03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Boas práticas para pesquisas realizadas a domicílio

business executives having discussion_1170 1711

Pesquisas realizadas a domicílio são uma boa solução para obter resultados significativos para as organizações. Essa modalidade pode ser utilizada para todos os tipos de investigação, como pesquisa de opinião, mercado, eleitoral, satisfação e social.

Por exemplo: uma empresa do segmento alimentício quer lançar uma massa de macarrão com ingredientes especiais, mas não sem antes conhecer a aceitação desse produto pelo público-alvo. Nesse caso, a pesquisa pode ser realizada no ponto de venda ou a domicílio, dependendo da metodologia utilizada.

O processo de pesquisas a domicílio

Ao contrário dos que muitos pensam, as pesquisas a domicílio não são, necessariamente, presenciais. 

No passado, a prática era bem comum. Os institutos enviavam inúmeros profissionais para as casas das pessoas, a fim de colher dados sobre determinado assunto. Mas os custos eram altos, já que a contratante tinha que arcar com remuneração dos pesquisadores, logística, alimentação, entre outros.

Com a evolução tecnológica, as marcas passaram a usar equipamentos mais sofisticados para realizar pesquisas a domicílio, como telefone, sites e aplicativos. Esse modelo tem facilitado e muito as coletas de dados e, o melhor, a um custo de operação bem menor. 

Existe diferença entre pesquisa online e por telefone? Qual é a melhor?

A pesquisa por telefone é um método de investigação mais pessoal, em que os participantes podem conversar com o entrevistador e tirar dúvidas sobre algum ponto específico.

Para essa modalidade, o pesquisador precisa ser muito bem treinado na habilidade de conduzir todo o processo e analisar o comportamento ou atitude dos entrevistados. No entanto, esse método é frequentemente confundido com chamadas de vendas, o que gera certa resistência por parte do respondente.

Além disso, as perguntas devem ser mais resumidas e simples, de forma a não tomar muito tempo do entrevistado, o que pode prejudicar o resultado da investigação.

Já a pesquisa online é automatizada, simples e intuitiva, com o diferencial de economizar tempo e dinheiro de quem a aplica. Todo o trabalho é realizado de maneira remota, e o entrevistado recebe o questionário em casa, via aplicativo ou e-mail, respondendo no tempo em que estiver mais tranquilo.

Um dos diferenciais da pesquisa a domicílio online está na rapidez no retorno das informações. Enquanto a investigação convencional ou por telefone pode ter compilação mais demorada, o modelo digital é bem mais rápido.

Como garantir assertividade nas pesquisas a domicílio?

Para garantir confiabilidade e segurança nos resultados das investigações, o mais indicado é utilizar um aplicativo de pesquisa, como o sistema Data Goal. É uma ferramenta moderna, descomplicada e com atualizações constantes, podendo chegar até a públicos mais específicos.

A plataforma garante segurança nos dados, já que conta com armazenamento de informações em nuvem, para gestão de formulário e coleta de informações. O aplicativo assegura ao dono da pesquisa autonomia para fazer modificações sempre que necessário, sem precisar contar com um especialista em sistemas.

Uma vez que a pesquisa está em andamento pela plataforma, os dados já são coletados, pois o sistema opera tanto online quanto offline, salvando as respostas na memória interna do dispositivo.

O sistema Data Goal apresenta outros diferenciais relevantes para as pesquisas a domicílio. Dentre eles, podemos destacar:

  • Possibilidade de retirada dos resultados parciais com a pesquisa ainda acontecendo;
  • Banco de dados para produção do relatório final no mesmo dia;
  • Recurso de combate à fraude com gestão de equipes de pesquisa;
  • Contém níveis de permissão de acesso;
  • Todas as operações são identificadas.

Está precisando realizar pesquisas a domicílio, mas não sabe por onde começar? O aplicativo desenvolvido pela Data Goal é a solução. Entre no nosso site e conheça mais sobre ele!

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

close up pen market research_1098 3465

Coleta de dados: 4 dicas para fazer um trabalho mais eficiente

Realizar um trabalho de coleta de dados não é tarefa fácil. Infelizmente ainda existem gestores que pensam que, para resolver um problema na empresa, basta formular algumas perguntas, enviar para algumas pessoas e pronto; é só tomar algumas ações baseadas nas respostas que tudo fica resolvido. Não é assim que as coisas funcionam! Existe todo um processo para elaborar uma

Continue lendo »
photo 1516055619834 586f8c75d1de

Como fazer pesquisa eleitoral por telefone?

Para se destacar, cada vez mais os políticos têm investido no marketing. Para isso, é importante ter acesso a informações como a intenção de voto e a imagem pública. Nesse momento, surge a dúvida: como fazer a pesquisa eleitoral? Além do período de eleição, as pesquisas podem ser realizadas ao longo do mandato de políticos. Provavelmente, você já se deparou

Continue lendo »
4 erros que podem arruinar a experiência do cliente na Black Friday (e como evitá-los)

4 erros que podem arruinar a experiência do cliente na Black Friday (e como evitá-los)

A Black Friday, um dos maiores eventos do varejo global, oferece às empresas uma oportunidade única para impulsionar suas vendas e atrair novos clientes. No entanto, mais do que oferecer descontos chamativos, é fundamental que as marcas ofereçam uma experiência de compra eficiente e sem falhas. Pequenos erros podem gerar insatisfação, afastar clientes e comprometer não só as vendas imediatas,

Continue lendo »
rawpixel 585633 unsplash

Como a pesquisa de satisfação mensura o sucesso de um evento?

À primeira vista, mensurar o sucesso de um evento a partir de uma pesquisa de satisfação pode parecer tarefa difícil. Afinal, fatores subjetivos influenciam a demonstração da satisfação do público. Transformar esta percepção pessoal em informação foge ao que estamos acostumados a contabilizar. Mas quer um conselho? Deixe esta ideia pré-concebida de lado! Realizar pesquisa de satisfação em eventos não

Continue lendo »

Pesquisa de Satisfação para Hotéis: Como a Data Goal Eleva a Experiência dos Seus Hóspedes

No competitivo mercado hoteleiro, a satisfação dos hóspedes é um fator determinante para o sucesso e a reputação de qualquer estabelecimento. Entender as necessidades, expectativas e experiências dos clientes é essencial para aprimorar serviços, fidelizar clientes e destacar-se entre a concorrência. A Data Goal oferece soluções avançadas de pesquisa de satisfação para hotéis, permitindo que você colete, analise e atue

Continue lendo »
customer survey concept illustration_114360 558

Pergunta “Drag and Drop”: o que é e quando usar?

Já participou de alguma pesquisa na rua ou online para medir a popularidade de uma marca ou produto? A pergunta Drag and Drop entra exatamente nesse tipo de questionário, porém, de um modo diferente, mais tecnológico e empolgante. Conhecida como “arrastar e soltar”, a pergunta Drag and Drop é a classificação de uma somatória de marcas, produtos e muitos outros.

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao em Clinicas Como a Data Goal Melhora a Experiencia dos Pacientes com Dados Estrategicos

Pesquisa de Satisfação em Clínicas: Como a Data Goal Melhora a Experiência dos Pacientes com Dados Estratégicos

Em uma clínica, a qualidade do atendimento ao paciente é o fator mais importante para garantir a satisfação e fidelização. Realizar uma pesquisa de satisfação eficaz é fundamental para entender como os pacientes percebem os serviços oferecidos, identificar áreas de melhoria e, assim, proporcionar uma experiência mais humanizada e eficiente. A Data Goal, especialista em soluções tecnológicas para pesquisa, oferece

Continue lendo »
Metodologia de analise de dados quantitativos

Metodologia de análise de dados quantitativos

A metodologia de análise de dados quantitativos trabalha com um volume maior de informações que podem ser comparadas entre elas. Por isso, a alta quantidade de dados é uma exigência sine qua non da metodologia, pois só com ela é possível detectar, nos resultados, diferenças e padrões significativos.  No método quantitativo, os dados são recolhidos a partir de questionários e

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado para Restaurantes Como Fazer e as Solucoes da Data Goal

Pesquisa de Mercado para Restaurantes: Como Fazer e as Soluções da Data Goal

Abrir ou gerenciar um restaurante com sucesso vai muito além de oferecer boa comida. Hoje, conhecer o seu público, entender suas preferências e analisar a concorrência são fatores decisivos para o crescimento e a sustentabilidade de qualquer estabelecimento gastronômico. Nesse cenário, realizar uma pesquisa de mercado torna-se essencial para criar estratégias baseadas em dados reais. Mas, como fazer uma pesquisa

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Para que Serve e Como a Data Goal Pode Ajudar Sua Empresa a Crescer

Pesquisa de Mercado para Salão de Beleza: Como Entender e Atender Melhor o Seu Público com a Data Goal

No setor de beleza, entender as preferências e necessidades dos clientes é essencial para oferecer serviços personalizados, melhorar o atendimento e se destacar da concorrência. Uma pesquisa de mercado para salão de beleza é uma ferramenta poderosa que permite coletar informações valiosas sobre o comportamento dos clientes, tendências do mercado e as percepções dos concorrentes. Com o uso das soluções

Continue lendo »