Existe uma grande expectativa em relação às eleições deste ano. Afinal, o Brasil e o mundo passam por grandes transformações, o que pode ter consequências nas urnas. Por isso é hora de focar no planejamento de campanha eleitoral 2022.
No entanto, nem tudo sai conforme o desejado. Deixar tudo para a última hora ou não incluir determinado ponto no planejamento pode colocar tudo a perder. A ansiedade de fazer tudo para ganhar tempo com certeza vai gerar problemas, desgastes e custos bem maiores.
Vale lembrar que o sucesso ou o fracasso de um candidato tem tudo a ver com o planejamento de campanha eleitoral 2022. É impossível orientar ações para esse período sem o mínimo de organização e ferramentas básicas que possibilitem ações mais efetivas.
Para que o seu candidato tenha mais visibilidade, você não pode cometer os seguintes erros no planejamento de campanha eleitoral 2022:
Demorar a começar a campanha
Deixar para começar a campanha faltando pouco tempo para as eleições é um erro que não se pode cometer. Existe um cronograma liberado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com as datas mais importantes, justamente para orientar políticos e partidos nesse planejamento.
Se existe uma data para o início da propaganda eleitoral gratuita, por exemplo, não espere até o dia para se organizar. Prepare os candidatos com antecedência, elaborando discursos condizentes com o cenário político atual.
Retardar o início da campanha eleitoral pode gerar efeitos negativos como fazer o eleitor ter a sensação de que o político só aparece no período eleitoral e tornar a campanha mais cara – além de destruir a imagem do candidato.
Menosprezar as redes sociais
Utilizar redes sociais apenas para divulgar agenda dos candidatos pode não gerar o efeito esperado. Em tempos de ferramentas digitais, é imprescindível que os políticos se apropriem delas para dialogar com os eleitores e assim gerar engajamento.
Por isso é interessante colocar no planejamento de campanha eleitoral 2022 lives e postagens interativas com certa periodicidade, com o objetivo de tirar dúvidas e atender as necessidades dos eleitores.
Não contar com uma equipe preparada
Talvez por inexperiência ou falta de verba, muitos candidatos acreditam que podem gerenciar sozinhos – ou com ajuda de amigos e familiares – a própria campanha. Por mais que o apoio nesse momento seja importante, lembre-se que a empreitada requer profissionalismo.
Por mais que o candidato seja preparado e com experiência em várias áreas do conhecimento, é impossível administrar pessoas, redes sociais, agenda, atender visitantes e ainda participar de eventos como um amador e, ainda, querer ganhar o pleito.
Ter uma equipe especializada é peça fundamental para o sucesso na eleição!
Não utilizar a pesquisa a seu favor
A pesquisa é uma ferramenta de extrema importância para o planejamento de campanha eleitoral 2022, já que ela possibilita ao candidato mensurar se o processo está tendo o efeito esperado.
É através das investigações que o político vai conhecer melhor o eleitor, a região em que está disputando a eleição e os principais problemas que afligem a sociedade com um todo.
No entanto, fazer pesquisa utilizando a maneira tradicional, com formulários em papel e inúmeros pesquisadores nas ruas, não é a melhor forma de ter essas respostas. Além de ficar muito mais caro, afinal, você terá que arcar com os custos dos profissionais, o processo ainda não é confiável.
O modelo tradicional de pesquisa é bastante suscetível a falhas. A coleta de dados pode ser fraudada por um pesquisador de má índole que preenche os questionários com a sua própria opinião, por exemplo. Sem contar que a compilação dos dados também é manual, aumentando ainda mais a progressão dos erros.
O recomendado é utilizar a tecnologia a seu favor, criando questionários e aplicando pesquisas com a ajuda de um software. A Data Goal desenvolveu um aplicativo em que é possível realizar todo o processo de investigação por meio de um dispositivo eletrônico.
A partir desse sistema é possível compreender todas as necessidades da pesquisa de campo e avançar no uso da tecnologia em prol de pleitos mais factíveis e focados em transformar os candidatos em potenciais vencedores.
Para isso, a Data Goal disponibiliza os seguintes recursos:
- Interface amigável e intuitiva;
- A própria equipe consegue desenvolver o questionário sem a necessidade de um programador;
- Trabalha online e offline;
- Possibilidade de retirada de resultados parciais com os pesquisadores ainda em campo;
- Banco de dados para produção de relatório final no mesmo dia;
- Recurso de combate à fraude com gestão de equipes de pesquisa;
- Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS;
- Indicadores de produtividade média individual e de equipes.
Não deixe para última hora seu planejamento de campanha eleitoral 2022. Se você quiser saber mais detalhes sobre o funcionamento da nossa plataforma, entre em contato e descubra como suas estratégias podem ser mais assertivas daqui pra frente.