As eleições municipais estão cada vez mais próximas. Os pré-candidatos aos cargos de vereador e prefeito já foram anunciados e as pesquisas parciais de intenções de voto já tiveram início em várias partes do país. Mesmo no início do ano, ainda longe da data, a pesquisa eleitoral é essencial para testar a visibilidade de quem está no pleito e deseja avaliar a possibilidade de candidatar-se.
Agir em conformidade com a pesquisa eleitoral não é algo novo. A prática é adotada há dezenas de anos, servindo como base na montagem de estratégias políticas. Assim, é possível perceber quais sãos os nomes mais fortes da localidade e que, possivelmente, têm maiores chances de vencer a disputa.
A partir disso, é possível desenvolver propostas e estratégias de marketing político em conformidade com o que a população tem buscado. Afinal, a pesquisa eleitoral também serve para descobrir o que a comunidade considera mais importante em um candidato, permitindo a adequação de toda a campanha ao que as pessoas desejam ouvir.
Os partidos políticos também podem solicitar pesquisas eleitorais, mapeando as necessidades locais e aprimorando o discurso de modo mais interessante para o eleitorado. Nesse caso, as chances de êxito são consideráveis. Isso porque os rumos da campanha acontecerão com base nos dados colhidos e não por vagas suposições.
Com base nos resultados da pesquisa, a linguagem da campanha pode ser alterada e aproximada da realidade dos eleitores. Assim, a sensação de representatividade é ampliada entre o povo, trazendo mais simpatia à imagem do candidato.
Para que serve um app para pesquisa eleitoral
Mesmo que seja uma tática historicamente conhecida e praticada, a pesquisa eleitoral vem passando por diversas melhorias ao longo dos anos, como a chegada de APPs que facilitam a coleta de dados. Os benefícios de contar com uma plataforma digital são inúmeros, como a possibilidade de ter a parcial dos resultados antes mesmo do fim da pesquisa eleitoral.
Para quem acredita que existam limitações quanto ao uso da tecnologia para essa tarefa, como a falta de conexão com internet, a resposta é bastante otimista. Com o APP para pesquisa eleitoral, as entrevistas também podem ocorrer offline. Isso, além dos recursos de combate à fraude a partir da gestão das equipes de rua.
Os aplicativos possibilitam que, ao final do dia de trabalho, um relatório de produtividade seja emitido, mostrando os indicadores de cada grupo. Ainda, a plataforma permite que os entrevistadores sejam rastreados por GPS, diminuindo as chances de coletas em locais fora da área de interesse do candidato.
O que esse aplicativo deve ter?
APPs para pesquisa eleitoral devem abranger todas as informações necessárias para mapear intenção de voto dos entrevistados.
Também, é possível medir a reputação de um candidato em uma região específica e diagnosticar a situação daquele momento em cada bairro. Ou seja: saber de onde vem os eleitores, o que pensam e desejam no cenário político. Outra grande vantagem de usar um aplicativo para a pesquisa é contar com mais agilidade no processamento dos dados. Além disso, outro benefício é o aumento da produtividade dos times de campo.
O custo do uso de um aplicativo para pesquisa eleitoral também é mais em conta do que a adoção do método tradicional, como é o caso do software da Data Goal.
Dentre as ferramentas disponíveis no mercado, a Data Goal oferece benefícios de facilidade tecnológica e preços acessíveis, permitindo previsões factíveis sobre o futuro eleitoral e identificando quem são os potenciais vencedores da disputa.
Para quem deseja saber mais detalhes sobre o funcionamento das soluções da Data Goal e ter maior assertividade ao montar as estratégias de campanha, entre em contato conosco. Estamos à disposição para lhe auxiliar no processo de corrida eleitoral.