03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Entenda como funciona a margem de erro das pesquisas eleitorais

chris liverani dBI_My696Rk unsplash

As eleições são um período bastante turbulento para os institutos de pesquisa, já que a população espera que a maioria “acerte” o nome dos vencedores na corrida às urnas, especialmente quando os cargos pretendidos são de destaque, como Presidência ou o Governo de um estado.

É nas idas e vindas dos gráficos dos principais candidatos que buscamos entender como funciona a margem de erro das pesquisas eleitorais, uma vez que é impossível garantir, com certeza absoluta, que o resultado das eleições vai ser o que as pesquisas determinam.

E tem jeito certo de delimitar como funciona a margem de erro e estabelecer critérios realistas para ela?

A verdade é que tem sim, uma vez que a pesquisa eleitoral é toda feita através de métodos científicos, mesmo quando os recursos utilizados são mais tecnológicos – como o software de pesquisa DataGoal, por exemplo.

Contudo, antes de entender como funciona a margem de erro nesse tipo de pesquisa é indispensável saber o que, afinal, é uma margem de erro e para que ela serve.

Entendendo como funciona a margem de erro em pesquisas

A margem de erro – que é aquele índice de pontos percentuais para mais ou para menos – não é levada muito em consideração quando o resultado das pesquisas é incontestável, como o nome de um candidato que tem 70% das intenções de voto, com margem de erro de cinco pontos percentuais para mais ou para menos.

Nesse caso do exemplo, seja como for, o candidato em questão está nadando de braçada, mesmo se a margem de erro se confirmar. Em um cenário de empate técnico, no entanto, é a margem que pode fazer toda a diferença.

Isso se explica através da metodologia de pesquisa eleitoral, feita, como todas as outras, de amostras. Afinal, não é viável, sob nenhum ponto de vista, perguntar a cem milhões de pessoas em quem elas vão votar nas próximas eleições.

Para saber a quantas andam as intenções de voto ao redor do país, é preciso fazer um recorte fiel da amostragem de pesquisa, colocando no escopo de entrevistas pessoas que tenham perfis-chaves para que os resultados sejam fiéis à realidade.

Nessa etapa, são escolhidos os respondentes através de uma série de características que podem dizer respeito a um grupo de pessoas que, provavelmente, vai desenvolver a mesma linha de raciocínio, dando aos pesquisadores uma noção interessante das intenções de voto.

Até aí tudo bem, mas como funciona a margem de erro nesse cenário?

Bem, a margem de erro será, então, a representação da estimativa máxima de erros que podem ocorrer dentro desse recorte de pesquisa, sejam eles quais forem: um respondente que foi perfilado da maneira errada, uma pergunta que não estava bem construída, alguém que respondeu de maneira diferente do que realmente pensa e por aí vai.

Quem define as margens de erro aceitáveis?

Os pontos percentuais da margem de erro para mais ou para menos são definidos pelos pesquisadores que elaboram a pesquisa, uma vez que eles entendem seu escopo e podem ser mais criteriosos nesse tipo de dado.

No caso específico das pesquisas eleitorais, quanto maior for a margem de erro, menos precisos são os prováveis resultados. Um exemplo: há muita diferença na margem de erro de 2% em relação à de 5% e a dessa em relação a de 10%, e por aí vai.

E, nem precisa dizer, os candidatos não podem se debruçar sobre as pesquisas eleitorais, por menor que sejam as margens de erro, achando que a eleição está definida ali: ao contrário disso, o que as pesquisas tendem a fazer é dar mais subsídios aos comitês de campanha para continuar na liderança da disputa ou virar o jogo.

O que faz a margem de erro ser pequena e os resultados mais realistas é a qualidade do recorte que é feito junto ao público entrevistador. Se uma pesquisa levar em consideração apenas um grupo de pessoas, como os filiados de determinado partido ou moradores de um só bairro, obviamente o resultado obtido será bastante enviesado.

Por isso, não importa muito onde você faça as pesquisas – se é pagando por um caro instituto ou utilizando um software online para essa finalidade – desde que a metodologia utilizada seja assertiva e aplicada no público correto.

Quer saber mais sobre pesquisas eleitorais e como funciona a margem de erro? Fale com a gente.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

LM Blogs e Tal Destaque de blog 4

Por que usar software de pesquisa eleitoral nas eleições?

Fato: campanhas políticas são planejadas com base nas pesquisas eleitorais. A partir de seus resultados, partidos, equipe de marketing e candidatos passam a definir estratégias e planos de ação para a disputa do pleito. A pesquisa eleitoral permite coletar dados, descobrir os principais indicadores da população sobre os cargos governamentais, conhecer tendências políticas e prever o resultado da eleição. Como

Continue lendo »
photo 1603539947678 cd3954ed515d

App pesquisa eleitoral: por que será indispensável em 2022?

No próximo ano, acontecerão as eleições estaduais e federais no Brasil. Para os candidatos que desejam se destacar e traçar estratégias alinhadas ao público, as pesquisas são fundamentais. Uma solução inovadora que surge nesse campo é o app pesquisa eleitoral.  Compreender a satisfação da população com os representantes, as demandas da cidade e traçar um discurso eleitoral factível são alguns dos

Continue lendo »
photo 1432888498266 38ffec3eaf0a

Marketing político: porque a pesquisa eleitoral é essencial?

Cada eleição apresenta desafios e demandas diferentes para o público. Nesse cenário, os candidatos mais preparados com boas estratégias no marketing político conquistam votos que podem elegê-los.  Entender as demandas do público e desenvolver táticas alinhadas a essas necessidades é um fator importante que irá destacar quem se candidata à eleição.  Seja no âmbito municipal, estadual ou federal, é fundamental

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao Online Como a Data Goal Transforma Feedback em Acoes Estrategicas

Pesquisa de Satisfação Online: Como a Data Goal Transforma Feedback em Ações Estratégicas

Em um mercado cada vez mais competitivo, a satisfação do cliente é um dos principais indicadores de sucesso para empresas de todos os tamanhos. Entender o que seus clientes pensam sobre seus produtos ou serviços é crucial para ajustar estratégias e aumentar a lealdade. Com a Data Goal, sua empresa pode conduzir pesquisas de satisfação online de forma eficiente, rápida

Continue lendo »
business people discussion planning growth strategy togetherness concept_53876 42623

Quais são os principais indicadores de performance da gestão pública?

A mensuração dos resultados corporativos é estratégica para todo negócio, pois é por meio dessas informações que a gestão vai compreender os seus pontos fortes e fracos e as oportunidades do empreendimento. Mas engana-se quem pensa que apenas a iniciativa privada estabelece indicadores: a iniciativa pública também deve adotar tais procedimentos com intuito de medir seu desempenho.  A gestão pública

Continue lendo »
business team analyzing income charts graphs smartphone close up_1150 9106

O que é coleta de dados em pesquisa?

A pesquisa é uma das melhores ferramentas na construção do conhecimento. Com ela é possível investigar, de forma sistemática, problemas que afetam organizações públicas e privadas, questões sociais, eleitorais e trabalhos científicos. Mas, para que uma investigação por pesquisa seja efetiva, não adianta apenas se prender às perguntas e respostas: é preciso seguir uma metodologia, um passo a passo, para

Continue lendo »
photo 1423592707957 3b212afa6733

O que são políticas públicas?

Quando o assunto é política, muitas dúvidas podem surgir. Dentro desse campo tão amplo, há conceitos importantes que fazem parte da nossa vida pública e que, muitas vezes, não conhecemos.  Um dos termos que você provavelmente já ouviu é a expressão políticas públicas. Tema que impacta a vida de todos os cidadãos, independente da faixa etária, sexo e classe. Ações

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao de Processo Seletivo Como a Data Goal Melhora a Experiencia dos Candidatos e a Eficacia da Recrutamento

Pesquisa de Satisfação de Processo Seletivo: Como a Data Goal Melhora a Experiência dos Candidatos e a Eficácia da Recrutamento

O processo seletivo é um dos momentos mais críticos na jornada de recrutamento, tanto para as empresas quanto para os candidatos. A satisfação dos candidatos durante essa fase é fundamental para garantir uma experiência positiva, mesmo para aqueles que não são selecionados. Realizar uma pesquisa de satisfação sobre o processo seletivo é uma excelente forma de identificar oportunidades de melhoria,

Continue lendo »
empresario fazendo a apresentacao com seus colegas e estrategia de negocios efeito de camada digital no escritorio como conceito_1423 123

Sistema de coleta de dados offline: como isso pode te ajudar

É muito melhor perguntar a alguém que acabou de sair de um evento se a infraestrutura estava adequada do que esperar alguns dias para enviar um e-mail e contar com a sorte dele ainda se lembrar da experiência, não é mesmo? O local onde uma pesquisa será realizada pode contribuir, e muito, para a eficiência de seus resultados. Por isso,

Continue lendo »
photo 1544725121 be3bf52e2dc8

Tudo o que um APP para pesquisa social precisa ter

A implementação de pesquisa social em empresas privadas e instituições públicas é uma ótima iniciativa para resolver parte dos problemas que afligem o mundo dos negócios. Afinal, sem uma base de dados real e confiável é impossível tomar qualquer tipo de decisão. A pesquisa social é uma ferramenta de grande relevância para as organizações, visto que ela consegue medir impactos

Continue lendo »
4 passos para dominar a black friday com dados precisos

4 passos para dominar a black friday com dados precisos

Maximize suas vendas e melhore a experiência do cliente com estratégias baseadas em dados A Black Friday se tornou um dos eventos mais importantes do comércio, oferecendo uma oportunidade única para maximizar as vendas e conquistar novos clientes. No entanto, o que diferencia campanhas de sucesso das medianas é o uso inteligente de dados precisos. Neste artigo, apresentamos quatro passos

Continue lendo »
5 estratégias para prever custos e maximizar lucros neste Natal

5 estratégias para prever custos e maximizar lucros neste Natal

O Natal é uma das datas mais aguardadas pelo varejo, sendo extremamente lucrativa, mas também desafiadora em termos operacionais. O sucesso depende de um planejamento estratégico que permita prever custos, atender à demanda e maximizar os lucros. Para isso, entender o comportamento do consumidor e usar dados concretos como base para decisões é essencial. Neste artigo, vamos explorar cinco estratégias

Continue lendo »