03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Até que ponto o resultado da pesquisa eleitoral é confiável?

2

Desde o resultado das eleições no último dia 2 de outubro, uma dúvida foi reforçada na mente das pessoas acerca da pesquisa eleitoral: como é possível que os resultados sejam tão discrepantes? Principalmente do que acompanhamos no mapeamento de intenção de voto

Na verdade, para quem teve um ou dois dedos de prosa com amigos, familiares e colegas de trabalho sobre o tema, pode ser que o debate tenha surgido antes mesmo do resultado.

É bem provável que você já tenha ouvido alguém dizer – ou que você tenha dito – que nunca participou de uma dessas pesquisas. Há quem sequer conheça alguém que participou. E a dúvida só cresceu no último domingo a cada vez que a contagem dos votos foi atualizada.

A desconfiança chegou a tal patamar que fora protocolado requerimento de instauração de uma CPI sobre o tema. A investigação seria uma forma de questionamento aos métodos de apuração das pesquisas eleitorais realizados pelos institutos brasileiros de pesquisa. O pedido foi feito pelo Senador Marcos do Val, feito na segunda-feira, dia seguinte à eleição.

Apesar de ter sido descartada pelo Presidente da Câmara, Arthur Lira, o ato junto a outras ações discutidas por parlamentares, aumenta a sensação de desconfiança em relação às pesquisas eleitorais.

Contudo, quando falamos em pesquisas eleitorais, existem alguns critérios e pontos que precisam ser esclarecidos antes de julgarmos a sua confiabilidade.

Como são feitas as pesquisas eleitorais?

Uma pesquisa eleitoral consiste em uma investigação realizada para identificar a preferência de voto dos eleitores.

As pesquisas são feitas, geralmente, nos meses que antecedem a eleição. Assim, servem como um termômetro que indica a preferência de voto dos eleitores e possibilidades de eleição dos candidatos.

A pesquisa eleitoral segue alguns passos importantes, tais como:

Questionário

O questionário é a base da pesquisa. Nele, será identificado o objeto da investigação.

Ou seja, todos os assuntos que a pesquisa quer abraçar.

Ele é uma ferramenta composta de determinado número de questões, que podem ser abertas, fechadas ou mistas.

Amostragem

A amostragem é a forma utilizada para definir o grupo de pessoas que será ouvido na pesquisa. Ela é definida por idade, escolaridade e renda. Para cada região do país existe uma proporção da amostragem dentro da margem de erro definida.

No caso da pesquisa eleitoral de intenção de votos, o grupo deve ser proporcional ao número de eleitores brasileiros. Assim, se no Brasil existe um público de 53% de eleitoras e 47% de eleitores, por exemplo, o grupo definido precisa seguir essa mesma proporção.

Escolha dos eleitores entrevistados

A escolha dos entrevistados é aleatória, feita através de sorteio ou sistema de cota. Ou seja, não é alguém que indica quais pessoas vão participar ou não.

Também não há a possibilidade de realizar a entrevista com base em um quadro de voluntários interessados.

E quando alguém diz que não conhece ninguém ou nunca foi entrevistado em pesquisa eleitoral? Isso ocorre porque a probabilidade de ser escolhido é de 0,002%. Trocando em miúdos, isso é o mesmo que ganhar na Mega Sena!

A chance de ser entrevistado ou conhecer alguém é mesmo bem pequena – e, por isso, se você for convidado(a) a participar de uma pesquisa eleitoral, sinta-se uma pessoa privilegiada.

Coleta de dados nas entrevistas

A coleta de dados é a forma com que as respostas dos eleitores são coletadas. Existem várias que podem ser adotadas, conforme o método indicado para a demanda, pela empresa promotora da pesquisa.

Possibilidades recorrentes são:

Entrevista

Pode ocorrer de maneira direta, aplicando-se o questionário, ou através de diálogo entre pesquisador e entrevistado. Neste último caso, será realizada face a face, seguindo um roteiro pré-definido que pode ser flexível, conforme o desdobramento da conversa.

Telefonema

A pesquisa eleitoral é realizada através da ligação e as respostas do entrevistado são anotadas. Podem ser com operadores reais ou em pesquisas automatizadas, que precisam de digitação de números para obtenção e gravação das respostas.

Internet

Um dos sistemas mais eficientes, rápidos, práticos e com segurança garantida dos dados coletados. Pode ser realizada através de WhatsApp, e-mail ou via redes sociais. É uma maneira que caminha junto com a tecnologia e facilita a participação das pessoas.

Ponto de Fluxo

Quando os agentes de pesquisa ficam em locais estratégicos para realizar a aplicação do questionário ou da forma escolhida para captação das respostas.

O registro da pesquisa eleitoral é fundamental para sua confiabilidade

Outro aspecto que faz parte do processo de realização das pesquisas é a obrigatoriedade de registro no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle).

Qualquer entidade ou empresa que realiza pesquisas de opinião pública de caráter eleitoral precisa realizar esse cadastro junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A norma está prevista no artigo 33 da Lei das Eleições, nº 9.504/1997.

Todos esses aspectos, por si só, já reforçam e aprovam os cuidados e processos necessários que são adotados para que a pesquisa seja um retrato fiel da realidade. Ainda assim, existem alguns desafios enfrentados por essas empresas, que surtem efeitos nos resultados, como o índice de eleitores que participam da pesquisa, mas não votam efetivamente no dia (por motivos de viagem, doença, etc.).

Outro caso comum é também a dificuldade em alcançar determinados públicos, a depender da forma como a pesquisa for realizada. Por exemplo, a pesquisa presencial é dificultada quando é necessária a entrada em blocos e condomínios de prédios.

Além desses pontos, os participantes sempre podem mudar de opinião no espaço de tempo entre a realização da pesquisa e da efetiva votação nas urnas.

Todos esses aspectos influenciam imediatamente na margem de erro da pesquisa.

O que é essa tal margem de erro?

Como toda pesquisa é feita a partir de uma amostra, ou seja, a partir de uma parcela da população eleitoral, é preciso levar em conta que sempre existirá uma margem de erro.

Margem de erro é uma estatística que calcula o número possível de erros nos resultados da pesquisa em questão. Ou seja, significa o nível de precisão que uma pesquisa possui. Ela sempre levará em conta os dados que foram coletados e analisados (você pode ler mais sobre como a margem de erro funciona clicando aqui).

Em toda pesquisa será apontada a margem de erro. Idealmente, ela deve ser a menor possível, considerando as condições disponíveis para a realização da pesquisa.

E é por isso que, quando se resume uma pesquisa eleitoral à uma visão futura das eleições, desconsidera-se todas as variáveis que a compõem. O resultado disso é o senso comum de que uma pesquisa eleitoral é como a previsão de uma bola de cristal. 

As pesquisas eleitorais são basilares e fortes indicadores dos resultados das urnas, e devem ser sempre compreendidas em sua totalidade para que possam alcançar os objetivos pretendidos.

Assim, as empresas que realizam esse tipo de trabalho precisam ter comprometimento, seguir regras e critérios claros e precisos para efetuá-lo bem e conseguir obter as menores margens de erro possíveis.

Como a Data Goal, que trabalha com um aplicativo seguro e completo para a realização de pesquisas confiáveis e rápidas para sua empresa. Entre em contato conosco e realize um teste gratuito da nossa solução.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

pessoa mexendo no celular 1

Aplicativo para pesquisa eleitoral: tudo o que você precisa saber

Tornar a pesquisa eleitoral mais confiável, segura e ágil é a função do aplicativo para pesquisa eleitoral. Essa ação não é optativa, e sim necessária para a condução da campanha, uma vez que aponta informações estratégias para quem vai pleitear um cargo.  Por isso, a pesquisa eleitoral precisa de toda a assertividade, rapidez e praticidade que um aplicativo oferece. O

Continue lendo »
Pesquisa Sobre Inclusao Social Como a Data Goal Pode Facilitar o Entendimento de Questoes Sociais

Pesquisa Sobre Inclusão Social: Como a Data Goal Pode Facilitar o Entendimento de Questões Sociais

A inclusão social é um tema crucial para o desenvolvimento de políticas públicas, programas sociais e ações empresariais que promovam a igualdade de oportunidades e a integração de grupos marginalizados. Realizar uma pesquisa sobre inclusão social é essencial para entender os desafios enfrentados por diferentes comunidades e identificar soluções que possam ser aplicadas de forma eficaz. A Data Goal, referência

Continue lendo »
photo 1623911380537 730d0e2403bd

Orçamento público: você sabe a diferença entre gastos diretos e transferência de recursos?

Para desenvolver projetos, políticas públicas ou até mesmo prestar serviços à sociedade, é necessário ter recursos. A partir dessa verba, as prefeituras conseguem desenvolver ações para a população.  Com o orçamento público desenhado, os administradores e gestores públicos possuem o desafio de conquistar recursos. Se engana quem acredita que existe apenas uma forma de adquirir verba.  Para construir uma escola

Continue lendo »
pexels photomix company 518244 scaled 1

Como avaliar os serviços públicos na gestão municipal?

A gestão municipal oferece uma gama de serviços públicos que, em tese, deveriam atender com eficiência o cidadão. No entanto, o que se ouve, de maneira informal, são inúmeras reclamações. Podemos colocar na conta das repartições problemas como morosidade, atrasos, falta de informação assertiva e lentidão dos sistemas. Outras reivindicações são comuns – assim como os elogios, claro. Nem só

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Para que Serve e Como a Data Goal Pode Ajudar Sua Empresa a Crescer

Pesquisa de Mercado para Salão de Beleza: Como Entender e Atender Melhor o Seu Público com a Data Goal

No setor de beleza, entender as preferências e necessidades dos clientes é essencial para oferecer serviços personalizados, melhorar o atendimento e se destacar da concorrência. Uma pesquisa de mercado para salão de beleza é uma ferramenta poderosa que permite coletar informações valiosas sobre o comportamento dos clientes, tendências do mercado e as percepções dos concorrentes. Com o uso das soluções

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao do Cliente Como a Data Goal Revoluciona o Feedback dos Consumidores

Pesquisa de Satisfação do Cliente: Como a Data Goal Revoluciona o Feedback dos Consumidores

A pesquisa de satisfação do cliente é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que deseja melhorar seus produtos, serviços e, principalmente, fortalecer o relacionamento com seu público. Na era digital, coletar feedback em tempo real e transformá-lo em ações é um diferencial competitivo. A Data Goal, líder em soluções tecnológicas para pesquisas, oferece uma plataforma robusta e multicanal para a

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao A Importancia de Perguntas Bom Regular Ruim para Melhorar a Experiencia do Cliente

Pesquisa de Satisfação: A Importância de Perguntas “Bom, Regular, Ruim” para Melhorar a Experiência do Cliente

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta poderosa que ajuda as empresas a entender o nível de contentamento dos seus clientes em relação aos produtos ou serviços oferecidos. Um formato amplamente utilizado nas pesquisas é a avaliação de aspectos com as opções “Bom, Regular, Ruim”. Esse modelo simplificado oferece uma visão clara e rápida sobre como os clientes percebem diferentes

Continue lendo »
photo 1504868584819 f8e8b4b6d7e3

Os 3 desafios do uso de dados no ciclo de políticas públicas

Conjunto de processos para a elaboração de programas e ações, o ciclo de políticas públicas é um momento importante. A partir dele, é possível propor soluções que irão impactar a vida de milhares de pessoas. Para quem não conhece o ciclo de políticas públicas, ele é um conjunto de ações que atua na identificação dos problemas enfrentados pela sociedade. Também

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Quantitativa Como a Data Goal Transforma Numeros em Estrategias de Sucesso

Pesquisa de Mercado Quantitativa: Como a Data Goal Transforma Números em Estratégias de Sucesso

A pesquisa de mercado quantitativa é uma metodologia fundamental para empresas que desejam basear suas decisões em dados concretos. Ao coletar e analisar um grande volume de respostas numéricas, essa pesquisa oferece uma visão estatística detalhada do comportamento, das preferências e das necessidades dos consumidores. A Data Goal, especialista em coleta de dados multicanal, oferece uma solução eficiente e poderosa

Continue lendo »
neonbrand sEwtU qy06c unsplash

Pesquisa de mercado para PME: Como (e por que) fazer

Empreender pode ser um termo da moda, mas não tem nada de modismo: não é possível encontrar sucesso nessa área se o empreendedor não trabalhar duro e, principalmente, conhecer a fundo o mercado em que está entrando, seu público e as necessidades que pode suprir. Começar um negócio do zero exige disponibilidade para entender seus produtos e soluções bem além do

Continue lendo »
4 erros que podem arruinar a experiência do cliente na Black Friday (e como evitá-los)

4 erros que podem arruinar a experiência do cliente na Black Friday (e como evitá-los)

A Black Friday, um dos maiores eventos do varejo global, oferece às empresas uma oportunidade única para impulsionar suas vendas e atrair novos clientes. No entanto, mais do que oferecer descontos chamativos, é fundamental que as marcas ofereçam uma experiência de compra eficiente e sem falhas. Pequenos erros podem gerar insatisfação, afastar clientes e comprometer não só as vendas imediatas,

Continue lendo »