Se existe algo que está mexendo com a expectativa e as emoções do brasileiro é a eleição de 2022. Esse ano a disputa promete ser intensa em função das mudanças ocorridas no mundo, especialmente pela pandemia e a guerra na Ucrânia. É por isso que candidatos e partidos estão a todo vapor no planejamento de campanha eleitoral 2022.
No entanto, mesmo colocando cada detalhe em papel, nem tudo sai como o desejado. Muitas vezes, a ansiedade faz com que os candidatos avancem nas etapas do processo, gerando problemas, desgastes e custos bem maiores.
O planejamento da campanha é um facilitador que ajuda a organizar as ações ao longo do período eleitoral, como as atividades da equipe, o tempo para execução das tarefas e a estruturação das pesquisas.
Contudo, é importante que fique claro que o planejamento pode mudar ao longo do processo. Isso ocorre devido às inúmeras transformações da sociedade demonstradas durante a pesquisa.
A pesquisa eleitoral também entra no planejamento da campanha
A pesquisa é uma ferramenta importantíssima que vai definir o rumo do planejamento de campanha eleitoral 2022. É através dos inquéritos que a sociedade percebe o posicionamento do candidato, seu discurso, suas propostas de governo e alianças políticas, entre outros aspectos essenciais para o período.
Em outras palavras, isso significa que todas as estratégias políticas devem ser pautadas em cima de dados factíveis e interessantes ao eleitorado. Dessa maneira, a pesquisa deve ser planejada de forma tática e conduzida com didática para que os resultados apontem para as questões que de fato norteiam a campanha eleitoral.
A pesquisa deve contemplar dados que deem aos pesquisadores a oportunidade de:
- Avaliar a satisfação geral quanto à administração pública;
- Prever a intenção de voto;
- Entender a reputação de um candidato específico em determinada região;
- Realizar tracking (monitoramento).
Contudo, vemos que muitos partidos políticos e candidatos encontram dificuldade em viabilizar uma pesquisa eleitoral, já que o gerenciamento de equipes impacta na rapidez dos processamento de dados e eleva os custos do serviço.
Mas isso pode ser mudado a partir de um sistema que compreenda todas as necessidades da pesquisa de campo e consiga ser disponibilizado a preços mais acessíveis. É o caso do app Data Goal.
Realizar pesquisa eleitoral com essa plataforma é avançar no uso de tecnologia em prol de pleitos mais factíveis e focados em transformar os candidatos em potenciais vencedores. Isso só é possível porque o sistema Data Goal possui funcionalidades inovadores que vão atender de maneira completa as necessidades da equipe de marketing.
Veja!
Interface amigável e intuitiva
Por se tratar de uma plataforma tecnológica, muitas equipes podem sentir certo desconforto em utilizá-la. No entanto, o app Data Goal possui interface simples, amigável e intuitiva, sem a necessidade de contratar um programador para criar o questionário digital.
Funciona offline
Algumas equipes se sentem inseguras com os aplicativos de pesquisa devido a muitas regiões no Brasil não terem uma boa conexão com a internet, dificultando todo o trabalho dos pesquisadores.
Porém, a plataforma Data Goal possui um sistema de coleta de dados offline – e não precisa de conexão com a internet para funcionar. Para isso, antes de ir a campo, é preciso baixar o sistema no dispositivo (tablet ou smartphone) que será utilizado no processo de pesquisa.
Durante a entrevista, basta preencher os dados normalmente e, ao final, conectar-se à internet para baixar e compilar as informações. Esse tipo de coleta é bastante utilizada quando os inquéritos são realizados em lugares remotos, cuja conexão é mais lenta, ou em feiras, congressos e ambientes em que o sinal pode oscilar bastante.
Exporta os dados quando quiser
Com o app Data Goal, as entrevistas vão direto do campo para a base de dados, dispensando digitação e tabulação. Dessa maneira, o sistema permite exportar as informações quantas vezes quiser, mesmo com os pesquisadores ainda em campo.
Maior segurança
Por mais que haja monitoramento das equipes, a pesquisa de campo é passível de fraude. E, quando isso ocorre, todo o planejamento de campanha eleitoral 2022 pode ir por água abaixo. Afinal, todas as estratégias e ações pensadas para esse resultado acabam ficando inadequadas.
Para evitar transtornos aos candidatos, a Data Goal desenvolveu recursos de combate à fraude que impossibilitam que os questionários sejam manipulados. Eles abrangem:
- Níveis de permissão de acesso;
- Indicadores de produtividade média individual e de equipes;
- Gravação de áudios das aplicações;
- Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS.
Em outras palavras, todas as operações no app Data Goal são identificadas, trazendo mais credibilidade aos resultados da pesquisa.
Se você deseja um planejamento de campanha eleitoral 2022 eficiente, entre em contato com a Data Goal e faça o teste gratuito da nossa solução. Você vai descobrir como suas estratégias podem ser ainda mais assertivas daqui pra frente.