03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Pesquisa anônima: como e quando fazer

happy beautiful young business woman standing with tablet widely smiling_8353 6766

Se sua  empresa necessita constantemente de coletar informações na forma de uma pesquisa eleitoral, de mercado ou social, já deve ter lidado com a situação do usuário não querer responder por ter que se identificar. Para que não haja prejuízo na investigação, em alguns casos é possível fazer a pesquisa anônima, uma modalidade que garante a integridade da pesquisa e a preservação dos dados de quem responde.

 Entenda a pesquisa anônima

O uso da pesquisa anônima promove um compartilhamento de informações francas, já que o participante se sente mais seguro, sem o risco de ser monitorado, gerando assim confiança em oferecer respostas mais honestas. 

Quando se cria uma pesquisa aberta na internet ou aplicativo, é comum solicitar informações que identifiquem o usuário, como nome, endereço, data de nascimento, às vezes CPF e até mesmo a identificação do IP.

Já a coleta anônima, o instituto de pesquisa configura a plataforma para que se preserve os dados pessoais dos respondentes, priorizando as respostas  e sentimentos verdadeiros e sinceros..

É claro que se você precisa aprofundar no detalhamento dos grupos pesquisados ou fazer parâmetros de comparação que envolvam idade, sexo, localização, departamento e demais dados de identificação, a pesquisa anônima não é recomendada.

Mas, por outro lado, a ferramenta pode ser vantajosa em pesquisas que necessitam de retornos em tópicos pontuais ou aquelas  em que a pessoa se sente constrangida em falar sobre ele.

 Em que momento devo utilizar esse tipo de pesquisa?

Antes de iniciar a criação da pesquisa anônima, é essencial que a empresa faça os seguintes questionamentos:

Há alguma possibilidade de precisar entrar em contato com a pessoa que respondeu o questionário?

Existe algum relacionamento entre a empresa e o público que irá responder a pesquisa?

Vou precisar aprofundar na pesquisa futuramente?

Se em alguma delas a resposta for sim, o anonimato na pesquisa não é a melhor estratégia, já que o pesquisador vai precisar detalhar as informações, a fim de identificar possíveis erros ou problemas no processo de produtos e serviços.

 Mas quando posso fazer a pesquisa anônima?

A confidencialidade na coleta de informação pode ser utilizada em diversas situações:

Medir a satisfação do cliente

Se você tem uma farmácia, loja, supermercado ou qualquer outro tipo de negócio de prestação de serviço e quer saber como anda a satisfação dos seus clientes, a pesquisa anônima é a ideal.

Esse tipo de avaliação é muito comum quando você efetua compra em algum estabelecimento ou passa por uma consulta em hospitais ou clínicas. Ao final, é enviado para o seu celular ou e-mail uma pesquisa de satisfação. As respostas ao questionário irão avaliar de forma geral, o quanto a pessoa gostou do atendimento da empresa, ajudando o administrador a melhorar a experiência do cliente.

Pesquisa organizacional

Quase toda organização necessita medir o nível de satisfação dos seus funcionários. Isso não é somente uma ação caprichosa dos gestores de RH, mas sim uma ferramenta efetiva que pode trazer muitos benefícios para o negócio.

Afinal, é sabido que funcionários que trabalham em um bom ambiente organizacional são mais felizes e produtivos.

Contudo, é muito pouco provável que os empregados respondam a pesquisa com franqueza se tiver que se identificar. Muitos ficam constrangidos e com receio de sofrer assédio moral ou outro tipo de retaliação.

Dessa forma, para que a empresa tome ações mais assertivas para melhorar o clima organizacional, a pesquisa anônima é a solução. Afinal, os funcionários vão se sentir mais seguros para expor suas opiniões e até mesmo fazer algum tipo de denúncia.

Pesquisa universitária

O meio acadêmico pode se beneficiar da pesquisa anônima, já que muitos estudos e teses são confirmados via investigação científica. Em muitos casos a confidencialidade é aplicada, fazendo com que pessoas dos mais diversos níveis econômicos e sociais respondam os questionamentos com segurança e anonimamente.

Como aplicar a pesquisa anônima

A pesquisa anônima pode ser aplicada em várias situações, incluindo as já citadas. É fato que existem plataformas na internet que viabilizam a elaboração, o acesso, assim como a desativação das variáveis personalizadas que identificam o usuário.

No entanto, assim como qualquer pesquisa, deve-se seguir um padrão para que a investigação atinja seus objetivos. Por isso, contrate uma empresa especialista no assunto como a Data Goal. Nossos profissionais são capacitados para entender a demanda, criar questionários assertivos, definir o tamanho da amostra, compilar e compreender os dados.Se você deseja aplicar pesquisa anônima na sua empresa ou empreendimento,  faça um orçamento com a Data Goal e conheça as vantagens de usar a nossa plataforma.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

4 estratégias para obter dados precisos em pesquisas de satisfação do cliente

4 estratégias para obter dados precisos em pesquisas de satisfação do cliente

As pesquisas de satisfação do cliente são ferramentas cruciais para identificar expectativas, avaliar experiências e compreender as necessidades do seu público. Quando bem estruturadas e baseadas em dados precisos, essas pesquisas podem ajudar sua empresa a melhorar produtos e serviços, além de aumentar a retenção e lealdade dos clientes. Neste artigo, exploramos quatro estratégias eficazes para garantir que suas pesquisas de

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Etapas e Como a Data Goal Facilita Cada Fase do Processo

Pesquisa de Mercado: Etapas e Como a Data Goal Facilita Cada Fase do Processo

Realizar uma pesquisa de mercado eficaz envolve seguir uma série de etapas estruturadas para garantir que os dados coletados sejam relevantes e úteis para a tomada de decisões. A Data Goal, especialista em soluções tecnológicas para coleta e análise de dados, oferece ferramentas que simplificam e otimizam cada uma dessas etapas, ajudando empresas a conduzir suas pesquisas de forma eficiente

Continue lendo »
5 estratégias para engajar eleitores indecisos nestas eleições

5 estratégias para engajar eleitores indecisos nestas eleições

Na corrida eleitoral, conquistar o voto dos eleitores indecisos é uma verdadeira carta na manga para qualquer candidato. Entender e influenciar esse grupo tão relevante e presente em toda eleição, por muitas vezes, define os rumos de uma candidatura.  Neste contexto, estudar formas de conhecer para persuadir o eleitorado se tornam tarefas fundamentais para um candidato ao longo da sua

Continue lendo »
Como a pesquisa de satisfação transforma a experiência do cliente e fideliza consumidores

Como a pesquisa de satisfação transforma a experiência do cliente e fideliza consumidores

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta essencial para empresas que buscam compreender as necessidades e expectativas de seus clientes. No cenário competitivo atual, onde a experiência do cliente é um dos principais diferenciais, entender como o consumidor percebe seus produtos e serviços pode ser a chave para o sucesso.  Além de fortalecer o relacionamento com o cliente, essa prática

Continue lendo »
2927

Principais dúvidas sobre a LGPD em coleta de dados e pesquisas

Talvez você não se dê conta, mas seus dados pessoais podem não estar tão protegidos quanto você espera que estejam. Pare e pense: quantas malas diretas, spam ou telefonemas você já recebeu de empresas que você não tem relação – e nenhum tipo de interesse? Pode parecer estranho, mas esses dados são coletados sutilmente, e podem estar sendo distribuídos sem

Continue lendo »
urna_jose_cruz_2350

De quanto em quanto tempo fazer pesquisa de intenção de voto?

Durante os períodos eleitorais, a pesquisa de intenção de voto costuma ser um termômetro das campanhas e atua até mesmo como um influenciador de eleitores. Afinal, muitos tendem a decidir o voto com base nas avaliações e resultados dessas pesquisas. Elas são feitas por institutos de pesquisas, geralmente encomendadas por veículos de comunicação. Mas, para que aconteça, toda pesquisa de

Continue lendo »
hand man signing signature filling application form document_20693 309

5 técnicas e instrumentos de pesquisa eleitoral

Para garantir melhor desempenho nas campanhas e resultados previsíveis nas urnas, candidatos e partidos devem investir fortemente em técnicas e instrumentos de pesquisa eleitoral.  Isso porque trabalhar baseado em achismos e com informações sem evidências, além de não levar a lugar algum, ainda pode arruinar a imagem do político. As pesquisas eleitorais são ferramentas que indagam o eleitor sobre a

Continue lendo »
businessman hand putting voting paper_47328 197

Como vender e trabalhar com soluções de política pública? Conheça o IGP

Vivemos um momento no Brasil em que as discussões referentes aos problemas da população andam em alta. Isso porque a política pública, que é uma questão governamental, é tratada de forma conjunta com a sociedade. Com essa abertura é possível conduzir soluções que são de interesse coletivo. Muito se fala em política pública e das suas boas práticas que podem

Continue lendo »
controlador dos dados em pesquisas de campo

LGPD: Quem é o controlador dos dados em pesquisas de campo?

Com a Lei Geral de Proteção de Dados, que entra em vigor no ano de 2020, há muitas dúvidas sobre dúvidas sobre seu funcionamento e, ainda, algumas questões relacionadas. Uma delas: como fica o controlador de dados em pesquisas de campo? Quem ele é? Como garantir que ele entenda as suas novas atribuições?  Em primeiro lugar, é importante dizer que

Continue lendo »
business team magnifying glass document_1262 19221

Pesquisa Social: não cometa esses erros!

A pesquisa social é uma modalidade que investiga fatores que determinam ou contribuem para algum fenômeno específico –por exemplo, entender o aumento da violência contra a mulher.  Através de uma série de perguntas e peculiaridades, como nível de escolaridade, idade e sexo, é possível conhecer em profundidade a realidade de grupos e sua relação com os mecanismos públicos, privados e

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao Interna Como Medir o Engajamento e a Satisfacao dos Colaboradores com a Data Goal

Pesquisa de Satisfação Interna: Como Medir o Engajamento e a Satisfação dos Colaboradores com a Data Goal

A satisfação dos colaboradores é um dos pilares do sucesso de qualquer empresa. Funcionários engajados e satisfeitos tendem a ser mais produtivos, leais e comprometidos com os resultados da organização. Para medir o nível de satisfação interna, a Data Goal oferece uma solução completa e acessível para a realização de pesquisas personalizadas, ajudando as empresas a entender o que está

Continue lendo »