03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Instrumento de coleta de dados para período eleitoral: tudo o que você precisa saber

photo 1540910419892 4a36d2c3266c

Quem trabalha com pesquisa eleitoral sabe que dispor de um instrumento de coleta de dados é a parte mais importante e, também, a mais complexa de todo o processo. É por meio dela que o pesquisador vai coletar materiais importantes para a campanha do candidato.

Nesse sentido, a coleta de dados é a captação de informações referentes ao problema ou situação que se quer saber, permitindo que o pesquisador conheça mais a fundo as opiniões e percepções de cada entrevistado.

Se a equipe do candidato quer compreender com mais profundidade, por exemplo, os impactos da pandemia na educação básica, é preciso explorar esse universo, identificando os envolvidos e colhendo dúvidas, reclamações e sugestões. 

Com todo esse material em mãos, é possível traçar as estratégias adequadas, viabilizando uma campanha eleitoral objetiva e de acordo com a realidade da região.

Para uma pesquisa bem elaborada e confiável é preciso contar com instrumentos de coleta de dados, ou seja, ferramentas que vão auxiliar no levantamento e tratamento  das informações.

Independentemente da metodologia utilizada, para realizar pesquisa no período eleitoral, você pode utilizar os seguintes instrumentos de coleta de dados: 

Questionário

O questionário é um instrumento de coleta de dados mais utilizado em pesquisa eleitoral. Trata-se de uma ferramenta composta com determinado número de questões que são apresentadas ao respondente.

Para isso, deve construir uma ferramenta com perguntas abertas (em que é preciso discorrer sobre o assunto), fechadas (assinalar a opção mais adequada) ou mistas (junção das abertas com as fechadas).

Entrevista

A entrevista é um outro tipo de instrumento de coleta de dados que tem como  função o diálogo entre o pesquisador e o entrevistado. Com um roteiro previamente estabelecido, o processo acontece naturalmente, como uma conversa que pode sofrer mudanças durante a pesquisa, levando o entrevistador a desenvolver outros questionamentos importantes para a campanha.

Telefone

O telefone também é um instrumento de coleta de dados utilizado em período eleitoral. Com uma base de dados de telefones fixos e celulares, os institutos de pesquisa selecionam o número em uma amostra representativa do eleitorado com acesso a telefonia.

Por meio de um questionário estruturado para avaliação do cenário eleitoral brasileiro, a pesquisa é realizada por telefone com profissionais do outro lado da linha realizando a conversa e anotando os dados.

Outra forma de fazer isso é através das entrevistas automatizadas por telefone. No lugar do pesquisador, o respondente ouve uma mensagem gravada e responde digitando o número no teclado. Esse processo é muito parecido com um call center.

Aplicativo de pesquisa

Em qualquer tipo de pesquisa, a coleta de dados é um procedimento primordial para o bom andamento da investigação. No entanto, se as informações forem inconclusivas ou improdutivas, você vai ter perdido tempo – e também a chance de ter um resultado confiável.

Isso acontece muito quando a coleta é feita à mão por uma equipe que vai de casa em casa, estabelecendo contato mais direto com o público. As respostas anotadas em folha de papel são sempre suscetíveis a indução de erros e afetam a confiabilidade de todo o processo.

Com o avanço da tecnologia, eis que surge o aplicativo para pesquisa eleitoral. Trata-se de um instrumento de coleta de dados eficiente, seguro e que vai trazer uma grande economia para o seu partido. 

O software desenvolvido pela Data Goal possui várias funcionalidades que contribuem para a melhora da pesquisa e, consequentemente, do resultado. Para começar, tudo é automatizado: desde a criação dos formulários, passando pelo registro dos dados até a emissão do relatório final.

Em outras palavras, não há mais necessidade de enviar  inúmeros pesquisadores a campo, evitando assim gastar com hospedagem, remuneração, transporte e alimentação. A pesquisa pode ser enviada por e-mail, WhatsApp ou redes sociais. 

Situações que demandam a ida à campo também são resolvidas pelo app de pesquisa. Nesse caso, toda a coleta é realizada por meio do aplicativo baixado no celular ou tablet do pesquisador, e o questionário pode ser aplicado de maneira online ou offline. 

O processamento desse instrumento de coleta de dados é muito mais rápido que o modelo tradicional, e as respostas dos eleitores vão direto para a base de dados que fica localizada em um servidor em nuvem.

A solução Data Goal é um software avançado e focado em transformar os candidatos em potenciais vencedores. Prova disso é que a plataforma oferece os seguintes diferenciais:

  • Interface amigável e intuitiva;
  • Possibilidade de retirada de resultados parciais com os pesquisadores ainda em campo;
  • Banco de dados confiáveis para produção do relatório final no mesmo dia;
  • Recurso de combate à fraude com gestão de equipes de pesquisa
  • Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS;
  • Indicadores de produtividade média individual e de equipes.

Precisa realizar coleta de dados para a sua pesquisa eleitoral? Entre em contato com a Data Goal e faça um teste grátis na nossa plataforma.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

photo 1427751840561 9852520f8ce8

Pesquisa de satisfação: 20 perguntas que você deve fazer

A pesquisa é uma ferramenta muito potente, pois permite conhecer fatos e fenômenos da maneira como ocorrem na realidade. Para isso, são coletados dados referentes aos elementos observados. Por exemplo: se uma empresa quer saber o impacto de determinado produto ou serviço no mercado, basta ela fazer as perguntas certas para um público específico e as respostas serão analisadas e

Continue lendo »
busineswoman holding digital tablet with data_1098 1906

Plano de retomada da economia: por onde começar?

A pandemia de Covid-19, surgida em 2020, afetou imensamente todos os setores do mercado. À medida que a situação retorna a normalidade, entretanto, a retomada da economia se torna uma preocupação e uma esperança. A crise sanitária trouxe desafios imensuráveis para a população e para a gestão. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB brasileiro caiu

Continue lendo »
2927

Principais dúvidas sobre a LGPD em coleta de dados e pesquisas

Talvez você não se dê conta, mas seus dados pessoais podem não estar tão protegidos quanto você espera que estejam. Pare e pense: quantas malas diretas, spam ou telefonemas você já recebeu de empresas que você não tem relação – e nenhum tipo de interesse? Pode parecer estranho, mas esses dados são coletados sutilmente, e podem estar sendo distribuídos sem

Continue lendo »
Como acompanhar mudanças no comportamento do consumidor com dados: 5 dicas essenciais

Como acompanhar mudanças no comportamento do consumidor com dados: 5 dicas essenciais

Em um mercado dinâmico e altamente competitivo, entender o comportamento do consumidor é vital para empresas que desejam se manter competitivas e antecipar as necessidades de seu público-alvo. Com a constante evolução das expectativas e necessidades dos consumidores, empresas que usam dados precisos e atualizados conseguem tomar decisões estratégicas mais ágeis e adaptativas.   Dica 1: monitore o desempenho de

Continue lendo »
4 estratégias para aumentar a confiabilidade dos dados em pesquisas eleitorais

4 estratégias para aumentar a confiabilidade dos dados em pesquisas eleitorais

A confiabilidade dos dados em pesquisas eleitorais é o pilar de qualquer campanha eleitoral bem-sucedida. Nas eleições municipais deste ano, onde prefeitos e vereadores serão escolhidos, tomar decisões embasadas em dados confiáveis é essencial para garantir o resultado nas urnas.  Dados imprecisos ou inseguros podem desalinhar as estratégias de campanha com a realidade do eleitorado, comprometendo o sucesso. Neste artigo,

Continue lendo »
businessman hand putting voting paper_47328 197

Como preparar uma campanha política para as eleições de 2022?

O ano nem começou e já estamos pensando nas eleições de 2022… não é um pouco cedo para isso? Na verdade, uma campanha política não deve ser pensada às vésperas do pleito. Os preparativos para isso requerem tempo e dedicação. Todos nós sabemos que a disputa eleitoral é um processo acirrado que exige do candidato e equipe de marketing um

Continue lendo »
Obama_3

Como Barack Obama usou a internet para ser eleito em 2008?

As lições de marketing de Barack Obama ficarão marcadas na história recente da humanidade. Gostando dele ou não, o presidente americano foi um marco na trajetória política, não só dos Estados Unidos como do mundo. A eleição do ex-presidente significou uma revolução no planejamento da campanha política norte-americana de 2008. O uso da rede mundial de computadores não era uma

Continue lendo »
daniel canibano 540363 unsplash

Perguntas indispensáveis em Pesquisas de Satisfação

Quantas vezes você já saiu de um estabelecimento com ressalvas sobre o atendimento, a qualidade do produto ou serviço, e até com sugestões de melhoria, mas não encontrou ninguém para te ouvir? Aposto que, nessa hora, tudo que você queria era responder a perguntas indispensáveis em pesquisas de satisfação e deixar seu feedback alto e claro para a gerência… A maioria das

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao Hospitalar Como a Data Goal Melhora a Experiencia de Pacientes

Pesquisa de Satisfação Hospitalar: Como a Data Goal Melhora a Experiência de Pacientes

A qualidade dos serviços hospitalares tem impacto direto na saúde e no bem-estar dos pacientes. Por isso, a pesquisa de satisfação hospitalar é uma ferramenta crucial para identificar pontos fortes e áreas de melhoria no atendimento prestado. A Data Goal, especialista em soluções para coleta de dados, oferece uma plataforma robusta e fácil de usar, capaz de transformar o feedback

Continue lendo »
smiling asian woman using smartphone with listening music standing office building_2034 1563

5 requisitos que um bom software pesquisa eleitoral deve ter

Com a chegada das eleições, candidatos e partidos políticos estão a todo vapor na busca de informações para a montagem da campanha e, também, do plano de governo. O software pesquisa eleitoral é o melhor instrumento para atingir os objetivos da vida política. Quando a pesquisa é estruturada de forma organizada, é possível alcançar resultados que impactam positivamente nas urnas e

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Descritiva O Que e e Como Pode Ajudar Seu Negocio com a Data Goal

Pesquisa de Mercado Descritiva: O Que é e Como Pode Ajudar Seu Negócio com a Data Goal

A pesquisa de mercado descritiva é uma das abordagens mais amplamente utilizadas para coletar informações detalhadas sobre o comportamento dos consumidores, suas preferências, o ambiente de negócios e os concorrentes. O objetivo principal desse tipo de pesquisa é descrever com precisão características de um mercado ou de um grupo específico de consumidores, fornecendo dados que ajudam as empresas a tomar

Continue lendo »