03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Como fazer uma pesquisa eleitoral sem precisar de papel

busineswoman holding digital tablet with data_1098 1906

O ano de 2022 é de muito trabalho para partidos políticos, candidatos e equipe de marketing político. As eleições para os cargos de Presidente da República, Senador, Deputado Federal e Governador vão movimentar a sociedade e as estruturas públicas do país.

Para entender as demandas da população, acompanhar as intenções de voto e definir estratégias de campanha são realizadas diversas pesquisas eleitorais ao longo do período. Geralmente encomendadas pelos partidos ou assessoria dos candidatos, elas mostram quem tem mais chance de se tornar eleito em diversos cenários possíveis.

Pesquisa em papel vale a pena?

Sem muitas delongas, já dissemos que não vale a pena. Para ser sincero, a pesquisa em papel é ultrapassada, pouco confiável e de custo bem alto. Para realizar inquéritos nesse modelo é  preciso gerar milhares de formulários em papel, o que não é nada sustentável. 

Além disso, vários pesquisadores devem ir a campo para coletar dados da população. Com isso, o partido ou candidato deve  arcar com os custos de salário, transporte, alimentação e outros gastos desses profissionais. Como se não bastasse, após as perguntas respondidas, contrata-se outras pessoas para planilhar e tabular os dados, tornando o processo improdutivo.

Em outras palavras, a pesquisa em papel mais prejudica do que colabora, já que por se tratar de um processo manual, o tempo de retorno também é demorado, fazendo com que o resultado chegue às  mãos da equipe em alguns dias.

Vale lembrar que em uma campanha eleitoral tudo precisa ser rápido para não perder o timing da ação. Isso é, se a pesquisa aponta que a população tende a votar no concorrente porque ele é a favor de determinada pauta, mas você só fica sabendo disso 3 ou 4 dias depois, é o tempo suficiente para seu oponente abrir uma boa vantagem, ficando difícil reverter a situação.

Utilize a tecnologia a seu favor

Em um mundo totalmente digital, é possível fazer pesquisa eleitoral sem precisar de papel. Os aplicativos conseguem criar formulários, armazenar dados e gerar relatórios de forma rápida, segura e eficaz.

Com o software desenvolvido pela Data Goal, os questionários podem ser enviados aos respondentes por e-mail, redes sociais ou WhatsApp. Quando necessário ir a campo, as entrevistas vão direto para a base de dados, dispensando digitação e tabulação.

A gente sabe que a pesquisa eleitoral é um processo muito importante  em todas as etapas de uma gestão pública, mas demanda tempo, dinheiro e muita eficiência. Com o aplicativo da Data Goal, você consegue diminuir gastos e o tempo de produção com uma automatização completa dos processos.

Além de garantir um armazenamento de dados seguro e simplificar, o candidato e sua equipe podem acessar as informações a qualquer hora e lugar. Ou seja, é possível tirar uma prévia dos resultados com os pesquisadores ainda em campo. E o banco de dados para a produção do relatório final é liberado no mesmo dia.

Um ponto sensível das pesquisas eleitorais são as possíveis adulterações e, no modelo em papel, os questionários são mais fáceis de serem manipulados. A solução Data Goal oferece um sofisticado recurso de combate a fraude, como:

  • Utilização do GPS do aparelho para capturar a posição geográfica onde onde a entrevista foi realizada;
  • Captura de dados de produtividade;
  • Marcação do tempo de duração do preenchimento;
  • Gravação de áudio das aplicações;
  • GPS em dispositivos offline.

De interface simples e amigável, o software Data Goal é uma plataforma cheia de possibilidades, pois através dos questionários para pesquisa eleitoral é possível  monitorar a popularidade do candidato, acompanhar a satisfação do eleitorado, validar possíveis cenários e antecipar soluções futuras, criar estratégias fundamentadas em dados e,garantir confiabilidade nas informações.

Se você tinha dúvida de como fazer pesquisa eleitoral, agora não tem mais. O aplicativo Data Goal é perfeito para avaliar a sua popularidade, permitindo criar estratégias para reforçar ou reverter os pontos citados nos questionários pelos eleitores.

O melhor de tudo isso é que todos esses recursos cabem na palma da sua mão e também do seu orçamento. Quer conhecer a forma mais ágil de obter resultados factíveis? Entre em contato com a Data Goal para mais informações e faça um teste gratuito da nossa solução.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

chris liverani dBI_My696Rk unsplash

Entenda como funciona a margem de erro das pesquisas eleitorais

As eleições são um período bastante turbulento para os institutos de pesquisa, já que a população espera que a maioria “acerte” o nome dos vencedores na corrida às urnas, especialmente quando os cargos pretendidos são de destaque, como Presidência ou o Governo de um estado. É nas idas e vindas dos gráficos dos principais candidatos que buscamos entender como funciona

Continue lendo »
Experiência do cliente: como medir a satisfação em lojas físicas e online

Experiência do cliente: como medir a satisfação em lojas físicas e online

No atual cenário de transformação digital, oferecer uma experiência do cliente memorável tornou-se um diferencial crucial para as empresas. Seja em lojas físicas ou no ambiente online, os consumidores têm expectativas cada vez mais altas, e as empresas precisam acompanhar essas mudanças para permanecer competitivas. Medir a satisfação do cliente em ambos os ambientes — físico e digital — fornece

Continue lendo »
customer survey concept illustration_114360 558

Pergunta “Drag and Drop”: o que é e quando usar?

Já participou de alguma pesquisa na rua ou online para medir a popularidade de uma marca ou produto? A pergunta Drag and Drop entra exatamente nesse tipo de questionário, porém, de um modo diferente, mais tecnológico e empolgante. Conhecida como “arrastar e soltar”, a pergunta Drag and Drop é a classificação de uma somatória de marcas, produtos e muitos outros.

Continue lendo »
Modelo de Pesquisa de Mercado de Trabalho

Modelo de Pesquisa de Mercado de Trabalho

No cenário atual, entender as dinâmicas do mercado de trabalho é essencial para empresas que desejam atrair e reter talentos, assim como para profissionais em busca de oportunidades que atendam às suas expectativas. A Data Goal, pioneira em soluções tecnológicas de pesquisa, oferece ferramentas avançadas que facilitam a coleta e análise de dados no mercado de trabalho, permitindo que empresas

Continue lendo »
man is writing e mail_53876 70764

Ética e serviço público: como melhorar os processos internos?

“Ética e serviço público” é um tema muitas vezes polêmico, mas necessário de ser abordado. Afinal, por mais que as entidades tenham o propósito de trabalhar para o cidadão, esse serviço não pode ser prestado de qualquer forma. Além disso, existe uma percepção distorcida do funcionalismo público, cuja imagem ainda remonta aos tempos em que tudo era mais devagar e

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado para Ferramentas Como Fazer e as Solucoes da Data Goal

Pesquisa de Mercado para Ferramentas: Como Fazer e as Soluções da Data Goal

Se você está no mercado de ferramentas — seja como fabricante, distribuidor ou varejista — compreender o comportamento do consumidor, identificar as tendências do setor e analisar a concorrência são etapas essenciais para manter sua empresa competitiva. Para isso, realizar uma pesquisa de mercado eficiente é fundamental. Mas como fazer uma pesquisa de mercado voltada para o setor de ferramentas

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Definicao e Como a Data Goal Transforma Dados em Estrategias de Sucesso

Pesquisa de Mercado: Definição e Como a Data Goal Transforma Dados em Estratégias de Sucesso

A pesquisa de mercado é um processo essencial para empresas de todos os setores que desejam entender melhor seu público-alvo, identificar oportunidades de crescimento e tomar decisões mais assertivas. Ela envolve a coleta, análise e interpretação de dados sobre consumidores, concorrentes e o mercado em geral. A Data Goal, referência em soluções tecnológicas para pesquisa, oferece uma plataforma robusta para

Continue lendo »
photo 1504868584819 f8e8b4b6d7e3

Como fazer uma pesquisa eleitoral que preveja o resultado das urnas

Com a aproximação das eleições é chegado o momento para que candidatos, partidos políticos e equipes de marketing preparem as pesquisas eleitorais que vão nortear as campanhas até o dia do pleito. A cada dois anos o Brasil tem uma rodada de eleições que define o rumo das cidades, estados e do país. Esses são grandes eventos que ganham visibilidade

Continue lendo »
5 passos para implementar pesquisas de mercado confiáveis com a ajuda da tecnologia

5 passos para implementar pesquisas de mercado confiáveis com a ajuda da tecnologia

No ambiente de negócios atual, a capacidade de tomar decisões embasadas em dados confiáveis se tornou uma vantagem competitiva essencial. As pesquisas de mercado são fundamentais para entender seu público, identificar tendências emergentes e ajustar estratégias de forma precisa. A tecnologia tem um papel crucial nesse processo, permitindo que as empresas realizem pesquisas mais eficientes e acessíveis. Veja abaixo cinco

Continue lendo »