03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Como uma coleta de dados ineficiente pode influenciar as eleições no Brasil

rafaela biazi 0mfj0jJt0dY unsplash 1

Recentemente, o escândalo envolvendo a empresa Cambridge Analytica e como ela fazia a análise de dados dos usuários do Facebook suscitou discussões no mundo inteiro: é mesmo possível ganhar uma eleição a partir dos dados das pessoas?

Em um mundo cada vez mais conectado – e com uma visão muito clara sobre o alcance do que hoje chamamos de “big data” –, a resposta é: sim. Assim como um bom estudo de dados pode desencadear diversas consequências (positivas e negativas) em um processo eleitoral, uma coleta de dados ineficiente também pode influenciar o jogo político.

Mas como funciona isso?

A conclusão relativamente simples desse pensamento é que a coleta de dados é uma das fases mais importantes da pesquisa, já que é ela que proverá os comitês de campanha com as preferências do eleitorado.

Quando essa coleta não é bem feita, de maneira online ou off-line, nas ruas da cidade, os comitês passam a trabalhar com premissas irreais, que não surtirão efeito algum na população.

Eleições são decididas nas urnas, em um único dia, mas isso não quer dizer que o voto dure apenas o momento de apertar os botões. Vários outros fatores influenciam as eleições, sejam eles a situação econômica, ideias sobre o meio político ou a reputação dos candidatos.

Tudo isso vai causar efeitos na população – que, mesmo que seja difícil de acreditar, ainda se apoia muito na opinião da maioria para lançar mão de suas próprias escolhas.

As consequências da coleta ineficiente de dados durante o período eleitoral

O escândalo da Cambridge Analytica ganhou corpo, e levou até o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, a passar por uma sabatina no Senado americano, por seu sucesso: está em andamento a investigação sobre se o vazamento de dados da rede social tenha influenciado na eleição do presidente Donald Trump.

Zuckerberg já pediu desculpas ao povo americano, que julgou não ter sido ética a forma com que essa coleta de dados foi conduzida ou avaliada. Contudo, devemos notar que, nesse caso, a coleta de dados – sem entrar no mérito de sua (falta de) responsabilidade – foi eficiente, caso tenha se proposto a utilizar esses dados em prol da candidatura do republicano. Afinal, ele foi eleito.

No Brasil, uma coleta de dados ineficiente pode causar um efeito devastador nas eleições, como o de não dar a voz correta ao candidato que tem mais chances de vencer por seu próprio plano de governo.

Não entender quem é o eleitorado e o que ele anseia de um político pode não só enfraquecer uma boa candidatura política como, também, fortalecer outra que, por sua vez, não tem muito de novo a oferecer, além de surfar no vácuo que deixam aqueles que não conseguem conduzir uma pesquisa de campo.

Afinal, o comitê faz a pesquisa eleitoral, divulga alguns dados, não os analisa friamente e pode acabar, com isso, dando munição a outros candidatos que não fizeram esse tipo de investimento em suas campanhas.

Para o cenário de presidência da república é difícil pensar nesse tipo de variação. Portanto, pense em cenários mais enxutos, como o de deputado estadual: se o candidato não sabe o que a população da sua cidade quer, como pensa, onde consome informações e quais são as chances de votar em seu plano de governo, como vai conduzir a campanha sem saber suas reais chances de vencer?

Ou, se estiver muito longe de ser conhecido pelo seu eleitorado, como entenderá as vias mais interessantes de discurso para chegar até ele com poder de convencimento?

Em suma, a coleta de dados é a parte mais importante da campanha porque é ela que, feita de forma eficiente, será capaz de demonstrar quais são os anseios, os medos e a euforia do povo sobre determinado plano de governo ou candidato. A coleta de dados é a base para todas as linhas do discurso eleitoral e, com certeza, se torna uma fiel aliada em contextos mais compactos, como as eleições de vereadores, deputados ou prefeitos.

Se você quer fazer com que seu candidato tenha chances reais de vencer a disputa eleitoral, pense muito bem na forma com que vai conduzir a coleta de dados. E, se ainda não souber nem como fazer isso, pode contar com a gente – e nosso software intuitivo e especializado nessa finalidade – durante o processo.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

Pesquisa de Mercado Pronta Solucoes Eficientes com a Data Goal

Pesquisa de Mercado Pronta: Soluções Eficientes com a Data Goal

No mundo atual, onde os dados são o novo “ouro”, contar com uma pesquisa de mercado eficiente e bem estruturada pode ser o fator decisivo entre o sucesso e o fracasso de um negócio. Para empresas que buscam entender melhor seus clientes, mapear tendências e identificar oportunidades de crescimento, a Data Goal surge como uma parceira estratégica, oferecendo soluções tecnológicas

Continue lendo »
business conference corporate presentation female speaker flat character with empty speech bubbles political debates professor seminar concept illustration_335657 1739

Política pública: como fazer as parcerias certas através do IGP

Na gestão pública, as parcerias são estratégicas para o desenvolvimento de boa política pública. Em meio a tantas informações, porém, pode ser difícil entender como fazer as melhores parcerias para o andamento do trabalho. As parcerias, na gestão pública, são importantes para o alinhamento dos projetos e para o andamento da política pública. Alguns cuidados, porém, são necessários na hora

Continue lendo »
busineswoman holding digital tablet with data_1098 1906

Como fazer uma pesquisa eleitoral sem precisar de papel

O ano de 2022 é de muito trabalho para partidos políticos, candidatos e equipe de marketing político. As eleições para os cargos de Presidente da República, Senador, Deputado Federal e Governador vão movimentar a sociedade e as estruturas públicas do país. Para entender as demandas da população, acompanhar as intenções de voto e definir estratégias de campanha são realizadas diversas

Continue lendo »
perguntas para pesquisa de satisfacao

5 exemplos de perguntas para pesquisa de satisfação de cliente

As pesquisas de satisfação têm o objetivo de estreitar os laços da relação entre empresa e cliente. Quando bem empregadas, elas são a oportunidade que o comprador tem para expor aquilo que acha sobre determinado serviço e/ou atendimento feito. Em contrapartida, a empresa tem a chance de ver o que pode ser melhorado para garantir aumento nas vendas. Manter o

Continue lendo »
Como prever cenários e o futuro das eleições sem achismos

Como prever cenários e o futuro das eleições sem achismos

As eleições municipais estão se aproximando, e prever cenários eleitorais tornou-se um desafio constante para os times de estratégia. Prefeitos e vereadores serão escolhidos, e a competição está mais acirrada do que nunca. Contar apenas com achismos ou intuições não é uma opção. As campanhas que se destacam são aquelas que utilizam dados concretos e pesquisas frequentes para tomar decisões

Continue lendo »
photo 1527689368864 3a821dbccc34

Pesquisa de mercado: quais são as vantagens para o seu negócio?

Posso adiantar que são inúmeras as vantagens e um processo absolutamente necessário, principalmente antes da tomada de decisões no mercado que envolvam o interesse do consumidor. A pesquisa de mercado é muito útil para quem deseja lançar um novo produto, avaliar sua força ou buscar novos mercados. As pesquisas possuem muitas vantagens, justamente por sua fácil aderência de mercado, independentemente

Continue lendo »
businessman using tablet analyzing sales data economic growth graph chart_34200 308

Pesquisa de mercado online: benefícios e pontos positivos

A pesquisa de mercado é uma ferramenta poderosa para empresas que querem expandir sua atuação. Ela ajuda os gestores a entender a realidade do mercado, conhecer seu público alvo, identificar oportunidades e reduzir riscos, auxiliando a corporação a tomar decisões mais seguras e efetivas. Contudo, muitos empresários deixam de utilizar a pesquisa em suas estratégias de marketing, achando que o

Continue lendo »
photo 1423592707957 3b212afa6733

O que são políticas públicas?

Quando o assunto é política, muitas dúvidas podem surgir. Dentro desse campo tão amplo, há conceitos importantes que fazem parte da nossa vida pública e que, muitas vezes, não conhecemos.  Um dos termos que você provavelmente já ouviu é a expressão políticas públicas. Tema que impacta a vida de todos os cidadãos, independente da faixa etária, sexo e classe. Ações

Continue lendo »
O que o Natal pode revelar sobre a satisfação dos seus clientes e ajudar no crescimento do seu negócio

O que o Natal pode revelar sobre a satisfação dos seus clientes e ajudar no crescimento do seu negócio

O Natal é uma das épocas mais movimentadas para o varejo, um verdadeiro teste para a capacidade das empresas de atender à alta demanda e às expectativas dos consumidores. Além das vendas, o período de fim de ano oferece algo ainda mais valioso: insights sobre a satisfação do cliente. Muitas empresas, no entanto, perdem a chance de captar feedback em

Continue lendo »
asian man hands using smart phone social media concept_1384 74

APP de questionário digital: como funciona?

Fazer pesquisa é um processo trabalhoso desde o início. Após definir o problema a ser abordado, é hora de pensar na forma de capturar as informações. Algumas modalidades vão exigir investigação literária, através de estudos científicos e periódicos mais recentes. Outras vão demandar comprovação imediata, a partir de entrevistas guiadas, para refletir o cenário atual. A pesquisa de campo é

Continue lendo »
Como identificar e gerenciar crises em uma campanha eleitoral

Como identificar e gerenciar crises em uma campanha eleitoral

Aprenda a avaliar e responder rapidamente para minimizar danos e manter a confiança do eleitorado Em uma campanha eleitoral, crises são inevitáveis. Desde mal-entendidos até falas indevidas, cada crise precisa de uma estratégia cuidadosa para minimizar danos e reconquistar a confiança do eleitorado. É crucial entender rapidamente o cenário para gerenciar a situação de forma eficaz. Aqui estão algumas táticas

Continue lendo »
analise do grupo de empresas com grafico de relatorio de marketing jovens especialistas estao discutindo ideias de negocios para o novo projeto de inicializacao digital_1150 1819 1

Como fazer otimização de processos de pesquisa?

Quando o tópico de uma discussão é a otimização de processos de pesquisa, não é incomum que os participantes se atenham aos aspectos técnicos do processo. Mas, é preciso ir mais além: para chegar a um resultado útil, é preciso descobrir quais são as demandas intelectuais e práticas do processo de pesquisa, por exemplo. Isso também inclui o conhecimento do

Continue lendo »