03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Como montar um formulário para coleta de dados em campo

4

A criação de formulários é essencial para realizar a coleta de dados e fazer uma excelente pesquisa de campo. O preenchimento dos formulários é feito de forma direta pelo chamado “investigador”, que pode, também, colocar suas anotações próprias no documento.

Ao coletar dados, os fenômenos são observados de forma direta, para que sejam estudados em profundidade. A construção de formulários viabiliza o entendimento da realidade que está sendo observada quando o pesquisador capta informações e explicações para o fenômeno que quer analisar.

Contudo, vale lembrar que o formulário para coleta de dados em campo é diferente de um mero questionário para a mesma finalidade. As distinções são visíveis desde os pontos de construção de um formulário até a forma de coleta de dados em pesquisa.

Um bom exemplo de formulário para coleta de dados em campo é o período eleitoral. A cada dois anos, as eleições são realizadas no Brasil. Elas definem os rumos das cidades e do país. Por ser um grande evento, sua visibilidade tem início meses antes do pleito, campanhas são pensadas e pesquisas eleitorais são feitas para mostrar, por exemplo, a intenção de voto da população.

Além disso, o instrumento da pesquisa é utilizado para mapear as necessidades do povo e fazer a construção de um discurso que seja interessante para o eleitorado. A coleta de dados em campo deve ter um planejamento estratégico para que os resultados apontem as questões norteadoras de toda a campanha eleitoral.

Como podem ser coletados os dados em campo

O modo com que os dados podem ser coletados em campo depende do objeto de estudo e da metodologia de coleta que será aplicada. Em outras palavras, não existe apenas um jeito certo de fazer pesquisa de campo, mas diversas possibilidades que vão se encaixar em contextos específicos.

Alguns dos métodos de coleta existentes são:

Pesquisa exploratória

Seu principal objetivo é fazer uma pesquisa que aprofunde o conhecimento do pesquisador sobre o assunto que está sendo pesquisado. Pode ser usada para facilitar a elaboração de um questionário e, até mesmo, servir de base para pesquisas futuras.

Pesquisa quantitativa–descritiva

Sua finalidade é verificar hipóteses, fazer a análise dos fatos e uma avaliação de determinado assunto após ter as principais variáveis definidas. A pesquisa de campo quantitativa-descritiva usa técnicas de coleta de dados como entrevistas, formulários e questionários para atingir seu objetivo.

Pesquisa experimental

As pesquisas de campo experimentais colocam uma hipótese em evidência para, posteriormente, fazer a observação dos resultados. Estão incluídos nessa modalidade fatores como:

  • grupos de controle;
  • seleção de amostra probabilística;
  • e a manipulação de dados e variáveis para o controle dos fatores pertinentes. 

A pesquisa experimental pode ser feita em campo ou em laboratório. No campo, ela busca compreender os aspectos presentes na sociedade. Já no laboratório, realiza o estudo de pessoas, animais ou até minerais em ambientes controlados.

Entrevista

A entrevista é uma técnica de coleta de dados em que o pesquisador tem contato direto com a pessoa questionada. Ele também tem participação ativa na interpretação das respostas do entrevistado.

Esse método necessita de planejamento na elaboração, desenvolvimento e aplicação. Além disso, os objetivos da entrevista devem ser bem definidos para que o resultado esperado seja obtido.

Como montar um formulário para coleta de dados em campo? 

O formulário para coleta de dados em campo pode ser feitos manualmente. Porém, atualmente, já existem formas de fazer a automatização desse processo. Um dos principais benefícios de escolher a solução digital é a redução de custos, tanto de tamanho da equipe quanto de equipamento necessário à finalidade. 

Além disso, através de um formulário digital, há diminuição das chances de erros humanos. 

Para facilitar a construção de formulários, a tecnologia está a favor dos investigadores. Algumas ferramentas permitem que o usuário tenha acesso a plataformas que realizam a coleta e análise dos dados de forma ampla e automatizada.

O uso de softwares para pesquisas é essencial, principalmente para a criação de formulário para pesquisa de campo. Afinal, sistemas inovadores melhoram a experiência dos respondentes e agrupam de um jeito preciso e organizado todos os dados, sejam eles fotos, documentos, respostas simples, entre outros. 

Além disso, em programas como o da Data Goal, há o registro das coordenadas geográficas, recurso em que os dados ficam armazenados de forma segura na nuvem e a coleta pode ser feita de forma offline.

Tenha a ferramenta perfeita para sua pesquisa através da nossa solução para criação de formulários de pesquisa em campo. A interface amigável permite que o dono da pesquisa faça alterações sempre que achar necessário, sem precisar de um especialista em sistemas para isso. 

Quer saber mais sobre o funcionamento da nossa plataforma? Entre em contato e descubra como melhorar as estratégias da sua próxima campanha.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

LM Blogs e Tal Destaque de blog 4

Por que usar software de pesquisa eleitoral nas eleições?

Fato: campanhas políticas são planejadas com base nas pesquisas eleitorais. A partir de seus resultados, partidos, equipe de marketing e candidatos passam a definir estratégias e planos de ação para a disputa do pleito. A pesquisa eleitoral permite coletar dados, descobrir os principais indicadores da população sobre os cargos governamentais, conhecer tendências políticas e prever o resultado da eleição. Como

Continue lendo »
encontro de pessoas de negocios_1421 559

Como fazer compilação de dados?

A compilação de dados é um processo fundamental para a análise dos resultados de uma pesquisa. Essa etapa influencia diretamente na tomada de decisões assertivas. Compilar é a etapa da pesquisa posterior à coleta, todas fundamentais para a obtenção de informações eficazes à análise. Entretanto, se a coleta não for bem direcionada, pode acabar prejudicando a compilação. Os resultados, nesse

Continue lendo »
empresario fazendo a apresentacao com seus colegas e estrategia de negocios efeito de camada digital no escritorio como conceito_1423 123

Sistema de coleta de dados offline: como isso pode te ajudar

É muito melhor perguntar a alguém que acabou de sair de um evento se a infraestrutura estava adequada do que esperar alguns dias para enviar um e-mail e contar com a sorte dele ainda se lembrar da experiência, não é mesmo? O local onde uma pesquisa será realizada pode contribuir, e muito, para a eficiência de seus resultados. Por isso,

Continue lendo »
busineswoman holding digital tablet with data_1098 1906

Como fazer uma pesquisa eleitoral sem precisar de papel

O ano de 2022 é de muito trabalho para partidos políticos, candidatos e equipe de marketing político. As eleições para os cargos de Presidente da República, Senador, Deputado Federal e Governador vão movimentar a sociedade e as estruturas públicas do país. Para entender as demandas da população, acompanhar as intenções de voto e definir estratégias de campanha são realizadas diversas

Continue lendo »
vector set illustrated people_53876 44100

Ferramentas que podem te ajudar com pesquisa eleitoral

Com o aumento de fake news e a desconfiança das pessoas no que é de fato real, nunca se fez tão necessário encontrar uma pesquisa eleitoral confiável. Para tornar o processo mais seguro, o uso de softwares de registro, além de agilizar e organizar a coleta de informações, também é indicado para proteção de dados sensíveis e a confiabilidade de

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao de Clientes Como Criar um Questionario Eficiente com a Data Goal

Pesquisa de Satisfação de Clientes: Como Criar um Questionário Eficiente com a Data Goal

Realizar uma pesquisa de satisfação de clientes é fundamental para entender como seus consumidores percebem os produtos e serviços da sua empresa, identificar pontos fortes e áreas que precisam de melhorias. Para coletar esses dados de maneira eficaz, é essencial criar um questionário bem estruturado e claro, que capture as opiniões e feedbacks mais relevantes. A Data Goal oferece uma

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado para Restaurantes Como Fazer e as Solucoes da Data Goal

Pesquisa de Mercado para Restaurantes: Como Fazer e as Soluções da Data Goal

Abrir ou gerenciar um restaurante com sucesso vai muito além de oferecer boa comida. Hoje, conhecer o seu público, entender suas preferências e analisar a concorrência são fatores decisivos para o crescimento e a sustentabilidade de qualquer estabelecimento gastronômico. Nesse cenário, realizar uma pesquisa de mercado torna-se essencial para criar estratégias baseadas em dados reais. Mas, como fazer uma pesquisa

Continue lendo »
interview concept illustration_114360 1501

Como funciona a entrevista na pesquisa qualitativa?

Ao decidir realizar uma pesquisa, deve-se ter em mente as suas duas principais definições: o objeto da pesquisa e a metodologia a ser utilizada. O primeiro diz respeito ao que se deseja conhecer, que pode os problemas que mais preocupam os cidadãos de uma cidade, lançamento de um novo produto no mercado ou o nível de satisfação dos clientes. Já

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado em Marketing Digital Como a Data Goal Oferece Insights Estrategicos para o Crescimento Online

Pesquisa de Mercado em Marketing Digital: Como a Data Goal Oferece Insights Estratégicos para o Crescimento Online

No universo altamente competitivo do marketing digital, a pesquisa de mercado desempenha um papel crucial ao fornecer insights precisos sobre tendências, comportamentos de consumidores e oportunidades de crescimento. Em um cenário onde a personalização e a tomada de decisões baseadas em dados são essenciais, entender o que o público espera e como o mercado está evoluindo é fundamental. A Data

Continue lendo »
linkedin sales navigator 403842 unsplash

Quando e por que fazer pesquisa quantitativa?

Toda pesquisa é importante para conhecer potenciais clientes, perceber estratégias dos concorrentes e analisar fornecedores. O objetivo é possibilitar ao empreendedor uma avaliação comparativa do mercado para, com isso, elaborar sua estratégia. A pesquisa quantitativa vem justamente para auxiliar a organização nas possíveis necessidades mudanças no negócio, apresentando resultados que podem ser quantificados (dados numéricos, por exemplo) e sugerindo pontos

Continue lendo »
busineswoman holding digital tablet with data_1098 1906

Software pesquisa eleitoral: o sistema que vai fazer seu instituto de pesquisa economizar (tempo e dinheiro)

Época de eleição pode ser traduzida como “corre-corre generalizado” nos institutos de pesquisa para realizar e entregar os resultados dos inquéritos aos partidos e candidatos. Não é uma tarefa fácil, pois é preciso trabalhar com várias em diversas vertentes, públicos e amostras – e o software pesquisa eleitoral entra como aliado do processo. Isso quer dizer que os institutos de

Continue lendo »