Toda organização precisa fazer coleta de informações para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo. Não dá para querer ganhar a concorrência com ideias ultrapassadas e com suposições que não fazem o menor sentido para os seus clientes – e ficar no achismo é uma porta de entrada para o fracasso.
É para isso que as pesquisas existem – e uma de suas fases mais importantes é, justamente, a coleta de dados. Através dela a empresa vai analisar os anseios, as necessidades, as fragilidades e pontos de atenção do seu público e do objeto a ser pesquisado.
Se você precisa avaliar determinado fenômeno no seu negócio, por exemplo, o questionário vai nortear todas as suas ações futuras.
Os avanços tecnológicos vêm para contribuir com as mudanças dentro da estrutura organizacional. É através das ferramentas digitais que o administrador gerencia sua empresa, garantindo que as informações cheguem de forma mais precisa, confiável e sem intermediação de terceiros.
O que é coleta de dados?
Coleta de dados em pesquisa é o processo de recolhimento de dados para uso posterior. Esses dados podem ser utilizados em diversas frentes, como estudo, planejamento, experimentações e desenvolvimento. Após a escolha da metodologia e definição das perguntas, o pesquisador vai a campo aplicar o questionário ou fazer entrevistas, considerando a amostra previamente definida.
A coleta de informações de maneira convencional é bem mais trabalhosa e pouco confiável. Isso porque a utilização de questionários em papel altera completamente o teor da pesquisa, podendo influenciar os entrevistados a interpretar as perguntas de forma incorreta, constranger o público ou fazer a investigação na amostra errada.
Isso sem contar a possibilidade de fraude no preenchimento do documento.
Com o aprimoramento da tecnologia e a chegada dos aplicativos, investir em pesquisa ficou mais fácil e barato. Isso porque todo o processo de coleta de dados cabe na palma da mão – e as informações que ali estão são confiáveis e seguras.
Características do app de pesquisa online
Pense na viabilidade de fazer uma pesquisa de opinião ou de um produto na sua loja, escritório ou estabelecimento. Acha custoso? Que nada! A coleta de dados por aplicativo é possível e você não precisa gastar nenhuma fortuna para realizá-la.
Veja os principais motivos para adotar esse sistema:
Faça você mesmo
Com um app de pesquisa online, como o desenvolvido pela Data Goal, você não precisa pagar um instituto de pesquisa para formular o questionário, podendo utilizar essa economia para melhorar aspectos do seu próprio negócio.
Com interface amigável e intuitiva, você mesmo pode criar os formulários e distribuí-los de forma dinâmica entre os participantes ou pesquisadores que estão em campo.
Trabalha em modo offline
O sistema de coleta de dados offline é uma solução de pesquisa que não precisa de conexão com a internet para registrar respostas eletronicamente. Ou seja, antes de ir a campo, você baixa o app no smartphone ou tablete e realiza o preenchimento dos dados durante a pesquisa.
Ao final do processo, é só conectar novamente à internet para baixar e compilar os dados.
O modelo offline pode ser utilizado em diversas ocasiões e ambientes, principalmente em lugares em que a internet costuma oscilar, como centros de treinamento, feiras, congressos, espaços livres e até mesmo na rua.
Resultados parciais
O app de pesquisa online possibilita a retirada de resultados parciais com os pesquisadores ainda em campo. Isso quer dizer que você não precisa esperar a investigação ser concluída para saber dos resultados.
É possível acessar as prévias e, se necessário, estabelecer algumas ações.
Monitoramento por GPS
O software para pesquisa online da Data Goal monitora a localização das coletas por GPS, identificando se a coleta de informações está sendo realizada no local definido.
Se você ficou interessado na nossa solução, crie sua conta na Data Goal e comece a utilizar o app de pesquisa online em suas pesquisas mercadológicas!