03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Precisão nos dados para vencer eleições: pesquisas eleitorais para ajustar sua campanha em tempo real

Precisão nos dados para vencer eleições: pesquisas eleitorais para ajustar sua campanha em tempo real

O aumento de campanhas segmentadas através do uso de pesquisas eleitorais está entre as tendências para as próximas eleições municipais, que ocorrem em outubro deste ano. Os candidatos estão utilizando dados comportamentais e a análise de big data para direcionar suas mensagens de forma mais eficaz, visando não apenas alcançar um maior número de eleitores, mas também envolver e mobilizar grupos específicos de maneira mais personalizada.

Todas as ações relacionadas às segmentações, principalmente nas redes sociais como Facebook, Instagram e X (antigo Twitter), assim como em aplicativos de mensagens como Discord e WhatsApp, só se tornam efetivas com a realização de pesquisas. São elas que fornecem os dados que possibilitam o desenvolvimento de iniciativas mais alinhadas aos anseios da população, pois estão baseadas em evidências.  

Para ajudar ainda mais nessa jornada de digitalização das eleições, separamos as 5 principais razões que mostram a importância de considerar a realização de estudos e pesquisas para estas eleições municipais. 

Vamos lá:

 

1 – Visão clara das dinâmicas eleitorais

As pesquisas eleitorais, quando conduzidas com precisão, permitem que os estrategistas de campanha identifiquem não só as áreas geográficas onde precisam fortalecer a presença do seu candidato, mas também os temas que mais ressoam com o eleitorado

Isso possibilita ajustes estratégicos na comunicação, nas promessas de campanha e até mesmo na alocação de recursos – tudo em tempo real.

 

2 – Identificação rápida de mudanças no sentimento do eleitorado 

Pesquisas frequentes e bem estruturadas captam mudanças, mesmo que sutis, no humor dos eleitores, oferecendo aos candidatos a oportunidade de respondê-las rapidamente. Isso é crucial em um cenário onde as opiniões podem ser influenciadas por eventos de última hora ou novas informações.

 

3 – Segmentação eficaz dos eleitores através das pesquisas eleitorais

Dados precisos permitem uma segmentação detalhada do eleitorado. Compreender as diferentes necessidades e desejos de grupos específicos dentro do eleitorado permite que a campanha direcione suas mensagens de forma mais eficaz, aumentando as chances de engajamento e apoio.

 

4 – Otimização de recursos

Cada campanha tem recursos limitados; por isso, utilizá-los onde terão maior impacto é essencial. A precisão nas pesquisas eleitorais ajuda a identificar quais localidades demandam mais ou menos investimento de tempo e dinheiro. O resultado é um aproveitamento maior dos recursos e o aumento real no retorno sobre o investimento.

 

5 – Desenvolvimento de estratégias baseadas em evidências

Em vez de se basear em suposições ou em estratégias genéricas, as campanhas que utilizam ferramentas precisas de coleta de dados têm a oportunidade de desenvolver campanhas mais persuasivas aos olhos do eleitor, abordando questões que dialogam com as reais necessidades de cada bairro, região ou cidade

Um ótimo exemplo de solução que traz essa facilidade e garantia de precisão na captação de dados, sem risco de fraudes e com valor acessível, é a Data Goal. Nossa metodologia possibilita a geração de insights valiosos sobre os eleitores, graças à segurança do nosso sistema de coleta de dados, que transforma as informações captadas em ouro para qualquer potencial candidato ou atual detentor de cargo eletivo público. 

Dito isso, independente se a disputa em questão é para uma vaga na câmara dos vereadores ou para prefeito da cidade, está claro que conhecer melhor o eleitor está ao alcance de mais candidatos do que se pensa

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

Pesquisa de Satisfacao Exemplos e Melhores Praticas para Avaliar a Experiencia do Cliente

Pesquisa de Satisfação: Exemplos e Melhores Práticas para Avaliar a Experiência do Cliente

A pesquisa de satisfação é uma das ferramentas mais eficazes para avaliar a experiência do cliente e garantir que os serviços ou produtos oferecidos estejam alinhados com suas expectativas. Empresas de todos os tamanhos, de diversos setores, podem se beneficiar de uma coleta de feedback estruturada, capaz de revelar pontos fortes e áreas de melhoria. Neste artigo, vamos explorar exemplos

Continue lendo »
analise do grupo de empresas com grafico de relatorio de marketing jovens especialistas estao discutindo ideias de negocios para o novo projeto de inicializacao digital_1150 1819 1

Como fazer otimização de processos de pesquisa?

Quando o tópico de uma discussão é a otimização de processos de pesquisa, não é incomum que os participantes se atenham aos aspectos técnicos do processo. Mas, é preciso ir mais além: para chegar a um resultado útil, é preciso descobrir quais são as demandas intelectuais e práticas do processo de pesquisa, por exemplo. Isso também inclui o conhecimento do

Continue lendo »
Pesquisa NPS Como a Data Goal Pode Ajudar Sua Empresa a Medir a Satisfacao do Cliente e a Fidelizacao

Pesquisa NPS: Como a Data Goal Pode Ajudar Sua Empresa a Medir a Satisfação do Cliente e a Fidelização

A pesquisa NPS (Net Promoter Score) é uma ferramenta fundamental para medir a lealdade do cliente e a satisfação com produtos ou serviços. Essa métrica se tornou um padrão amplamente utilizado por empresas em todo o mundo para entender como os clientes percebem sua marca e sua disposição em recomendar os produtos a outros. Com a Data Goal, você pode

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado para Loja de Roupas Como Fazer e as Solucoes da Data Goal

Pesquisa de Mercado para Loja de Roupas: Como Fazer e as Soluções da Data Goal

No competitivo setor de moda, entender o comportamento do consumidor, identificar novas tendências e ajustar suas estratégias são essenciais para o sucesso de uma loja de roupas. Para isso, uma pesquisa de mercado pode fornecer insights valiosos sobre as preferências do público, as expectativas em relação aos produtos e as necessidades que ainda não estão sendo atendidas. Com esses dados,

Continue lendo »
5 passos para implementar pesquisas de mercado confiáveis com a ajuda da tecnologia

5 passos para implementar pesquisas de mercado confiáveis com a ajuda da tecnologia

No ambiente de negócios atual, a capacidade de tomar decisões embasadas em dados confiáveis se tornou uma vantagem competitiva essencial. As pesquisas de mercado são fundamentais para entender seu público, identificar tendências emergentes e ajustar estratégias de forma precisa. A tecnologia tem um papel crucial nesse processo, permitindo que as empresas realizem pesquisas mais eficientes e acessíveis. Veja abaixo cinco

Continue lendo »
photo 1423592707957 3b212afa6733

O que são políticas públicas?

Quando o assunto é política, muitas dúvidas podem surgir. Dentro desse campo tão amplo, há conceitos importantes que fazem parte da nossa vida pública e que, muitas vezes, não conhecemos.  Um dos termos que você provavelmente já ouviu é a expressão políticas públicas. Tema que impacta a vida de todos os cidadãos, independente da faixa etária, sexo e classe. Ações

Continue lendo »
busineswoman holding digital tablet with data_1098 1906

Aprenda em 5 passos simples como fazer pesquisa eleitoral online

A corrida para a eleição de 2022 (e também para a pesquisa eleitoral online) já começou! É possível ver movimentações de candidatos saindo de partidos e se filiando a outros. Vemos também muitas coligações e possíveis chapas eleitorais sendo formadas, sinal de que muita coisa ainda está por vir. Por mais que candidatos estejam se mobilizando para garantir um melhor

Continue lendo »
hands touching mobile_1232 927

Saiba tudo sobre a Data Goal: o sistema que vai ajudar você nas próximas eleições

Com as eleições se aproximando, as equipes de marketing político tentam ganhar tempo para priorizar ações e estratégias com o objetivo de aumentar o número de intenções de votos para o candidato. O trabalho é árduo e necessita do máximo de informações possíveis, que só são obtidas por meio de pesquisa eleitoral. Para facilitar a vida de todo mundo, evitando

Continue lendo »
photo 1522125670776 3c7abb882bc2

Aplicativo para pesquisa social: como pode te ajudar?

O mundo da pesquisa é vasto e abrange inúmeras possibilidades, dentre elas a pesquisa social. Essa é um método usado para entender o comportamento das pessoas e da sociedade, permitindo projetar produtos ou serviços que atendem às necessidades da população. Se você tem dúvidas em relação a ela, pense nos impactos que as ações governamentais e empresariais geram nas comunidades

Continue lendo »
Search Cristina

5 instrumentos de pesquisa para usar durante o período eleitoral

Com as eleições se aproximando, é fato que candidatos e partidos políticos passem a confiar em instrumentos de pesquisa, um ativo importante para o período eleitoral. O investimento nessa técnica garante melhor desempenho nas campanhas e resultados previsíveis nas urnas. A pesquisa é uma forma eficiente de indagar ao eleitor sobre a opção dos candidatos que concorrem em uma eleição,

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao no GLPI Como Fazer e as Solucoes da Data Goal

Pesquisa de Satisfação no GLPI: Como Fazer e as Soluções da Data Goal

O GLPI (Gestão Livre de Parque de Informática) é uma ferramenta amplamente utilizada para gestão de serviços e ativos de TI, proporcionando um ambiente integrado para gerenciamento de chamados, suporte técnico e infraestrutura. Empresas que utilizam o GLPI precisam monitorar continuamente a satisfação dos usuários com os serviços prestados, a fim de garantir um atendimento eficiente e identificar oportunidades de

Continue lendo »
interview concept illustration_114360 1501

Como funciona a entrevista na pesquisa qualitativa?

Ao decidir realizar uma pesquisa, deve-se ter em mente as suas duas principais definições: o objeto da pesquisa e a metodologia a ser utilizada. O primeiro diz respeito ao que se deseja conhecer, que pode os problemas que mais preocupam os cidadãos de uma cidade, lançamento de um novo produto no mercado ou o nível de satisfação dos clientes. Já

Continue lendo »