03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Como fazer pesquisa eleitoral e por que ela é tão importante para seu mandato

photo 1516055619834 586f8c75d1de

Você sabe como fazer pesquisa eleitoral? Esse tipo de pesquisa é um importante instrumento para candidatos a cargo público que querem (e precisam) conhecer a percepção da comunidade em relação aos problemas sociais que vivem. Outra vantagem da pesquisa eleitoral é descobrir a intenção de votos do eleitorado.

A chegada das eleições é sempre um motivo de esperança para a população que vê, nesse momento, uma forma de resolver os problemas que tanto afligem a sociedade. É somente através da pesquisa eleitoral que o candidato consegue entender as adversidades e propor estratégias de campanha.

Os dados estatísticos obtidos na pesquisa são extremamente valiosos para candidatos e partidos. Por isso, não devem ser utilizados de forma aleatória, mas para definir as tomadas de decisões da campanha e plano de governo.

Os dilemas da pesquisa eleitoral

Ao realizar pesquisa eleitoral, o candidato tenta conhecer o eleitorado e resolver algumas dores que envolvem o pleito. Ou seja, não basta apenas concorrer a um cargo público; é preciso saber se vale a pena gastar tempo e dinheiro com a campanha política.

No entanto, fazer pesquisa não é algo tão simples… 

Geralmente os partidos contratam um Instituto de Pesquisa para realizar todo o trabalho, que envolve realizar questionários, enviar os pesquisadores a campo, tabular dados e gerar relatórios. Tudo isso tem um custo muito alto, o que torna a pesquisa inviável para alguns concorrentes ao pleito.

Normalmente, as empresas de pesquisa querem lucrar, por isso a intenção é tornar a demanda maior. Isso significa processar mais questionários, além de levar mais tempo com digitação, já que a pesquisa é realizada com preenchimento em papel.

Por outro lado, partidos e candidatos querem respostas rápidas para prever os resultados das urnas, se vale a pena concorrer ao pleito e/ou qual nome é melhor para compor a chapa. Em outras palavras, é preciso saber se existe algum problema de imagem com a população, no intuito de realizar mudanças em tempo hábil. 

Por questão de economia, alguns preferem realizar a pesquisa por conta própria. O problema é que, ao receber uma grande massa de informação, candidatos e partidos talvez não tenham o conhecimento necessário para interpretar os dados e chegar a conclusões satisfatórias.

Hoje em dia existem recursos bem mais modernos, confiáveis e com resultados que saem no mesmo dia. Quer saber como fazer pesquisa eleitoral? A Data Goal te ajuda. 

A solução que cabe na palma da mão

O avanço da tecnologia tem permitido o desenvolvimento de uma série de aplicações para celular, como a solução para pesquisa da Data Goal. Nada mais é que um software em que a própria equipe do candidato pode conduzir o processo.

Como o método de fazer pesquisa eleitoral pode interferir diretamente nos resultados, já que entrevistas em papel geram dúvidas, fraudes e erros de interpretação, é sempre bom contar com uma ferramenta que otimize as etapas do processo. 

Com a solução tecnológica, o custo com questionários é infinitamente menor. Além disso, a interface é amigável e intuitiva, favorecendo a manipulação da ferramenta sem a necessidade de um especialista em TI para dar orientações constantes.

Por ser uma solução para pesquisa digital, os usuários podem receber os inquéritos por diferentes meios, como e-mail e redes sociais, o que aumenta o alcance dos questionários. Assim, evita-se o deslocamento de profissionais para lugares remotos, recurso que sempre gera custos enormes à campanha. 

Aliás, vale lembrar que um dos grandes problemas da pesquisa eleitoral é o gerenciamento de equipes de campo. Muita gente espalhada por locais diferentes torna o trabalho lento, de alto investimento financeiro e nem sempre confiável.

Com o software para pesquisa, o processamento de dados é mais rápido e menos custoso, já que o sistema compreende todas as necessidades da pesquisa de campo e disponibiliza o resultado em pouco tempo. 

Além disso, a ferramenta apresenta outros benefícios, tais como:

  • Aplicação de pesquisa em modo offline;
  • Atuação na parte tecnológica das pesquisas eleitorais;
  • Possibilidade de retirada de resultados parciais com os pesquisadores em ainda em campo;
  • Banco de dados para produção do relatório final no mesmo dia;
  • Recurso de combate à fraude com gestão de equipes;
  • Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS;
  • Indicadores de produtividade média individual e de equipes.

Quer saber como implementar pesquisa eleitoral já em 2022? Entre em contato com a gente e conheça nossas soluções!

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

smiling millennial partners handshaking office thanking successful teamwork_1163 4614

Gestão Pública: como medir a satisfação de serviços?

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta utilizada para receber o feedback do cliente, identificando falhas e oportunidades de melhoria nos produtos e serviços de uma empresa ou organização governamental. É uma boa oportunidade de estreitar laços e tomar decisões assertivas quanto às questões que envolvem o negócio e seus níveis de atendimento. Quando se trata de uma organização privada,

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Definicao e Como a Data Goal Transforma Dados em Estrategias de Sucesso

Pesquisa de Mercado: Definição e Como a Data Goal Transforma Dados em Estratégias de Sucesso

A pesquisa de mercado é um processo essencial para empresas de todos os setores que desejam entender melhor seu público-alvo, identificar oportunidades de crescimento e tomar decisões mais assertivas. Ela envolve a coleta, análise e interpretação de dados sobre consumidores, concorrentes e o mercado em geral. A Data Goal, referência em soluções tecnológicas para pesquisa, oferece uma plataforma robusta para

Continue lendo »
88983061_1535598519929846_3368893804915458048_n 1

Como calcular a margem de erro para sua coleta de dados

A margem de erro determina a estimativa máxima dos erros que podem ser obtidos nos resultados de uma pesquisa. Ela pode ser usada em diversos contextos, até mesmo na pesquisa eleitoral, tendo como principal finalidade indicar o erro observacional para reportar as quantidades que foram medidas. É comumente empregada em pesquisas, como a pesquisa de opinião, pesquisas eleitorais, de marketing

Continue lendo »
asian man hands using smart phone social media concept_1384 74

4 vantagens de contratar um app de pesquisa eleitoral

A pesquisa eleitoral é um guia importante para avaliar a imagem pública de um candidato e as demandas locais. Uma forma de fazer esse processo com menos custos e acesso rápido às informações é partir de app de pesquisa eleitoral.  Com os avanços tecnológicos, vários setores modernizaram sua forma de trabalhar. Se antes, o próprio marketing político observava apenas os

Continue lendo »
photo 1432888498266 38ffec3eaf0a

Marketing político: porque a pesquisa eleitoral é essencial?

Cada eleição apresenta desafios e demandas diferentes para o público. Nesse cenário, os candidatos mais preparados com boas estratégias no marketing político conquistam votos que podem elegê-los.  Entender as demandas do público e desenvolver táticas alinhadas a essas necessidades é um fator importante que irá destacar quem se candidata à eleição.  Seja no âmbito municipal, estadual ou federal, é fundamental

Continue lendo »
photo 1504868584819 f8e8b4b6d7e3

Como fazer uma pesquisa eleitoral que preveja o resultado das urnas

Com a aproximação das eleições é chegado o momento para que candidatos, partidos políticos e equipes de marketing preparem as pesquisas eleitorais que vão nortear as campanhas até o dia do pleito. A cada dois anos o Brasil tem uma rodada de eleições que define o rumo das cidades, estados e do país. Esses são grandes eventos que ganham visibilidade

Continue lendo »
linkedin sales navigator 403842 unsplash

Quando e por que fazer pesquisa quantitativa?

Toda pesquisa é importante para conhecer potenciais clientes, perceber estratégias dos concorrentes e analisar fornecedores. O objetivo é possibilitar ao empreendedor uma avaliação comparativa do mercado para, com isso, elaborar sua estratégia. A pesquisa quantitativa vem justamente para auxiliar a organização nas possíveis necessidades mudanças no negócio, apresentando resultados que podem ser quantificados (dados numéricos, por exemplo) e sugerindo pontos

Continue lendo »
photo 1603539947678 cd3954ed515d

App pesquisa eleitoral: por que será indispensável em 2022?

No próximo ano, acontecerão as eleições estaduais e federais no Brasil. Para os candidatos que desejam se destacar e traçar estratégias alinhadas ao público, as pesquisas são fundamentais. Uma solução inovadora que surge nesse campo é o app pesquisa eleitoral.  Compreender a satisfação da população com os representantes, as demandas da cidade e traçar um discurso eleitoral factível são alguns dos

Continue lendo »
pesquisa de satisfacao

NPS: como e por que fazer uma pesquisa de satisfação dos clientes

A satisfação de clientes é, hoje, um dos indicadores mais valiosos para um negócio, em qualquer segmento.  Afinal, se ele está feliz com o serviço e com a relação comercial, percebe que há geração de valor e se sente convidado a retribuir isso recomendando para outras pessoas.  Desse modo, ele passa de consumidor a promotor dos valores e ideais da

Continue lendo »
woman hands using mobile smart phone_35534 132

Saiba como fazer pesquisa eleitoral em 3 passos

Quem trabalha no cenário político durante as eleições, sabe que ter acesso a alguns dados faz toda a diferença para o marketing político. Para obter informações relevantes, a principal dúvida que surge é sobre como fazer uma pesquisa eleitoral.  Esse processo de elaboração de pesquisa exige foco nos objetivos da campanha, além de levar em consideração quais questões são importantes

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Qualitativa e Quantitativa Como a Data Goal Oferece Solucoes Completas para Compreender o Seu Publico

Pesquisa de Mercado Qualitativa e Quantitativa: Como a Data Goal Oferece Soluções Completas para Compreender o Seu Público

Entender as necessidades, comportamentos e preferências dos consumidores é essencial para o sucesso de qualquer negócio. A pesquisa de mercado, tanto qualitativa quanto quantitativa, permite que empresas coletem dados valiosos e obtenham insights profundos sobre o mercado, identificando tendências e oportunidades. Na Data Goal, oferecemos soluções tecnológicas avançadas que facilitam a realização de pesquisas de mercado, permitindo que sua empresa

Continue lendo »
Como o feedback em tempo real pode transformar o sucesso de uma campanha eleitoral

Como o feedback em tempo real pode transformar o sucesso de uma campanha eleitoral

Na corrida eleitoral, a capacidade de adaptação é crucial. Equipes que conseguem ajustar suas estratégias com base em feedback em tempo real estão um passo à frente na disputa. Com a coleta constante de informações do público, as campanhas ganham uma compreensão mais profunda do cenário político e aumentam sua eficácia ao moldar a percepção pública sobre candidatos e temas.

Continue lendo »