Nas eleições de 2014, ao colocar os números nas urnas, os cidadãos brasileiros estavam escolhendo um representante para cada cargo público dentre mais de 24 mil nomes disponíveis.
Sim: foram onze candidatos à presidência, 171 a governador, 181 a senador, além de mais de seis mil a deputado federal e 17 mil a estadual ou distrital. Pode respirar: é gente pra caramba.
E não há nenhum movimento que indique que esses números baixem nos próximos pleitos, incluindo os de 2018. Isso significa que, se você quer concorrer a um cargo público esse ano, melhor caprichar na sua campanha eleitoral. Afinal, na hora da urna, o eleitor precisa ter decorado seu nome e número para computar o voto de maneira correta.
Para que você se destaque e seja topo na preferência de pesquisas eleitorais, separamos algumas dicas de como conduzir um questionário dessa magnitude. Lembre-se que as perguntas devem ser assertivas e o público respondente bem delineado, uma vez que é o resultado das pesquisas eleitorais o responsável por fazer com que a sua campanha tenha uma boa estratégia de marketing.
#1 Monte uma boa equipe
Não adianta: ninguém ganha uma campanha eleitoral sozinho. Para fazer sucesso e ficar na cabeça do eleitor é necessário ter uma boa equipe, que faça toda a administração da campanha, pense as questões da pesquisa eleitoral e faça as análises corretas para transformar os dados em ação.
Sem isso é praticamente impossível chegar às casas das pessoas, mesmo que sua proposta de governo seja incrível e inovadora.
#2 Inove nas perguntas da pesquisa
O personagem House é um médico de uma série americana que esteve no ar entre 2004 e 2012, cujo principal bordão era: “todo mundo mente”. Se isso era dito em um programa sobre medicina, imagine o quanto pode ser verdade para uma campanha eleitoral…
Por isso, ao fazer suas pesquisas de campanha eleitoral, leve em consideração esse viés e tente inovar nas perguntas. Ao invés de questionar, por exemplo, em quem o fulano vai votar, pergunte em quem ele acha que os outros vão votar. Quando bem feita, esse tipo de pergunta consegue captar o desejo oculto atrás da resposta do entrevistado.
Esse tipo de pesquisa, que promove o “pitaco” na vida alheia, foi testada nos Estados Unidos e já deu resultados até 21% mais corretos do que em relação a perguntar esperando uma resposta pessoal. Lembre-se: todo mundo mente – mas, também, adora pensar sobre o que os outros estão pensando.
#3 Use aparatos tecnológicos
Ter uma boa equipe é crucial para o sucesso da campanha política, mas não adianta colocá-la sempre à exaustão para analisar dados. Nesse caso, ter boas ferramentas de gerenciamento de campanha é uma maneira inteligente de extrair o melhor de cada pessoa.
A pesquisa é parte essencial da campanha política e não pode ser deixada de lado. Para entender o que pensa o eleitorado de maneira prática, rápida e com dados quase imediatos, utilize softwares de pesquisa que façam o direcionamento dos dados para os principais interessados em colhê-los e transformá-los em marketing.
Se quiser saber mais sobre como os softwares de pesquisa podem ser de grande ajuda em uma campanha eleitoral, vale com a gente. Nós, da Data Goal, temos a melhor e mais completa solução do mercado para te ajudar a planejar, executar e estudar sua pesquisa de campanha eleitoral de maneira simples e intuitiva.
Com a pesquisa online esses passos que citamos aqui serão só os três primeiros de uma campanha extremamente focada e com grandes chances de sair vencedora. Só depende de você investir em ouvir o que o público tem a dizer.