03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

6 fatores que influenciam a intenção de voto

side view person putting ballot election box_23 2148265505

O ano de 2022 vai ser marcado por eleições em todo o Brasil. A população mais uma vez vai às urnas para escolher Presidente da República, Governadores, Senadores e Deputados Federais. Mesmo faltando mais de um ano para o pleito, a corrida eleitoral já começou. Muitos partidos e candidatos já buscam conquistar a intenção de voto dos eleitores, já que essa é uma forma de definir estratégias com base no público-alvo de interesse.

Mas, afinal, o que é intenção de voto?

A intenção de voto é medida através de pesquisa com os eleitores, dando a eles opções dos possíveis candidatos aos cargos públicos. Ao contrário do que muitos pensam, é impossível saber se o entrevistado vai concretizar esse propósito, principalmente quando ainda falta um tempo considerável até as eleições.

Embora não seja uma certeza, alguns dados históricos comprovam que as pesquisas de intenção de voto podem fazer sentido: segundo o Data Folha, todos os presidentes eleitos no Brasil desde 1989 tinham pelo menos 17% das intenções de voto em abril do ano eleitoral.

Isso posto, o marketing político deve começar os trabalhos o quanto antes, justamente para entender entender o cenário político e o que os eleitores estão pensando. Com base nessas informações, monta-se um plano tático com o objetivo de ampliar as intenções de voto e favorecer determinado candidato.

Para tanto, os institutos de pesquisas devem levar em consideração algumas variáveis que podem alterar os resultados, como no caso dos 6 fatores que listamos abaixo e são capazes de influenciar a intenção de voto dos eleitores:

Ambiente

A intenção de voto pode ser alterada em função do ambiente em que o eleitor se encontra, como a opinião de familiares, amigos e colegas de trabalho. De certa forma, o grupo social no qual o indivíduo está inserido tende a influenciar o resultado de sua escolha.

Identificação ideológica

O eleitor se inclina em escolher candidatos cujo plano de governo ou discurso se assemelha àquilo em que ele acredita. Dessa maneira, a identificação com os ideais políticos conta muito na decisão do voto.

Reputação do candidato

Esse é um fator que pode ser levado em consideração na hora de decidir o voto. Características pessoais e de imagem pública do político, como honestidade, responsabilidade e transparência, influenciam na escolha. É por isso que, muitas vezes, as equipes de marketing dos adversários deixam para o último minuto a publicação de algo que prejudique um candidato ascendente.

Avaliação do atual governo

O eleitor tende a fazer comparações entre um governo e outro. Por isso, se a administração vigente for bem avaliada, é mais provável que ele não queira mudar o voto. Mas, se a avaliação for negativa, a resposta é a rejeição nas urnas.

Resultado das pesquisas eleitorais

Muitos eleitores indecisos se orientam pelos resultados das pesquisas. Quando são apresentados os dados de intenção de votos para cada candidato, incluindo os índices de aprovação e rejeição, muitos tendem a definir sua escolha pelo que mais “tem chances” de vencer.

Confiança na gestão pública

A eficiência da gestão pública também é um fator que impacta na intenção de voto do cidadão. Não é segredo para ninguém que a administração dos municípios, governos e federação fica a cargo de políticos ou de pessoas ligadas a instituições partidárias. Logo após o mandato, esses técnicos tendem a seguir a vida pública,  se candidatando a outros papéis nas eleições.

Nesse sentido, a gestão pública, quando bem administrada, pode oferecer vários benefícios para a sociedade e para a própria administração, que identifica pontos de melhoria para a tomada de decisão.

Quando a população enxerga as benfeitorias, ou mesmo as irresponsabilidades, de uma gestão pública, ela acaba mudando seu voto.

Como  melhorar a gestão pública?

Uma boa gestão pública é feita com um planejamento eficiente, se adequando aos recursos financeiros disponíveis. Para que haja coerência entre os projetos a verba pública, não dá para confiar em planilhas e processos manuais: é preciso ter em mãos uma ferramenta que ajude a identificar todos os pontos de melhoria, como o sistema I.G.P (Inteligência para Gestão Pública), oferecido pela Data Goal.

Toda a inserção de dados nessa ferramenta é realizada através da metodologia P.D.C.A: Plan, Do, Check e Act (Planejar, Fazer, Verificar e Agir, em português). Ela é responsável por fazer o gestor entender como surge um problema e, a partir daí, pensar a melhor solução para ele.

Planejar, fazer, verificar e agir é um circuito intermitente tanto nas organizações públicas quanto privadas. O ideal é não perder de vista os dados que tornam palpáveis as etapas desse processo – e um bom sistema de acompanhamento é sempre um aliado de peso para o alcance desse objetivo. 

Se você quer se aprofundar um pouco mais no conceito e benefícios do I.G.P, principalmente em relação à gestão pública e potencial consequência dela em pesquisas de intenção de voto, leia aqui o material completo sobre o assunto, feito por especialistas da Data Goal.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

interview concept illustration_114360 1501

Como funciona a entrevista na pesquisa qualitativa?

Ao decidir realizar uma pesquisa, deve-se ter em mente as suas duas principais definições: o objeto da pesquisa e a metodologia a ser utilizada. O primeiro diz respeito ao que se deseja conhecer, que pode os problemas que mais preocupam os cidadãos de uma cidade, lançamento de um novo produto no mercado ou o nível de satisfação dos clientes. Já

Continue lendo »
4 estratégias para obter dados precisos em pesquisas de satisfação do cliente

4 estratégias para obter dados precisos em pesquisas de satisfação do cliente

As pesquisas de satisfação do cliente são ferramentas cruciais para identificar expectativas, avaliar experiências e compreender as necessidades do seu público. Quando bem estruturadas e baseadas em dados precisos, essas pesquisas podem ajudar sua empresa a melhorar produtos e serviços, além de aumentar a retenção e lealdade dos clientes. Neste artigo, exploramos quatro estratégias eficazes para garantir que suas pesquisas de

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Quantitativa Como a Data Goal Transforma Numeros em Estrategias de Sucesso

Pesquisa de Mercado Quantitativa: Como a Data Goal Transforma Números em Estratégias de Sucesso

A pesquisa de mercado quantitativa é uma metodologia fundamental para empresas que desejam basear suas decisões em dados concretos. Ao coletar e analisar um grande volume de respostas numéricas, essa pesquisa oferece uma visão estatística detalhada do comportamento, das preferências e das necessidades dos consumidores. A Data Goal, especialista em coleta de dados multicanal, oferece uma solução eficiente e poderosa

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado para Loja de Roupas Como Fazer e as Solucoes da Data Goal

Pesquisa de Mercado para Loja de Roupas: Como Fazer e as Soluções da Data Goal

No competitivo setor de moda, entender o comportamento do consumidor, identificar novas tendências e ajustar suas estratégias são essenciais para o sucesso de uma loja de roupas. Para isso, uma pesquisa de mercado pode fornecer insights valiosos sobre as preferências do público, as expectativas em relação aos produtos e as necessidades que ainda não estão sendo atendidas. Com esses dados,

Continue lendo »
asian man hands using smart phone social media concept_1384 74

APP de questionário digital: como funciona?

Fazer pesquisa é um processo trabalhoso desde o início. Após definir o problema a ser abordado, é hora de pensar na forma de capturar as informações. Algumas modalidades vão exigir investigação literária, através de estudos científicos e periódicos mais recentes. Outras vão demandar comprovação imediata, a partir de entrevistas guiadas, para refletir o cenário atual. A pesquisa de campo é

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado para Abrir um Negocio Como a Data Goal Pode Ajudar a Garantir o Sucesso

Pesquisa de Mercado para Abrir um Negócio: Como a Data Goal Pode Ajudar a Garantir o Sucesso

Abrir um negócio é um grande passo, e o sucesso desse empreendimento está diretamente ligado ao conhecimento que você tem sobre o mercado em que vai atuar. Uma pesquisa de mercado bem feita é a chave para entender o comportamento dos consumidores, as tendências do setor, os concorrentes e as necessidades do público-alvo. A Data Goal, especialista em soluções tecnológicas

Continue lendo »
cropped view man hand working with calculator_1262 3197

3 motivos para ter um plano de retomada da economia para sua cidade

A pandemia do Covid-19  trouxe uma crise sem precedentes para muitos países. No Brasil, ainda estamos vivendo consequências da pandemia, mas o aumento do número de vacinados já traz uma luz no fim do túnel. Por isso, é importante começar a pensar na retomada da economia. Os casos de Covid-19 ainda estão em amplo aumento, mantendo necessários todos os cuidados

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao Exemplos e Melhores Praticas para Avaliar a Experiencia do Cliente

Pesquisa de Satisfação: Exemplos e Melhores Práticas para Avaliar a Experiência do Cliente

A pesquisa de satisfação é uma das ferramentas mais eficazes para avaliar a experiência do cliente e garantir que os serviços ou produtos oferecidos estejam alinhados com suas expectativas. Empresas de todos os tamanhos, de diversos setores, podem se beneficiar de uma coleta de feedback estruturada, capaz de revelar pontos fortes e áreas de melhoria. Neste artigo, vamos explorar exemplos

Continue lendo »
empresario fazendo a apresentacao com seus colegas e estrategia de negocios efeito de camada digital no escritorio como conceito_1423 123

Sistema de coleta de dados offline: como isso pode te ajudar

É muito melhor perguntar a alguém que acabou de sair de um evento se a infraestrutura estava adequada do que esperar alguns dias para enviar um e-mail e contar com a sorte dele ainda se lembrar da experiência, não é mesmo? O local onde uma pesquisa será realizada pode contribuir, e muito, para a eficiência de seus resultados. Por isso,

Continue lendo »
photo 1423592707957 3b212afa6733

O que são políticas públicas?

Quando o assunto é política, muitas dúvidas podem surgir. Dentro desse campo tão amplo, há conceitos importantes que fazem parte da nossa vida pública e que, muitas vezes, não conhecemos.  Um dos termos que você provavelmente já ouviu é a expressão políticas públicas. Tema que impacta a vida de todos os cidadãos, independente da faixa etária, sexo e classe. Ações

Continue lendo »