisa eleitoral

Com o aumento de fake news e a desconfiança das pessoas no que é de fato real, nunca se fez tão necessário encontrar uma pesquisa eleitoral confiável. Para tornar o processo mais seguro, o uso de softwares de registro, além de agilizar e organizar a coleta de informações, também é indicado para proteção de dados sensíveis e a confiabilidade de

Continue lendo »
happy beautiful young business woman standing with tablet widely smiling_8353 6766

4 erros que você não pode cometer no software de pesquisa eleitoral

Com os ânimos a todo vapor, o Brasil vive, esse ano, mais uma disputa eleitoral. Em virtude da pandemia, candidatos, partidos e eleitores estão presenciando um marco histórico na política, buscando opções que possam representar a população nas tomadas de decisões do país. O software de pesquisa eleitoral tem um importante papel nesse evento, tanto para a população, quanto para

Continue lendo »
photo 1516055619834 586f8c75d1de

Como fazer pesquisa eleitoral por telefone?

Para se destacar, cada vez mais os políticos têm investido no marketing. Para isso, é importante ter acesso a informações como a intenção de voto e a imagem pública. Nesse momento, surge a dúvida: como fazer a pesquisa eleitoral? Além do período de eleição, as pesquisas podem ser realizadas ao longo do mandato de políticos. Provavelmente, você já se deparou

Continue lendo »
Como acompanhar mudanças no comportamento do consumidor com dados: 5 dicas essenciais

Como acompanhar mudanças no comportamento do consumidor com dados: 5 dicas essenciais

Em um mercado dinâmico e altamente competitivo, entender o comportamento do consumidor é vital para empresas que desejam se manter competitivas e antecipar as necessidades de seu público-alvo. Com a constante evolução das expectativas e necessidades dos consumidores, empresas que usam dados precisos e atualizados conseguem tomar decisões estratégicas mais ágeis e adaptativas.   Dica 1: monitore o desempenho de

Continue lendo »