03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Como calcular a amostragem necessária para sua coleta de dados

89043636_137309974221899_6343281240057053184_n 1

Na hora de realizar uma coleta de dados, o processo que ajuda na determinação da pesquisa se dá através da amostragem. Esse recorte deve representar uma parcela dos elementos ideais para selecionar o que chamamos de “população estatística”.

A realização de um censo envolve exames de todos os elementos de um determinado grupo, diferenciando-se da amostragem, que envolve o estudo de uma parcela desses elementos existentes. Assim, o principal objetivo da amostragem é examinar os elementos de um grupo, de forma geral, mas com dados que possam refletir uma parcela ainda maior da população que se pretende estudar. 

Existem algumas formas diferentes para realizar a coleta de amostras, no intuito de reter e concluir dados. Dentre elas, podemos citar a aleatória simples e a aleatória estratificada.

Tipos de amostra

Na aleatória simples, cada membro – ou conjunto de membros – tem a mesma chance de ser incluído na amostra. Tecnologia, geradores de números aleatórios ou algum outro tipo de processo que permita a aleatoriedade são indispensáveis durante o processo.

Esse é considerado um bom método, visto que as amostras aleatórias costumam oferecer uma representação verossímil, já que não têm como natureza o favorecimento de determinados membros.

Já para a amostra aleatória estratificada, o primeiro passo é dividir a população estudada em grupos. A amostra geral leva em consideração a escolha aleatória de membros de cada um dos conjuntos pré-determinados. 

Assim, há a garantia de que os membros de cada grupo tenham sua representação na amostra – o que pode ser interessante, por exemplo, quando o objetivo da pesquisa é justamente incluir na coleta final alguns membros de cada grupo. 

Temos, ainda, a amostra aleatória por agrupamento. Após realizar a divisão da população em grupos, a amostra geral é formada por todos os membros a partir de uma seleção aleatória. O método é positivo quando a amostra por agrupamento envolve todos os membros de alguns dos grupos e é particularmente interessante quando, em determinados casos, cada grupo reflete a população como um todo.

Por fim, temos a amostra aleatória sistemática, onde os membros da população são colocados em uma ordem pré-determinada, em que um ponto inicial é selecionado aleatoriamente para fazer parte do estudo. 

Como calcular a amostragem necessária para a coleta de dados?

Quando uma pesquisa necessitar de amostragem, os dados devem ser bem definidos para evitar resultados contestáveis. Para alcançar os números ideais, existem modelos estatísticos que auxiliam no aumento dos níveis da confiabilidade dos resultados da coleta. 

Existe um modelo estatístico, conhecido como cálculo amostral, constituída pelas seguintes variáveis:

  • População: é a totalidade do universo de indivíduos ou eventos que é objeto da pesquisa;
  • Amostra: é a parcela do universo da pesquisa que será efetivamente investigado/entrevistado;
  • Erro amostral: representa a porcentagem de variação dos resultados da pesquisa. 

Para entender essa variável importante, vamos considerar uma pesquisa que pretende encontrar a proporção de brasileiros com casa própria. No anúncio de resultados o índice da margem de erro é de 5%. 

Assim, se a pesquisa mostrar como resultado um número de 45% da população possuindo casa própria, o erro amostral indica que o resultado real pode variar em 5 pontos percentuais para mais ou para menos. Em outras palavras, o número de brasileiros com casa própria pode ser tanto de 45% quanto 40% ou 50%. Discrepâncias dentro dessa expectativa podem ser consideradas erros na coleta ou apuração dos dados. 

  • Distribuição da população: é o índice de homogeneidade da população objeto da pesquisa. Quanto menos variada for a população, menor será a amostragem necessária, pois existirão menos grupos de pessoas que vão demandar representatividade na pesquisa;
  • Nível de confiança: índice que mostra que os resultados obtidos refletem a opinião da população pesquisada.

Quais ferramentas usar para descomplicar o cálculo de amostras?

Para além das dificuldades de lidar com diversos números, o desenvolvimento de ferramentas – principalmente tecnológicas – para descomplicar esse processo são bem-vindas. Afinal, dentre seus muitos benefícios, um dos principais é evitar erro humano  na consolidação da pesquisa. 

Dessa forma, contar com um programa de pesquisa e análise de dados pode ser a saída ideal, já que a automatização auxilia na redução de custos, tamanho da equipe, necessidade de equipamentos para realização do censo e garante maior acuidade nos resultados finais. 

Algumas empresas já oferecem softwares de pesquisa como produto, com o objetivo de ajudar o pesquisador a coletar dados de forma correta e calcular as amostragens necessárias. A Data Goal, por exemplo, é uma plataforma que faz todo esse serviço de forma segura e fácil. Nosso programa pode atuar em pequenos ou grandes contextos, desde uma pesquisa de satisfação interna a intenção de voto em campanhas eleitorais.

Se você ainda não tinha se dado conta de que os erros mais simples podem prejudicar seus resultados, considere a utilização de um software de pesquisa na campanha eleitoral de 2020 ou em qualquer outra demanda de pesquisa que você tiver.

Nós, da Data Goal, temos a melhor e mais completa solução do mercado para te ajudar a planejar, executar e estudar sua pesquisa de campanha eleitoral de maneira simples e intuitiva.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

smiling millennial partners handshaking office thanking successful teamwork_1163 4614

Gestão Pública: como medir a satisfação de serviços?

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta utilizada para receber o feedback do cliente, identificando falhas e oportunidades de melhoria nos produtos e serviços de uma empresa ou organização governamental. É uma boa oportunidade de estreitar laços e tomar decisões assertivas quanto às questões que envolvem o negócio e seus níveis de atendimento. Quando se trata de uma organização privada,

Continue lendo »
Search Cristina

5 instrumentos de pesquisa para usar durante o período eleitoral

Com as eleições se aproximando, é fato que candidatos e partidos políticos passem a confiar em instrumentos de pesquisa, um ativo importante para o período eleitoral. O investimento nessa técnica garante melhor desempenho nas campanhas e resultados previsíveis nas urnas. A pesquisa é uma forma eficiente de indagar ao eleitor sobre a opção dos candidatos que concorrem em uma eleição,

Continue lendo »
election campaing scenes_52683 48033

Como fazer uma pesquisa eleitoral para melhorar sua imagem perante a população?

Um político vive de sua imagem, por isso é importante se preocupar com ela durante a campanha eleitoral. Afinal, ele depende dela para conseguir votos e se eleger a algum cargo governamental. E a pesquisa eleitoral pode ajudar. Acontece que a popularidade no momento do pleito é muito importante, e o seu monitoramento é imprescindível no estabelecimento de estratégias para

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao de Clientes Como Criar um Questionario Eficiente com a Data Goal

Pesquisa de Satisfação de Clientes: Como Criar um Questionário Eficiente com a Data Goal

Realizar uma pesquisa de satisfação de clientes é fundamental para entender como seus consumidores percebem os produtos e serviços da sua empresa, identificar pontos fortes e áreas que precisam de melhorias. Para coletar esses dados de maneira eficaz, é essencial criar um questionário bem estruturado e claro, que capture as opiniões e feedbacks mais relevantes. A Data Goal oferece uma

Continue lendo »
Metodologia de analise de dados quantitativos

Metodologia de análise de dados quantitativos

A metodologia de análise de dados quantitativos trabalha com um volume maior de informações que podem ser comparadas entre elas. Por isso, a alta quantidade de dados é uma exigência sine qua non da metodologia, pois só com ela é possível detectar, nos resultados, diferenças e padrões significativos.  No método quantitativo, os dados são recolhidos a partir de questionários e

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Exploratoria Como a Data Goal Ajuda a Descobrir Novas Oportunidades de Crescimento

Pesquisa de Mercado Exploratória: Como a Data Goal Ajuda a Descobrir Novas Oportunidades de Crescimento

A pesquisa de mercado exploratória é uma das primeiras etapas no desenvolvimento de estratégias de negócios. Ela tem como objetivo compreender mais a fundo o mercado, identificar problemas e explorar oportunidades que podem ainda não estar claras para a empresa. Ao coletar dados qualitativos, a pesquisa exploratória permite insights valiosos sobre comportamentos, preferências e tendências. A Data Goal, especialista em

Continue lendo »
Como pesquisas de satisfação ajudam a reter clientes e impulsionam o crescimento

Como pesquisas de satisfação ajudam a reter clientes e impulsionam o crescimento

A satisfação do cliente no pós-compra é crucial para a retenção e lealdade do cliente, especialmente em mercados competitivos. Através das pesquisas de satisfação, as empresas podem entender o que realmente importa para seus clientes, ajustando estratégias com base em feedbacks precisos e orientados a dados. Neste artigo, vamos explorar como as pesquisas de satisfação pós-compra são fundamentais para conhecer

Continue lendo »
photo 1613963931023 5dc59437c8a6

É possível elaborar políticas públicas eficientes?

Políticas públicas são iniciativas desenvolvidas por gestores públicos – sejam eles federais, estaduais ou municipais – que têm como finalidade produzir e garantir direitos à população por meio de programas ou projetos que abrangem assuntos de ordem política, econômica, social e cultural da sociedade.  Compreender o que são políticas públicas implica em compreender o processo que envolve sua elaboração e

Continue lendo »
151358 marketing politico e pessoal como e construida a imagem de um candidato 750x550@2x

Dicas de Marketing Pessoal para Políticos

Você já deve ter ouvido o velho ditado: “quem não é visto, não é lembrado”. É bom se lembrar: a frase é uma das máximas do Marketing Pessoal para políticos. Porém, se engana quem pensa que apenas ser visto é o suficiente para ter um marketing pessoal brilhante.  Existem uma série de fatores que devem ser considerados e estruturados para

Continue lendo »