A pesquisa de campo é necessária quando há necessidade de aprofundar a investigação, buscando respostas no cenário que está sendo estudado. Além de livros, artigos e produções científicas, é preciso comprovar o objeto ou fenômeno com fatos e dados reais.
Em outras palavras, a abordagem se caracteriza como um estudo prático, em que o conhecimento é construído a partir das experiências de cada pessoa que é convidada a participar da investigação.
Esse tipo de pesquisa tem a finalidade de conferir hipóteses, analisar fatos e avaliar um assunto conforme suas principais variáveis. Para isso, o pesquisador utiliza técnicas de coleta de dados através de entrevistas, formulários ou questionários.
A pesquisa de campo pode ser utilizada em várias circunstâncias, incluindo as pesquisas acadêmicas, científicas ou trabalhos de conclusão de curso (o famoso TCC). Além disso, pode ser empregada no ambiente empresarial, possibilitando que as empresas entendam os erros estratégicos de seu próprio modelo de negócios.
Um exemplo é definir corretamente o público ideal para os produtos comercializados, outro é medir a satisfação de um determinado produto ou serviço.
Como aplicar pesquisa de campo?
Antes de se pensar na aplicação da pesquisa, é preciso elaborar o formulário para coleta de dados.
Essa é uma parte importante do processo, pois vai direcionar o entrevistado para a necessidade que a empresa quer resolver. O questionário pode ser feito manualmente por um especialista, que vai criar perguntas que levem ao cruzamento de dados.
Em seguida é hora de ir a campo. Para isso, é preciso mapear os locais em que serão aplicadas as pesquisas e respeitar as amostras identificadas. Diversos investigadores vão se espalhar pelas áreas demarcadas e colher os dados diretamente com as pessoas determinadas no público entrevistado.
Após a aplicação do questionário, é hora de compilar os dados. Essa é uma fase sensível – e, talvez, a mais complicada do processo de pesquisa de campo. Afinal, é preciso reunir todas as respostas em um único banco de dados para realizar a estatística e, posteriormente, a análise da investigação.
O número de pessoas envolvidas em um processo de pesquisa similar a este é considerável: pesquisadores, coordenadores de campo, analistas, estatísticos e digitadores são alguns dos perfis necessários, mesmo em um universo de investigação menos abrangente.
Embora os gestores saibam da importância da pesquisa de campo para o crescimento do negócio, a maioria se sente desmotivada a realizá-la em virtude da mão de obra envolvida. Não podemos nos esquecer que cada profissional precisa receber salário, lanche, transporte, combustível e outros benefícios exigidos pela lei, o que consequentemente encarece o desenvolvimento do trabalho.
Mas, se você quer investir em pesquisa para desenvolvimento do negócio, por exemplo, e tem um orçamento apertado, as soluções digitais podem ser uma boa saída. Hoje existem recursos de pesquisa de campo, como o aplicativo da Data Goal, que têm como objetivo melhorar a experiência da pesquisa, ainda que com equipe reduzida.
Solução que cabe na palma da mão
Se você precisa realizar pesquisa de campo de forma rápida, segura, com entrevistas bem conduzidas que possibilitam tomada de decisões assertivas, a solução está no aplicativo de pesquisa desenvolvido pela Data Goal.
Com o software, a pesquisa se torna um ativo rápido, prático, de fácil aplicação e de custo-benefício elevado, uma vez que o preço das ferramentas é acessível e facilmente recuperado após as mudanças, gerando cada vez mais crescimento empresarial.
Com esse recurso é possível conduzir uma excelente pesquisa de campo com equipe reduzida. O próprio responsável por ela pode entrar no sistema e criar o questionário digital, pois a interface é bem amigável e intuitiva.
Além disso, a plataforma trabalha em modo online e offline, salvando os questionários na memória interna do tablet ou smartphone. Ou seja, as pessoas podem trabalhar na resposta ou análise da pesquisa de campo a qualquer momento – inclusive de madrugada.
O investimento em um app de pesquisa pode trazer outras vantagens, cujas principais estão elencadas a seguir:
- Possibilidade de retirada de resultados parciais, mesmo com a pesquisa ainda acontecendo;
- Banco de dados para produção do relatório final no mesmo dia;
- Recurso de combate à fraude com gestão de equipes de pesquisa;
- Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS.
- Indicadores de produtividade média individual e de equipe.
Se sua empresa busca alcançar melhores resultados mercadológicos, investindo em equipe reduzida para seguir com os trabalhos e, ainda assim, mantendo a excelência do processo, nós podemos te ajudar. Entre em contato com a Data Goal para saber mais sobre pesquisa de campo.