03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Planejamento de campanha eleitoral 2022: erros que você não pode cometer

photo 1516055619834 586f8c75d1de

Existe uma grande expectativa em relação às eleições deste ano. Afinal, o Brasil e o mundo passam por grandes transformações, o que pode ter consequências nas urnas. Por isso é hora de focar no planejamento de campanha eleitoral 2022.

No entanto, nem tudo sai conforme o desejado. Deixar tudo para a última hora ou não incluir determinado ponto no planejamento pode colocar tudo a perder. A ansiedade de fazer tudo para ganhar tempo com certeza vai gerar problemas, desgastes e custos bem maiores.

Vale lembrar que o sucesso ou o fracasso de um candidato tem tudo a ver com o planejamento de campanha eleitoral 2022. É impossível orientar ações para esse período sem o mínimo de organização e ferramentas básicas que possibilitem ações mais efetivas.

Para que o seu candidato tenha mais visibilidade, você não pode cometer os seguintes erros no planejamento de campanha eleitoral 2022:

Demorar a começar a campanha

Deixar para começar a campanha faltando pouco tempo para as eleições é um erro que não se pode cometer. Existe um cronograma liberado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com as datas mais importantes, justamente para orientar políticos e partidos nesse planejamento.

Se existe uma data para o início da propaganda eleitoral gratuita, por exemplo, não espere até o dia para se organizar. Prepare os candidatos com antecedência, elaborando discursos condizentes com o cenário político atual.

Retardar o início da campanha eleitoral pode gerar efeitos negativos como fazer o eleitor ter a sensação de que o político só aparece no período eleitoral e tornar a campanha mais cara – além de destruir a imagem do candidato.

Menosprezar as redes sociais

Utilizar redes sociais apenas para divulgar agenda dos candidatos pode não gerar o efeito esperado. Em tempos de ferramentas digitais, é imprescindível que os políticos se apropriem delas para dialogar com os eleitores e assim gerar engajamento.

Por isso é interessante colocar no planejamento de campanha eleitoral 2022 lives e postagens interativas com certa periodicidade, com o objetivo de tirar dúvidas e atender as necessidades dos eleitores.

Não contar com uma equipe preparada

Talvez por inexperiência ou falta de verba, muitos candidatos acreditam que podem gerenciar sozinhos – ou com ajuda de amigos e familiares – a própria campanha. Por mais que o apoio nesse momento seja importante, lembre-se que a empreitada requer profissionalismo.

Por mais que o candidato seja preparado e com experiência em várias áreas do conhecimento, é impossível administrar pessoas, redes sociais, agenda, atender visitantes e ainda participar de eventos como um amador e, ainda, querer ganhar o pleito. 

Ter uma equipe especializada é peça fundamental para o sucesso na eleição!

Não utilizar a pesquisa a seu favor

A pesquisa é uma ferramenta de extrema importância para o planejamento de campanha eleitoral 2022, já que ela possibilita ao candidato mensurar se o processo está tendo o efeito esperado.

É através das investigações que o político vai conhecer melhor o eleitor, a região em que está disputando a eleição e os principais problemas que afligem a sociedade com um todo.

No entanto, fazer pesquisa utilizando a maneira tradicional, com formulários em papel e inúmeros pesquisadores nas ruas, não é a melhor forma de ter essas respostas. Além de ficar muito mais caro, afinal, você terá que arcar com os custos dos profissionais, o processo ainda não é confiável.

O modelo tradicional de pesquisa é bastante suscetível a falhas. A coleta de dados pode ser fraudada por um pesquisador de má índole que preenche os questionários com a sua própria opinião, por exemplo. Sem contar que a compilação dos dados também é manual, aumentando ainda mais a progressão dos erros.

O recomendado é utilizar a tecnologia a seu favor, criando questionários e aplicando pesquisas com a ajuda de um software. A Data Goal desenvolveu um aplicativo em que é possível realizar todo o processo de investigação por meio de um dispositivo eletrônico.

A partir desse sistema é possível compreender todas as necessidades da pesquisa de campo e avançar no uso da tecnologia em prol de pleitos mais factíveis e focados em transformar os candidatos em potenciais vencedores.

Para isso,  a Data Goal disponibiliza os seguintes recursos:

  • Interface amigável e intuitiva;
  • A própria equipe consegue desenvolver o questionário sem a necessidade de um programador;
  • Trabalha online e offline;
  • Possibilidade de retirada de resultados parciais com os pesquisadores ainda em campo;
  • Banco de dados para produção de relatório final no mesmo dia;
  • Recurso de combate à fraude com gestão de equipes de pesquisa;
  • Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS;
  • Indicadores de produtividade média individual e de equipes.

Não deixe para última hora seu planejamento de campanha eleitoral 2022. Se você quiser saber mais detalhes sobre o funcionamento da nossa plataforma, entre em contato e descubra como suas estratégias podem ser mais assertivas daqui pra frente.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

colleagues browsing smartphone during discussion_23 2147707816

Elaboração de projetos para captação de recursos: saiba por onde começar

Parte importante da gestão pública é elaborar projetos para a captação de recursos. Assim, é possível distribuir e alocar fundos para projetos na saúde, educação e transporte, além de entender quais são as áreas mais necessitadas pela população. Entretanto, a elaboração de projetos pode não ser tão simples assim de ser feita. Antes de botar a mão na massa, é

Continue lendo »
hand man signing signature filling application form document_20693 309

Coleta de dados e LGPD: como adequar-se à legislação?

Um dos assuntos mais comentados no meio empresarial é sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Em vigor desde agosto, a lei ainda deixa muitos gestores confusos sobre como se adequar a ela. A LGPD é uma norma federal que estabelece regras para o uso, coleta, armazenamento e compartilhamento de dados por empresas públicas e privadas. O objetivo

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao Como Escolher as Perguntas Certas com a Ajuda da Data Goal

Pesquisa de Satisfação: Como Escolher as Perguntas Certas com a Ajuda da Data Goal

Uma pesquisa de satisfação é uma das melhores ferramentas para medir a experiência dos clientes e identificar oportunidades de melhoria em produtos e serviços. No entanto, o sucesso de uma pesquisa depende diretamente da qualidade das perguntas formuladas. Saber como escolher as perguntas certas é fundamental para garantir que os dados coletados sejam relevantes, precisos e úteis. A Data Goal,

Continue lendo »
Satisfação do cliente: como monitorar e ajustar estratégias durante as campanhas de fim de ano

Satisfação do cliente: como monitorar e ajustar estratégias durante as campanhas de fim de ano

As campanhas de fim de ano são cruciais para o varejo, representando um pico no volume de vendas. No entanto, além de ofertas atrativas, é a experiência de compra que realmente fideliza os consumidores. Nesse período de alta demanda, o monitoramento da satisfação do cliente se torna essencial para garantir que a jornada de compra seja positiva, mesmo diante da

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Perguntas Essenciais e Solucoes Inovadoras com a Data Goal

Pesquisa de Mercado: Perguntas Essenciais e Soluções Inovadoras com a Data Goal

Uma pesquisa de mercado eficaz começa com as perguntas certas. Formular questões adequadas é fundamental para coletar dados valiosos e tomar decisões estratégicas embasadas em informações concretas. Ao realizar uma pesquisa de mercado, as empresas podem explorar o comportamento dos consumidores, identificar oportunidades e entender melhor seu posicionamento em relação à concorrência. Neste artigo, vamos explorar exemplos de perguntas essenciais

Continue lendo »
photo 1516055619834 586f8c75d1de

Como fazer pesquisa eleitoral por telefone?

Para se destacar, cada vez mais os políticos têm investido no marketing. Para isso, é importante ter acesso a informações como a intenção de voto e a imagem pública. Nesse momento, surge a dúvida: como fazer a pesquisa eleitoral? Além do período de eleição, as pesquisas podem ser realizadas ao longo do mandato de políticos. Provavelmente, você já se deparou

Continue lendo »
Como a pesquisa de satisfação transforma a experiência do cliente e fideliza consumidores

Como a pesquisa de satisfação transforma a experiência do cliente e fideliza consumidores

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta essencial para empresas que buscam compreender as necessidades e expectativas de seus clientes. No cenário competitivo atual, onde a experiência do cliente é um dos principais diferenciais, entender como o consumidor percebe seus produtos e serviços pode ser a chave para o sucesso.  Além de fortalecer o relacionamento com o cliente, essa prática

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Descritiva O Que e e Como Pode Ajudar Seu Negocio com a Data Goal

Pesquisa de Mercado Descritiva: O Que é e Como Pode Ajudar Seu Negócio com a Data Goal

A pesquisa de mercado descritiva é uma das abordagens mais amplamente utilizadas para coletar informações detalhadas sobre o comportamento dos consumidores, suas preferências, o ambiente de negócios e os concorrentes. O objetivo principal desse tipo de pesquisa é descrever com precisão características de um mercado ou de um grupo específico de consumidores, fornecendo dados que ajudam as empresas a tomar

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Como Empresas Podem Utilizar para Tomar Decisoes Estrategicas

Pesquisa de Mercado: Como Empresas Podem Utilizar para Tomar Decisões Estratégicas

A pesquisa de mercado é um dos recursos mais valiosos para empresas que desejam crescer de maneira estratégica e embasada em dados reais. Ao realizar uma análise detalhada do mercado, das preferências dos consumidores e da concorrência, as empresas conseguem identificar oportunidades, melhorar produtos e ajustar suas estratégias de marketing. Neste artigo, vamos explorar como as empresas podem se beneficiar

Continue lendo »
business team analyzing income charts graphs smartphone close up_1150 9106

O que é coleta de dados em pesquisa?

A pesquisa é uma das melhores ferramentas na construção do conhecimento. Com ela é possível investigar, de forma sistemática, problemas que afetam organizações públicas e privadas, questões sociais, eleitorais e trabalhos científicos. Mas, para que uma investigação por pesquisa seja efetiva, não adianta apenas se prender às perguntas e respostas: é preciso seguir uma metodologia, um passo a passo, para

Continue lendo »
Como a Data Goal Facilita a Criacao de Pesquisa de Satisfacao de Funcionarios no Word

Como a Data Goal Facilita a Criação de Pesquisa de Satisfação de Funcionários no Word

A satisfação dos funcionários é um indicador crucial do bem-estar organizacional e do desempenho de uma empresa. Monitorar o grau de satisfação dos colaboradores ajuda a identificar áreas de melhoria, promover um ambiente de trabalho mais saudável e aumentar a produtividade. Uma das formas mais acessíveis de iniciar esse processo é criando uma pesquisa de satisfação de funcionários em formatos

Continue lendo »