03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Como a gestão pública pode proporcionar uma boa reputação a longo prazo?

female male business leaders signing contract_1163 5368

A sociedade passa por grandes transformações, exigindo uma mudança de postura não somente das organizações privadas, mas, também, da gestão pública, com o objetivo de melhorar o atendimento ao cidadão.

Como resultado, é possível perceber aspectos que influenciam a percepção do usuário em relação ao serviço prestado, o que pode levar à eficácia e modernização da gestão pública. 

Por mais que a gente saiba que a concorrência nesses setores é praticamente nula, existe algo que precisa ser levado em consideração: é com a arrecadação do contribuinte que se mantém escolas, hospitais, limpeza urbana e pagamento de servidores em dia.

Portanto, uma boa gestão pública é uma espécie de retorno ao investimento da população – e deve ser levada a sério.

Por dentro da gestão pública

O termo “gestão pública” está relacionado à administração dos bens e patrimônios  do Estado em benefício da sociedade, envolvendo atividades direcionadas para suprir a necessidade da população.

De maneira geral, a gestão na iniciativa pública é voltada para políticas de interesse coletivo. Estamos falando da melhoria de índices em áreas como trabalho, saúde, manutenção das estradas e segurança, por exemplo, além de medidas de combate à pobreza e redução das desigualdades.

Nesse sentido, o aprimoramento da gestão pública deve oferecer serviços mais eficientes, transparentes e com mais qualidade em todas as esferas, garantindo uma percepção mais positiva da sociedade. Além de ser uma obrigação dos gestores para com o povo, os benefícios da boa administração podem influenciar, inclusive, os resultados de pleitos futuros.

É por isso que deve existir, sim, a preocupação com a reputação a longo prazo dos serviços prestados.

A importância da boa imagem

Ao contrário da gestão privada, que constrói uma boa imagem com o objetivo de manter e fidelizar clientes, a administração pública deve trabalhar no sentido de conquistar a confiança e a boa relação com o cidadão.

Acompanhar a reputação é um esforço para manter a percepção positiva do público em relação à gestão, resultando em uma imagem favorável a longo prazo. As organizações públicas devem perceber a importância da boa imagem como uma maneira de reduzir custos, estimular o trabalho dos servidores e se legitimar como área competente, que ajuda a movimentar a economia local. 

A essência de construir uma boa reputação na gestão vai muito além de prestar serviços eficientes. A longo prazo, essa medida ajuda a administração pública a tomar decisões mais assertivas, identificar pontos de melhoria e fazer uso otimizado dos recursos financeiros.

Além disso, a boa reputação é um excelente argumento para que a gestão consiga captar investimentos em políticas público-privadas, além de garantir agilidade para se adaptar a mudanças de rota. 

Como reestruturar a reputação da gestão pública?

Transformar a reputação da gestão pública não é uma meta a atingir de um dia para o outro. Demanda tempo, investigação e uma boa ferramenta para identificar pontos de melhoria. Isso só é possível através de uma metodologia eficiente e um sistema de avaliação e pesquisa.

O Sistema de Inteligência para Gestão Pública  (I.G.P) oferecido pela Data Goal é uma ferramenta que permite ao gestor selecionar os pontos que podem ser desenvolvidos nos projetos e programas voltados à população.

Através da metodologia P.D.C.A (em português, Planejar, Fazer, Verificar e Agir), o sistema visa a melhoria contínua dos processos por meio desses circuitos de quatro ações. Eles proporcionam um bom entendimento não só acerca da razão do surgimento de um problemas mas, principalmente, sobre como ele pode ser solucionado. 

Ou seja, com foco na causa e não nas consequências.

Após a aplicação do P.D.C.A nos projetos, é hora partir para outra fase: descobrir o feedback e as percepções do público em relação aos serviços prestados. Para isso, a Data Goal disponibiliza um sistema de avaliação em populações nas esferas públicas distritais, municipais ou estaduais.

Com o software de pesquisa social, a gestão pública pode:

  • Avaliar a satisfação da sociedade quanto ao andamento de um programa/projeto;
  • Analisar sua viabilidade em médio e longo prazo;
  • Avaliar os resultados recebidos sobre os programas e iniciativas das gestões anteriores;
  • Entender as necessidades de cada população;
  • Ter números reais de participações sociais e impactos das ações propostas.

Se você quer aumentar a reputação e a confiança da população na gestão pública, entre em contato com a Data Goal e venha conhecer nossa solução. Esse é um investimento que se paga rapidamente e cujos benefícios podem durar muitos anos.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

Pesquisa de Mercado A Importancia de Basear Decisoes em Dados com a Data Goal

Pesquisa de Mercado: A Importância de Basear Decisões em Dados com a Data Goal

Em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, as empresas precisam tomar decisões estratégicas com base em informações concretas e precisas. A pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial que oferece insights valiosos sobre os comportamentos, preferências e necessidades dos consumidores, além de permitir uma análise detalhada da concorrência. A Data Goal, referência em soluções tecnológicas para coleta de

Continue lendo »
A Importancia da Pesquisa de Mercado para o Sucesso Empresarial Como a Data Goal Pode Transformar Seus Resultados

A Importância da Pesquisa de Mercado para o Sucesso Empresarial: Como a Data Goal Pode Transformar Seus Resultados

A pesquisa de mercado é um dos pilares mais importantes para o sucesso de qualquer negócio. Ela fornece informações essenciais sobre consumidores, concorrentes, tendências de mercado e oportunidades de crescimento, ajudando as empresas a tomar decisões mais informadas e estratégicas. A Data Goal, desde sua fundação em 2013, tem se destacado ao oferecer soluções tecnológicas inovadoras que facilitam a realização

Continue lendo »
hands touching mobile_1232 927

5 grandes vantagens de um aplicativo de pesquisa

Realizar pesquisa é uma tarefa complexa e cheia de detalhes. Afinal, são várias metodologias, interpretação de resultado e diferentes estatísticas entre outros fatores para se obter um resultado confiável. Diante dessas dificuldades, muitas empresas acabam por contratar institutos de pesquisas para realizar o processo de investigação. No entanto, existe uma maneira de se gastar menos, ter a mesma eficácia e

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao Onboarding Como a Data Goal Pode Ajudar a Melhorar a Experiencia dos Novos Colaboradores

Pesquisa de Satisfação Onboarding: Como a Data Goal Pode Ajudar a Melhorar a Experiência dos Novos Colaboradores

O processo de onboarding é uma fase crucial na integração de novos colaboradores em qualquer empresa. Um processo bem estruturado não apenas garante que o funcionário se sinta acolhido e preparado, mas também aumenta suas chances de engajamento e sucesso no longo prazo. A pesquisa de satisfação onboarding é uma ferramenta essencial para avaliar como os novos colaboradores percebem esse

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado para Livros Como Fazer e as Solucoes da Data Goal

Pesquisa de Mercado para Livros: Como Fazer e as Soluções da Data Goal

O mercado editorial tem passado por transformações significativas nos últimos anos, impulsionado tanto pela digitalização quanto pelas mudanças nos hábitos de leitura dos consumidores. Seja para editoras, livrarias ou autores independentes, entender essas mudanças e alinhar suas estratégias com o comportamento do público é crucial. A pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial nesse processo, permitindo que as empresas identifiquem

Continue lendo »
election campaing scenes_52683 48033

Marketing político: como a aliança correta pode ajudar sua reputação

A reputação na gestão pública é essencial. Afinal, trabalhar servindo ao cidadão demanda uma visão positiva e transparente do trabalho realizado, para que seja possível efetuar mais mudanças. O marketing político é ferramenta chave na melhora da reputação.  Parcerias são, no marketing político, uma estratégia potencialmente benéfica para o andamento do trabalho. É possível unir forças e atuar sobre gargalos

Continue lendo »
3 estratégias infalíveis para otimizar o orçamento da sua campanha eleitoral

3 estratégias infalíveis para otimizar o orçamento da sua campanha eleitoral

Descubra como o uso inteligente de dados não só economiza recursos, mas também amplia o impacto das campanhas eleitorais Na era digital, gerenciar um orçamento de campanha eleitoral com eficiência e assertividade é crucial para o sucesso nas urnas. Com a evolução tecnológica, tornou-se essencial adotar estratégias que aliam economia de recursos à maximização do impacto. “Esticar” o orçamento eleitoral combina

Continue lendo »
hand man signing signature filling application form document_20693 309

Coleta de dados e LGPD: como adequar-se à legislação?

Um dos assuntos mais comentados no meio empresarial é sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Em vigor desde agosto, a lei ainda deixa muitos gestores confusos sobre como se adequar a ela. A LGPD é uma norma federal que estabelece regras para o uso, coleta, armazenamento e compartilhamento de dados por empresas públicas e privadas. O objetivo

Continue lendo »
men shaking hands_23 2147669780

5 erros comuns durante uma campanha de marketing político

Ao contrário do que muita gente pensa, marketing não é um conjunto de estratégias para venda de algo irreal. A principal missão dessa matéria é a expansão do alcance de uma mensagem, levando sempre como prioridade o compromisso com a verdade. Com o marketing político não é diferente. Trata-se de um meio para educar o eleitor, aproximando-os da realidade do

Continue lendo »
photo 1432888498266 38ffec3eaf0a

Como o software de pesquisa eleitoral pode ajudar a mudar sua imagem

A imagem em um ambiente político é tudo. Afinal, os eleitores se identificam com candidatos que tenham as mesmas percepções, ideais e atitudes que o público deseja. Ou seja, não adianta defender uma ação contrária àquilo que a sociedade espera, pois dificilmente o resultado será positivo. A política é uma área relevante dentro de um ambiente público, pois lida com 

Continue lendo »
Como integrar análises de sentimento nas estratégias eleitorais: 6 passos essenciais

Como integrar análises de sentimento nas estratégias eleitorais: 6 passos essenciais

Em 2024, campanhas eleitorais exigem o uso de tecnologias avançadas para compreender o comportamento dos eleitores de maneira profunda. A análise de sentimento, especialmente a partir de áudios de discursos e entrevistas, se destaca como uma ferramenta essencial para captar e interpretar as emoções do público. Neste artigo, exploramos seis passos práticos para integrar análises de sentimento nas estratégias eleitorais,

Continue lendo »
Experiência do cliente: como medir a satisfação em lojas físicas e online

Experiência do cliente: como medir a satisfação em lojas físicas e online

No atual cenário de transformação digital, oferecer uma experiência do cliente memorável tornou-se um diferencial crucial para as empresas. Seja em lojas físicas ou no ambiente online, os consumidores têm expectativas cada vez mais altas, e as empresas precisam acompanhar essas mudanças para permanecer competitivas. Medir a satisfação do cliente em ambos os ambientes — físico e digital — fornece

Continue lendo »