03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

O que é coleta de dados em pesquisa?

business team analyzing income charts graphs smartphone close up_1150 9106

A pesquisa é uma das melhores ferramentas na construção do conhecimento. Com ela é possível investigar, de forma sistemática, problemas que afetam organizações públicas e privadas, questões sociais, eleitorais e trabalhos científicos.

Mas, para que uma investigação por pesquisa seja efetiva, não adianta apenas se prender às perguntas e respostas: é preciso seguir uma metodologia, um passo a passo, para que o resultado seja confiável. Dessa maneira, a pesquisa vai passar pela definição do problema e da amostra, da metodologia a ser usada, coleta de dados e análise dos resultados.

Uma das fases mais importantes é justamente a coleta de dados em pesquisa, porque é esse o momento crítico de todo o processo. Bem ou mal feito, essa etapa acaba influenciando todas as demais.

Entendendo a coleta de dados em pesquisa

Coleta de dados em pesquisa é a captação de informações referente ao problema proposto, permitindo que o pesquisador conheça mais a fundo as opiniões e percepções de cada entrevistado.

Essa fase é aplicada em vários tipos de pesquisa, seja de satisfação, mercado, social ou eleitoral. O mais importante é seguir o planejamento à risca; só assim a coleta de dados vai ser capaz de trazer resultados significativos para a investigação que decorre dela. 

Em outras palavras, a coleta de dados extrai informações importantes do universo a ser estudado, facilitando não só a análise de resultados eventuais, ao fim do processo, como também a tomada de decisão estratégica, caso a investigação esteja ligada a segmentos de marca e mercado.

Como são realizadas as coletas de dados em pesquisa?

Para compreender o que é coleta de dados em pesquisa, deve-se ter em mente que a investigação pode ser realizada de diversas formas: questionários, entrevistas, grupo focal, observação ou análise documental são apenas alguns dos muitos exemplos possíveis.

Outro ponto importante na coleta de dados em pesquisa é definir se os formulários vão seguir o método quantitativo ou qualitativo. Na primeira opção a primeira apresenta números que comprovam os objetivos gerais. Por exemplo: das 500 pessoas entrevistadas, 30% concluíram o ensino superior.

Já o método qualitativo permite ao pesquisador compreender o estudo no detalhe. Pegando o exemplo acima, é possível descobrir os motivos que levaram os 70% a não concluir ou entrar em uma faculdade.

A partir dessas definições é hora de criar o formulário. O que é isso? De forma geral, é o questionário que contém perguntas a serem feitas aos entrevistados, dentro do recorte populacional de cada objetivo. O formulário também como padrão orientativo na modalidade de grupo focal.

Com as perguntas devidamente elaboradas, é hora de ir a campo coletar os dados da pesquisa. Essa pode ser realizada por meio de formulários em papel entregue aos participantes ou via aplicativo de pesquisa, que é a mais viável.

Embora a coleta de dados realizada da maneira tradicional não seja errada, seu custo é alto, pois envolve mais pessoas e recursos materiais. Por outro lado, um aplicativo de pesquisa, como o desenvolvido pela Data Goal, possibilita a utilização da tecnologia a favor da eficiência e da praticidade das investigações de campo. 

Um software para diversas pesquisas

Independente do tipo de pesquisa que será realizado, em um aplicativo voltado a essa finalidade, o processo de coleta de dados é o mesmo. Ou seja, para rodar uma pesquisa basta contratar o app, baixá-lo, criar o questionário e  fazer a captação das informações.

Com o software de coleta de dados em pesquisa esse processo pode ser feito presencialmente, utilizando apenas o celular ou tablet, o que gera mais rapidez e confiabilidade nos dados. Porém, uma aplicabilidade da ferramenta é o uso para pesquisa online. Isso é, após definir a amostra de entrevistados, basta direcionar o questionário por e-mail ou por mensagem de celular e aguardar as respostas. 

Além disso, a coleta de dados por aplicativo pode trazer inúmeros outros benefícios, tais como:

  • Aplicação da pesquisa em modo offline, ou seja, sem necessidade de internet para realizar a coleta de dados;
  • Possibilidade de retirada de resultados parciais com os pesquisadores ainda em campo;
  • Banco de dados confiáveis para produção do relatório final no mesmo dia;
  • Recurso de combate à fraude com gestão de equipes de pesquisa;
  • Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS;
  • Indicadores de produtividade média individual e de equipes.

Precisa realizar coleta de dados, mas ainda não sabe por onde começar? A gente pode te ajudar! Venha conhecer as soluções desenvolvidas pela Data Goal e fazer um teste grátis na nossa plataforma para ter certeza que investir em um app é o melhor caminho para a eficiência da pesquisa.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

5 passos para implementar pesquisas de mercado confiáveis com a ajuda da tecnologia

5 passos para implementar pesquisas de mercado confiáveis com a ajuda da tecnologia

No ambiente de negócios atual, a capacidade de tomar decisões embasadas em dados confiáveis se tornou uma vantagem competitiva essencial. As pesquisas de mercado são fundamentais para entender seu público, identificar tendências emergentes e ajustar estratégias de forma precisa. A tecnologia tem um papel crucial nesse processo, permitindo que as empresas realizem pesquisas mais eficientes e acessíveis. Veja abaixo cinco

Continue lendo »
business team analyzing income charts graphs smartphone close up_1150 9106

O que é coleta de dados em pesquisa?

A pesquisa é uma das melhores ferramentas na construção do conhecimento. Com ela é possível investigar, de forma sistemática, problemas que afetam organizações públicas e privadas, questões sociais, eleitorais e trabalhos científicos. Mas, para que uma investigação por pesquisa seja efetiva, não adianta apenas se prender às perguntas e respostas: é preciso seguir uma metodologia, um passo a passo, para

Continue lendo »
como fazer pesquisa de mercado

Como otimizar seu processo de pesquisa?

Na era digital, na qual os dados são recebidos a todo momento, com a maior velocidade, as empresas precisam estar preparadas para contabilizar e registrar grande parte das informações.  Para conseguir esse resultado, muitas corporações fazem uso das melhores ferramentas de coleta de dados do mercado. Todavia, se o processo de pesquisa não for eficiente, de nada vai adiantar o

Continue lendo »
5 ESTRATÉGIAS ESSENCIAIS PARA UTILIZAR DADOS SOCIAIS NA COMPREENSÃO DO ELEITORADO

5 estratégias essenciais para utilizar dados sociais na compreensão do eleitorado

Na era digital, os dados sociais emergem como um recurso poderoso para campanhas eleitorais que desejam se conectar de forma eficaz com o eleitorado. Compreender as nuances do comportamento e das preferências dos eleitores por meio desses dados permite uma comunicação mais precisa e estratégias eleitorais mais bem direcionadas. Neste artigo, apresentamos cinco estratégias práticas para maximizar o uso desses

Continue lendo »
LGPD e Seguranca da Informacao na coleta de dados

LGPD e Segurança da Informação na coleta de dados: 3 boas práticas

Com a Lei Geral de Proteção de Dados, novas preocupações e medidas se tornam necessárias para garantir a segurança da informação na coleta de dados. Dessa forma, as empresas, ao executarem uma pesquisa de coleta de dados, precisam adequar a determinadas práticas que fazem parte da regulamentação. A lei estabelece uma série de regras com o objetivo de proteger os

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao do Cliente Como a Data Goal Transforma Feedback em Crescimento

Pesquisa de Satisfação do Cliente: Como a Data Goal Transforma Feedback em Crescimento

A satisfação do cliente é o coração de qualquer negócio bem-sucedido. Entender como seus clientes percebem seus produtos e serviços é essencial para construir uma base sólida de clientes fiéis e garantir o crescimento sustentável. Com as soluções de Pesquisa de Satisfação do Cliente da Data Goal, sua empresa pode transformar o feedback dos clientes em insights valiosos que direcionam

Continue lendo »
Pesquisa Sobre Desigualdade Social no Brasil Como a Data Goal Apoia a Compreensao de um Problema Critico

Pesquisa Sobre Desigualdade Social no Brasil: Como a Data Goal Apoia a Compreensão de um Problema Crítico

A desigualdade social no Brasil é um desafio de longa data, refletindo disparidades em renda, educação, acesso a serviços de saúde e oportunidades. Para abordar essa questão de forma eficaz, é essencial contar com dados precisos que possam guiar a criação de políticas públicas e programas sociais. A Data Goal, com sua tecnologia avançada de coleta e análise de dados,

Continue lendo »
photo 1544725121 be3bf52e2dc8

Avaliação da prefeitura: como o software pesquisa eleitoral pode ajudar

Uma cidade passa por inúmeras transformações que precisam ser acompanhadas ao longo do tempo. E não é porque uma situação foi resolvida que ela não precisa ser melhorada.  O papel da gestão municipal é justamente elaborar, avaliar e coordenar políticas públicas de impacto social, controlando de forma inteligente os recursos disponíveis, além, é claro, de aplicar e fazer cumprir a

Continue lendo »
smiling millennial partners handshaking office thanking successful teamwork_1163 4614

Serviço público: 5 maneiras de medir a qualidade e satisfação

A grosso modo, serviço público é toda atividade direcionada a suprir a necessidade da população, desde que seja amparada pelo Estado. Ao longo dos anos, muito se questionou sobre a qualidade dos serviços prestados pelas entidades, estimulando os cidadãos a exigir respostas cada vez mais rápidas e efetivas. Mais que um representante da esfera governamental, o serviço público deve ser

Continue lendo »
Como a pesquisa de satisfação transforma a experiência do cliente e fideliza consumidores

Como a pesquisa de satisfação transforma a experiência do cliente e fideliza consumidores

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta essencial para empresas que buscam compreender as necessidades e expectativas de seus clientes. No cenário competitivo atual, onde a experiência do cliente é um dos principais diferenciais, entender como o consumidor percebe seus produtos e serviços pode ser a chave para o sucesso.  Além de fortalecer o relacionamento com o cliente, essa prática

Continue lendo »