03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Pesquisa eleitoral quantitativa e qualitativa: entenda a diferença

353

Estamos prestes a entrar em mais um ano eleitoral, já que, em 2020, os municípios brasileiros escolhem seus prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos. Quem quer pleitear um cargo público em sua região precisa estar preparado – e isso significa já começar a analisar sua aceitação junto ao público. 

O obstáculo para a aplicação de pesquisas está na falta de entendimento de muitas equipes e candidatos em saber como isso funciona. Como existem diversos métodos de coleta de dados eficientes para realizar uma pesquisa eleitoral, as dúvidas no momento de encomendar uma pesquisa são comuns.

Uma das principais delas, e também uma das mais fáceis de sanar, é a diferença entre pesquisa eleitoral quantitativa e qualitativa. 

Diferença entre pesquisa eleitoral quantitativa e qualitativa

Você sabe distinguir uma pesquisa qualitativa e uma pesquisa quantitativa? Os próprios termos já dizem muito sobre cada um dos métodos: um é sobre a qualidade das respostas e o outro levanta a quantidade, em números, de chances que cada candidato tem.

Assim, a pesquisa quantitativa tem objetivo numérico e aponta a frequência ou intensidade de um comportamento, sem investigar suas causas ou aprofundar nos fatos.

As pesquisas quantitativas são amplamente utilizadas em pesquisas de intenção de voto ou de rejeição de candidato. Geralmente essa modalidade resulta em dados de simples análise e é uma excelente ferramenta para fomentar a discussão política durante o período de campanha.

Contudo, pensar que os números coletados se resumem a uma corrida simples e sem obstáculos é um dos maiores erros dos comitês de campanha. Para evitá-lo, a melhor arma é a pesquisa qualitativa.

A pesquisa qualitativa é exploratória e pode resultar em insights poderosos para os candidatos ao pleito. Um candidato desconhecido ou impopular pode alimentar suas estratégias de forma assertiva com os resultados de uma campanha qualitativa.

Traçando uma estratégia: quantitativa x qualitativa

Qual objetivo de cada método? Quando devo utilizar uma pesquisa quantitativa ou uma qualitativa?

Vamos começar pensando na ocasião de cada pesquisa. O ideal é que o instituto contratado para realizá-la dê suporte ao cliente para identificar os melhores momentos para ir a campo – e como fazer isso. Uma pesquisa quantitativa auxilia a mensurar a popularidade do candidato, enquanto a pesquisa qualitativa ajuda a definir os próximos passos da campanha eleitoral.

O período de campanha eleitoral é relativamente curto. Por isso, é preciso saber analisar bem as ocasiões de melhor apelo, para construir uma estratégia eficiente.

A pesquisa eleitoral quantitativa visa movimentar o cenário político local, ao mesmo tempo que permite analisar rapidamente as mudanças de cenário durante toda a campanha eleitoral. Assim, acaba criando um efeito de “fofoca” entre o eleitorado, sobre um candidato x ou y.

Dentro dos objetivos de uma pesquisa eleitoral quantitativa podemos destacar:

  • Mensurar níveis de rejeição;
  • Analisar numericamente a intenção de votos;
  • Acompanhar as divergências do cenário político por região.

Enquanto isso, as pesquisas qualitativas analisam as motivações de um determinado grupo em votar ou não no candidato em questão. Esse método explora as particularidades do entrevistado e leva em consideração características que não podem ser quantificadas, uma vez que são individuais.

Dentro dos objetivos de uma pesquisa eleitoral qualitativa estão conhecer o eleitorado, mapear as demandas e frustrações do povo e conhecer aspectos negativos e positivos do cenário político em cada região. Além disso, a pesquisa qualitativa também avalia a imagem dos candidatos e até a aceitação das propostas de governo de cada um deles.

Tecnologia para pesquisa eleitoral

Em outras palavras, a pesquisa eleitoral qualitativa permite que o candidato se aproxime verdadeiramente do potencial eleitor, conhecendo suas necessidades, opiniões e dúvidas. O acompanhamento qualitativo também permite a correção de rumos da campanha eleitoral, auxiliando o candidato a traçar suas estratégias ao longo do processo.

Vale lembrar que só a pesquisa não ganha eleição: o sucesso de uma campanha eleitoral é alcançado através de estratégias consistentes. A manutenção dos dados através de pesquisas quantitativas servem como termômetro durante o período de campanha eleitoral, enquanto a pesquisa qualitativa serve como diagnóstico para traçar as estratégias de campanha.

Prestes a entrar em ano eleitoral, os candidatos que pretendem concorrer aos cargos de prefeito e vereador podem se beneficiar de ambos os métodos de pesquisa. Para isso, basta traçar uma estratégia eficiente e dar início às preparações para uma campanha bem-sucedida.

Graças aos softwares, que permitem a automatização de dados de pesquisa de forma ágil e totalmente segura, os candidatos e suas equipes não precisam mais se guiar às cegas durante o período eleitoral. A ferramenta ideal pode estar no alcance das mãos – e dos tablets, celulares e computadores.

Quer saber como tudo isso funciona? Entre em contato com a Data Goal e conheça as propostas que podem se encaixar perfeitamente na estratégia – e no orçamento – das futuras campanhas eleitorais. 

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

presentation groupmate_1098 15327

Como eliminar fraudes em pesquisa de campo?

A pesquisa de campo é uma excelente ferramenta para entender, na prática, a realidade do universo investigado. Ou seja, além dos livros e artigos científicos bastante utilizados para embasar as respostas de um problema, a pesquisa conta com a experiência de cada participante. Essa modalidade é muito utilizada para entender ou verificar algo que esteja acontecendo no mundo dos negócios,

Continue lendo »
business conference corporate presentation female speaker flat character with empty speech bubbles political debates professor seminar concept illustration_335657 1739

Política pública: como fazer as parcerias certas através do IGP

Na gestão pública, as parcerias são estratégicas para o desenvolvimento de boa política pública. Em meio a tantas informações, porém, pode ser difícil entender como fazer as melhores parcerias para o andamento do trabalho. As parcerias, na gestão pública, são importantes para o alinhamento dos projetos e para o andamento da política pública. Alguns cuidados, porém, são necessários na hora

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado para Ferramentas Como Fazer e as Solucoes da Data Goal

Pesquisa de Mercado para Ferramentas: Como Fazer e as Soluções da Data Goal

Se você está no mercado de ferramentas — seja como fabricante, distribuidor ou varejista — compreender o comportamento do consumidor, identificar as tendências do setor e analisar a concorrência são etapas essenciais para manter sua empresa competitiva. Para isso, realizar uma pesquisa de mercado eficiente é fundamental. Mas como fazer uma pesquisa de mercado voltada para o setor de ferramentas

Continue lendo »
como fazer pesquisa de mercado

Como otimizar seu processo de pesquisa?

Na era digital, na qual os dados são recebidos a todo momento, com a maior velocidade, as empresas precisam estar preparadas para contabilizar e registrar grande parte das informações.  Para conseguir esse resultado, muitas corporações fazem uso das melhores ferramentas de coleta de dados do mercado. Todavia, se o processo de pesquisa não for eficiente, de nada vai adiantar o

Continue lendo »
electronic voting abstract concept illustration_335657 1876

Como profissionais de marketing político podem usar o IGP durante os anos de mandato

Uma gestão pública não se faz apenas com os candidatos que ganharam as eleições e suas ligações partidárias. Um time preparado na construção de estratégias, como os profissionais de marketing político, se faz necessário durante os anos de mandato. O fato é que as decisões políticas não podem ser tomadas com base em achismos ou por conversas isoladas com eleitores.

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao Online Como a Data Goal Transforma Feedback em Acoes Estrategicas

Pesquisa de Satisfação Online: Como a Data Goal Transforma Feedback em Ações Estratégicas

Em um mercado cada vez mais competitivo, a satisfação do cliente é um dos principais indicadores de sucesso para empresas de todos os tamanhos. Entender o que seus clientes pensam sobre seus produtos ou serviços é crucial para ajustar estratégias e aumentar a lealdade. Com a Data Goal, sua empresa pode conduzir pesquisas de satisfação online de forma eficiente, rápida

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao em Academia Como a Data Goal Ajuda a Melhorar a Experiencia dos Alunos

Pesquisa de Satisfação em Academia: Como a Data Goal Ajuda a Melhorar a Experiência dos Alunos

Entender a opinião dos alunos é essencial para o sucesso de qualquer academia. Uma pesquisa de satisfação em academia bem estruturada permite que os gestores identifiquem áreas de melhoria, aprimorem a experiência dos alunos e aumentem a retenção. A Data Goal, especialista em soluções tecnológicas para coleta de dados, oferece ferramentas avançadas para realizar pesquisas de satisfação de forma eficiente

Continue lendo »
female male business leaders signing contract_1163 5368

Como a gestão pública pode proporcionar uma boa reputação a longo prazo?

A sociedade passa por grandes transformações, exigindo uma mudança de postura não somente das organizações privadas, mas, também, da gestão pública, com o objetivo de melhorar o atendimento ao cidadão. Como resultado, é possível perceber aspectos que influenciam a percepção do usuário em relação ao serviço prestado, o que pode levar à eficácia e modernização da gestão pública.  Por mais

Continue lendo »
man is writing e mail_53876 70764

Ética e serviço público: como melhorar os processos internos?

“Ética e serviço público” é um tema muitas vezes polêmico, mas necessário de ser abordado. Afinal, por mais que as entidades tenham o propósito de trabalhar para o cidadão, esse serviço não pode ser prestado de qualquer forma. Além disso, existe uma percepção distorcida do funcionalismo público, cuja imagem ainda remonta aos tempos em que tudo era mais devagar e

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao para Eventos Como Melhorar a Experiencia dos Participantes com a Data Goal

Pesquisa de Satisfação para Eventos: Como Melhorar a Experiência dos Participantes com a Data Goal

A organização de eventos envolve uma série de detalhes que podem determinar o sucesso ou o fracasso de toda a experiência. Desde a escolha do local até a programação e os serviços oferecidos, cada aspecto impacta diretamente a satisfação dos participantes. Nesse contexto, realizar uma pesquisa de satisfação após o evento é essencial para identificar pontos fortes e áreas que

Continue lendo »
LGPD e Seguranca da Informacao na coleta de dados

LGPD e Segurança da Informação na coleta de dados: 3 boas práticas

Com a Lei Geral de Proteção de Dados, novas preocupações e medidas se tornam necessárias para garantir a segurança da informação na coleta de dados. Dessa forma, as empresas, ao executarem uma pesquisa de coleta de dados, precisam adequar a determinadas práticas que fazem parte da regulamentação. A lei estabelece uma série de regras com o objetivo de proteger os

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao Onboarding Como a Data Goal Pode Ajudar a Melhorar a Experiencia dos Novos Colaboradores

Pesquisa de Mercado: Para que Serve e Como a Data Goal Pode Ajudar Sua Empresa a Crescer

A pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que deseja compreender melhor seu público-alvo, identificar oportunidades, antecipar tendências e melhorar produtos ou serviços. Saber para que serve a pesquisa de mercado pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de um negócio. Com as soluções tecnológicas da Data Goal, sua empresa pode realizar pesquisas de

Continue lendo »