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Pesquisa de satisfação: 20 perguntas que você deve fazer

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A pesquisa é uma ferramenta muito potente, pois permite conhecer fatos e fenômenos da maneira como ocorrem na realidade. Para isso, são coletados dados referentes aos elementos observados.

Por exemplo: se uma empresa quer saber o impacto de determinado produto ou serviço no mercado, basta ela fazer as perguntas certas para um público específico e as respostas serão analisadas e interpretadas dentro de um contexto e de uma fundamentação teórica.

 O objetivo de todo esse processo é compreender e explicar os motivos pelos quais tal produto esteja ou não afetando determinado grupo de consumidores.

Assim funciona também a pesquisa de satisfação, uma linha de investigação que busca o sucesso e crescimento da empresa.

O que é pesquisa de satisfação?

Se você quer saber o quão satisfeito seu cliente está ou qual público pode aderir à sua marca, a pesquisa de satisfação é a melhor maneira de monitorar essa relação. Trata-se de uma estratégia proativa para receber feedback do consumidor.

Esse retorno é muito importante para conhecer a percepção do cliente sobre um determinado assunto, esclarecer necessidades, identificar falhas e propor melhoria nos produtos e serviços.

Através da pesquisa de satisfação, a gestão pode tomar decisões mais assertivas, elaborar estratégias de marketing e garantir a satisfação do cliente.

Benefícios da pesquisa de satisfação

Um ponto de bastante relevância ao se mapear o público para a pesquisa de satisfação é que esse pode ser tanto um cliente externo, quanto interno. O primeiro, a finalidade é sair dos inconvenientes “achismos” e mapear de fato os hábitos dos consumidores, analisar as particularidades do produto e entender o que pode impactar a imagem corporativa diante do consumidor.

Por outro lado, o público interno é aquele que multiplica os valores da companhia, já que os colaboradores possuem uma visão mais corporativa do que exatamente de produto e serviço. Avaliar essa experiência, auxilia no direcionamento de esforços para que os resultados sejam mais concretos.

Sendo assim, a pesquisa de satisfação é capaz de trazer benefícios, tais como reputação da marca, redução de incertezas sobre produtos em testes, incentivo a inovação, retenção de clientes e inspirações para ações e lançamentos de novos produtos.

A pergunta certa, na hora certa

O momento certo para se fazer a pesquisa de satisfação não existe. Tudo vai depender das estratégias adotadas pela companhia: pode ser um tempo após o lançamento de um produto, depois de um atendimento ou posterior a um discurso institucional, entre outros.

Contudo, as perguntas precisam ser coerentes, objetivas e que esteja relacionado ao fenômeno ou tema que se quer avaliar. Por isso selecionamos 20 perguntas que devem ser feitas aos entrevistados.

1 – Quanto o produto atende sua expectativa?

2 – Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria o nosso produto/serviço para um amigo ou familiar?

3 – O que você acha que pode ser melhorado no produto?

4 – Quais são os fatores que influenciam na decisão de compra?

5 – Com que frequência você usa o produto ou serviço?

6 – Como você nos encontrou?

7 – Você conseguiu navegar sem problemas pelas páginas do site?

8 – Qual método de pagamento você prefere?

9 – Nosso suporte ao cliente ajudou a encontrar o que estava procurando?

10 – Você tem alguma sugestão relacionada ao design do site?

11 – Você está satisfeito com a imagem de marca?

12 – Há quanto tempo você é nosso cliente?

13 – Qual dos seguintes termos descreve a nossa marca?

14 – Qual seu grau de satisfação ou insatisfação com a marca?

15 – Que problema essa plataforma resolveu para você?

16 – Quanto você avaliaria o serviço ao cliente?

17 – Nosso suporte a clientes atendeu às suas expectativas?

18 – Nossa equipe possui um bom conhecimento dos produtos, serviços/ negócios?

19 – Quanto tempo foi necessário para que entrasse em contato com a empresa?

20 – Você está satisfeito com suas entregas.

APP: a solução para sua pesquisa

A pesquisa de satisfação é cheia de detalhes, mas não é tão complexa quanto parece. Com a ajuda do aplicativo da Data Goal é possível criar formulários, exportar dados em campo para o seu computador, fazer modificações no questionário sempre que necessário e trabalhar no ambiente em nuvem.

O app facilita muito a vida dos gestores, pois a pesquisa pode ser feita pelo próprio gestor, profissional de marketing ou RH, por exemplo, pois a interface do sistema é amigável e intuitiva.

Além disso, a plataforma trabalha online e offline, salvando os questionários na memória interna do tablet ou smartphone e exportando a base de dados com as entrevistas realizadas quantas vezes quiser.

Quer saber como funciona o app para pesquisa de satisfação? Entre em contato com a Data Goal faça um teste grátis ou solicite um orçamento.

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