03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Qual o melhor instrumento de coleta de dados para pesquisa eleitoral?

photo 1504868584819 f8e8b4b6d7e3

A coleta de dados para pesquisa eleitoral é uma das fases mais importantes no processo. É através dela que o candidato vai apurar as informações e comprovar ou não os problemas levantados durante a campanha.

Funciona mais ou menos assim: a população reclama do transporte público, por exemplo. Para averiguar a demanda, a equipe deve fazer uma pesquisa, identificando os usuários, os bairros atendidos e o motivo da reclamação, entre outros fatores que comprovem a insatisfação.

Mas, para isso, é preciso contar com instrumentos de coleta de dados, certo? Estamos falando de ferramentas que fazem o levantamento, tratamento das informações e divulgação dos resultados.

Como existem muitas metodologias de pesquisa, é preciso avaliar a mais recomendada para o período eleitoral, das quais podemos citar:

Entrevista

A entrevista é uma ferramenta de coleta de dados que se baseia no diálogo entre o pesquisador e o entrevistado. Com um roteiro previamente estabelecido, o diálogo acontece entre as partes, permitindo a compreensão da demanda que é o objeto da pesquisa eleitoral.

Pode-se dizer que a entrevista mantém uma interação social do pesquisador com o grupo a ser entrevistado. Embora haja um roteiro já pronto, o rumo da conversa pode sofrer variações, levando o entrevistador a desenvolver outros questionamentos importantes para o processo.

Questionário

De maneira geral, o questionário é um instrumento de coleta de dados composto por certo número de questões apresentadas por escrito ao respondente. O objetivo é munir o pesquisador de informações.

Para isso, deve-se desenvolver um questionário que será constituído por perguntas abertas (o pesquisador precisa escrever um pouco sobre a questão), fechadas (mais diretas) e mistas (junção das abertas com as fechadas). 

Coleta de dados: faça a escolha certa

Você sabia que a escolha do instrumento de coleta de dados pode comprometer toda sua investigação? Durante o processo de pesquisa eleitoral, a equipe do candidato pode utilizar a ferramenta tradicional, em que é feito o encontro presencial com o eleitor.

Dependendo do tamanho da amostra, é preciso contratar uma equipe de pesquisadores que irão de casa em casa para coletar os dados e se munir de informações para gerar o relatório final.

O problema é que essa técnica costuma sair caro: pagamento do salário dos profissionais, transporte, alimentação e até mesmo hospedagem são itens indispensáveis, que pesam bastante no bolso do candidato. Sem contar que a confiabilidade da pesquisa tende a ficar abalada, já que processos manuais são mais passíveis de fraudes e manipulações.

Por outro lado, a pesquisa eleitoral precisa ser dinâmica, rápida e transparente, para que o candidato possa tomar atitudes assertivas em relação à campanha. É aí que entra o melhor instrumento de coleta de dados: o app para pesquisa eleitoral fornecido pela Data Goal.

Através de uma plataforma de pesquisa online, o comitê de campanha do candidato monta a entrevista ou questionário, podendo ir a campo com um dispositivo móvel recolher informações do eleitorado. Esses dados serão compilados em tempo real. Outra forma de coletar informações utilizando o software é enviando o questionário aos potenciais respondentes por meio de e-mail, WhatsApp ou redes sociais.

Além de instrumento de coleta de dados, o app de pesquisa Data Goal traz outros benefícios durante o processo eleitoral, tais como:

  • Aplicação da pesquisa em modo offline;
  • Possibilidade de retirada de resultados parciais com os pesquisadores ainda em campo;
  • Banco de dados confiáveis para produção do relatório final no mesmo dia;
  • Recurso de combate à fraude com gestão de equipes de pesquisa;
  • Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS;
  • Indicadores de produtividade média individual e de equipes.

Precisa realizar coleta de dados para sua pesquisa eleitoral? Entre em contato com a Data Goal e tire todas as suas dúvidas sobre o sistema. Aproveite e faça um teste grátis na nossa plataforma e conheça suas funcionalidades.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

photo 1427751840561 9852520f8ce8

Pesquisa de satisfação: 20 perguntas que você deve fazer

A pesquisa é uma ferramenta muito potente, pois permite conhecer fatos e fenômenos da maneira como ocorrem na realidade. Para isso, são coletados dados referentes aos elementos observados. Por exemplo: se uma empresa quer saber o impacto de determinado produto ou serviço no mercado, basta ela fazer as perguntas certas para um público específico e as respostas serão analisadas e

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Pronta Solucoes Eficientes com a Data Goal

Pesquisa de Mercado Pronta: Soluções Eficientes com a Data Goal

No mundo atual, onde os dados são o novo “ouro”, contar com uma pesquisa de mercado eficiente e bem estruturada pode ser o fator decisivo entre o sucesso e o fracasso de um negócio. Para empresas que buscam entender melhor seus clientes, mapear tendências e identificar oportunidades de crescimento, a Data Goal surge como uma parceira estratégica, oferecendo soluções tecnológicas

Continue lendo »
photo 1432888498266 38ffec3eaf0a

Como o software pesquisa eleitoral pode ajudar seu instituto de pesquisa a ter mais projetos

Quando se fala em software pesquisa eleitoral, ou apenas em pesquisa eleitoral, logo pensamos em uma grande quantidade de pesquisadores pelas ruas, com os questionários impressos nas mãos, abordando pessoas que estejam dentro do perfil mapeado. Os institutos de pesquisa sempre estiveram à frente na condução desse processo, já que são estabelecimentos sérios, que buscam atender as demandas de seus

Continue lendo »
apple device casual close up 1430118

Como interpretar os dados coletados em uma pesquisa eleitoral

Durante uma pesquisa, a coleta de dados é essencial para se obter as informações necessárias para a finalidade com que foi criado o questionário. No caso das pesquisas eleitorais, esses dados servem para uma infinidade de interpretações, desde a aceitação de um candidato em uma determinada região até suas reais chances de vitória no pleito. De modo geral, a pesquisa

Continue lendo »
Pesquisa Sobre Desigualdade Social no Brasil Como a Data Goal Ajuda a Entender Esse Desafio

Pesquisa Sobre Desigualdade Social no Brasil: Como a Data Goal Ajuda a Entender Esse Desafio

A desigualdade social no Brasil é um dos maiores desafios enfrentados pela sociedade e pelas instituições. Ela se manifesta em diferentes áreas, como renda, educação, saúde, moradia e oportunidades de trabalho, afetando diretamente a qualidade de vida da população. Compreender as causas e os impactos dessa desigualdade é essencial para formular políticas públicas eficazes e promover a justiça social. Nesse

Continue lendo »
Como a Data Goal Pode Melhorar a Pesquisa de Satisfacao de Funcionarios na Sua Empresa

Como a Data Goal Pode Melhorar a Pesquisa de Satisfação de Funcionários na Sua Empresa

A satisfação dos funcionários é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer organização. Funcionários motivados, valorizados e engajados tendem a ser mais produtivos, resultando em maior eficiência e qualidade no ambiente de trabalho. Mas como saber o que realmente está funcionando e o que precisa ser melhorado no seu negócio? A Data Goal, pioneira em soluções tecnológicas para

Continue lendo »
photo 1504868584819 f8e8b4b6d7e3

Como fazer uma pesquisa eleitoral que preveja o resultado das urnas

Com a aproximação das eleições é chegado o momento para que candidatos, partidos políticos e equipes de marketing preparem as pesquisas eleitorais que vão nortear as campanhas até o dia do pleito. A cada dois anos o Brasil tem uma rodada de eleições que define o rumo das cidades, estados e do país. Esses são grandes eventos que ganham visibilidade

Continue lendo »
ruben bagues 716364 unsplash

Quais são as regras para pesquisa eleitoral em 2018

Embora a campanha eleitoral ainda não esteja oficialmente aberta, o ano eleitoral já começou e as pesquisas estão a todo vapor. Os candidatos, partidos e o povo querem saber quais os nomes mais cotados para os cargos disputados agora, principalmente as cadeiras do Governo Estadual e da Presidência da República. Ainda que as pesquisas ocorram sempre, e não apenas em

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado B2B Estrategias para Compreender o Setor Corporativo com a Data Goal

Pesquisa de Mercado B2B: Estratégias para Compreender o Setor Corporativo com a Data Goal

A pesquisa de mercado B2B (business-to-business) é um processo essencial para empresas que vendem produtos ou serviços para outras empresas. Diferente do mercado B2C (business-to-consumer), onde o foco está no consumidor final, o B2B envolve dinâmicas mais complexas, como relações de longo prazo, ciclos de vendas mais longos e decisões baseadas em critérios racionais e técnicos. A pesquisa de mercado

Continue lendo »
Modelo de Pesquisa de Mercado de Trabalho

Modelo de Pesquisa de Mercado de Trabalho

No cenário atual, entender as dinâmicas do mercado de trabalho é essencial para empresas que desejam atrair e reter talentos, assim como para profissionais em busca de oportunidades que atendam às suas expectativas. A Data Goal, pioneira em soluções tecnológicas de pesquisa, oferece ferramentas avançadas que facilitam a coleta e análise de dados no mercado de trabalho, permitindo que empresas

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao A Importancia de Perguntas Bom Regular Ruim para Melhorar a Experiencia do Cliente

Pesquisa de Satisfação: A Importância de Perguntas “Bom, Regular, Ruim” para Melhorar a Experiência do Cliente

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta poderosa que ajuda as empresas a entender o nível de contentamento dos seus clientes em relação aos produtos ou serviços oferecidos. Um formato amplamente utilizado nas pesquisas é a avaliação de aspectos com as opções “Bom, Regular, Ruim”. Esse modelo simplificado oferece uma visão clara e rápida sobre como os clientes percebem diferentes

Continue lendo »