03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Instrumento de coleta de dados para período eleitoral: tudo o que você precisa saber

photo 1540910419892 4a36d2c3266c

Quem trabalha com pesquisa eleitoral sabe que dispor de um instrumento de coleta de dados é a parte mais importante e, também, a mais complexa de todo o processo. É por meio dela que o pesquisador vai coletar materiais importantes para a campanha do candidato.

Nesse sentido, a coleta de dados é a captação de informações referentes ao problema ou situação que se quer saber, permitindo que o pesquisador conheça mais a fundo as opiniões e percepções de cada entrevistado.

Se a equipe do candidato quer compreender com mais profundidade, por exemplo, os impactos da pandemia na educação básica, é preciso explorar esse universo, identificando os envolvidos e colhendo dúvidas, reclamações e sugestões. 

Com todo esse material em mãos, é possível traçar as estratégias adequadas, viabilizando uma campanha eleitoral objetiva e de acordo com a realidade da região.

Para uma pesquisa bem elaborada e confiável é preciso contar com instrumentos de coleta de dados, ou seja, ferramentas que vão auxiliar no levantamento e tratamento  das informações.

Independentemente da metodologia utilizada, para realizar pesquisa no período eleitoral, você pode utilizar os seguintes instrumentos de coleta de dados: 

Questionário

O questionário é um instrumento de coleta de dados mais utilizado em pesquisa eleitoral. Trata-se de uma ferramenta composta com determinado número de questões que são apresentadas ao respondente.

Para isso, deve construir uma ferramenta com perguntas abertas (em que é preciso discorrer sobre o assunto), fechadas (assinalar a opção mais adequada) ou mistas (junção das abertas com as fechadas).

Entrevista

A entrevista é um outro tipo de instrumento de coleta de dados que tem como  função o diálogo entre o pesquisador e o entrevistado. Com um roteiro previamente estabelecido, o processo acontece naturalmente, como uma conversa que pode sofrer mudanças durante a pesquisa, levando o entrevistador a desenvolver outros questionamentos importantes para a campanha.

Telefone

O telefone também é um instrumento de coleta de dados utilizado em período eleitoral. Com uma base de dados de telefones fixos e celulares, os institutos de pesquisa selecionam o número em uma amostra representativa do eleitorado com acesso a telefonia.

Por meio de um questionário estruturado para avaliação do cenário eleitoral brasileiro, a pesquisa é realizada por telefone com profissionais do outro lado da linha realizando a conversa e anotando os dados.

Outra forma de fazer isso é através das entrevistas automatizadas por telefone. No lugar do pesquisador, o respondente ouve uma mensagem gravada e responde digitando o número no teclado. Esse processo é muito parecido com um call center.

Aplicativo de pesquisa

Em qualquer tipo de pesquisa, a coleta de dados é um procedimento primordial para o bom andamento da investigação. No entanto, se as informações forem inconclusivas ou improdutivas, você vai ter perdido tempo – e também a chance de ter um resultado confiável.

Isso acontece muito quando a coleta é feita à mão por uma equipe que vai de casa em casa, estabelecendo contato mais direto com o público. As respostas anotadas em folha de papel são sempre suscetíveis a indução de erros e afetam a confiabilidade de todo o processo.

Com o avanço da tecnologia, eis que surge o aplicativo para pesquisa eleitoral. Trata-se de um instrumento de coleta de dados eficiente, seguro e que vai trazer uma grande economia para o seu partido. 

O software desenvolvido pela Data Goal possui várias funcionalidades que contribuem para a melhora da pesquisa e, consequentemente, do resultado. Para começar, tudo é automatizado: desde a criação dos formulários, passando pelo registro dos dados até a emissão do relatório final.

Em outras palavras, não há mais necessidade de enviar  inúmeros pesquisadores a campo, evitando assim gastar com hospedagem, remuneração, transporte e alimentação. A pesquisa pode ser enviada por e-mail, WhatsApp ou redes sociais. 

Situações que demandam a ida à campo também são resolvidas pelo app de pesquisa. Nesse caso, toda a coleta é realizada por meio do aplicativo baixado no celular ou tablet do pesquisador, e o questionário pode ser aplicado de maneira online ou offline. 

O processamento desse instrumento de coleta de dados é muito mais rápido que o modelo tradicional, e as respostas dos eleitores vão direto para a base de dados que fica localizada em um servidor em nuvem.

A solução Data Goal é um software avançado e focado em transformar os candidatos em potenciais vencedores. Prova disso é que a plataforma oferece os seguintes diferenciais:

  • Interface amigável e intuitiva;
  • Possibilidade de retirada de resultados parciais com os pesquisadores ainda em campo;
  • Banco de dados confiáveis para produção do relatório final no mesmo dia;
  • Recurso de combate à fraude com gestão de equipes de pesquisa
  • Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS;
  • Indicadores de produtividade média individual e de equipes.

Precisa realizar coleta de dados para a sua pesquisa eleitoral? Entre em contato com a Data Goal e faça um teste grátis na nossa plataforma.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

Satisfação do cliente: como monitorar e ajustar estratégias durante as campanhas de fim de ano

Satisfação do cliente: como monitorar e ajustar estratégias durante as campanhas de fim de ano

As campanhas de fim de ano são cruciais para o varejo, representando um pico no volume de vendas. No entanto, além de ofertas atrativas, é a experiência de compra que realmente fideliza os consumidores. Nesse período de alta demanda, o monitoramento da satisfação do cliente se torna essencial para garantir que a jornada de compra seja positiva, mesmo diante da

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao de Clientes Como Criar um Questionario Eficiente com a Data Goal

Pesquisa de Satisfação de Clientes: Como Criar um Questionário Eficiente com a Data Goal

Realizar uma pesquisa de satisfação de clientes é fundamental para entender como seus consumidores percebem os produtos e serviços da sua empresa, identificar pontos fortes e áreas que precisam de melhorias. Para coletar esses dados de maneira eficaz, é essencial criar um questionário bem estruturado e claro, que capture as opiniões e feedbacks mais relevantes. A Data Goal oferece uma

Continue lendo »
3 estratégias infalíveis para otimizar o orçamento da sua campanha eleitoral

3 estratégias infalíveis para otimizar o orçamento da sua campanha eleitoral

Descubra como o uso inteligente de dados não só economiza recursos, mas também amplia o impacto das campanhas eleitorais Na era digital, gerenciar um orçamento de campanha eleitoral com eficiência e assertividade é crucial para o sucesso nas urnas. Com a evolução tecnológica, tornou-se essencial adotar estratégias que aliam economia de recursos à maximização do impacto. “Esticar” o orçamento eleitoral combina

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Perguntas Essenciais e Solucoes Inovadoras com a Data Goal

Pesquisa de Mercado: Perguntas Essenciais e Soluções Inovadoras com a Data Goal

Uma pesquisa de mercado eficaz começa com as perguntas certas. Formular questões adequadas é fundamental para coletar dados valiosos e tomar decisões estratégicas embasadas em informações concretas. Ao realizar uma pesquisa de mercado, as empresas podem explorar o comportamento dos consumidores, identificar oportunidades e entender melhor seu posicionamento em relação à concorrência. Neste artigo, vamos explorar exemplos de perguntas essenciais

Continue lendo »
businessman hand putting voting paper_47328 197

Como preparar uma campanha política para as eleições de 2022?

O ano nem começou e já estamos pensando nas eleições de 2022… não é um pouco cedo para isso? Na verdade, uma campanha política não deve ser pensada às vésperas do pleito. Os preparativos para isso requerem tempo e dedicação. Todos nós sabemos que a disputa eleitoral é um processo acirrado que exige do candidato e equipe de marketing um

Continue lendo »
photo 1423592707957 3b212afa6733

O que são políticas públicas?

Quando o assunto é política, muitas dúvidas podem surgir. Dentro desse campo tão amplo, há conceitos importantes que fazem parte da nossa vida pública e que, muitas vezes, não conhecemos.  Um dos termos que você provavelmente já ouviu é a expressão políticas públicas. Tema que impacta a vida de todos os cidadãos, independente da faixa etária, sexo e classe. Ações

Continue lendo »
Como as pesquisas de mercado guiam a inovação no lançamento de produtos

Como as pesquisas de mercado guiam a inovação no lançamento de produtos

Inovar no lançamento de produtos é essencial para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Contudo, um erro comum entre empresas é lançar produtos sem considerar as reais necessidades do público-alvo, aumentando o risco de rejeição. Para evitar esse cenário, as pesquisas de mercado são ferramentas indispensáveis, oferecendo insights detalhados sobre os consumidores que orientam a inovação e

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao do Cliente Exemplos e Solucoes

Pesquisa de Satisfação do Cliente: Exemplos e Soluções

No atual cenário de negócios, entender a satisfação do cliente se tornou uma peça-chave para o sucesso de empresas de todos os tamanhos. Isso porque os consumidores estão cada vez mais exigentes, e saber o que eles pensam e sentem em relação aos seus produtos ou serviços pode ser o diferencial entre manter uma base de clientes leal ou perder

Continue lendo »
photo 1613963931023 5dc59437c8a6

É possível elaborar políticas públicas eficientes?

Políticas públicas são iniciativas desenvolvidas por gestores públicos – sejam eles federais, estaduais ou municipais – que têm como finalidade produzir e garantir direitos à população por meio de programas ou projetos que abrangem assuntos de ordem política, econômica, social e cultural da sociedade.  Compreender o que são políticas públicas implica em compreender o processo que envolve sua elaboração e

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao A Importancia de Perguntas Bom Regular Ruim para Melhorar a Experiencia do Cliente

Pesquisa de Satisfação: A Importância de Perguntas “Bom, Regular, Ruim” para Melhorar a Experiência do Cliente

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta poderosa que ajuda as empresas a entender o nível de contentamento dos seus clientes em relação aos produtos ou serviços oferecidos. Um formato amplamente utilizado nas pesquisas é a avaliação de aspectos com as opções “Bom, Regular, Ruim”. Esse modelo simplificado oferece uma visão clara e rápida sobre como os clientes percebem diferentes

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado A Importancia de Basear Decisoes em Dados com a Data Goal

Pesquisa de Mercado: A Importância de Basear Decisões em Dados com a Data Goal

Em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, as empresas precisam tomar decisões estratégicas com base em informações concretas e precisas. A pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial que oferece insights valiosos sobre os comportamentos, preferências e necessidades dos consumidores, além de permitir uma análise detalhada da concorrência. A Data Goal, referência em soluções tecnológicas para coleta de

Continue lendo »
photo 1504868584819 f8e8b4b6d7e3

Os 3 desafios do uso de dados no ciclo de políticas públicas

Conjunto de processos para a elaboração de programas e ações, o ciclo de políticas públicas é um momento importante. A partir dele, é possível propor soluções que irão impactar a vida de milhares de pessoas. Para quem não conhece o ciclo de políticas públicas, ele é um conjunto de ações que atua na identificação dos problemas enfrentados pela sociedade. Também

Continue lendo »