03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Pesquisa eleitoral: como fazer a análise dos dados coletados?

photo 1542744173 05336fcc7ad4

Em época de eleição, as empresas e institutos de pesquisa eleitoral devem estar atentos às informações vindas do campo. Elas servem para uma infinidade de interpretações capazes de balizar a campanha do candidato.

O fato é que, ao aplicar o questionário, uma série de dados é coletada. Seu objetivo principal é conhecer a intenção de voto e as chances que o candidato tem de vencer o pleito.

Para que os resultados sejam confiáveis, é muito importante que as informações coletadas estejam dentro de uma metodologia viável – e a amostra represente fielmente a população de determinado território.

A importância da coleta de dados em uma pesquisa eleitoral

Pesquisa eleitoral é um instrumento prioritário de políticos e partidos que pretendem mapear as necessidades da comunidade e construir o discurso em cima de dados factíveis e interessantes ao eleitorado. 

Por isso, ela deve ser planejada de forma tática e conduzida com didática para que seus resultados apontem para as questões que de fato norteiam a campanha eleitoral. Assim, nenhum grupo social e região geográfica de interesse do candidato devem ser deixados de lado durante a definição da amostra, pois ela é a base que vai definir o andamento da campanha eleitoral.

Mesmo abrangendo todo o universo da pesquisa é aceitável uma variação de erro, tanto para mais quanto para menos. Isso acontece porque a pesquisa eleitoral precisa estabelecer um intervalo de confiança. Ou seja, se for 95%, significa que a pesquisa for repetida 100 vezes, em 95 o resultado deve ficar dentro da margem de erro.

Contudo, há quem ainda duvide das pesquisas eleitorais, argumentando ser uma grande perda de tempo. Mas isso não é verdade!

Quem se envereda pelo caminho da política, mas quer conduzir a campanha eleitoral sem pesquisa, pode estar dando um tiro no escuro. Afinal, ela é instrumento fundamental para qualquer tomada de decisão.

Quem trabalha com marketing político sabe que a campanha precisa estar amparada em dados reais, tanto quantitativos quanto qualitativos. A partir dessas informações, se define a postura do candidato, temas para discussão e discursos voltados para os anseios da população.

Como entender os resultados

A pesquisa eleitoral é instrumento indispensável no contexto político e a sua análise correta pode decidir os rumos da campanha do candidato. 

Funciona assim: os questionários aplicados à população contam com uma série perguntas relevantes para o momento e que vão gerar diferentes índices de resultados. Então, é só pegar esses valores e analisar de acordo com o contexto. 

Contudo, para se chegar a esses números, é preciso transformar as respostas qualitativas em quantitativas para se obter um percentual comparativo. Por exemplo: 20% rejeitam o candidato X ou 80% dos entrevistados da região Y indicam a segurança como o maior problema da cidade.

Quando a pesquisa é realizada da maneira tradicional, você vai precisar de mais tempo, dinheiro e uma equipe treinada para fazer isso. Mas, com o desenvolvimento das plataformas digitais, tudo ficou mais rápido e barato.  Hoje é possível fazer qualquer pesquisa eleitoral com o apoio de aplicativos específicos para essa finalidade, como o da Data Goal.

Com ele, a equipe do candidato monta o questionário completo que contempla informações que deem aos pesquisadores a oportunidade de avaliar a satisfação quanto à administração pública, prever a intenção de voto e entender a reputação de um candidato.

Isso tudo pode ser feito sem precisar sair do escritório ou sem demandar uma equipe robusta em campo. Basta montar o questionário, determinar a amostra e enviar por e-mail ou redes sociais.

A interpretação dos dados é bem mais simples e não necessita de time específico para isso, pois o sistema tabula as informações automaticamente, de forma eficiente e confiável.

Como o software Data Goal pode te ajudar?

O software Data Goal avança no uso da tecnologia em prol dos pleitos mais factíveis, pois contempla em seu sistema os seguintes diferenciais.

  • Aplicação de pesquisa em modo offline;
  • Atuação na parte tecnológica das pesquisas eleitorais;
  • Possibilita a retirada de resultados parciais com os pesquisadores ainda em campo;
  • Banco de dados para produção do relatório final no mesmo dia;
  • Recurso de combate a fraude com gestão de equipes de pesquisa;
  • Monitoramento da localização das coletas por GPS;
  • Indicadores de produtividade média individual e de equipes.

    Se você ficou interessado no nosso aplicativo, saiba que a Data Goal pode te ajudar no desempenho da sua campanha eleitoral. Entre em nossa página e conheça mais sobre essa tecnologia.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

happy beautiful young business woman standing with tablet widely smiling_8353 6766

4 erros que você não pode cometer no software de pesquisa eleitoral

Com os ânimos a todo vapor, o Brasil vive, esse ano, mais uma disputa eleitoral. Em virtude da pandemia, candidatos, partidos e eleitores estão presenciando um marco histórico na política, buscando opções que possam representar a população nas tomadas de decisões do país. O software de pesquisa eleitoral tem um importante papel nesse evento, tanto para a população, quanto para

Continue lendo »
Como a análise de dados pode impulsionar suas vendas na Black Friday

Como a análise de dados pode impulsionar suas vendas na Black Friday

A Black Friday é um dos eventos mais esperados do varejo, com potencial para aumentar significativamente as vendas e fortalecer a reputação das marcas. Mas, para obter sucesso, é preciso ir além de grandes descontos e campanhas intensas: é essencial entender o comportamento do consumidor e ajustar as estratégias de venda em tempo real, com base em dados. Neste artigo,

Continue lendo »
mimi thian VHQ0cw2euA unsplash

Como a pesquisa de satisfação pode aumentar seus lucros

Manter clientes satisfeitos é um desafio para empresas que querem se destacar no mercado. Não basta achar que o consumidor quer o melhor preço ou produto: é preciso entender o que ele precisa e, a partir daí, buscar formas para que a venda aconteça. Para que sua empresa conheça a percepção da sua clientela em todas as fases, que vão desde a

Continue lendo »
empresario fazendo a apresentacao com seus colegas e estrategia de negocios efeito de camada digital no escritorio como conceito_1423 123

Sistema de coleta de dados offline: como isso pode te ajudar

É muito melhor perguntar a alguém que acabou de sair de um evento se a infraestrutura estava adequada do que esperar alguns dias para enviar um e-mail e contar com a sorte dele ainda se lembrar da experiência, não é mesmo? O local onde uma pesquisa será realizada pode contribuir, e muito, para a eficiência de seus resultados. Por isso,

Continue lendo »
business team magnifying glass document_1262 19221

Pesquisa Social: não cometa esses erros!

A pesquisa social é uma modalidade que investiga fatores que determinam ou contribuem para algum fenômeno específico –por exemplo, entender o aumento da violência contra a mulher.  Através de uma série de perguntas e peculiaridades, como nível de escolaridade, idade e sexo, é possível conhecer em profundidade a realidade de grupos e sua relação com os mecanismos públicos, privados e

Continue lendo »
live no instagram 1280x720 1

Como fazer uma live no Instagram?

Se você é um usuário das redes sociais, já deve ter visto alguns de seus amigos fazendo vídeos ao vivo. Essa opção, que já é disponibilizada pelo Youtube e Facebook, também pode ser usada como live no Instagram. A ferramenta foi lançada no final de 2016 e, com o tempo, a função de transmissão ao vivo se desenvolveu. Entre outras

Continue lendo »
photo 1527689368864 3a821dbccc34

Pesquisa de mercado: quais são as vantagens para o seu negócio?

Posso adiantar que são inúmeras as vantagens e um processo absolutamente necessário, principalmente antes da tomada de decisões no mercado que envolvam o interesse do consumidor. A pesquisa de mercado é muito útil para quem deseja lançar um novo produto, avaliar sua força ou buscar novos mercados. As pesquisas possuem muitas vantagens, justamente por sua fácil aderência de mercado, independentemente

Continue lendo »
photo 1512428559087 560fa5ceab42

O que o app para pesquisa eleitoral traz de benefícios para quem executa a pesquisa?

Com a aproximação do período eleitoral, o momento é de planejar os próximos passos, discurso de campanha e propostas para o mandato. Mas como obter dados consistentes e elementos reais para definir as estratégias do candidato? A solução está no app para pesquisa eleitoral. De maneira geral, a pesquisa é um instrumento de investigação eficiente que utiliza métodos científicos para

Continue lendo »
59914

Como realizar uma pesquisa eleitoral para prefeito e vereador?

Em todo ano de eleição você ouve falar sobre pesquisas eleitorais e dados de intenção de voto, correto? E deve se perguntar como são feitas essas pesquisas, já que você nunca participou de uma… as principais dúvidas são: elas existem mesmo? São confiáveis? A resposta é sim, elas existem e são confiáveis. E, já que em 2020 temos eleição para

Continue lendo »
hands touching mobile_1232 927

5 grandes vantagens de um aplicativo de pesquisa

Realizar pesquisa é uma tarefa complexa e cheia de detalhes. Afinal, são várias metodologias, interpretação de resultado e diferentes estatísticas entre outros fatores para se obter um resultado confiável. Diante dessas dificuldades, muitas empresas acabam por contratar institutos de pesquisas para realizar o processo de investigação. No entanto, existe uma maneira de se gastar menos, ter a mesma eficácia e

Continue lendo »
jacek dylag PMxT0XtQ A unsplash 1

Pesquisas eleitorais podem influenciar os resultados das eleições?

Você já viu esse filme: em ano eleitoral, as pessoas começam a dizer suas preferências nos votos, geralmente nos candidatos mais conhecidos da população. Aí começam as pesquisas eleitorais de intenção de votos feitas por partidos, veículos de comunicação ou institutos e, de repente, um nome que não estava tão popular acaba se tornando um potencial ganhador do pleito. Esse

Continue lendo »