A implementação de pesquisa social em empresas privadas e instituições públicas é uma ótima iniciativa para resolver parte dos problemas que afligem o mundo dos negócios. Afinal, sem uma base de dados real e confiável é impossível tomar qualquer tipo de decisão.
A pesquisa social é uma ferramenta de grande relevância para as organizações, visto que ela consegue medir impactos e compreender hábitos das pessoas que afetam diretamente o empreendimento.
Por que fazer pesquisa social?
A sociedade não representa um padrão de atitudes e pensamentos. Uma ação tomada no governo, por exemplo, pode ser recebida das mais diferentes maneiras pela população. Para alguns pode ser vista como solução, para outros como problemas.
Compreender tais diversidades permite ao gestor definir estratégias, avaliar resultados, medir satisfação e propor melhorias nas mais diversas áreas do mercado.
É nesse momento que a pesquisa social deve ser implementada, pois o método utilizado ajuda a entender o comportamento das pessoas na sociedade, permitindo projetar produtos ou serviços que se adaptam às mais diversas necessidades das pessoas.
De maneira geral, a pesquisa social tem por objetivo resolver problemas da comunidade, levando em consideração a localização física, educação, classe social e nível de escolaridade, entre outros tantos atributos que interferem no cenário da investigação.
Dessa maneira, se o governo do estado vai ampliar o ramal ferroviário, aumentando o número de cidades que receberá o transporte, cabe aí a pesquisa social. Isso se faz necessário para que a verba seja destinada corretamente, abrigando municípios que sejam beneficiados com essa implantação.
Para isso, a pesquisa social deve reunir o máximo de informação possível, como atividade econômica do local, se o município tem atrativos turísticos e se o trecho pode beneficiar mais cidades ao redor. Além disso, a ferramenta mede o impacto que esse novo empreendimento pode levar para a população, como barulho, poeira e efeitos no meio ambiente, entre tantas outras consequências que podem ser negativas, mas, também, positivas, dependendo do contexto.
O sucesso de sua pesquisa depende de um bom aplicativo
Aplicar pesquisa social demanda tempo e dá muito trabalho. No entanto, imprimir formulários e lotar as localidades com pesquisadores e equipe de apoio pertence ao passado, pois gasta-se muito dinheiro e o gerenciamento do trabalho não costuma ser eficaz.
Com o avanço da tecnologia, o uso de aplicativos passou a fazer parte da vida de todo mundo e, logo, o mundo corporativo passou a usufruir dessa ferramenta que tem facilitado a vida de muitos gestores.
Um bom app de pesquisa, como o da Data Goal, resolve praticamente tudo: desde a formulação do questionário, passando pela compilação dos dados, até a entrega do relatório final para o cliente.
Como a pesquisa social é mais abrangente, necessitando, muitas vezes, que o pesquisador realize as entrevistas em domicílio, o app precisa ser eficiente e apresentar diferenciais que dê mais segurança na aplicação e também no resultado.
Veja alguns deles:
- Aplicação de pesquisas em modo offline, facilitando o trabalho em lugares remotos com limitação de acesso a internet;
- Possibilidade de retirada de resultados parciais com os pesquisadores ainda em campo;
- Banco de dados para produção do relatório final no mesmo dia;
- Recurso de combate à fraude com gestão de equipes de pesquisa;
- Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS;
- Indicadores de produtividade média individual e de equipes.
Fazer pesquisa social pode ser menos complicado do que você pensa. Basta ter a aplicação certa para o seu negócio. A Data Goal é uma plataforma amigável e intuitiva que atende todos os perfis e tamanhos de empresas. Quer saber como funciona? Entre aqui e venha conhecer nossas soluções!