03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

O que não pode faltar no seu planejamento de campanha eleitoral 2022

electronic voting abstract concept illustration_335657 1876

A largada para as eleições finalmente começou – e o planejamento de campanha eleitoral 2022 está a todo vapor! Em 2 de outubro a população vai às urnas mais uma vez para eleger presidente, governador, senador, deputado federal e estadual.

Embora muitos partidos já estejam se movimentando, não custa lembrar: é preciso se organizar o quanto antes. O planejamento de campanha eleitoral 2022 é essencial para a construção da imagem do candidato.

Acontece que a disputa eleitoral é apenas uma parte do processo. Para uma campanha séria e profissional, todas as ações devem ser pensadas com antecedência, justamente para ter tempo hábil de criar estratégias e narrativas consistentes que aproximem o eleitor do candidato.

O que vem a ser planejamento de campanha eleitoral 2022?

O sucesso de uma campanha e a vitória nas eleições são reflexos de processos estruturados e organizados. Não há como orientar ações para esse período sem ferramentas básicas que possibilite perceber a realidade, avaliar oportunidades e readequar técnicas e trâmites adequados para alcançar o resultado.

De maneira geral, o planejamento de campanha eleitoral 2022 permite que partidos e equipe do candidato reajam rapidamente aos altos e baixos tão comuns em período de campanha. É nessa etapa que o marketing explora as ações positivas que já tinham sido executadas e desenvolve novas narrativas que se adequem a cada situação.

É pensando no sucesso do pleito que elencamos alguns pontos que não podem faltar no seu planejamento de campanha eleitoral 2022. Veja!

Esteja atento às datas e regras do calendário eleitoral

Trata-se de um cronograma estabelecido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com as datas mais importantes para orientar candidatos, eleitores, partidos políticos, veículos de comunicação e órgãos públicos.

Esse calendário é de extrema importância para o planejamento de campanha eleitoral 2022, já que  é através dessa ferramenta que se sabe sobre os prazos para migração partidária, data-limite para tirar título de eleitor e início e fim da propaganda eleitoral gratuita nas emissoras, entre outras regras.

Pesquisas eleitorais

A pesquisa eleitoral é um instrumento valioso de políticos e partidos que pretendem mapear necessidades e construir o discurso em cima de dados factíveis e interessantes ao eleitorado. É um material  rico que o candidato tem para conduzir sua campanha eleitoral.

Ela deve ser planejada de forma tática e conduzida com didática para que seus resultados apontem para as questões que de fato norteiam a campanha eleitoral. Ou seja, para qualquer assunto que você deseja trabalhar, a pesquisa é o melhor caminho.

Tenha em mente que tudo é muito dinâmico e muda o tempo inteiro, por isso, mesmo que seja um político com mais tempo de vida pública, não é conveniente  basear sua campanha de 2022 em dados passados. Afinal, os problemas, dificuldades e anseios são outros e acompanham as transformações do país.

Tenha a tecnologia como sua aliada

Sem dúvida que a pesquisa eleitoral é a base de toda a sua campanha política, desvendando desde as intenções de votos até os principais problemas que afligem a sociedade. 

Por ser um processo robusto e que deve ser mais preciso, realizar a pesquisa de maneira manual não é a melhor escolha. Além da perda de tempo em preencher todos os formulários e visitar todos os entrevistados, as despesas com tudo isso ficam bem altas. 

Imagine ter que arcar com salário, alimentação, transporte e encargos trabalhistas de toda a equipe que está em campo… em uma eleição para presidente da república, por exemplo, seria uma quantidade considerável de entrevistadores em todas as regiões do Brasil. Quanto isso não pesaria no orçamento?

Sem contar que o modelo convencional é mais demorado de se obter o resultado – e pouco confiável, já que é mais suscetível a fraudes.

Quando se usa a tecnologia a seu favor, todo o processo fica mais rápido, simples, eficiente e seguro. A utilização de aplicativo para pesquisa, como o desenvolvido pela Data Goal, traz inúmeras vantagens para o planejamento de campanha eleitoral 2022.

Para começar, todas as pesquisas são realizadas por meio virtual. Ou seja, todos os formulários são enviados para os respondentes por e-mail, whatsapp ou rede social. É claro que vai acontecer do pesquisador ter que ir a campo, mas nesse caso, a entrevista é realizada por meio de um tablet ou smartphone. 

Após finalizar cada questionário, as respostas vão direto para a base de dados, dispensando digitação e tabulação.

Além disso, o sistema Data Goal apresenta outras funcionalidades úteis para o desenvolvimento de uma boa pesquisa eleitoral, como:

  • Interface amigável e intuitiva;
  • Funciona offline gravando os questionários na memória interna do dispositivo;
  • Possibilidade de retirada de resultados parciais com os pesquisadores ainda em campo;
  • Banco de dados para produção do relatório final no mesmo dia;
  • Recurso de combate à fraude;
  • Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS;
  • Indicadores de produtividade média individual e de equipes.

Coordenar campanha eleitoral pode não ser uma tarefa simples. É muita dedicação para compreender o cenário e transformar as informações em estratégias para impulsionar a campanha política do candidato. Mas com a solução certa, tudo fica mais fácil e objetivo. 

Por isso, conte com a Data Goal para o seu planejamento de campanha eleitoral 2022. Para saber mais e fazer um teste grátis, entre na nossa plataforma!

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

59914

Como realizar uma pesquisa eleitoral para prefeito e vereador?

Em todo ano de eleição você ouve falar sobre pesquisas eleitorais e dados de intenção de voto, correto? E deve se perguntar como são feitas essas pesquisas, já que você nunca participou de uma… as principais dúvidas são: elas existem mesmo? São confiáveis? A resposta é sim, elas existem e são confiáveis. E, já que em 2020 temos eleição para

Continue lendo »
Precisão nos dados para vencer eleições: pesquisas eleitorais para ajustar sua campanha em tempo real

Precisão nos dados para vencer eleições: pesquisas eleitorais para ajustar sua campanha em tempo real

O aumento de campanhas segmentadas através do uso de pesquisas eleitorais está entre as tendências para as próximas eleições municipais, que ocorrem em outubro deste ano. Os candidatos estão utilizando dados comportamentais e a análise de big data para direcionar suas mensagens de forma mais eficaz, visando não apenas alcançar um maior número de eleitores, mas também envolver e mobilizar

Continue lendo »
5 estratégias para engajar eleitores indecisos nestas eleições

5 estratégias para engajar eleitores indecisos nestas eleições

Na corrida eleitoral, conquistar o voto dos eleitores indecisos é uma verdadeira carta na manga para qualquer candidato. Entender e influenciar esse grupo tão relevante e presente em toda eleição, por muitas vezes, define os rumos de uma candidatura.  Neste contexto, estudar formas de conhecer para persuadir o eleitorado se tornam tarefas fundamentais para um candidato ao longo da sua

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Pronta Solucoes Eficientes com a Data Goal

Pesquisa de Mercado Pronta: Soluções Eficientes com a Data Goal

No mundo atual, onde os dados são o novo “ouro”, contar com uma pesquisa de mercado eficiente e bem estruturada pode ser o fator decisivo entre o sucesso e o fracasso de um negócio. Para empresas que buscam entender melhor seus clientes, mapear tendências e identificar oportunidades de crescimento, a Data Goal surge como uma parceira estratégica, oferecendo soluções tecnológicas

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao via WhatsApp Como a Data Goal Facilita a Coleta de Feedback em Tempo Real

Pesquisa de Satisfação via WhatsApp: Como a Data Goal Facilita a Coleta de Feedback em Tempo Real

Realizar uma pesquisa de satisfação é essencial para entender as percepções e expectativas dos clientes. Com o crescente uso do WhatsApp como principal canal de comunicação, muitas empresas têm optado por essa plataforma para coletar feedbacks. A Data Goal oferece uma solução completa que integra o WhatsApp para garantir uma coleta de dados ágil, eficiente e acessível, proporcionando insights valiosos

Continue lendo »
diverse young people talking having fun together cafe_1163 5145

Pesquisa social: 5 métodos e técnicas

A sociedade, de forma geral, é impactada por uma série de fatores, sejam eles ambientais, tecnológicos, políticos ou urbanos, provocados tanto por órgãos governamentais como por empresas privadas. As consequências podem ser muitas, indo de negativas a positivas, a depender do contexto. Descobrir os detalhes desses resultados é o principal ativo da pesquisa social. A pesquisa social nada mais é

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao para Restaurantes Como Melhorar a Experiencia dos Seus Clientes com a Data Goal

Pesquisa de Satisfação para Restaurantes: Como Melhorar a Experiência dos Seus Clientes com a Data Goal

Em um setor competitivo como o de restaurantes, a satisfação do cliente é um dos fatores mais importantes para garantir o sucesso. Restaurantes que entendem as necessidades e preferências dos seus clientes conseguem não apenas fidelizar o público, mas também atrair novos consumidores por meio de recomendações e avaliações positivas. Uma pesquisa de satisfação é a ferramenta ideal para medir

Continue lendo »
Como identificar nichos de mercado inexplorados com pesquisas de mercado especializadas

Como identificar nichos de mercado inexplorados com pesquisas de mercado especializadas

Identificar nichos de mercado inexplorados é uma estratégia poderosa para empresas que buscam destaque em um mercado competitivo. Embora seja comum focar em grandes mercados saturados, os nichos de mercado oferecem oportunidades significativas para o crescimento, com menos concorrência e um alto potencial de fidelização. Ao explorar nichos ainda pouco atendidos, as empresas conseguem criar produtos e campanhas direcionadas, conquistando

Continue lendo »
business conference corporate presentation female speaker flat character with empty speech bubbles political debates professor seminar concept illustration_335657 1739

Política pública: como fazer as parcerias certas através do IGP

Na gestão pública, as parcerias são estratégicas para o desenvolvimento de boa política pública. Em meio a tantas informações, porém, pode ser difícil entender como fazer as melhores parcerias para o andamento do trabalho. As parcerias, na gestão pública, são importantes para o alinhamento dos projetos e para o andamento da política pública. Alguns cuidados, porém, são necessários na hora

Continue lendo »
chris liverani dBI_My696Rk unsplash

Entenda como funciona a margem de erro das pesquisas eleitorais

As eleições são um período bastante turbulento para os institutos de pesquisa, já que a população espera que a maioria “acerte” o nome dos vencedores na corrida às urnas, especialmente quando os cargos pretendidos são de destaque, como Presidência ou o Governo de um estado. É nas idas e vindas dos gráficos dos principais candidatos que buscamos entender como funciona

Continue lendo »