03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

As principais etapas de uma pesquisa de campo

crop students discussing materials_23 2147655924

A pesquisa de campo é caracterizada por investigações feitas através de documentos, bibliografia e coleta de dados de pessoas ou grupos, contando com recursos próprios de diferentes tipos de pesquisa.

Trata-se de um estudo mais aprofundado, realizado no local em que o fato acontece. Por exemplo: se o objeto de estudo é saber sobre a adaptação da população da comunidade X a um determinado serviço, a pesquisa será feita no bairro X.

Nesse ambiente, o pesquisador realiza a maior parte do trabalho pessoalmente, aplicando os questionários ou entrevistas por segmentação de grupos. O objetivo é compreender os diferentes aspectos de uma determinada realidade.

A pesquisa de campo tem a finalidade de observar fatos e fenômenos que ocorrem em determinada realidade, contribuindo para a solução de um problema ou para aumentar a produtividade ou eficiência de alguma ação.

Os retornos da pesquisa de campo são bastante eficientes, visto que ela é realizada no corpo a corpo, próximo ao público-alvo.

Etapas da pesquisa de campo

A maneira como os dados são coletados em campo depende muito do objeto a ser estudado – e da metodologia adotada para tanto. Sendo assim, não existe um “jeito certo” de fazer a investigação de campo, mas várias possibilidades que vão se encaixar em determinados contextos.

O primeiro passo é definir o problema ou a questão a ser estudada. A partir daí, formulários vão ser desenvolvidos, por especialistas, para as entrevistas de campo. Nesse momento, a pesquisa realmente começa, a partir das seguintes etapas:

Aplicação dos questionários

Quem vai a campo aplicar os questionários são pesquisadores contratados especificamente para essa tarefa. Eles são responsáveis por fazer o corpo a corpo com o público. Geralmente, os requisitos são formação, experiência e o perfil do público a ser pesquisado.

Além do papel do pesquisador, existe também a função do supervisor de equipes, que acompanha o trabalho e certifica a eficiência da pesquisa.

Coleta de dados

A coleta de dados é o registro das informações durante a entrevista. Pode parecer um processo simples e primário, mas exige preparo, cautela e padronização ao descrever ou assinalar as respostas.

O pesquisador pode definir regras para minimizar as chances de erro, como não abreviar palavras, utilizar as palavras exatas do entrevistado e não fazer o registro após terminar a entrevista, mas durante.

Tabulação e interpretação dos dados

Após a finalização da pesquisa de campo é hora de tabular os dados, ou seja, organizar as respostas de forma que faça sentido para quem vai ler os relatórios finais. Para isso, o profissional pode utilizar planilhas para agrupar respostas iguais ou semelhantes e, em seguida, fazer a contagem.

Com os dados organizados fica mais fácil interpretar as informações. Esse é um passo importante, pois a análise, por meio do referencial teórico, irá explicar a realidade ou o fenômeno estudado em detalhes.

Como utilizar a tecnologia na pesquisa de campo

Realizar pesquisa de campo de forma manual pode ser desgastante, caro e nada eficiente. Ainda bem que existe a tecnologia a nosso favor: ela automatiza os processos e melhora a análise dos resultados.

Escolher uma solução digital, como a da Data Goal, gera uma série de benefícios tanto para quem contrata e para quem realiza a pesquisa. Nosso aplicativo reduz custos e a quantidade de equipamentos necessários para essa finalidade.

Isso acontece porque o formulário construído na plataforma está a favor dos pesquisadores, permitindo, em alguns casos, que o usuário tenha acesso ao aplicativo que realiza a coleta e análise dos dados de forma totalmente automatizada, diminuindo as chances de erro.

Ao tabular os dados, o software agrupa de maneira precisa e organizada todas as informações, fotos, respostas, documentos, entre outros. As coordenadas geográficas também são registradas e os dados armazenados de forma segura na nuvem.

A aplicação do sistema Data Goal para pesquisa de campo oferece os seguintes diferenciais:

• Aplicação em pesquisa em modo offline;

• Possibilidade de retirada de resultados parciais com os pesquisadores ainda em campo;

• Banco de dados para produção do relatório final no mesmo dia;

• Recurso de combate à fraude com gestão de equipes e pesquisa;

• Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS;

• Indicadores de produtividade média individual e de equipes.

A ferramenta do sistema Data Goal é de fácil utilização e tem interface amigável que permite o dono da pesquisa faça alterações sempre que necessário, sem precisar de um especialista em sistemas para isso. E o melhor? Cabe no bolso!

Entre no nosso site e saiba mais sobre pesquisa de campo!

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

Obama_3

Como Barack Obama usou a internet para ser eleito em 2008?

As lições de marketing de Barack Obama ficarão marcadas na história recente da humanidade. Gostando dele ou não, o presidente americano foi um marco na trajetória política, não só dos Estados Unidos como do mundo. A eleição do ex-presidente significou uma revolução no planejamento da campanha política norte-americana de 2008. O uso da rede mundial de computadores não era uma

Continue lendo »
photo 1613963931023 5dc59437c8a6

É possível elaborar políticas públicas eficientes?

Políticas públicas são iniciativas desenvolvidas por gestores públicos – sejam eles federais, estaduais ou municipais – que têm como finalidade produzir e garantir direitos à população por meio de programas ou projetos que abrangem assuntos de ordem política, econômica, social e cultural da sociedade.  Compreender o que são políticas públicas implica em compreender o processo que envolve sua elaboração e

Continue lendo »
photo 1573497491208 6b1acb260507

Como trabalhar com pesquisa política fora do ano de eleição?

Quem trabalha com pesquisa política provavelmente já observou que boa parte das demandas surgem durante o período das eleições. Entretanto, saiba que é possível manter os lucros com as pesquisas durante os três anos de mandato.  Manter uma receita positiva ao longo do mandato de um político pode parecer algo quase impossível. Isso acontece porque, muitas vezes, a procura por

Continue lendo »
live no instagram 1280x720 1

Como fazer uma live no Instagram?

Se você é um usuário das redes sociais, já deve ter visto alguns de seus amigos fazendo vídeos ao vivo. Essa opção, que já é disponibilizada pelo Youtube e Facebook, também pode ser usada como live no Instagram. A ferramenta foi lançada no final de 2016 e, com o tempo, a função de transmissão ao vivo se desenvolveu. Entre outras

Continue lendo »
diverse young people talking having fun together cafe_1163 5145

Pesquisa social: 5 métodos e técnicas

A sociedade, de forma geral, é impactada por uma série de fatores, sejam eles ambientais, tecnológicos, políticos ou urbanos, provocados tanto por órgãos governamentais como por empresas privadas. As consequências podem ser muitas, indo de negativas a positivas, a depender do contexto. Descobrir os detalhes desses resultados é o principal ativo da pesquisa social. A pesquisa social nada mais é

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao do Cliente Como a Data Goal Transforma Feedback em Crescimento

Pesquisa de Satisfação do Cliente: Como a Data Goal Transforma Feedback em Crescimento

A satisfação do cliente é o coração de qualquer negócio bem-sucedido. Entender como seus clientes percebem seus produtos e serviços é essencial para construir uma base sólida de clientes fiéis e garantir o crescimento sustentável. Com as soluções de Pesquisa de Satisfação do Cliente da Data Goal, sua empresa pode transformar o feedback dos clientes em insights valiosos que direcionam

Continue lendo »
election campaing scenes_52683 48033

Marketing político: como a aliança correta pode ajudar sua reputação

A reputação na gestão pública é essencial. Afinal, trabalhar servindo ao cidadão demanda uma visão positiva e transparente do trabalho realizado, para que seja possível efetuar mais mudanças. O marketing político é ferramenta chave na melhora da reputação.  Parcerias são, no marketing político, uma estratégia potencialmente benéfica para o andamento do trabalho. É possível unir forças e atuar sobre gargalos

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Quantitativa Como a Data Goal Transforma Numeros em Estrategias de Sucesso

Pesquisa de Mercado Quantitativa: Como a Data Goal Transforma Números em Estratégias de Sucesso

A pesquisa de mercado quantitativa é uma metodologia fundamental para empresas que desejam basear suas decisões em dados concretos. Ao coletar e analisar um grande volume de respostas numéricas, essa pesquisa oferece uma visão estatística detalhada do comportamento, das preferências e das necessidades dos consumidores. A Data Goal, especialista em coleta de dados multicanal, oferece uma solução eficiente e poderosa

Continue lendo »
business people discussion planning growth strategy togetherness concept_53876 42623

Quais são os principais indicadores de performance da gestão pública?

A mensuração dos resultados corporativos é estratégica para todo negócio, pois é por meio dessas informações que a gestão vai compreender os seus pontos fortes e fracos e as oportunidades do empreendimento. Mas engana-se quem pensa que apenas a iniciativa privada estabelece indicadores: a iniciativa pública também deve adotar tais procedimentos com intuito de medir seu desempenho.  A gestão pública

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Para que Serve e Como a Data Goal Pode Ajudar Sua Empresa a Crescer

Pesquisa de Mercado para Salão de Beleza: Como Entender e Atender Melhor o Seu Público com a Data Goal

No setor de beleza, entender as preferências e necessidades dos clientes é essencial para oferecer serviços personalizados, melhorar o atendimento e se destacar da concorrência. Uma pesquisa de mercado para salão de beleza é uma ferramenta poderosa que permite coletar informações valiosas sobre o comportamento dos clientes, tendências do mercado e as percepções dos concorrentes. Com o uso das soluções

Continue lendo »
Como Criar um Questionario de Pesquisa de Mercado com a Data Goal

Como Criar um Questionário de Pesquisa de Mercado com a Data Goal

A pesquisa de mercado é uma ferramenta poderosa para empresas que desejam conhecer melhor seu público-alvo, entender tendências de consumo e tomar decisões mais assertivas. O primeiro passo para uma pesquisa de mercado eficaz é a criação de um questionário bem estruturado, que consiga captar informações relevantes de forma clara e objetiva. A Data Goal, líder em soluções tecnológicas para

Continue lendo »