03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Boas práticas para pesquisas realizadas a domicílio

business executives having discussion_1170 1711

Pesquisas realizadas a domicílio são uma boa solução para obter resultados significativos para as organizações. Essa modalidade pode ser utilizada para todos os tipos de investigação, como pesquisa de opinião, mercado, eleitoral, satisfação e social.

Por exemplo: uma empresa do segmento alimentício quer lançar uma massa de macarrão com ingredientes especiais, mas não sem antes conhecer a aceitação desse produto pelo público-alvo. Nesse caso, a pesquisa pode ser realizada no ponto de venda ou a domicílio, dependendo da metodologia utilizada.

O processo de pesquisas a domicílio

Ao contrário dos que muitos pensam, as pesquisas a domicílio não são, necessariamente, presenciais. 

No passado, a prática era bem comum. Os institutos enviavam inúmeros profissionais para as casas das pessoas, a fim de colher dados sobre determinado assunto. Mas os custos eram altos, já que a contratante tinha que arcar com remuneração dos pesquisadores, logística, alimentação, entre outros.

Com a evolução tecnológica, as marcas passaram a usar equipamentos mais sofisticados para realizar pesquisas a domicílio, como telefone, sites e aplicativos. Esse modelo tem facilitado e muito as coletas de dados e, o melhor, a um custo de operação bem menor. 

Existe diferença entre pesquisa online e por telefone? Qual é a melhor?

A pesquisa por telefone é um método de investigação mais pessoal, em que os participantes podem conversar com o entrevistador e tirar dúvidas sobre algum ponto específico.

Para essa modalidade, o pesquisador precisa ser muito bem treinado na habilidade de conduzir todo o processo e analisar o comportamento ou atitude dos entrevistados. No entanto, esse método é frequentemente confundido com chamadas de vendas, o que gera certa resistência por parte do respondente.

Além disso, as perguntas devem ser mais resumidas e simples, de forma a não tomar muito tempo do entrevistado, o que pode prejudicar o resultado da investigação.

Já a pesquisa online é automatizada, simples e intuitiva, com o diferencial de economizar tempo e dinheiro de quem a aplica. Todo o trabalho é realizado de maneira remota, e o entrevistado recebe o questionário em casa, via aplicativo ou e-mail, respondendo no tempo em que estiver mais tranquilo.

Um dos diferenciais da pesquisa a domicílio online está na rapidez no retorno das informações. Enquanto a investigação convencional ou por telefone pode ter compilação mais demorada, o modelo digital é bem mais rápido.

Como garantir assertividade nas pesquisas a domicílio?

Para garantir confiabilidade e segurança nos resultados das investigações, o mais indicado é utilizar um aplicativo de pesquisa, como o sistema Data Goal. É uma ferramenta moderna, descomplicada e com atualizações constantes, podendo chegar até a públicos mais específicos.

A plataforma garante segurança nos dados, já que conta com armazenamento de informações em nuvem, para gestão de formulário e coleta de informações. O aplicativo assegura ao dono da pesquisa autonomia para fazer modificações sempre que necessário, sem precisar contar com um especialista em sistemas.

Uma vez que a pesquisa está em andamento pela plataforma, os dados já são coletados, pois o sistema opera tanto online quanto offline, salvando as respostas na memória interna do dispositivo.

O sistema Data Goal apresenta outros diferenciais relevantes para as pesquisas a domicílio. Dentre eles, podemos destacar:

  • Possibilidade de retirada dos resultados parciais com a pesquisa ainda acontecendo;
  • Banco de dados para produção do relatório final no mesmo dia;
  • Recurso de combate à fraude com gestão de equipes de pesquisa;
  • Contém níveis de permissão de acesso;
  • Todas as operações são identificadas.

Está precisando realizar pesquisas a domicílio, mas não sabe por onde começar? O aplicativo desenvolvido pela Data Goal é a solução. Entre no nosso site e conheça mais sobre ele!

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

pesquisa de satisfacao

NPS: como e por que fazer uma pesquisa de satisfação dos clientes

A satisfação de clientes é, hoje, um dos indicadores mais valiosos para um negócio, em qualquer segmento.  Afinal, se ele está feliz com o serviço e com a relação comercial, percebe que há geração de valor e se sente convidado a retribuir isso recomendando para outras pessoas.  Desse modo, ele passa de consumidor a promotor dos valores e ideais da

Continue lendo »
men shaking hands_23 2147669780

5 erros comuns durante uma campanha de marketing político

Ao contrário do que muita gente pensa, marketing não é um conjunto de estratégias para venda de algo irreal. A principal missão dessa matéria é a expansão do alcance de uma mensagem, levando sempre como prioridade o compromisso com a verdade. Com o marketing político não é diferente. Trata-se de um meio para educar o eleitor, aproximando-os da realidade do

Continue lendo »
Como integrar análise de dados em campanhas eleitorais: 6 passos essenciais para o sucesso

Como integrar análise de dados em campanhas eleitorais: 6 passos essenciais para o sucesso

A integração de análise de dados nas estratégias eleitorais está revolucionando a maneira como os candidatos se comunicam com o eleitorado. Neste cenário em constante mudança, onde cada voto pode ser decidido antes mesmo das eleições através de interações nas redes sociais, compreender como utilizar os dados de forma eficaz pode ser o diferencial para uma campanha vitoriosa. Para ajudar

Continue lendo »
smiling millennial partners handshaking office thanking successful teamwork_1163 4614

Gestão Pública: como medir a satisfação de serviços?

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta utilizada para receber o feedback do cliente, identificando falhas e oportunidades de melhoria nos produtos e serviços de uma empresa ou organização governamental. É uma boa oportunidade de estreitar laços e tomar decisões assertivas quanto às questões que envolvem o negócio e seus níveis de atendimento. Quando se trata de uma organização privada,

Continue lendo »
presentation groupmate_1098 15327

Como eliminar fraudes em pesquisa de campo?

A pesquisa de campo é uma excelente ferramenta para entender, na prática, a realidade do universo investigado. Ou seja, além dos livros e artigos científicos bastante utilizados para embasar as respostas de um problema, a pesquisa conta com a experiência de cada participante. Essa modalidade é muito utilizada para entender ou verificar algo que esteja acontecendo no mundo dos negócios,

Continue lendo »
smiling millennial partners handshaking office thanking successful teamwork_1163 4614

Serviço público: 5 maneiras de medir a qualidade e satisfação

A grosso modo, serviço público é toda atividade direcionada a suprir a necessidade da população, desde que seja amparada pelo Estado. Ao longo dos anos, muito se questionou sobre a qualidade dos serviços prestados pelas entidades, estimulando os cidadãos a exigir respostas cada vez mais rápidas e efetivas. Mais que um representante da esfera governamental, o serviço público deve ser

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao para Eventos Como Melhorar a Experiencia dos Participantes com a Data Goal

Pesquisa de Satisfação para Eventos: Como Melhorar a Experiência dos Participantes com a Data Goal

A organização de eventos envolve uma série de detalhes que podem determinar o sucesso ou o fracasso de toda a experiência. Desde a escolha do local até a programação e os serviços oferecidos, cada aspecto impacta diretamente a satisfação dos participantes. Nesse contexto, realizar uma pesquisa de satisfação após o evento é essencial para identificar pontos fortes e áreas que

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Online Como a Data Goal Revoluciona a Coleta de Dados

Pesquisa de Mercado Online: Como a Data Goal Revoluciona a Coleta de Dados

Com o avanço da tecnologia, a pesquisa de mercado online tornou-se uma ferramenta essencial para empresas que desejam tomar decisões informadas e eficientes. Ao coletar dados diretamente do ambiente digital, é possível entender as preferências, comportamentos e necessidades do público-alvo em tempo real. A Data Goal, líder em soluções tecnológicas para coleta de dados, oferece uma plataforma completa para conduzir

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao para Restaurantes Como Melhorar a Experiencia dos Seus Clientes com a Data Goal

Pesquisa de Satisfação para Restaurantes: Como Melhorar a Experiência dos Seus Clientes com a Data Goal

Em um setor competitivo como o de restaurantes, a satisfação do cliente é um dos fatores mais importantes para garantir o sucesso. Restaurantes que entendem as necessidades e preferências dos seus clientes conseguem não apenas fidelizar o público, mas também atrair novos consumidores por meio de recomendações e avaliações positivas. Uma pesquisa de satisfação é a ferramenta ideal para medir

Continue lendo »
Obama_3

Como Barack Obama usou a internet para ser eleito em 2008?

As lições de marketing de Barack Obama ficarão marcadas na história recente da humanidade. Gostando dele ou não, o presidente americano foi um marco na trajetória política, não só dos Estados Unidos como do mundo. A eleição do ex-presidente significou uma revolução no planejamento da campanha política norte-americana de 2008. O uso da rede mundial de computadores não era uma

Continue lendo »
photo 1504868584819 f8e8b4b6d7e3

Como fazer pesquisa eleitoral: conheça 5 dicas

Uma campanha eleitoral bem sucedida é fruto de muito esforço e comprometimento de todos: candidatos, partidos e equipe envolvida. Além do planejamento estratégico necessário para orientar as ações que serão tomadas, saber como fazer pesquisa eleitoral é um elemento chave que não pode faltar no pleito. Mais que identificar as intenções de votos, a pesquisa eleitoral é bem mais ampla.

Continue lendo »