03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Gestão Pública: como medir a satisfação de serviços?

smiling millennial partners handshaking office thanking successful teamwork_1163 4614

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta utilizada para receber o feedback do cliente, identificando falhas e oportunidades de melhoria nos produtos e serviços de uma empresa ou organização governamental. É uma boa oportunidade de estreitar laços e tomar decisões assertivas quanto às questões que envolvem o negócio e seus níveis de atendimento.

Quando se trata de uma organização privada, o recurso orienta os empresários a adequar o negócio conforme as necessidades apresentadas pelos clientes. Afinal, a concorrência é grande. Se mudanças não forem realizadas, o consumidor vai buscar o concorrente. 

No entanto, esse não é o mesmo objetivo que tem uma pesquisa de satisfação de serviços na gestão pública. Aqui, a grande pergunta é: qual o interesse em receber retornos sinceros dos usuários para melhorar a qualidade dos serviços?

O papel da pesquisa de satisfação na gestão pública

A ausência de concorrência no setor público não pode significar prestação de serviço de má qualidade. É preciso garantir que o usuário resolva todas as necessidades referentes ao Estado como se ele tivesse uma alternativa similar de solução no setor  privado.

As reclamações dos serviços governamentais sempre foram uma constante por parte dos usuários, o que vem mudando devido a inúmeros motivos: a eficiência no atendimento economiza recursos do governo, melhora a reputação da organização pública e satisfaz o cidadão – que, também, são eleitores.

Na administração pública, esse último fator conta muito, já que a pessoa que fica satisfeita com a boa prestação de serviços pode manifestar esse contentamento diretamente nas urnas.

Como medir a excelência dos serviços públicos?

A gestão pública oferece uma diversidade de serviços essenciais para o desenvolvimento da cidade e do estado. Hoje, muitos deles são resolvidos de forma online, o que já significa um avanço para os contribuintes. Por isso, medir a excelência das atividades prestadas presencialmente ou não é um processo para o desenvolvimento e ampliação dos serviços públicos.

A pesquisa de satisfação é uma excelente forma de medir os serviços da gestão pública, fazendo com que o cidadão expresse sua experiência e os resultados alcançados quanto ao serviço prestado.

No entanto, realizar uma pesquisa de satisfação da maneira convencional para essa finalidade não vai gerar resultado satisfatório. Além de não conseguir abranger toda a gestão pública de maneira igualitária, os atendidos pelos serviços podem não ser abordados da forma mais eficiente, gerando informações distorcidas e que não refletem a realidade.

Por se tratar de um estudo que abrange um recorte populacional maior, o volume de coletas e entrevistas também é elevado. Com isso, a equipe envolvida no trabalho precisa ser maior, gerando custos e riscos de fraude.

O ideal é utilizar um aplicativo de pesquisa, como o desenvolvido pela Data Goal, que capta a opinião do usuário in loco. Ele garante ao governo direcionar esforços para os pontos que necessitam mais atenção e, com isso, fazer com que a satisfação do cidadão seja alcançada.

O aplicativo de pesquisa é uma ferramenta fácil, prática e segura, tanto para a gestão pública, quanto para o respondente. O formulário é elaborado na própria plataforma, pois o programa é amigável e intuitivo. Contudo, os profissionais da Data Goal estão sempre a postos para prestar o suporte necessário. 

Com o aplicativo, a pesquisa pode ser realizada de qualquer lugar, dentro da repartição pública, com pesquisadores em campo ou encaminhada por e-mail para o celular ou e-mail do cidadão.

Além de a gestão pública não precisar gastar rios de dinheiro com instituto de pesquisas, o aplicativo Data Goal oferece muitos benefícios, como:

  • Aplicação de pesquisa em modo offline;
  • Possibilidade de retirada de resultados parciais com os pesquisadores ainda em campo;
  • Banco de dados para a produção do relatório final no mesmo dia;
  • Recurso de combate à fraude;
  • Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS
  • Indicadores de produtividade média individual e de equipes.

Se você, gestor, quiser medir a satisfação dos serviços oferecidos pela gestão pública que está sob sua responsabilidade, entre em contato com o Data Goal ou faça um teste grátis do nosso sistema.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

Pesquisa de Mercado para Loja de Roupas Como Fazer e as Solucoes da Data Goal

Pesquisa de Mercado para Loja de Roupas: Como Fazer e as Soluções da Data Goal

No competitivo setor de moda, entender o comportamento do consumidor, identificar novas tendências e ajustar suas estratégias são essenciais para o sucesso de uma loja de roupas. Para isso, uma pesquisa de mercado pode fornecer insights valiosos sobre as preferências do público, as expectativas em relação aos produtos e as necessidades que ainda não estão sendo atendidas. Com esses dados,

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado O Que e e Para Que Serve A Solucao Completa da Data Goal

Pesquisa de Mercado: O Que é e Para Que Serve? A Solução Completa da Data Goal

A pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial para empresas que desejam entender melhor o ambiente em que operam, identificar as necessidades de seus consumidores, analisar a concorrência e tomar decisões estratégicas baseadas em dados reais. Com o mundo dos negócios em constante evolução, realizar uma pesquisa de mercado eficaz pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao A Importancia de Avaliar o Atendimento ao Cliente com as Solucoes da Data Goal

Pesquisa de Satisfação: A Importância de Avaliar o Atendimento ao Cliente com as Soluções da Data Goal

A pesquisa de satisfação focada no atendimento ao cliente é uma ferramenta fundamental para qualquer empresa que busca aprimorar suas operações e garantir a lealdade dos consumidores. Avaliar a experiência do cliente em interações com a equipe de atendimento permite identificar áreas de melhoria e agir rapidamente para oferecer um serviço de alta qualidade. Neste artigo, vamos discutir a importância

Continue lendo »
3 estratégias infalíveis para otimizar o orçamento da sua campanha eleitoral

3 estratégias infalíveis para otimizar o orçamento da sua campanha eleitoral

Descubra como o uso inteligente de dados não só economiza recursos, mas também amplia o impacto das campanhas eleitorais Na era digital, gerenciar um orçamento de campanha eleitoral com eficiência e assertividade é crucial para o sucesso nas urnas. Com a evolução tecnológica, tornou-se essencial adotar estratégias que aliam economia de recursos à maximização do impacto. “Esticar” o orçamento eleitoral combina

Continue lendo »
2927

Principais dúvidas sobre a LGPD em coleta de dados e pesquisas

Talvez você não se dê conta, mas seus dados pessoais podem não estar tão protegidos quanto você espera que estejam. Pare e pense: quantas malas diretas, spam ou telefonemas você já recebeu de empresas que você não tem relação – e nenhum tipo de interesse? Pode parecer estranho, mas esses dados são coletados sutilmente, e podem estar sendo distribuídos sem

Continue lendo »
Coleta de dados: 6 insights valiosos para criar campanhas eleitorais vitoriosas

Coleta de dados: 6 insights valiosos para criar campanhas eleitorais vitoriosas

A corrida eleitoral é um dos contextos mais competitivos em qualquer sociedade democrática. O conhecimento aprofundado do eleitorado através da coleta de dados pode ser a diferença entre a vitória e a derrota de um candidato. Com o crescente acesso à Internet, mais pessoas expressam suas opiniões, especialmente nas redes sociais, tornando a coleta de dados essencial para uma candidatura

Continue lendo »
photo 1544725121 be3bf52e2dc8

Você sabe quem pode fazer pesquisa eleitoral? Conheça mais sobre essa estratégia.

Mais um período de pesquisa eleitoral está chegando!  Em 2022 a disputa será acirrada; afinal, os cargos a serem pleiteados são muitos: Presidente, Senador, Deputado Federal, Governador e Deputado Estadual. Dessa maneira, quanto antes começar as pesquisas, melhores serão as decisões de campanha para partidos e políticos. Quem trabalha no cenário político sabe que ter acesso a certos dados faz

Continue lendo »
As 5 Etapas da Pesquisa de Mercado Como a Data Goal Facilita Cada Fase do Processo

As 5 Etapas da Pesquisa de Mercado: Como a Data Goal Facilita Cada Fase do Processo

Realizar uma pesquisa de mercado eficiente é essencial para entender o comportamento dos consumidores, identificar oportunidades de crescimento e criar estratégias bem fundamentadas. No entanto, para que uma pesquisa de mercado seja bem-sucedida, é necessário seguir um conjunto de etapas que orientam desde a concepção até a aplicação dos insights coletados. A Data Goal, especialista em soluções tecnológicas para coleta

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao Como Definir um Objetivo Claro e as Solucoes da Data Goal

Pesquisa de Satisfação: Como Definir um Objetivo Claro e as Soluções da Data Goal

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta crucial para entender o que os clientes realmente pensam sobre os produtos ou serviços oferecidos por uma empresa. Ela permite medir o nível de contentamento e identificar áreas que precisam de melhorias. Porém, para que essa pesquisa seja eficaz, é fundamental definir um objetivo claro e bem estruturado. Sem um objetivo específico, os

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado para Marketing Como a Data Goal Pode Impulsionar Suas Estrategias

Pesquisa de Mercado para Marketing: Como a Data Goal Pode Impulsionar Suas Estratégias

No mundo dinâmico do marketing, entender o comportamento do consumidor, identificar oportunidades de crescimento e conhecer seus concorrentes são fatores essenciais para criar estratégias eficientes. Uma pesquisa de mercado bem executada é a chave para obter essas informações valiosas. A Data Goal, empresa líder em soluções tecnológicas para coleta de dados, oferece uma plataforma robusta que permite às empresas realizarem

Continue lendo »
people 3288119_1920

Quais são os tipos de coleta de dados políticos?

As eleições estão cada vez mais próximas – e quem quiser pleitear um cargo no setor público precisa começar a analisar sua aceitação junto ao público o quanto antes. Afinal, não há melhor aplicação da expressão “a voz do povo é a voz de deus” do que no campo das campanhas políticas… No entanto, não existe apenas uma forma de

Continue lendo »
linkedin sales navigator 403842 unsplash

Quando e por que fazer pesquisa quantitativa?

Toda pesquisa é importante para conhecer potenciais clientes, perceber estratégias dos concorrentes e analisar fornecedores. O objetivo é possibilitar ao empreendedor uma avaliação comparativa do mercado para, com isso, elaborar sua estratégia. A pesquisa quantitativa vem justamente para auxiliar a organização nas possíveis necessidades mudanças no negócio, apresentando resultados que podem ser quantificados (dados numéricos, por exemplo) e sugerindo pontos

Continue lendo »