03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Aplicativo para pesquisa social: como pode te ajudar?

photo 1522125670776 3c7abb882bc2

O mundo da pesquisa é vasto e abrange inúmeras possibilidades, dentre elas a pesquisa social. Essa é um método usado para entender o comportamento das pessoas e da sociedade, permitindo projetar produtos ou serviços que atendem às necessidades da população.

Se você tem dúvidas em relação a ela, pense nos impactos que as ações governamentais e empresariais geram nas comunidades que delas se beneficiam. Como é vista uma indústria que se localiza próxima ao litoral?  Qual a repercussão daquele empreendimento construído dentro de um bairro residencial? 

Focada em avaliações e/ou levantamentos em populações de distritos, municípios ou estados, a pesquisa social visa entender de que forma as pessoas percebem o que está sendo feito ao seu redor.

Em quais circunstâncias a pesquisa social deve ser aplicada?

O objetivo da pesquisa social é resolver algum tipo de problema. Para isso, ela descreve características de determinada população, peculiaridades de um grupo, tais como nível de escolaridade, idade, sexo, etc.

A investigação visa identificar fatores que determinam ou contribuem para algum fenômeno, como, por exemplo, o impacto das empresas em uma região. Dessa forma é possível conhecer profundamente a realidade desse grupo, explicando as relações que ele tem com setores públicos, organizações privadas e outras instituições que tenham atividades no território.

Dessa forma, diferentes grupos socioeconômicos que pertencem a partes diferentes da localidade podem ser abordados para a pesquisa social, cujo objeto de investigação pode ser qualquer assunto: instalação de uma empresa, um novo recurso, atualização de alguma tecnologia ou uma tendência de mercado.

A pesquisa social pode ser realizada de maneira convencional, com os pesquisadores indo de casa em casa para entrevistar moradores e recolher impressões sobre o objeto a ser investigado, ou utilizando a tecnologia para coletar os dados.

O apoio da tecnologia na pesquisa social

Por se tratar de um estudo que abrange um recorte populacional maior, o volume de coletas e entrevistas também é elevado. Dessa forma, a equipe envolvida para fazer o trabalho de campo precisa ser maior, gerando mais custos para quem contrata a pesquisa e mais riscos de erros e fraudes.

Com o uso de um aplicativo de pesquisa social, como o Data Goal, a solução é mais simples e prática, pois torna acessível a empresas e órgãos públicos o recurso de gestão das equipes em campo. Ou seja, a organização pode entrar em contato com o time de campo e o software auxilia os pesquisadores para que façam a condução da entrevista corretamente.

Outro ponto que gera bastante discussão e até mesmo imprecisões no resultado está relacionado a digitação das pesquisas. Isso acaba sendo um gargalo que atrasa as entregas. Com a tecnologia esse problema deixa de existir, já que o app não demanda digitadores ou analistas para a preparação do banco de dados, o que viabiliza agilidade a um custo menor de investimento.

O que uma pesquisa social deve ter

Uma pesquisa social completa deve contemplar informações que deem ao pesquisador a oportunidade de:

  • Avaliar a satisfação das pessoas quanto ao andamento de um programa;
  • Avaliar sua viabilidade em médio e longo prazo;
  • Entender as necessidades características de cada população;
  • Ter números reais de participações sociais e impactos das ações propostas.

Além disso, a pesquisa social é de extrema utilidade para que as organizações se posicionem estrategicamente no mercado e em relação aos públicos envolvidos. Mas para que os gestores usufruam de todos os benefícios da investigação, o aplicativo deve conter diferenciais, tais como:

  • Aplicação de pesquisas em modo offline;
  • Possibilidade de retirada de resultados parciais com os pesquisadores ainda em campo;
  • Banco de dados para produção do relatório final no mesmo dia;
  • Recurso de combate à fraude com gestão de equipes de pesquisa;
  • Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS;
  • Indicadores de produtividade média individual e de equipes.

Se sua empresa tem alguma questão que precisa ser resolvida, a Data Goal pode te ajudar. Venha conhecer nossas soluções!

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

Pesquisa de Satisfacao Como Usar Formularios para Melhorar a Experiencia do Cliente

Pesquisa de Satisfação: Como Usar Formulários para Melhorar a Experiência do Cliente

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta fundamental para entender o que os clientes pensam sobre os produtos e serviços oferecidos por uma empresa. Utilizar formulários eficazes para coletar esse feedback é uma maneira direta de identificar pontos fortes, áreas de melhoria e oportunidades para aumentar a lealdade do cliente. A Data Goal oferece soluções completas para facilitar a criação

Continue lendo »
4 estratégias para aumentar a confiabilidade dos dados em pesquisas eleitorais

4 estratégias para aumentar a confiabilidade dos dados em pesquisas eleitorais

A confiabilidade dos dados em pesquisas eleitorais é o pilar de qualquer campanha eleitoral bem-sucedida. Nas eleições municipais deste ano, onde prefeitos e vereadores serão escolhidos, tomar decisões embasadas em dados confiáveis é essencial para garantir o resultado nas urnas.  Dados imprecisos ou inseguros podem desalinhar as estratégias de campanha com a realidade do eleitorado, comprometendo o sucesso. Neste artigo,

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao do Cliente Exemplos e Solucoes

Pesquisa de Satisfação do Cliente: Exemplos e Soluções

No atual cenário de negócios, entender a satisfação do cliente se tornou uma peça-chave para o sucesso de empresas de todos os tamanhos. Isso porque os consumidores estão cada vez mais exigentes, e saber o que eles pensam e sentem em relação aos seus produtos ou serviços pode ser o diferencial entre manter uma base de clientes leal ou perder

Continue lendo »
customer survey concept illustration_114360 558

Pergunta “Drag and Drop”: o que é e quando usar?

Já participou de alguma pesquisa na rua ou online para medir a popularidade de uma marca ou produto? A pergunta Drag and Drop entra exatamente nesse tipo de questionário, porém, de um modo diferente, mais tecnológico e empolgante. Conhecida como “arrastar e soltar”, a pergunta Drag and Drop é a classificação de uma somatória de marcas, produtos e muitos outros.

Continue lendo »
Questionario de Pesquisa de Satisfacao Escolar Melhore a Qualidade do Ensino com a Data Goal

Questionário de Pesquisa de Satisfação Escolar: Melhore a Qualidade do Ensino com a Data Goal

A satisfação dos alunos, pais e professores é um dos principais indicadores do sucesso de uma instituição de ensino. Entender o que esses grupos pensam sobre a escola, suas instalações, métodos de ensino e a qualidade do atendimento pode ajudar a identificar pontos fortes e áreas que precisam de melhorias. Com a Data Goal, sua escola pode contar com uma

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao em Academia Como a Data Goal Ajuda a Melhorar a Experiencia dos Alunos

Pesquisa de Satisfação em Academia: Como a Data Goal Ajuda a Melhorar a Experiência dos Alunos

Entender a opinião dos alunos é essencial para o sucesso de qualquer academia. Uma pesquisa de satisfação em academia bem estruturada permite que os gestores identifiquem áreas de melhoria, aprimorem a experiência dos alunos e aumentem a retenção. A Data Goal, especialista em soluções tecnológicas para coleta de dados, oferece ferramentas avançadas para realizar pesquisas de satisfação de forma eficiente

Continue lendo »
marketing politico comece capturar leads hoje mesmo klickpages

5 dicas de marketing político para assessores

Qualquer um que esteja precisando “vender seu peixe” – independente do tipo de peixe – precisa traçar uma estratégia consistente e regrada. Afinal, por meio dela é possível inspirar reações do público a respeito de uma ideia ou produto. Quem cumpre esse papel é o marketing e, nas campanhas eleitorais, o marketing político. Um candidato que quer motivar seu público a

Continue lendo »
Modelo de Pesquisa de Mercado de Trabalho

Modelo de Pesquisa de Mercado de Trabalho

No cenário atual, entender as dinâmicas do mercado de trabalho é essencial para empresas que desejam atrair e reter talentos, assim como para profissionais em busca de oportunidades que atendam às suas expectativas. A Data Goal, pioneira em soluções tecnológicas de pesquisa, oferece ferramentas avançadas que facilitam a coleta e análise de dados no mercado de trabalho, permitindo que empresas

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao NPS Como a Data Goal Transforma Feedback em Decisoes Poderosas

Pesquisa de Satisfação NPS: Como a Data Goal Transforma Feedback em Decisões Poderosas

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta fundamental para entender o que seus clientes realmente pensam sobre seus produtos ou serviços. Dentre as várias metodologias disponíveis, o Net Promoter Score (NPS) se destaca pela sua simplicidade e eficiência. Ele permite que empresas de diferentes setores avaliem a lealdade dos clientes com base em uma única pergunta: “De 0 a 10,

Continue lendo »
election campaing scenes_52683 48033

Como fazer uma pesquisa eleitoral para melhorar sua imagem perante a população?

Um político vive de sua imagem, por isso é importante se preocupar com ela durante a campanha eleitoral. Afinal, ele depende dela para conseguir votos e se eleger a algum cargo governamental. E a pesquisa eleitoral pode ajudar. Acontece que a popularidade no momento do pleito é muito importante, e o seu monitoramento é imprescindível no estabelecimento de estratégias para

Continue lendo »
89043636_137309974221899_6343281240057053184_n 1

Como calcular a amostragem necessária para sua coleta de dados

Na hora de realizar uma coleta de dados, o processo que ajuda na determinação da pesquisa se dá através da amostragem. Esse recorte deve representar uma parcela dos elementos ideais para selecionar o que chamamos de “população estatística”. A realização de um censo envolve exames de todos os elementos de um determinado grupo, diferenciando-se da amostragem, que envolve o estudo

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Perguntas Essenciais e Solucoes Inovadoras com a Data Goal

Pesquisa de Mercado: Perguntas Essenciais e Soluções Inovadoras com a Data Goal

Uma pesquisa de mercado eficaz começa com as perguntas certas. Formular questões adequadas é fundamental para coletar dados valiosos e tomar decisões estratégicas embasadas em informações concretas. Ao realizar uma pesquisa de mercado, as empresas podem explorar o comportamento dos consumidores, identificar oportunidades e entender melhor seu posicionamento em relação à concorrência. Neste artigo, vamos explorar exemplos de perguntas essenciais

Continue lendo »