03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Metodologia de análise de dados quantitativos

Metodologia de analise de dados quantitativos

A metodologia de análise de dados quantitativos trabalha com um volume maior de informações que podem ser comparadas entre elas. Por isso, a alta quantidade de dados é uma exigência sine qua non da metodologia, pois só com ela é possível detectar, nos resultados, diferenças e padrões significativos. 

No método quantitativo, os dados são recolhidos a partir de questionários e formulários aplicados a um determinado grupo de pessoas. Com as informações reunidas é possível gerar gráficos e tabelas que, posteriormente, serão objeto de análise e interpretação para facilitar resultados, conclusões e estatísticas. 

Para entender melhor o método, no entanto, é preciso compreender suas singularidades. Ou seja, como é aplicado e em quais situações tal aplicação é apropriada, entre outros fatores. Pensando nisso, destacamos, neste post, as principais considerações sobre a análise de dados quantitativos em coleta de dados. O objetivo é auxiliar gestores de pesquisa na tomada de decisão pelo melhor método à sua finalidade.

Como aplicar a metodologia de análise de dados quantitativos

Para a metodologia de análise de dados quantitativos, em primeiro lugar, é necessário definir a amostra para a qual serão aplicados os formulários e questionários. Isso, claro, vai depender do objetivo da pesquisa. Sendo assim, é importante avaliar quais são as características relevantes do público, no intuito de encontrar os entrevistados ideais. 

Sendo necessário escolher adequadamente as pessoas que serão entrevistadas, é indispensável o desenho de uma amostra probabilística. Nela os entrevistados são escolhidos por meio de um sorteio, ou por cotas, em que se destaca as características expressivas de um determinado grupo. 

Nesse momento, também é relevante planejar o tamanho da amostra – e de que modo serão selecionadas as pessoas que irão contribuir com a coleta de dados. Dessa maneira, deve-se pensar na margem de erro, ou seja, indagar-se a respeito da proximidade do resultado em relação à população em geral. E, para calcular o tamanho da amostra, existem equações específicas que garantem assertividade.

Por fim, na fase de análise de dados, deve-se considerar alguns tipos de estratégias de investigação. Na análise de conteúdo, por exemplo, após a realização da coleta de dados, é feita uma interpretação sistemática e objetiva das informações obtidas.

Já em outra técnica, denominada comparação constante, compara-se os dados novos constantemente. Nessa metodologia, assim que são coletados, os dados são colocados em comparação com os que foram coletados anteriormente. Em todos os casos, uma boa ferramenta de coleta de dados é muito importante para garantir uma pesquisa afirmativa.

Em que tipo de pesquisa a metodologia quantitativa se aplica melhor? 

A análise quantitativa é apropriada para determinados tipos de pesquisa, como as pesquisas eleitorais que são feitas por longos períodos. Nestas, há diversas investigações sobre os comportamentos e, principalmente, intenções de votos da população. A metodologia considera que fenômenos sociais podem ser explicados por meio de generalizações e indicadores comuns. 

Além das práticas eleitorais, a análise de dados quantitativos também é útil para pesquisas de opinião pública. Assim, a partir da escolha de um determinado assunto, e aplicando os formulários e questionários ao grupo objetivado, é possível inferir opiniões sobre um tema específico. 

Para consultas de mercado, a metodologia quantitativa também é relevante. Nesse caso, procura-se averiguar informações sobre um segmento bem específico. Aplicando as enquetes devidas e utilizando uma boa ferramenta de coleta de dados, é plenamente possível descobrir informações expressivas sobre o nicho almejado. 

Utilize boas ferramentas de análise de dados quantitativos 

A metodologia influencia diretamente na abordagem e no tipo de perguntas que serão feitas em entrevistas de qualquer natureza. Em contrapartida, um método ineficiente para determinado escopo pode arruinar a análise de dados e oferecer informações inconclusivas. 

Por isso, para garantir uma boa análise de dados, é necessária uma ferramenta eficiente, além de uma consultoria e suporte totalmente em português, tais como são oferecidos pela Data Goal. 

Com as soluções do aplicativo de coleta de dados, que entende as necessidades e especificidades da pesquisa de campo, é possível garantir análises assertivas, prever intenções de voto em caso de pesquisas eleitorais, por exemplo, e entender comportamentos e satisfação dos clientes quando aplicadas pesquisas de mercado. 

Ficou interessado? Clique aqui para conhecer mais soluções da Data Goal. 

Para saber mais e se aprofundar na análise e coleta de dados, acesse nosso blog e confira conteúdos exclusivos sobre metodologias de pesquisa e inovações para melhores resultados.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

Coleta de dados: 6 insights valiosos para criar campanhas eleitorais vitoriosas

Coleta de dados: 6 insights valiosos para criar campanhas eleitorais vitoriosas

A corrida eleitoral é um dos contextos mais competitivos em qualquer sociedade democrática. O conhecimento aprofundado do eleitorado através da coleta de dados pode ser a diferença entre a vitória e a derrota de um candidato. Com o crescente acesso à Internet, mais pessoas expressam suas opiniões, especialmente nas redes sociais, tornando a coleta de dados essencial para uma candidatura

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Definicao e Como a Data Goal Transforma Dados em Estrategias de Sucesso

Pesquisa de Mercado: Definição e Como a Data Goal Transforma Dados em Estratégias de Sucesso

A pesquisa de mercado é um processo essencial para empresas de todos os setores que desejam entender melhor seu público-alvo, identificar oportunidades de crescimento e tomar decisões mais assertivas. Ela envolve a coleta, análise e interpretação de dados sobre consumidores, concorrentes e o mercado em geral. A Data Goal, referência em soluções tecnológicas para pesquisa, oferece uma plataforma robusta para

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado para Loja de Roupas Como Fazer e as Solucoes da Data Goal

Pesquisa de Mercado para Loja de Roupas: Como Fazer e as Soluções da Data Goal

No competitivo setor de moda, entender o comportamento do consumidor, identificar novas tendências e ajustar suas estratégias são essenciais para o sucesso de uma loja de roupas. Para isso, uma pesquisa de mercado pode fornecer insights valiosos sobre as preferências do público, as expectativas em relação aos produtos e as necessidades que ainda não estão sendo atendidas. Com esses dados,

Continue lendo »
asian man hands using smart phone social media concept_1384 74

4 vantagens de contratar um app de pesquisa eleitoral

A pesquisa eleitoral é um guia importante para avaliar a imagem pública de um candidato e as demandas locais. Uma forma de fazer esse processo com menos custos e acesso rápido às informações é partir de app de pesquisa eleitoral.  Com os avanços tecnológicos, vários setores modernizaram sua forma de trabalhar. Se antes, o próprio marketing político observava apenas os

Continue lendo »
hands touching mobile_1232 927

5 grandes vantagens de um aplicativo de pesquisa

Realizar pesquisa é uma tarefa complexa e cheia de detalhes. Afinal, são várias metodologias, interpretação de resultado e diferentes estatísticas entre outros fatores para se obter um resultado confiável. Diante dessas dificuldades, muitas empresas acabam por contratar institutos de pesquisas para realizar o processo de investigação. No entanto, existe uma maneira de se gastar menos, ter a mesma eficácia e

Continue lendo »
apple device casual close up 1430118

Como interpretar os dados coletados em uma pesquisa eleitoral

Durante uma pesquisa, a coleta de dados é essencial para se obter as informações necessárias para a finalidade com que foi criado o questionário. No caso das pesquisas eleitorais, esses dados servem para uma infinidade de interpretações, desde a aceitação de um candidato em uma determinada região até suas reais chances de vitória no pleito. De modo geral, a pesquisa

Continue lendo »
business team magnifying glass document_1262 19221

Pesquisa Social: não cometa esses erros!

A pesquisa social é uma modalidade que investiga fatores que determinam ou contribuem para algum fenômeno específico –por exemplo, entender o aumento da violência contra a mulher.  Através de uma série de perguntas e peculiaridades, como nível de escolaridade, idade e sexo, é possível conhecer em profundidade a realidade de grupos e sua relação com os mecanismos públicos, privados e

Continue lendo »
chris liverani dBI_My696Rk unsplash

Entenda como funciona a margem de erro das pesquisas eleitorais

As eleições são um período bastante turbulento para os institutos de pesquisa, já que a população espera que a maioria “acerte” o nome dos vencedores na corrida às urnas, especialmente quando os cargos pretendidos são de destaque, como Presidência ou o Governo de um estado. É nas idas e vindas dos gráficos dos principais candidatos que buscamos entender como funciona

Continue lendo »
Pesquisa em Servico Social Instrumento Essencial para a Transformacao Social

Pesquisa em Serviço Social: Instrumento Essencial para a Transformação Social

A pesquisa em serviço social é uma ferramenta crucial para entender, analisar e transformar realidades sociais, especialmente em contextos de vulnerabilidade e exclusão. Essa prática não se limita à coleta de dados, mas busca compreender os problemas sociais profundamente, oferecendo uma base sólida para a formulação de políticas públicas, programas de intervenção e estratégias de inclusão social. O que é

Continue lendo »
photo 1573497620053 ea5300f94f21

Quais os benefícios e características de uma pesquisa de campo?

Se você precisa de respostas rápidas e confiáveis sobre o comportamento ou opinião de um determinado grupo, a pesquisa de campo pode te ajudar. Esse tipo de estudo leva a um aprofundamento nas causas de um determinado problema, assim como no ambiente em que se encontra o respondente. Ou seja, não é só uma enquete em que o usuário responde

Continue lendo »
hands touching mobile_1232 927

Saiba tudo sobre a Data Goal: o sistema que vai ajudar você nas próximas eleições

Com as eleições se aproximando, as equipes de marketing político tentam ganhar tempo para priorizar ações e estratégias com o objetivo de aumentar o número de intenções de votos para o candidato. O trabalho é árduo e necessita do máximo de informações possíveis, que só são obtidas por meio de pesquisa eleitoral. Para facilitar a vida de todo mundo, evitando

Continue lendo »
Como a Data Goal Pode Melhorar a Pesquisa de Satisfacao de Funcionarios na Sua Empresa

Como a Data Goal Pode Melhorar a Pesquisa de Satisfação de Funcionários na Sua Empresa

A satisfação dos funcionários é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer organização. Funcionários motivados, valorizados e engajados tendem a ser mais produtivos, resultando em maior eficiência e qualidade no ambiente de trabalho. Mas como saber o que realmente está funcionando e o que precisa ser melhorado no seu negócio? A Data Goal, pioneira em soluções tecnológicas para

Continue lendo »