03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Como fazer uma pesquisa eleitoral para melhorar sua imagem perante a população?

election campaing scenes_52683 48033

Um político vive de sua imagem, por isso é importante se preocupar com ela durante a campanha eleitoral. Afinal, ele depende dela para conseguir votos e se eleger a algum cargo governamental. E a pesquisa eleitoral pode ajudar.

Acontece que a popularidade no momento do pleito é muito importante, e o seu monitoramento é imprescindível no estabelecimento de estratégias para resistir em cenários adversos, ou em uma possível crise.

Por falar em crise, essa é a que mais aflige os políticos no período de campanha. Afinal, para queimar a sua reputação, os oponentes buscam evidências negativas do presente e do passado do candidato. Pode ser um áudio vazado, uma atitude errada que aconteceu há muitos anos, uma fala inapropriada ou até mesmo um fato da vida pessoal: tudo é motivo para desacreditar a imagem de alguém perante a população.

Por que gerenciar a imagem pública?

Candidatos a cargos políticos estão na berlinda o tempo todo. Por mais que eles não tenham feito nada de errado, estamos vivendo em um tempo onde a veiculação das chamadas fake news tem se tornado normal. Assim, todos estão sujeitos a um emaranhado de boatos e mentiras.

O processo de campanha política começa bem antes da sua oficialização no TRE (Tribunal Regional Eleitoral). É no momento em que partidos começam a sondar nomes para concorrer a cargos públicos, fazendo com que essas pessoas tenham sua vida vasculhada de todas as formas, não só pelos votantes, mas por analistas políticos e concorrentes.

A imagem pública é a percepção que os eleitores têm de um político. É claro que ela não é uma imagem real, já que a maioria da população não conhece o candidato pessoalmente. Contudo, ela é formada através de informações passadas pelos noticiários da televisão, programas de rádio e, principalmente, das redes sociais. 

O gerenciamento da imagem é extremamente importante, pois é por meio dele que os eleitores manifestam o que estão pensando – e se as mensagens contraditórias sobre o político ameaçam sua candidatura.

Pesquisa eleitoral: ferramenta para gerenciar a imagem 

A pesquisa eleitoral é a ferramenta perfeita para gerenciar imagens dos candidatos a cargos governamentais. 

Trata-se de um instrumento prioritário de políticos e partidos que pretendem mapear necessidades e construir discursos em cima de dados factíveis e interessantes para o eleitorado. Ela deve ser planejada de forma tática e conduzida com didática para que os seus resultados apontem para as questões que de fato norteiam a campanha eleitoral.

Em um cenário em que a imagem pública é tudo, e em que existe uma relação de confiança por parte dos eleitores, entender esses vieses ajuda na defesa de possíveis contradições espalhadas nas mídias.

O problema que muitas pessoas encontram na hora de monitorar a imagem é a viabilização da pesquisa. Até alguns anos atrás, o processo era realizado por meio de questionário físico, em que pesquisadores iam às ruas para conversar com as pessoas e registar suas opiniões em relação ao candidato. E isso custava caro.

Com o avanço tecnológico, tudo ficou mais simples, prático e rápido.  

Através do sistema Data Goal é possível criar questionários e enviar para os respondentes da amostra por meio de e-mail, WhatsApp ou redes sociais. Caso necessite enviar o entrevistador a campo, o software trabalha no modo offline, ideal para lugares em que a conexão não pega facilmente.

Basta baixar o questionário para o dispositivo, aplicar a pesquisa normalmente e ao chegar no escritório conecta-se a rede e transfere as respostas para o sistema.

Além disso, a solução oferecida pela Data Goal apresenta uma série de recursos que facilitam a idoneidade dos resultados. Veja!

  • Aplicação da pesquisa em modo offline;
  • Possibilidade de retirada de resultados parciais com  os pesquisadores ainda em campo;
  • Banco de dados confiáveis para produção do relatório final no mesmo dia;
  • Recurso de combate à fraude com gestão de equipes de pesquisa;
  • Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS;
  • Indicadores de produtividade média individual e de equipes.

Se você ainda não sabe como fazer uma pesquisa eleitoral para melhorar sua imagem perante a população, venha fazer um teste grátis com a Data Goal. E, caso tenha qualquer dúvida, é só entrar em contato com a gente.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

interview concept illustration_114360 1501

Como funciona a entrevista na pesquisa qualitativa?

Ao decidir realizar uma pesquisa, deve-se ter em mente as suas duas principais definições: o objeto da pesquisa e a metodologia a ser utilizada. O primeiro diz respeito ao que se deseja conhecer, que pode os problemas que mais preocupam os cidadãos de uma cidade, lançamento de um novo produto no mercado ou o nível de satisfação dos clientes. Já

Continue lendo »
daniel canibano 540363 unsplash

Perguntas indispensáveis em Pesquisas de Satisfação

Quantas vezes você já saiu de um estabelecimento com ressalvas sobre o atendimento, a qualidade do produto ou serviço, e até com sugestões de melhoria, mas não encontrou ninguém para te ouvir? Aposto que, nessa hora, tudo que você queria era responder a perguntas indispensáveis em pesquisas de satisfação e deixar seu feedback alto e claro para a gerência… A maioria das

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Etapas e Como a Data Goal Facilita Cada Fase do Processo

Pesquisa de Mercado: Etapas e Como a Data Goal Facilita Cada Fase do Processo

Realizar uma pesquisa de mercado eficaz envolve seguir uma série de etapas estruturadas para garantir que os dados coletados sejam relevantes e úteis para a tomada de decisões. A Data Goal, especialista em soluções tecnológicas para coleta e análise de dados, oferece ferramentas que simplificam e otimizam cada uma dessas etapas, ajudando empresas a conduzir suas pesquisas de forma eficiente

Continue lendo »
ruben bagues 716364 unsplash

Quais são as regras para pesquisa eleitoral em 2018

Embora a campanha eleitoral ainda não esteja oficialmente aberta, o ano eleitoral já começou e as pesquisas estão a todo vapor. Os candidatos, partidos e o povo querem saber quais os nomes mais cotados para os cargos disputados agora, principalmente as cadeiras do Governo Estadual e da Presidência da República. Ainda que as pesquisas ocorram sempre, e não apenas em

Continue lendo »
pessoa mexendo no celular 1

Aplicativo para pesquisa eleitoral: tudo o que você precisa saber

Tornar a pesquisa eleitoral mais confiável, segura e ágil é a função do aplicativo para pesquisa eleitoral. Essa ação não é optativa, e sim necessária para a condução da campanha, uma vez que aponta informações estratégias para quem vai pleitear um cargo.  Por isso, a pesquisa eleitoral precisa de toda a assertividade, rapidez e praticidade que um aplicativo oferece. O

Continue lendo »
Pesquisa Sobre Desigualdade Social no Brasil Como a Data Goal Ajuda a Entender Esse Desafio

Pesquisa Sobre Desigualdade Social no Brasil: Como a Data Goal Ajuda a Entender Esse Desafio

A desigualdade social no Brasil é um dos maiores desafios enfrentados pela sociedade e pelas instituições. Ela se manifesta em diferentes áreas, como renda, educação, saúde, moradia e oportunidades de trabalho, afetando diretamente a qualidade de vida da população. Compreender as causas e os impactos dessa desigualdade é essencial para formular políticas públicas eficazes e promover a justiça social. Nesse

Continue lendo »
4 vantagens do cruzamento de dados de eleitores baseado em informações reais

4 vantagens do cruzamento de dados de eleitores baseado em informações reais

No mundo da política, o cruzamento de dados não é apenas uma estratégia, é uma necessidade para campanhas que visam comunicar-se corretamente com os seus eleitores. Com o avanço das tecnologias de dados, separar eleitores em grupos baseados na análise das suas informações se torna cada vez mais uma prática indispensável, dada a complexidade das variáveis que devem ser compreendidas

Continue lendo »
89043636_137309974221899_6343281240057053184_n 1

Como calcular a amostragem necessária para sua coleta de dados

Na hora de realizar uma coleta de dados, o processo que ajuda na determinação da pesquisa se dá através da amostragem. Esse recorte deve representar uma parcela dos elementos ideais para selecionar o que chamamos de “população estatística”. A realização de um censo envolve exames de todos os elementos de um determinado grupo, diferenciando-se da amostragem, que envolve o estudo

Continue lendo »
photo 1623911380537 730d0e2403bd

Orçamento público: você sabe a diferença entre gastos diretos e transferência de recursos?

Para desenvolver projetos, políticas públicas ou até mesmo prestar serviços à sociedade, é necessário ter recursos. A partir dessa verba, as prefeituras conseguem desenvolver ações para a população.  Com o orçamento público desenhado, os administradores e gestores públicos possuem o desafio de conquistar recursos. Se engana quem acredita que existe apenas uma forma de adquirir verba.  Para construir uma escola

Continue lendo »

Pesquisa de Satisfação para Hotel: Como Melhorar a Experiência do Hóspede com a Data Goal

No setor hoteleiro, oferecer uma excelente experiência ao hóspede é fundamental para garantir a fidelização e aumentar as recomendações. Uma pesquisa de satisfação para hotel é uma ferramenta essencial para medir a percepção dos clientes e identificar áreas que precisam de melhorias, desde o atendimento até a infraestrutura e os serviços oferecidos. Com as soluções oferecidas pela Data Goal, os

Continue lendo »