A pesquisa de mercado é uma ferramenta importante para entender a realidade do cenário em que a empresa está inserida. Ela auxilia o gestor na tomada de decisão e na melhoria das estratégias de posicionamento.
Para conseguir ter sucesso duradouro, a empresa precisa inovar em produtos, serviços, atendimento e muito mais. Alcançar esse objetivo depende do investimento em pesquisa, que traz dados pertinentes em relação ao público consumidor, aos concorrentes, à relevância dos seus produtos e serviços e impacto dos preços no cliente final, entre outras variáveis.
A finalidade de toda empresa é ter lucro – e o investimento em pesquisa de mercado pode otimizar processos, viabilizar recursos e melhorar as estratégias de marketing.
Como o marketing pode se beneficiar?
A necessidade de se fazer uma pesquisa de mercado é justamente para descobrir o que a sua empresa pode fazer para crescer. Com base nas coletas de dados dos questionários, é possível obter respostas para muitos problemas/oportunidades que podem ser aproveitados ou solucionados.
Se a intenção é abrir uma filial da sua loja no interior, por exemplo, a pesquisa vai identificar a oportunidade do negócio. É nesse momento que a área de marketing vai conhecer e avaliar o cenário mercadológico, entendendo como se favorecer com ele.
Por isso, antes de tomar uma decisão, o marketing avalia o investimento, considera a existência de necessidade do público, se a localização é ideal, se o preço está adequado e o que a concorrência está fazendo.
Se a organização já está estabelecida no mercado e tem o objetivo de expandir suas atividades, a pesquisa auxilia o marketing na avaliação de tendências, geração de leads, aumentar a autoridade da marca e promover ações que aumentem as vendas dos produtos.
Como realizar pesquisa de mercado
Para realizar uma pesquisa de mercado você precisa ter em mente o objeto a ser pesquisado, como o lançamento de um novo produto, satisfação do cliente, ampliação do negócio, entre outros.
Após fazer o planejamento é hora de definir qual mecanismo utilizar para aplicar o questionário. Essa decisão exige cautela, já que é interessante para a empresa algo que demande menos pessoas no processo de coleta de dados, que seja eficiente, confiável e com resultados rápidos.
A opção mais assertiva para esse trabalho é o aplicativo para pesquisa de mercado, como o fornecido pela Data Goal. Ele permite aplicar questionários de acordo com os objetivos da investigação, podendo, inclusive, ser utilizado o modo offline.
Essa ferramenta facilita todo o processo, tornando tudo mais rápido, prático, confiável e com alto nível de custo benefício. Com o software os gestores podem acompanhar resultados parciais instantaneamente, enquanto os pesquisadores ainda estiverem em campo.
Além disso, é possível monitorar a localização das coletas realizadas por GPS e receber indicadores de produtividade individual e por equipes. Ao fim do processo, o aplicativo fornece os dados compilados para a produção do relatório no mesmo dia.
Como a Data Goal pode te ajudar
Com o aplicativo desenvolvido pela Data Goal, sua pesquisa tem a oportunidade de:
- Entender a satisfação do cliente quanto a qualidade dos produtos e serviços;
- Ajustar os preços de vendas para trazer mais competitividade;
- Medir a influência da marca em relação aos concorrentes;
- Fazer ajustes no atendimento de pré-venda e pós-vendas, para aumentar o fluxo de clientes.
Vale lembrar que a pesquisa de mercado possibilita mudanças no negócio com base nas análises dos resultados das entrevistas, servindo como parâmetro para o crescimento da empresa.
O aplicativo desenvolvido pela Data Goal auxilia sua empresa a alcançar objetivos mercadológicos a partir de um investimento acessível. É o que você procura? Entre em contato para saber mais sobre pesquisa de mercado.